domingo, 26 de abril de 2020

GEOGRAFIA - JOSELUCIA - 6º ANO





AULA 36: QUINTA-FEIRA(11/03/2021)

ASSUNTO:OS BIOMAS BRASILEIROS

ATIVIDADE(RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO  PÁG.212

01-COMENTE SOBRE OS BIOMAS BRASILEIROS:

A)BIOMA  AMAZÔNIA

B)CERRADO

C)BIOMA CAATINGA

D)MATA ATLÂNTICA

E)PANTANAL

F)PAMPA

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AULA 35: QUINTA-FEIRA(04/03/2021)

ASSUNTO:BIOMASSA E BIODIVERSIDADE

ATIVIDADE(RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO  PÁG.202 A 209

01-O QUE VOCÊ ENTENDE POR BIOMASSA?

02-O QUE PODEMOS ENTENDER POR BIODIVERSIDADE?

03-COMENTE SOBRE OS GRANDES BIOMAS DA TERRA:

A)TUNDRA

B)TAIGA

C)FLORESTA TEMPERADA

D)PRADARIA

E)SAVANA

F)FLORESTA TROPICAL

G)DESERTO

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AULA 34: QUINTA-FEIRA(25/02/2021)

ASSUNTO: BIOSFERA

ATIVIDADE (RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO( PÁG.197 A 201)

1-SEGUNDO A NASA, QUAL A DEFINIÇÃO DE VIDA NOS PLANETAS?

2-O QUE PODEMOS ENTENDER POR BIOSFERA?

3-A EXISTÊNCIA DE VIDA NO PLANETA DEPENDE DE VÁRIOS FATORES. QUAIS SÃO ESSES FATORES?

4-O QUE PODEMOS ENTENDER POR ECOSSISTEMAS?

5-O QUE VOCÊ ENTENDE FOTOSSÍNTESE? .

7-COMENTE O QUE VOCÊ ENTENDE POR BIOMA

8-FAÇA UM COMENTÁRIO SOBRE A FLORESTA AMAZÔNICA.

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AULA 33: QUINTA-FEIRA(18/02/2021)

ASSUNTO: O CLIMA E AÇÃO HUMANA

ATIVIDADE (RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO( PÁG.189 A 190)


01-A  AÇÃO HUMANA PROVOCA MUITAS ALTERAÇÕES, INCLUSIVE NO CLIMA. O CLIMA DE UMA REGIÃO NÃO DEPENDE APENAS DE CONDIÇÕES LOCAIS. COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

02-O QUE PODEMOS ENTENDER POR CLIMA URBANO?

03-EXPLIQUE COMO SE FORMAM AS ILHAS DE CALOR.

04-COMENTE O QUE VOCÊ ENTENDE POR INVERSÃO TÉRMICA.

05-O QUE PODEMOS ENTENDER POR EFEITO ESTUFA?

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AULA 32: QUINTA-FEIRA(11/02/2021)


ASSUNTO: TIPOS DE CLIMA

ATIVIDADE (RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO( PÁG.185 A 187)


01-COMENTE SOBRE OS CLIMAS:

A)CLIMA EQUATORIAL

B)CLIMA TROPICAL

C)CLIMA DESÉRTICO

D)CLIMA TEMPERADO

02-EXPLIQUE SOBRE O TRÊS TIPOS DE CLIMA TEMPERADO:

A)OCEÂNICO

B)CONTINENTAL

C)MEDITERRÂNEO

ASSISTA O VÍDEO PARA APRENDER MAIS SOBRE OS TIPOS DE CLIMA


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AULA 31: QUINTA-FEIRA(04/02/2021)

ASSUNTO: MASSAS DE AR

ATIVIDADE (RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO( PÁG.183 A 184)

01-O QUE VOCÊ ENTENDE POR MASSA DE AR?

02-QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS MASSAS DE AR DO GLOBO TERRESTRE?

03-COMENTE COMO AS MASSAS DE AR ADQUIREM SUAS CARACTERÍSTICAS AO PERMANECER DURANTE ALGUNS DIAS OU SEMANAS SOBRE UMA DETERMINADA REGIÃO, COMO UM DESERTO QUENTE, UM OCEANO TROPICAL OU UMA ÁREA POLAR.

04-AS MASSAS DE AR FRIA, PROVOCAM QUEDA DE TEMPERATURA NAS ÁREAS PARA ONDE SE DESLOCAM. EXPLIQUE COMO ACONTECE O INVERSO COM AS MASSAS DE AR QUENTE.

05-NAS ÁREAS DE ENCONTRO DE DIFERENTES MASSAS DE AR, FORMAM-SE AS FRENTES, QUE PODEM SER QUENTES OU FRIAS. COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

06-O DESLOCAMENTO DAS MASSAS DE AR E A FORMAÇÃO DE FRENTES NÃO PROVOCAM APENAS MUDANÇAS DE TEMPERATURA. EXPLIQUE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

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AULA 30: QUINTA-FEIRA(17/12/2020)

ASSUNTO: FAOTRES QUE INFLEUENCIAM NA TEMPERATURA 

ATIVIDADE (RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO PÁG.177 A 181


01- PESQUISE E EXPLIQUE O QUE VOCÊ ENTENDE POR:

A)LATITUDE

B)ALTITUDE

C)MARITIMIDADE

D)CONTINETALIDADE

E)PRESSÃO ATMOSFÉRICA

F)VENTO

G)UMIDADE DO AR


ATIVIDADE EXTRA (PÁG. 181 1 182)  DIA 17/12/2020 

01-PESQUISE E COMENTE SOBRE AS SEGUINTES PRECIPITAÇÕES ATMOSFÉRICAS:

A)CHUVA

C)GRANIZO

D)ORVALHO

E)GEADA

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AULA 29: QUINTA-FEIRA(10/12/2020)

ASSUNTO: ATMOSFERA

ATIVIDADE (RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO PÁG.173 A 176


01-COMENTE SOBRE A ATMOSFERA


02-PARA NÓS, SERES HUMANOS, QUAIS SÃO AS CAMADAS MAIS IMPORTANTES?


03-EXPLIQUE SOBRE AS SEGUINTES CAMADAS:

A)TROPOSFERA

B)ESTRATOSFERA

C)IONOSFERA

04-TEMPO ATMOSFÉRICO E CLIMA SÃO CONCEITOS INTERLIGADOS, PORÉM DIFERENTES. ASSIM, EXPLIQUE O QUE VOCÊ ENTENDE SOBRE:

A)TEMPO

B)CLIMA

05-O QUE PODEMOS ENTENDER POR ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS?

06-O QUE VOCÊ ENTENDE POR EFEITO ESTUFA?



ATIVIDADE EXTRA(PÁG.174)

01-AS IMAGENS DA PÁG. 174 DO NOSSO LIVRO DIDÁTICO PERMITEM IDENTIFICAR O CLIMA DESSAS REFERIDAS CIDADES?JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

02-VOCÊ COSTUMA CONSULTAR A PREVISÃO DO TEMPO DO SEU MUNICÍPIO? O TEMPO VARIA MUITO ONDE VOCÊ MORA?

03-PROCURE DESCREVER, EM POUCAS PALAVRAS, COMO É O CLIMA DO LOCAL ONDE VOCÊ MORA.

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AULA 28: QUINTA-FEIRA(03/12/2020)

ASSUNTO: GELEIRAS

ATIVIDADE (RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO PÁG.164 A 166


01-EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O QUE VOCÊ ENTENDE POR:

A)GELEIRAS CONTINENTAIS

B)ICEBERGS

C)GELEIRAS DE MONTANHAS

02-COMENTE POR QUE DIZ-SE QUE HÁ ESCASSEZ APENAS DE ÁGUA POTÁVEL NO PLANETA TERRA?

03-O QUE PODEMOS ENTENDER POR DESSALINIZAR A ÁGUA DO MAR?

04-O CRESCIMENTO POPULACIONAL ALIADO À  EXPANSÃO DAS CIDADES, DAS INDÚSTRIAS E DA AGRICULTURA, TORNA CADA VEZ MAIS INTENSO O USO DA ÁGUA DOCE. COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

05-O ACESSO A ÁGUA POTÁVEL NÃO É IGUALITÁRIO NO MUNDO, O QUE CONTRIBUI PARA AS DIFERENÇAS EM RELAÇÃO A SUA  DISPONIBILIDADE E AO SEU CONSUMO. EXPLIQUE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.


06-QUAL É O SETOR DA ECONOMIA QUE MAIS UTILIZA ÁGUA DOCE EM TODO O MUNDO?

07-NO QUE SE REFERE À AGRICULTURA, OS AGROTÓXICOS UTILIZADOS NAS PLANTAÇÕES PODEM ATINGIR OS LENÇÓIS FREÁTICOS, CONTAMINANDO-OS. COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

ATIVIDADE EXTRA 28: QUINTA-FEIRA(03/12/2020)

ASSUNTO: GELEIRAS

ATIVIDADE (RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO PÁG.164 A 166


01-LEIA A LETRA DA MÚSICA DA CANÇÃO SOBRE O VELHO CHICO NO LIVRO DIDÁTICO NA PÁGINA 169 E DEPOIS RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:

A)QUE RIO BRASILEIRO É CITADO NA LETRA DA CANÇÃO?

B)O RIO É CHAMADO CARINHOSAMENTE DE VELHO CHICO. QUE VERSOS DO POEMA  APONTAM PARA UMA RELAÇÃO D ESTIMA DA POPULAÇÃO PELO RIO?

2-PESQUISE:

A)ONDE NASCE O RIO CITADO NA CANÇÃO?

B)PARA QUE REGIÃO DO BRASIL O RIO SEGUE  O SEU CURSO E ONDE ELE DESÁGUA?

C)QUAL É A IMPORTÂNCIA DESSE RIO E COMO ELE É UTILIZADO ATUALMENTE?

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AULA 27: QUINTA-FEIRA(26/11/2020)

ASSUNTO: ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

ATIVIDADE (RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO PÁG.162 A 163

01-O QUE PODEMSO ENTENDER POR ÁGUAS SUBTERRÃNEAS?


02-EM MUITAS ÁREAS DESÉRTICAS E SEMIÁRIDAS, AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS SÃO CAPTADAS DE QUE FORMA?


03-COMENTE SOBRE OS DOIS TIPOS ÁGUA SUBTERRÂNEA:

A)FREÁTICOS

B)ARTESIANO

04-A ÁGUA SUBTERRÂNEA É UTILIZADA PELOS SERES HUMANOS HÁ MILÊNIOS. EXPLIQUE COMO AS CIDADES DEPENDEM DOS POÇOS ARTESIANOS.


05-APESAR DE SEREM ALIMENTADOS POR ÁGUAS PLUVIAIS, OS DEPÓSITOS SUBTERRÂNEOS NÃO SÃO ETERNOS. COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.


06-SEGUNDO OS ESPECIALISTAS, ACTUALMENTE E NOS PRÓXIMOS ANOS, OS AQUÍFEROS BRASILEIROS NÃO CORREM O RISCO DE SOFRER COM OS ESTRESSE HÍDRICO. EXPLIQUE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO. 



ATIVIDADE EXTRA

01-VOCÊ ACHA IMPORTANTE MANTERMOS OS RIOS LIMPOS E PRESERVARMOS AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS?

02-O QUE ACONTECERIA SE UM LAGO DEIXASSE DE SER ALIMENTADO  PELA ÁGUA DE UM LENÇOL FREÁTICO OU POR UM RIO?

03-CONSUMIR ÁGUA RETIRADA DE LENÇÓIS FREÁTICOS PODE SER RUIM PARA A SAÚDE? POR QUÊ?

04-FACA UM DESENHO NO SEU CADERNO DE UM RIO POLUÍDO E DE UM RIO NÃO POLUÍDO.


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AULA 26: QUINTA-FEIRA(19/11/2020)

ASSUNTO: USO DOS RECURSOS HÍDRICOS

ATIVIDADE (RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO PÁG.160 A 161


01-MUITAS SOCIEDADES HUMANAS FAZEM DOS RIOS UM DEPÓSITO DE ESGOTOS DOMÉSTICOS E INDUSTRIAIS. COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

02-OS PAÍSES DESENVOLVIDOS TÊM SE ESFORÇADO, DESDE A DÉCADA DE 1960, PARA CONTROLAR OU DIMINUIR A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS FLUVIAIS. EXPLIQUE SOBRE O EXEMPLO DO RIO NILO.

03-NO BRASIL, AS MEDIDAS DE COMBATE À POLUIÇÃO DOS RIOS AINDA PRECISAM SER INTENSIFICADAS PELAS AUTORIDADES MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS. EXPLIQUE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DA POPULAÇÃO COM RELAÇÃO A ESSE ASSUNTO. 

04-O QUE PODEMOS ENTENDER POR LAGOS?

05-COMENTE SOBRE:

A)LAGOS DE ÁGUA DOCE

B)LAGOS DE ÁGUA SALGADA

06-OS LAGOS GERALMENTE SÃO ALIMENTADOS PELO DEGELO DE GELEIRAS, POR RIOS E LENÇÓIS FREÁTICOS, EMBORA RECEBAM TAMBÉM ÁGUA DAS PRECIPITAÇÕES. EXPLIQUE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

07-FAÇA UM COMENTÁRIO SOBRE O RIO NILO



ATIVIDADE EXTRA

 O1-PORQUE VOCÊ ACHA QUE AS SOCIEDADES HUMANAS DESPEJAM O LIXO E O ESGOTO NAS ÁGUAS DOS RIOS?

02-O RIO SERIDÓ E RIO BARRA NOVA NO NOSSO MUNICÍPIO SÃO RIOS LIMPOS OU POLUÍDOS?

03-NA SUA OPINIÃO COMO PODERÍAMOS DESPOLUIR OS RIOS URBANOS? (RIOS QUE CORTAM GRANDES CIDADES)EXTREMAMENTE POLUÍDOS?

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AULA 25: QUINTA-FEIRA(12/11/2020)

ASSUNTO: RIOS

ATIVIDADE (RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO PÁG.158


01-EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O QUE VOCÊ ENTENDE POR :

A)RIOS

B)ENXURRADAS


2-EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE RIOS PERENES E RIOS TEMPORÁRIOS.


3-COMENTE SOBRE AS PRINCIPAIS PARTES DE UM RIO

A) NASCENTE OU CABECEIRA

B) FOZ OU DESEMBOCADURA

C) CURSO DO RIO

D) LEITO OU CANAL

E) MARGENS


4-O QUE PODEMOS ENTENDER POR BACIA HIDROGRÁFICA?


5-QUAL É A MAIOR BACIA HIDROGRÁFICA DO MUNDO? COMENTE SOBRE ESSA BACIA.


6-ACESSE O LINK ABAIXO, ASSISTA O VÍDEO E FAÇA UM RESUMO NO SEU CADERNO SO BRE A IMPORTÂNCIA DOS RIOS PARA A HUMANIDADE.

https://www.youtube.com/watch?v=PLor_RJdeXM.


ATIVIDADE EXTRA

ACESSEM O LINK E RESPONDAM O FORMULÁRIO SOBRE A REVISÃO DO NOSSO ASSUNTO ESTUDADO SOBRE OS RIOS.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfqyDfXUdS-t_F8gv5QxIRkdnf2Qrbu5p-iMBD2-4sc1QMSog/viewform


 

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AULA 24: QUINTA- FEIRA (05/11/2020)

CONTEÚDO: ONDAS E MARES

 

 ATIVIDADE(RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO PÁG.155 A 157


01-COMO SÃO PROVOCADAS AS ONDAS DOS MARES E OCEANOS?

02-O QUE PODEMOS ENTENDER POR MARÉS?

03-COMO AS MARÉS SÃO ORIGINADAS?

04-EXPLIQUE O QUE SÃO CORRENTES MARÍTIMAS?

05-COMENTE COMO AS CORRENTES MARÍTIMAS AJUDAM A CARACTERIZAR O CLIMA NAS ÁREAS PARA AS QUAIS SE DIRIGEM.

06-EXPLIQUE COMO AS CORRENTES MARÍTIMAS CONTRIBUEM PARA TORNAR ALGUNS LUGARES DO MUNDO EXTREMAMENTE PISCOSOS, OU SEJA, RICOS EM PEIXES.

07-LEIA O TEXTO DA PÁGINA 154 DO LIVRO DIDÁTICO E EXPLIQUE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE NÃO POLUIR OS MARES.

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AULA 23: QUINTA- FEIRA (29/10/2020)

CONTEÚDO: OCEANOS E MARES

 

 ATIVIDADE(RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO PÁG.152 A 153


01-APROXIMADAMENTE 97,5% DO TOTAL DA ÁGUA DO PLANETA SE ENCONTRA EM OCEANOS E MARES. É A CHAMADA ÁGUA SALGADA. QUAL É A PORCENTAGEM DE ÁGUA DOCE NO PLANETA TERRRA?

02-QUAIS SÃO OS TRÊS PRINCIPAIS OCEANOS?

03-O QUE PODEMOS ENTENDER POR MARES?

04-COMENTE SOBRE:

A)MARES ABERTOS

B)MARES INTERIORES

C)MARES FECHADOS


05-AS ÁGUAS MARINHAS SÃO SALGADAS. ISSO SIGNIFICA QUE ELAS CONTÉM MAIOR QUANTIDADE DE SAIS E OUTROS MINERAIS DO QUE AS ÁGUAS DOCES DE RIOS E LAGOS. COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.


06-O GRAU DE SALINIDADE DE CADA PORÇÃO DE OCEANO OU MAR VARIA EM FUNÇÃO DA QUANTIDADE DE CHUVAS. EXPLIQUE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.


07-A ZONA TROPICAL DOS OCEANOS E DOS MARES, POR SER MAIS QUENTE, APRESENTA ELEVADOS ÍNDICES DE EVAPORAÇÃO, PROVOCANDO ELEVADA CONCENTRAÇÃO DE SAIS MINERAIS NA ÁGUAS. COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

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AULA 22: QUINTA- FEIRA (22/10/2020)

CONTEÚDO: HIDROSFERA

 

 ATIVIDADE(RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO PÁG.149 A 150


01-A ÁGUA OCUPA MAIS DE DOIS TERÇOS, OU SEJA, 73% DA SUPERFÍCIE TERRESTRE E LOCALIZA-SE PRINCIPALMENTE NOS MARES E OCEANOS. COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.


02-A VIDA TEVE ORIGEM NOS OCEANOS, E TODOS OS ANIMAIS, VEGETAIS E OUTROS SERES VIVOS NECESSITAM DE ÁGUA PARA SOBREVIVER. EXPLIQUE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.


03-A ÁGUA, ESPECIALMENTE NA FORMA LÍQUIDA, É ESSENCIAL À VIDA. CITE EXEMPLOS DE USO DA ÁGUA.


04-CITE EXEMPLOS QUE UTILIZAMOS A ÁGUA DOS RIOS E LAGOS.

05-A ÁGUA ESTÁ EM CONSTANTE MOVIMENTO NA SUPERFÍCIE TERRESTRE.COMO É CHAMADO ESSE MOVIMENTO?

06-EXPLIQUE SOBRE O CICLO DA ÁGUA CIRCULANDO PELA NATUREZA.


07-O QUE PODEMOS ENTENDER POR EVAPOTRANSPIRAÇÃO?

08-EXPLIQUE O QUE ACONTECE COM A ÁGUA DAS PRECIPITAÇÕES, AO ATINGIR A SUPERFÍCIE TERRESTRE.

09-NA SOCIEDADE MODERNA, A ÁGUA É UM BEM NATURAL E VITAL PARA A EXISTÊNCIA HUMANA E DOS DEMAIS SERES VIVOS. COMENTE SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSE RECURSO HÍDRICO.

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AULA 21: QUINTA- FEIRA (08/10/2020)

CONTEÚDO: O VENTO

 

 ATIVIDADE(RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO PÁG.141 A 144



01-COMO SABEMOS, OUTRO AGENTE DA EROSÃO É O VENTO, ISTO É, O AR EM MOVIMENTO. COMENTE COMO O VENTO PRODUZ A EROSÃO.


02-EXPLIQUE COMO A EROSÃO EÓLICA MODELA O RELEVO.


03-AS DUNAS E OS LOESSES SÃO RESULTANTES DE UM PROCESSO DE SEDIMENTAÇÃO PROVOCADO PELA AÇÃO DO VENTO. EXPLIQUE SOBRE:

A) AS DUNAS

B)O LOESSE


04-EXPLIQUE COMO A VEGETAÇÃO EXERCE UM PAPEL FUNDAMENTAL NA CONTENÇÃO DA EROSÃO.


05-COMENTE COMO O SER HUMANO AINDA MODOFICA O RELEVO.


06-O QUE PODEMOS ENTENDER POR CORAIS?


07-POR QUE O ESTUDO DO RELEVO É MUITO IMPORTANTE PARA AS ATIVIDADES HUMANAS?


08-COMENTE COMO O CONHECIMENTO SOBRE O RELEVO TAMBÉM É FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS, DE CASAS OU OUTROS EDIFÍCIOS.

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AULA 20: QUINTA- FEIRA (01/10/2020)

CONTEÚDO: ÁGUA

 

 ATIVIDADE(RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO PÁG.136 A 139


 

01-COMENTE SOBRE O NOSSO LÍQUIDO PRECIOSO QUE É A ÁGUA.


02-AS CHUVAS E AS ENXURRADAS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DE EROSÃO DE CLIMA ÚMIDO NO BRAISL. COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

 

03-O QUE PODMEOS ENTENDER POR VOÇOROCAS?

 

04-OS RIOS NASCEM NAS ÁREAS MAIS ELEVADAS DE UM TERRENO E CORREM PARA AS MAIS BAIXAS. EXPLIQUE SOBRE ESSE PERCURSSO.

 

05-EXPLIQUE O QUE VOCÊ ENTENDE POR:

 

A)FALÉSIAS

B)PRAIAS

C)RESTINGAS

D)LAGOAS COSTEIRAS

 

06-O QUE PODEMOS ENTENDER POR GELEIRAS?


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AULA 19: QUINTA- FEIRA (24/09/2020)

CONTEÚDO:DINÂMICA DO RELEVO


ATIVIDADE(RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO PÁG.134 A 136


ATIVIDADE


01-EXPLIQUE  POR QUE O RELEVO É DINÂMICO.

02- QUAIS SÃO OS DOIS TIPOS DE AGENTES QUE CRIAM E MODIFICAM O RELEVO?

03- COMENTE SOBRE:

A) AGENTES INTERNOS

B) AGENTES EXTERNOS

04- O QUE PODEMOS ENTENDER POR INTEMPERISMO?

05- COMENTE SOBRE:

A) INTEMPERISMO BIOLÓGICO

B) INTEMPERISMO FÍSICO

C) INTEMPERISMO QUÍMICO

06- O QUE VOCÊ ENTENDE POR EROSÃO?


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AULA 18: QUINTA- FEIRA (17/09/2020)

CONTEÚDO:LITOSFERA, O RELEVO TERRESTRE


ATIVIDADE(RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO PÁG.131 A 133



ATIIVDADE

01- O QUE PODEMOS ENTENDER POR RELEVO?

02- QUAIS SÃO AS QUATRO PRINCIPAIS UNIDADES DE RELEVO EXISTENTE NA SUPERFÍCIE TERRESTRE?

03- O QUE PODEMOS ENTENDER POR MONTANHAS?

04- QUAL OUTRO TIPO DE MONTANHA RESULTANTE DA FORMAÇÃO DE UM VULCÃO?

05- EXPLIQUE O QUE VOCÊ ENTENDE POR DEPRESSÕES.

06- QUAL A DIFERENÇA EXISTENTE ENTRE DEPRESSÃO ABSOLUTA E DEPRESSÃO RELATIVA?

07- EXPLIQUE SOBRE:

A)PLANALTOS

B)PLANÍCIES

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AULA 17: QUINTA- FEIRA (10/09/2020)

CONTEÚDO: DEGRADAÇÃO DO SOLO


ATIVIDADE(RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO PÁG.121 A 122)


01- LEIA O TEXTO DA PÁGINA 121 E EXPLIQUE SOBRE:

A) EROSÃO

B) SALINIZAÇÃO

C) COMPACTAÇÃO

D) CONTAMINAÇÃO QUÍMICA

02- QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DO USO INADEQUADO DO SOLO?

03- O QUE PODEMOS ENTENDER POR DESERTIFICAÇÃO?

04- O QUE VOCÊ ENTENDE POR BIODIVERSIDADE?


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AULA 16: QUINTA-FEIRA (03/09/2020)

CONTEÚDO: PERFIL DE SOLO



ATIVIDADE(RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO PÁG.118 A 120)

01- UM PERFIL DE SOLO REPRESENTA NUMA VISÃO, POR MEIO DE UM CORTE VERTICAL, DESDE A SUPERFÍCIE ATÉ A ROCHA QUE DÁ ORIGEM AO SOLO. COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

02- UM PERFIL VAI MOSTRAR QUAL É A PROFUNDIDADE DELE, ISTO É, QUAL É A DISTÂNCIA DA SUPERFÍCIE ATÉ A ROCHA MATRIZ. EXPLIQUE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

03- COMO SABEMOS AS CARACTERÍSTICAS DO SOLO DEPENDEM SEMPRE DE ALGUNS FATORES. CITE DOIS DESSES FATORES.

04- O QUE PODEMOS ENTENDER POR SOLO RICO OU NATURALMENTE FÉRTIL?

05- O QUE PODEMOS ENTENDER POR SOLO POBRE OU NATURALMENTE POUCO FÉRTIL?

06- CITE EXEMPLOS DE SOLOS CONSIDERADOS POUCO FÉRTEIS.

07- COMO SABEMOS ESSA NOÇÃO DE SOLOS FÉRTEIS OU POBRES É RELATIVA.COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

08- NAS ÁREAS  DE RELEVO ACIDENTADO, COMO AS SERRAS, É IMPORTANTE FAZER OS CULTIVOS RESPEITANDO A INCLINAÇÃO DO TERRENO. EXPLIQUE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

09- O QUE PODEMOS ENTENDER POR LIXIVIAÇÃO?


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AULA 15: QUINTA-FEIRA (27/08/2020)

CONTEÚDO: IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA MINERAÇÃO


ASSISTAM O VÍDEO PARA FIXAR O ASSUNTO, MAS A ATIVIDADE VOCÊ  VAI RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO (PÁG.114 A 117)




ATIVIDADE (PÁG. 114 A 117)


1- AS SOCIEDADES HUMANAS SEMPRE UTILIZARAM AS ROCHAS E OS MINERAIS PARA FAZER UTENSÍLIOS. EXPLIQUE COMO A SOCIEDADE MODERNA E INDUSTRIAL FAZ USO DAS ROCHAS.

2- O MAIOR DESASTRE AMBIENTAL LIGADO À MINERAÇÃO QUE OCORREU NO BRASIL FOI O DE MARIANA (MG). COMENTE SOBRE ESSE ACONTECIMENTO.

3- A FORMAÇÃO DO SOLO ESTÁ TOTALMENTE LIGADA ÀS QUAIS CARACTERÍSTICAS?

4- COMO OS SOLOS DE FORMAM?

5- O PROCESSO DE DESAGREGAÇÃO QUE PRODUZ O SOLO LEVA MILHÕES DE ANOS E FORMA UMA CAMADA SOBRE A ROCHA INTACTA. COMENTE SOBRE ESSA AFRIMAÇÃO.

6- EXPLIQUE POR QUE UMA ROCHA BRUTA, INTACTA, NÃO PODE SER CONSIDERADA SOLO.

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AULA 14: QUINTA-FEIRA(20/08/2020)

CONTEÚDO:  ROCHAS, MINERAIS E SOLOS



ASSISTAM O VÍDEO PARA FIXAR O ASSUNTO, MAS A ATIVIDADE VOCÊ  VAI RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO (PÁG.109 A 111)





ATIVIDADE (PÁG. 109 A 111)

01- A LITOSFERA É A CAMADA SÓLIDA QUE CONSTITUI A PARTE EXTERNA DO PLANETA TERRA. COMO É FORMADA A LITOSFERA?

02- O QUE PODEMOS ENTENDER POR ROCHAS?

03- O QUE PODEMOS ENTENDER POR MINERAIS?

04- GERALMENTE, OS DIFERENTES MINERAIS OU ROCHAS CONCENTRAM-SE ONDE?

05- COMENTE SOBRE OS TIPOS DE ROCHAS:

A) ROCHAS ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS

B) ROCHAS SEDIMENTARES

C) ROCHAS METAMÓRFICAS




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AULA 13: QUINTA-FEIRA(13/08/2020)

CONTEÚDO:  PLACAS TECTÔNICAS




ATIVIDADE (PÁG. 97 A 103)


01- COMENTE SOBRE A TEORIA DA TECTÔNICA DE PLACAS.

02- A LITOSFERA É FORMADA POR DIVERSAS PLACAS, ONDE SE ENCONTRAM OS CONTINENTES E O ASSOALHO DOS OCEANOS. EXPLIQUE COMO ESSAS PLACAS SE MOVIMENTAM.

03- O QUE PODEMOS ENTENDER POR ABALOS SÍSMICOS?

04- QUAL A DIFERENÇA EXISTENTE ENTRE TERREMOTO E MAREMOTOS?

05- COMO É CHAMADO O PONTO DA SUPERFÍCIE QUE FICA ACIMA DE ONDE OS ABALOS SÍSMICOS SE INICIAM?

06- O QUE PODEMOS ENTENDER POR ESCALA DE RICHTER?

07- ESCREVA O QUE VOCÊ ENTENDE POR:

A) TSUNAMIS

B) VULCANISMO 

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AULA 12: QUINTA-FEIRA(23/07/2020)

CONTEÚDO:  SUPERFÍCIE E ESTRUTURA DA TERRA


ASSISTAM O VÍDEO PARA FIXAR O ASSUNTO, MAS A ATIVIDADE VOCÊ  VAI RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO (PÁG.95 A 96)




ATIVIDADE (PÁG. 95 A 96)

1- DE FORMA SIMPLIFICADA, COSTUMA-SE DIVIDIR A ESTRUTURA DA TERRA EM TRÊS PARTES OU  CAMADAS PRINCIPAIS. QUAIS SÃO ESSAS CAMADAS?

2- COMENTE SOBRE A CROSTA TERRESTRE.


3- EXPLIQUE O QUE VOCÊ ENTENDE SOBRE O MANTO TERRESTRE.

4- O QUE PODEMOS ENTENDER POR NÚCLEO DA TERRA?

5- OUTRO FENÔMENO IMPORTANTE PARA SE COMPREENDER MELHOR O INTERIOR DA TERRA É O GRAU GEOTÉRMICO. EXPLIQUE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

6- O PLANETA TERRA É PROVAVELMENTE, UM DOS FRAGMENTOS DA NEBULOSA QUE DEU ORIGEM AO SISTEMA SOLAR. COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

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AULA 11: QUINTA-FEIRA(16/07/2020)

CONTEÚDO:  SUPERFÍCIE E ESTRUTURA DA TERRA


ASSISTAM O VÍDEO PARA FIXAR O ASSUNTO, MAS A ATIVIDADE VOCÊ  VAI RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO (PÁG.93 A 94)








ATIVIDADE (PÁG. 93 A 94)


1- O QUE PODEMOS ENTENDER POR BIOSFERA?

2- COM FREQUÊNCIA, DIVERSOS FENÔMENOS NATURAIS OCORREM NA TERRA, ESPECIALMENTE NA CROSTA, ONDE VIVEMOS. COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

3- SEGUNDO A TEORIA DE GAIA, A TERRA NÃO É UM CORPO UNIFORME NEM ESTÁTICO. EXPLIQUE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

4- PARA COMPREENDER A DINÂMICA TERRESTRE, DEVE-SE LEVAR EM CONTA QUE PRATICAMENTE TUDO O QUE NELA OCORRE SE INTER-RELACIONA. COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

5- A RADIAÇÃO SOLAR É FONTE DE ENERGIA EXTERNA RESPONSÁVEL POR INÚMEROS FENÔMENOS QUE OCORREM NA SUPERFÍCIE TERRESTRE. QUAIS SÃO ESSES FENÔMENOS?


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AULA 10: QUINTA-FEIRA(09/07/2020)

CONTEÚDO:  SUPERFÍCIE E ESTRUTURA DA TERRA


ASSISTAM O VÍDEO PARA FIXAR O ASSUNTO, MAS A ATIVIDADE VOCÊ  VAI RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO (PÁG.91 A 92)

ATIVIDADE (PÁG. 91 A 92)




ATIVIDADE (PÁG. 91 A 92)

1- OS SERES HUMANOS OCUPAM APENAS UMA PARTE DA TERRA. COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

2- O QUE PODEMOS ENTENDER POR ESPAÇO GEOGRÁFICO?

3- A SUPERFÍCIE TERRESTRE CORRESPONDE A UMA CAMADA DE MAIS OU MENOS 25 QUILÔMETROS DE ESPESSURA, NA QUAL AS ESFERAS DO PLANETA SE INTER-RELACIONAM. EXPLIQUE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

4- O QUE PODEMOS ENTENDER POR LITOSFERA?

5- COMENTE SOBRE A CAMADA DA TERRA : HIDROSFERA.



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AULA 09: QUINTA-FEIRA(02/07/2020)

CONTEÚDO:  MOVIMENTOS DA TERRA(TRANSLAÇÃO)







ASSISTAM O VÍDEO PARA FIXAR O ASSUNTO, MAS A ATIVIDADE VOCÊ  VAI RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO (PÁG. 83 A 85)

ATIVIDADE (PÁG. 83 A 85)

1- EXPLIQUE O QUE VOCÊ ENTENDE PELO MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO.

2- QUAIS SÃO AS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO?

3- NAS ALTAS LATITUDES, ISTO É, EM ZONAS POLARES E SUAS PROXIMIDADES, APENAS O VERÃO DE DESTACA PELOS DIAS MAIS LONGOS E PELO DESCONGELAMENTO DAS BANQUISAS. COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.


4- NAS BAIXAS LATITUDES, OU SEJA, NA ZONA TROPICAL, APENAS AS ESTAÇÕES DE VERÃO E DE INVERNO SÃO MARCADAS PELA VARIAÇÃO DA TEMPERATURA E DE UMIDADE. EXPLIQUE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.


5- AS ESTAÇÕES DO ANO COSTUMAM SER BEM DEFINIDAS APENAS NAS REGIÕES DE MÉDIAS LATITUDES. COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.


6- AS ESTAÇÕES DO ANO OCORREM POR CAUSA DO MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO E PRINCIPALMENTE, DEVIDO A INCLINAÇÃO DO EIXO DO NOSSO PLANETA. EXPLIQUE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.


7- EXPLIQUE O QUE VOCÊ ENTENDE POR EQUINÓCIOS E SOLSTÍCIOS.



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AULA 08: QUINTA-FEIRA(25/06/2020)

CONTEÚDO:  MOVIMENTOS DA TERRA





ASSISTAM O VÍDEO PARA FIXAR O ASSUNTO, MAS A ATIVIDADE VOCÊ  VAI RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO (PÁG. 74 A 81)

ATIVIDADE (PÁG. 74 A 81)


01- O QUE PODEMOS ENTENDER POR MOVIMENTO DE ROTAÇÃO?


02- A DURAÇÃO DE UMA VOLTA DA TERRA AO REDOR DO PRÓPRIO EIXO É DE APROXIMADAMENTE 23 HORAS E 56 MINUTOS. EXPLIQUE SOBRE ESSE PERÍODO DE TEMPO.

03- MOVIMENTO APARENTE DO SOL É A IMPRESSÃO QUE TEMOS DO MOVIMENTO DE UM OBJETO QUALQUER, EM VIRTUDE DE NOSSA POSIÇÃO NA SUPERFÍCIE TERRESTRE. COMENTE SOBRE ESSE FENÔMENO.

04- O QUE PODEMOS ENTENDER POR FUSOS HORÁRIOS?

05- EM VÁRIOS ESTADOS DO BRASIL, AS PESSOAS ADIANTARAM SEUS RELÓGIOS EM UMA HORA DURANTE DETERMINADO PERÍODO DO ANO. EXPLIQUE SOBRE O HORÁRIO DE VERÃO.

06- O QUE PODEMOS ENTENDER POR HORÁRIO DE PICO?



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AULA 07: QUINTA-FEIRA(18/06/2020)

CONTEÚDO: FORMA E MOVIMENTOS DA TERRA



ASSISTAM O VÍDEO PARA FIXAR O ASSUNTO, MAS A ATIVIDADE VOCÊ  VAI RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO (PÁG. 70 A 73)


ATIVIDADE( PÁG. 70 A 73)

1- LEIA A TIRINHA DA PÁGINA 70 E COMENTE O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE A MESMA.

2- A TERRA ORBITA AO REDOR DE UMA ESTRELA QUE É O SOL. EXPLIQUE MAIS SOBRE  A IMPORTÂNCIA DESSA ESTRELA PARA A EXISTÊNCIA DE VIDA NO PLANETA.

3- O SOL E A LUA DESPERTAM A CURIOSIDADE DOS SERES HUMANOS HÁ MILHARES DE ANOS. COMENTE SOBRE ESSES DOIS ASTROS.

4- EXPLIQUE PORQUE O SOL É NDISPENSÁVEL PARA A VIDA NA TERRA.

5- A PRINCIPAL INFLUÊNCIA QUE A LUA EXERCE SOBRE A SUPERFÍCIE DA TERRA OCORRE EM RELAÇÃO ÀS MARÉS. COMENTE COMO ACONTECE ESSE PROCESSO.

6- DURANTE MUITO TEMPO, PENSAVA-SE QUE A TERRA ERA PERFEITAMENTE ESFÉRICA COMO UMA BOLA OU ATÉ PLANA COMO UM DISCO. EXPLIQUE SOBRE OS PRIMEIROS REGISTROS SOBRE A FORMA DA TERRA.





AULA 06: QUINTA -FEIRA (04/06/2020)

CONTEÚDO: MAPAS

ASSISTAM O VÍDEO PARA FIXAR O ASSUNTO, MAS A ATIVIDADE VOCÊ VAI RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO (PÁG. 54 A 58)


ATIVIDADE(PÁGINA 54 A 58)

1-PARA QUE SERVEM OS MAPAS?

2-O QUE PODEMOS ENTENDER POR GLOBO TERRESTRE?

3-EXPLIQUE COMO AS REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO SE VINCULARAM AO COTIDIANO DOS SERES HUMANOS ANTES MESMO DA ESCRITA.

4-COMENTE SOBRE AS REPRESENTAÇÕES BIDIMENSIONAIS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO.

5- O QUE PODEMOS ENTENDER POR CROQUIS?

6-EXPLIQUE O QUE VOCÊ ENTENDE POR CARTOGRAMA.

7- COMENTE SOBRE A ANAFORMOSE CARTOGRÁFICA.




AULA 05: QUINTA-FEIRA (28/05/2020)

CONTEÚDO: REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO  (CAPÍTULO O3)

ASSISTAM O VÍDEO PARA FIXAR O ASSUNTO, MAS A ATIVIDADE VOCÊ VAI RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO (PÁG. 41 A 53)




ATIVIDADE (PÁGINA 41 A 53)


1- O QUE PODEMOS ENTENDER POR MAPAS?

2- QUAIS SÃO OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM OS MAPAS?

3- COMENTE SOBRE CADA ELEMENTO QUE FORMAM OS MAPAS:

A)TÍTULO

B) FONTE

C)LEGENDA

D)ORIENTAÇÃO

E) ESCALA CARTOGRÁFICA

4- O QUE SÃO CONVENÇÕES CARTOGRÁFICAS?

5- EXPLIQUE SOBRE OS TIPOS DE ESCALA:

 A) ESCALA GRÁFICA

B) ESCALA NUMÉRICA

6- COMENTE SOBRE OS TIPOS DE MAPAS:

A)MAPA POLÍTICO

B) MAPA HISTÓRICO

C) MAPA FÍSICO








AULA 04: QUINTA-FEIRA(21/05/2020)

CONTEÚDO: LOCALIZAÇÃO




ASSISTAM O VÍDEO E RESPONDAM AS QUESTÕES:

1- COMO VOCÊ ACHA QUE PODEMOS NOS ORIENTARMOS NO ESPAÇO GEOGRÁFICO?

2- EXPLIQUE O QUE VOCÊ ENTENDE SOBRE A PALAVRA ORIENTAR-SE.

3- PARA QUE SERVE A ROSA DOS VENTOS?

4- QUAL A ESTRELA MUITO IMPORTANTE PARA A ORIENTAÇÃO?

5- QUAIS SÃO OS QUATRO PONTOS DE REFERENCIA NO ESPAÇO?

6- QUAIS OS PONTOS DE REFERÊNCIA DO SEU BAIRRO?















Aula 03: Quinta-feira(14/05/2020)

Conteúdo:Orientação e Localização


Assistam o vídeo e responda as questões:

1- Como você acha que as pessoas se orientavam e se localizavam na antiguidade?

2- De que forma podemos nos orientar atualmente?


3- Comente como as pessoas antigamente se orientavam pelos astros.

4- Quais são os pontos cardeais?

5- Para que serve a Rosa dos Ventos?

6- Quais são os pontos colaterais?

7- Explique como antigamente as pessoas se orientavam pelas estrelas.

8- A bússola foi um instrumento inventada pelos chineses. Explique para que serve a bússola.

9- O que podemos entender por GPS?














AULA 02:QUINTA-FEIRA (07/05/2020)


CONTEÚDO: O SISTEMA SOLAR

Assistam ao vídeo e responda as questões a seguir:






ATIVIDADE

01- O QUE EXISTE NO NOSSO SISTEMA SOLAR?

02-SABEMOS QUE O SOL É UMA ESTRELA. COMENTE SOBRE O SOL

03-O QUE PODEMOS ENTENDER POR PLANETAS?

04- QUAIS SÃO OS PLANETAS QUE FORMAM O SISTEMA SOLAR?

05-A LUA É O ÚNICO SATÉLITE NATURAL DA TERRA. COMENTE SOBRE A MESMA

06- O QUE PODEMOS ENTENDER POR COMETAS?



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AULA 01- TERÇA-FEIRA (28/04/2020)


Conteúdo: Paisagem natural e paisagem transformada.


Assistam ao vídeo e tente responder as questões a seguir:

 ATIVIDADE

1-O que você entende por paisagem?

2- Para você o que é uma paisagem natural?

3-O que você entende por paisagem transformada?

4-Como podemos fazer para melhorar a paisagem do lugar onde moramos?

5-Você acha importante preservarmos a paisagem natural? Por quê?





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