domingo, 26 de abril de 2020

CIÊNCIAS - ANDREA - 7 º ANO

*********************************************************
AULA 41 - DOENÇAS PROVOCADAS POR FUNGOS - 10/03/2021 - PÁGINA 162

https://www.youtube.com/watch?v=Q5vTVM-Qpgg

ATIVIDADE

1-      DEPOIS DE LER O LIVRO DE CIÊNCIAS DAS PÁGINAS 139 A 162, E ASSISTIR A VÍDEO AULA, FAÇA A ATIVIDADE DO LIVRO DE CIÊNCIAS QUE ESTÁ NAS PÁGINAS 163 A 165 DO NÚMERO 1 AO 14



*********************************************************

AULA 40 - DOENÇAS PROVOCADAS POR PROTOZOÁRIOS - 03/03/2021 - PÁGS: 154 A 162

ATIVIDADE

1-DIGA QUEM CAUSA, QUEM TRANSMITE, CMO ACONTECE A TRANSMISSÃO, SE TEM TRATAMENTO E QUAIS OS SINTOMAS DAS AS DOENÇAS ABAIXO:

A)     DOENÇA DE CHAGAS:

B)      EISHMANIOSE:

C)      TOXOPASMOSE:

D)     AMEBÍASE:

E)      MAÁRIA:

F)      TENÍASE:

G)     CISTICERCOSE:

H)     ESQUISTOSSOMOSE

I)        ASCARIDÍASE:

J)       ANCIOSTOMOSE:

K)      ENTEROBÍASE:

L)       ARVA MIGRANS CUTÂNEA:

M)   FILARIOSE:

*********************************************************
AULA 39 - DOENÇAS PROVOCADAS POR BACTÉRIAS - 24/02/2021 - PÁGS: 150 À153

1-DIGA COMO ACONTECE A TRANSMISSÃO DAS SEGUINTES DOENÇAS E OS SINTOMAS DE CADA UMA DELAS:

A)     LEPTOSPIROSE

B)      CÓLERA

C)      TUBERCULOSE

D)     PNEUMONIA

E)      TÉTANO

F)      FEBRE MACULOSA

G)     HANSENÍASE

H)     SÍFILIS


********************************************************
AULA 38 - DOENÇAS CAUSADASPOR VÍRUS - 17/02/2021


ATIVIDADE

1-DIGA COMO ACONTECE A TRANSMISSÃO DAS SEGUINTES DOENÇAS E OS SINTOMAS DE CADA UMA DELAS:

A)     GRIPE

B)      RESFRIADO

C)      POLIOMIELITE

D)     SARAMPO

E)      RUBÉOLA

F)      CATAPORA

G)     CAXUMBA

H)     DENGUE

I)        FEBRE AMARELA

J)       CHIKUNGUNYA

K)      ZIKA

L) RAIVA

******************************************************
AULA 37 - VACINA E SORO  - (10/02/2020)


ATIVIDADE

1-      O QUE É IMUNIZAÇÃO?

2-      QUAL A DIFERENÇA DE IMUNIZAÇÃO ATIVA E PASSIVA?

3-      EXPLIQUE COMO A VACINA DEFENDE O NOSSO CORPO CONTRA DOENÇAS?

4-      QUAL A DIFERENÇA DE SORO PARA VACINA?

******************************************************
AULA 36 - NOSSAS DEFESAS- (03/02/2020)


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS

1-      QUAIS SÃO AS PRIMEIRAS DEFESAS QUE ALGUM INVASOR (MICROORGANISMO) ENCONTRAM QUANDO TENTAM ENTRAR NO NOSSO CORPO?

2-      O QUE ACONTECE QUANDO UM INVASOR INSISTE EM ATACAR O NOSSO CORPO?

3-      O QUE SÃO FAGÓCITOS E QUAIS AS SUAS FUNÇÕES?

4-      PARA QUE SERVEM OS LINFÓCITOS? QUAIS OS TIPOS DE LINFÓCITOS

5-      QUAL A FUNÇÃO DAS CÉLULAS DE MEMÓRIA?

 

****************************************************
AULA 35 - EXTRA- (16/12/2020)

PROJETO DE PESQUISA

Foi desenvolvido um projeto de pesquisa sobre vacinas com a finalidade de responder a atividade a seguir:

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS SOBRE VACINAS

Para responder as questões abaixo você pode:

 Pesquisar na internet

 Assistir aos noticiários

 Utilizar revistas ou jornais

- Sabemos que existem vacinas contra diversas doenças, como uma forma de proteger e cuidar do nosso corpo. Dessa forma, depois de fazer sua pesquisa, responda as questões abaixo:

 1- Faça um texto com pelo menos 10 linhas sobre como foi descoberta a primeira vacina.

2- Como as vacinas são fabricadas?

3- Todas as doenças são curadas cm vacinas? Por que?

4- Explique como as vacinas agem em nosso corpo?

******************************************

AULA 34 - (16/12/2020)

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – 7º ANO - CERRADO, CAATINGA E PANTANAL

BASEADA NAS PÁGINAS DO LIVRO 80 ATÉ A 86 E NA VÍDEO AULA ABAIXO, RESPONDA A ATIVIDADE:


ATIVIDADE

1-      COMO É A VEGETAÇÃO E O CLIMA DOS PAMPAS?

2-      QUAL A CARACTERÍSTICA DO SOLO E A TERRA DOS PAMPAS?QUAL A IMPORTÂNCIA DISSO?

3-      POR QUE A MATA DE ARAUCÁRIA TEM ESSE NOME?

4-      COMO É O CLIMA E O SOLO DA MATA DE ARAUCÁRIA?

5-      COMO É A VEGETAÇÃO, SOLO E CLIMA DA RESTINGA?

6-      COMO SE DISTRIBUEM AS CHUVAS AO LONGO DO ANO NA RESTINGA?

7-      O QUE É O MANGUEZAL?

8-      O QUE É AGUA SALOBRA QUE EXISTE NO MANGUEZAL?

9-      PORQUE O MANGUEZAL É CONSIDERADO UM BERÇÁRIO?

10-   EXPLIQUE COMO É O SOLO E A VEGETAÇÃO DO MANGUEZAL?

11-   EXPLIQUE QUAIS OS IMPACTOS QUE OS ECOSSISTEMAS BRASILEIROS TEM SOFRIDO.


******************************************

AULA 33 - (08/12/2020)

PROJETO DE PESQUISA

Foi desenvolvido um projeto de pesquisa sobre outras pandemias ou epidemias mundiais com a finalidade de responder a atividade a seguir: 

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS SOBRE PANDEMIAS/EPIDEMIAS 
MUNDIAIS 
Para responder as questões abaixo você pode: 
✓ Pesquisar na internet 
✓ Assistir aos noticiários 
✓ Utilizar revistas ou jornais 

Sabemos que existiram outras pandemias ou epidemias no mundo antes do corona vírus como por exemplo: 
 Peste negra 
 Epidemia de varíola 
 Epidemia da Nova Inglaterra 
 Grande peste de Marselha 
 1ª e 2ª pandemia de cólera
  Febre amarela 
 Gripe Espanhola 
 AIDS 
 COVID-19 

Pesquise sobre essas pandemias e responda: 

1- Onde ocorreu a Pandemia/epidemia (descritas acima)? 
2- Em que ano aconteceu cada uma dessas pandemias/epidemias? 3- Quais os números de pessoas mortas por cada uma dessas doenças? 
4- De acordo com o número de mortes, qual a MAIOR e a MENOR pandemia? 
5- Se juntarmos todas as pandemias quantas pessoas morreram ao todo?

*******************************************

AULA 32 -  (08/12/2020)

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – 7º ANO - CERRADO, CAATINGA E PANTANAL 

BASEADA NAS PÁGINAS DO LIVRO 80 ATÉ A 85 E NA VÍDEO AULA ABAIXO, RESPONDA A ATIVIDADE:


1-      QUAL O GRANDE RISCO O CERRADO CORRE? PORQUE E PARA QUE?

2-      QUAIS AS CARAS DO CERRADO (DESCREVA AS SUAS CARACTERÍSTICAS)?

3-      COMO É O EXTRATO LENHOSO? E O EXTRATO HERBÁCEO?

4-      COMO É O CLIMA E O SOLO DO CERRADO?

5-      COMO É O CLIMA E A VEGETAÇÃO DA CAATINGA?

6-      EXPLIQUE O TIPO DE SOLO DA CAATINGA?

7-      QUAIS AS CARACTERÍSTICAS CURIOSAS DO PANTANAL?

8-      EXPLIQUE COMO É O CLIMA E O SOLO DO PANTANAL

******************************************************

AULA 31 -  (02/12/2020)

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – 7º ANO 

BASEADA NAS PÁGINAS DO LIVRO 72 ATÉ A 79 E NA VÍDEO AULA ABAIXO, RESPONDA A ATIVIDADE:

https://www.youtube.com/watch?v=lG2UFVjt9uA

ATIVIDADE

1-      QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA MATA ATLÂNTICA

2-      O QUE É ROTSPOTS?

3-      QUAL A DIFERENÇA DE CLIMA PARA BIOMA?

4-      COMO É O SOLO DA MATA ATLÂNTICA?

5-      QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA FLORESTA AMAZÔNICA?

6-      PORQUE EXISTEM TANTOS INVESTIMENTOS NA FLORESTA AMAZÔNICA?

7-      QUAL A DIFERENÇA ENTRE VÁRZEA, IGAPÓ E TERRA FIRME?

8-      COMO É A QUANTIDADE DE ÁGUA E O SOLO DA FLORESTA AMAZÔNICA?

9-      PORQUE EXSTE MUITO INTERESSE ECONÔMICO NA MATA DOS COCAIS?

10-   POQUE EXISTEM DIFERENTES CLIMAS NAS MATAS DOS COCAIS?

11-   COMO É O SOLO DA MATA DOS COCAIS?


******************************************************

AULA 30 DIRECIONADA (25/11/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: VERTEBRADOS

https://www.youtube.com/watch?v=nLxTJSfi04Q

BASEADA NAS PÁGINAS DO LIVRO 68 E 69 E NA VÍDEO AULA ACIMA: 

1-     1- O QUE TODOS OS VERTEBRADOS TEM EM COMUM?

2-      2-DENTRO DO GRUPO DOS VERTEBRADOS, QUAIS OS 5 SUBGRUPOS QUE EXISTEM?

3-     3- QUAIS AS PRINCIPAIS CARACERÍSTICAS ESTUDADAS DOS:

a) PEIXES

b) ANFÍBIOS

c) RÉPTÉIS

d) AVES

e) MAMÍFEROS

4-     4- OS DINOSSAUROS ERAM ENQUADRADOS EM ALGUM DOS 5 GRUPOS ACIMA:

5-     5- DE ACORDO COM O VÍDEO, PORQUE OS DINOSSAUROS DESAPARECERAM?

6- QUAIS OS TIPOS DE ALIMENTAÇÃO DOS VERTEBRADOS?



******************************************************

AULA 29 DIRECIONADA (18/11/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: ARTRÓPODES E EQUINODERMOS



BASEADA NAS PÁGINAS DO LIVRO 66 E 67 E NAS VÍDEO AULAS ACIMA, REPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:

1-      QUAIS AS CARACERÍSTICAS FAZEM COM QUE OS ARTROPÓDES SEJAM TÃO NUMEROSOS E OCUPEM OS MAIS VARIADOS AMBIENTES?

2-      FALE SOBRE O PROCESSO DE METAMERIZAÇÃO E SOBRE O CEFALOTÓRAX.

3-      PARA QUE SERVEM OS APÊNDICES ARTICULADOS?

4-      COMO É O EXOESQUELETO DOS ARTROPÓDES? E PARA Q SERVEM? FALE O QUE É ECDISE

5-      QUAIS OS 4 GRANDES GRUPOS DOS ARTRÓPODES? DIGA AS CARACTERÍSTICAS DE CADA GRUPO.

6-      EXPLIQUE COMO É O SISTEMA NERVOSO, DIGESTÓRIO, RESPIRATÓRIO, CIRCULATÓRIO, EXCREÇÃO E REPRODUTOR DOS ARTRÓPODES.

7-      QUAL O SIGNIFICADO DO NOME EQUINODERMOS E QUAIS AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

8-      QUIAS OS PRINCIPAIS SERES DO REINO DOS EQUINODERMOS?

9-      DIGA COMO É O SISTEMA NERVOSO, DIGESTÓRIO, RESPIRATÓRIO, CIRCULATÓRIO, EXCREÇÃO E REPRODUTOR DOS ARTRÓPODES.

10-   COMO É O ESQUELETO DOS EQUINODERMOS?FALE AINDA SOBRE A REGENERAÇÃO QUE PODE ACONTECER COM ESSES SERES?

*******************************************************

AULA 28 - DIRECIONADA (11/11/20)

ATIVIDADE PROPOSTA: ANELÍDEOS E MOLUSCOS 


BASEADA NA PÁGINA 65 DO LIVRO E NA VÍDEO AULA ACIMA, RESPONDA A ATIVIDADE A SEGUIR: 

1- Qual o significado do nome dos anelídeos? Qual a forma de vida desses animais? 

2- Porque os anelídeos são ditos ectodérmicos ou pecilotérmicos? 

3- Como é o sistema digestório e a locomoção dos anelídeos? 

4- Como é o sistema circulatório dos anelídeos? 

5- Explique como os anelídeos se reproduzem. 

6- Quais as grandes classes de anelídeos? Diga quais as características de cada uma dessas classes. 

7- Quais as características gerais dos moluscos? 

8- Explique como é o sistema digestório e circulatório dos moluscos. 

9- Como é a respiração e o sistema nervoso dos moluscos? 

10- Como é dividido corpo dos moluscos? 

11- Quais as 3 classes dos moluscos. Fale as características de cada uma dessas classes.

********************************************************************************

AULA 27 - DIRECIONADA (04/11/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: CERRADO, CAATINGA E PANTANAL




BASEADA NAS PÁGINAS DO LIVRO 80 ATÉ A 85 E NA VÍDEO AULA ACIMA, RESPONDA A ATIVIDADE SEGUINTE:


1-      QUAL O GRANDE RISCO O CERRADO CORRE? PORQUE E PARA QUE?

2-      QUAIS AS CARAS DO CERRADO (DESCREVA AS SUAS CARACTERÍSTICAS)?

3-      COMO É O EXTRATO LENHOSO? E O EXTRATO HERBÁCEO?

4-      COMO É O CLIMA E O SOLO DO CERRADO?

5-      COMO É O CLIMA E A VEGETAÇÃO DA CAATINGA?

6-      EXPLIQUE O TIPO DE SOLO DA CAATINGA?

7-      QUAIS AS CARACTERÍSTICAS CURIOSAS DO PANTANAL?

8-      EXPLIQUE COMO É O CLIMA E O SOLO DO PANTANAL

*******************************************************

AULA 26 - DIRECIONADA (28/10/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: MATA ATLÂNTICA, FLORESTA AMAZÔNICA E MATA DOS COCAIS


BASEADA NAS PÁGINAS DO LIVRO 72 ATÉ A 79 E NA VÍDEO AULA ACIMA , FAÇA A ATIVIDADE A SEGUIR:

1-      QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA MATA ATLÂNTICA

2-      O QUE É ROTSPOTS?

3-      QUAL A DIFERENÇA DE CLIMA PARA BIOMA?

4-      COMO É O SOLO DA MATA ATLÂNTICA?

5-      QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA FLORESTA AMAZÔNICA?

6-      PORQUE EXISTEM TANTOS INVESTIMENTOS NA FLORESTA AMAZÔNICA?

7-      QUAL A DIFERENÇA ENTRE VÁRZEA, IGAPÓ E TERRA FIRME?

8-      COMO É A QUANTIDADE DE ÁGUA E O SOLO DA FLORESTA AMAZÔNICA?

9-      PORQUE EXSTE MUITO INTERESSE ECONÔMICO NA MATA DOS COCAIS?

10-   POQUE EXISTEM DIFERENTES CLIMAS NAS MATAS DOS COCAIS?

11-   COMO É O SOLO DA MATA DOS COCAIS?

********************************************************************************

AULA 25 - DIRECIONADA (20/10/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: REINO ANIMÁLIA - VERTEBRADOS

BASEADO NOS VÍDEOS ACIMA E NO TEXTO DO LIVRO NA PÁGINA 68, RESPONDA  A ATIVIDADE ABAIXO:

1-      O QUE TODOS OS VERTEBRADOS TEM EM COMUM?

2-      DENTRO DO GRUPO DOS VERTEBRADOS, QUAIS OS 5 SUBGRUPOS QUE EXISTEM?

3-      QUAIS AS PRINCIPAIS CARACERÍSTICAS ESTUDADAS DOS:

a)      PEIXES

b)      ANFÍBIOS

c)       RÉPTÉIS

d)      AVES

e)      MAMÍFEROS

4-      OS DINOSSAUROS ERAM ENQUADRADOS EM ALGUM DOS 5 GRUPOS ACIMA:

5-      DE ACORDO COM O VÍDEO, PORQUE OS DINOSSAUROS DESAPARECERAM?

6-      QUAIS OS TIPOS DE ALIMENTAÇÃO DOS VERTEBRADOS?

*******************************************************

AULA 24 - DIRECIONADA (14/10/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: REINO ANIMÁLIA - ARTRÓPODES E EQUINODERMAS



https://youtu.be/I9A72Sgk-EA



BASEADO NOS VÍDEOS ACIMA E NOS TEXTOS DO LIVRO NAS PÁGINAS 66 E 67, RESPONDA  A ATIVIDADE ABAIXO:

1-      QUAIS AS CARACERÍSTICAS FAZEM COM QUE OS ARTROPÓDES SEJAM TAO NUMEROSOS E OCUPEM OS MAIS VARIADOS AMBIENTES?

2-      FALE SOBRE O PROCESSO DE METAMERIZAÇÃO E SOBRE O CEFALOTÓRAX

3-      PARA QUE SERVEM OS APÊNDICES ARTICULADOS?

4-      COMO É O EXOESQUELETO DOS ARTROPÓDES? E PARA Q SERVEM? FALE O QUE É ECDISE

5-      QUAIS OS 4 GRANDES GRUPOS DOS ARTRÓPODES? DIGA AS CARACTERÍSTICAS DE CADA GRUPO.

6-      EXPLIQUE COMO É O SISTEMA NERVOSO, DIGESTÓRIO, RESPIRATÓRIO, CIRCULATÓRIO, EXCREÇÃO E REPRODUTOR DOS ARTRÓPODES.

7-      QUAL O SIGNIFICADO DO NOME EQUINODERMOS E QUAIS AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

8-      QUIAS OS PRINCIPAIS SERES DO REINO DOS EQUINODERMOS?

9-      DIGA COMO É O SISTEMA NERVOSO, DIGESTÓRIO, RESPIRATÓRIO, CIRCULATÓRIO, EXCREÇÃO E REPRODUTOR DOS ARTRÓPODES.

10-   COMO É O ESQUELETO DOS EQUINODERMOS?FALE AINDA SOBRE A REGENERAÇÃO QUE PODE ACONTECER COM ESSES SERES?


*******************************************************

AULA 23 - DIRECIONADA (07/10/2020)

REINO ANIMÁLIA: ANELÍDEOS E MOLUSCOS 


1-      Qual o significado do nome dos anelídeos? Qual a forma de vida desses animais?

2-      Porque os anelídeos são ditos ectodérmicos ou pecilotérmicos?

3-      Como é o sistema digestório e a locomoção dos anelídeos?

4-      Como é o sistema circulatório dos anelídeos?

5-      Explique como os anelídeos se reproduzem.

6-      Quais as grandes classes de anelídeos? Diga quais as características de cada uma dessas classes.

7-      Quais as características gerais dos moluscos?

8-      Explique como é o sistema digestório e circulatório dos moluscos.

9-      Como é a respiração e o sistema nervoso dos moluscos?

10-   Como é dividido  corpo dos moluscos?

11-   Quais as 3 classes dos moluscos. Fale as características de cada uma dessas classes.



***************************************************

AULA 22 - DIRECIONADA (30/09/2020)

REINO ANIMÁLIA: PLATELMINTOS E NEMATÓIDES





BASEADA NA PÁGINA 64 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NOS VÍDEOS ACIMA, RESPONDA A ATIVIDADE ABAIXO:

1-      QUAL O SIGNIFICADO DO NOME PLATELMINTOS?

2-      QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DOS PLATELMINTOS?

3-      COMO ELES SE ALIMENTAM?

4-      COMO É O SISTEMA NERVOSO E A RESPIRAÇÃO DOS PLATELMINTOS?

5-      EXISTEM 3 GRANDES CLASSES DOS PALTELMINTOS. QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE CADA UMA DESSAS CLASSES?

6-      COMO É A REPRODUÇÃO DAS PLANÁRIAS?

7-      QUAL A DOENÇA PROVOCADA PELO SCHISTOSOMA?QUAL A DIFERENÇA DO MACHO PARA A FÊMEA?

8-      COMO ACONTECE O CICLO DE VIDA DO SCHISTOSOMA ?

9-      QUAL A DIFERENÇA DA TENIA SOLLIUM PARA A SAGINATA? QUE DOENÇAS ELAS CAUSAM?

10-   QUAL  A DIFERENÇA DA TENÍASE PARA A CISTICERCOSE?

11-   COMO SE PREVENIR E EVITAR (PROFILAXIA) ESSAS DOENÇAS?

12-   QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DOS NEMATELMINTOS?

13-   DIGA COMO SE DÁ AS DOENÇAS AMARELÃO (ANCILOSTOMOSE), ASCARIDÍASE (LOMBRIGAS), ELEFANTÍASE E A OXIUROSE


*******************************************************

AULA 21 - DIRECIONADA (23/09/2020)


REINO ANIMÁLIA: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS








BASEADA NA PÁGINA 64 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NOS VÍDEOS ACIMA, RESPONDA A ATIVIDADE ABAIXO:

1-      COMO SÃO CONHECIDOS OS PORÍFEROS E QUAIS AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS?
2-      QUAIS SÃO OS  TIPOS DE CÉLULAS DOS PORÍFEROS E PARA QUE SERVEM CADA UMA DELAS?
3-      DIGA COMO É A ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO DOS PORÍFEROS?
4-      COMO ACONTECE A REPRODUÇÃO DOS PORÍFEROS?
5-      O QUE SIGNIFICA O NOME CNIDÁRIOS E QUAL O OUTRO NOME QUE ELES SÃO CONHECIDOS?
6-      COMO ELES SE ALIMENTAM E COMO ACONTECE A DIGESTÃO DOS CNIDÁRIOS
7-      QUAL A DIFERENÇA DE PÓLIPO PARA MEDUSA?
8-      PARA QUE SERVEM OS CNIDOBLASTOS E O CNIDOCÍLIO?
9-      COMO OS CNIDÁRIOS SE REPRODUZEM?
10-   QUAIS AS PRINCIPAIS CLASSES DOS CNIDÁRIOS E QUEM SÃO OS SERES QUE REPRESENTAM CADA UMA DESSAS CLASSES?

******************************************************

AULA 20 - DIRECIONADA (16/09/2020)

REINO PLANTAE




BASEADA NA PÁGINA 62 DO LIVRO E NA VÍDEO AULA ACIMA, RESPONDA A ATIVIDADE:

1-      CITE A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS EM NOSSO DIA A DIA
2-      QUEM SÃO OS COMPONENTES DOS 4 GRUPOS DO REINO VEGETAL?
3-      QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS BRIÓFITAS?
4-      QUAIS OS NOMES DOS VASOS CONDUTORES DAS PLANTAS?
5-      COMO SE CHAMAM OS GAMETAS FEMININOS E MASCULINOS DAS PLANTAS?
6-      COMO ELAS SE REPRODUZEM?
7-      QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS PTERIDÓFITAS?
8-      EXPLIQUE COMO AS PTERIDÓFITAS SE REPRODUZEM?

9-      O QUE SIGNIFICA O NOME GIMNOSPERMA E QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DESSAS PLANTAS? COMO ELAS SE REPRODUZEM?

******************************************************

AULA 19 - DIRECIONADA (09/09/2020)

REINO FUNGI




BASEADA NA PÁGINA 61 DO LIVRO E NA VÍDEO AULA ACIMA, RESPONDA A ATIVIDADE:

1-      QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DOS SERES DO REINO FUNGI?
2-      PORQUE OS FUNGOS NÃO SÃO PLANTAS?
3-      CITE ALGUNS EXEMPLOS DE SERES DO REINO DOS FUNGOS?
4-      O QUE SÃO HIFAS E MICÉLIO?
5-      O QUE É O CORPO DE FRUTIFICAÇÃO? PARA QUE SERVE ESSA PARTE DO CORPO DO FUNGO?
6-      COMO ACOTECE A REPRODUÇÃO DOS FUNGOS?
7-      CITE AS IMPORTÂNCIAS DOS FUNGOS, PARA O PLANETA E PARAOS SERES HUMANOS.

8-      O QUE SÃO LÍQUENS E MICORRIZAS?

******************************************************

AULA 18 - DIRECIONADA (02/09/2020)
REINO PROTISTA


ATIVIDADE DO REINO PROTISTA, BASEADA NA PÁGINA 61 DO LIVRO E NA VÍDEO AULA DO LINK ABAIXO:




1-      QUAIS OS SERES VIVOS QUE FAZEM PARTE DO REINO PROTISTA?

2-      QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS PROTOZOÁRIOS?

3-      COMO SE ALIMENTAM OS PROTOZOÁRIOS E AS ALGAS

4-      COMO ACONTECE A REPRODUÇÃO DOS PROTOZOÁRIOS E DAS ALGAS?

5-      DE ACORDO COM A LOCOMOÇÃO COMO SE CLASSIFICAM OS PROTOZOÁRIOS? DÊ EXEMPLO DE CADA UM DELES.

6-      QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS ALGAS?

7-      QUAL A GRANDE IMPORTÂNCIA DAS ALGAS PARA O PLANETA TERRA?

8-      QUAL A DIFERENÇA DAS ALGAS UNICELULARES PARA AS ALGAS PLURICELULARES?

9-      AS ALGAS UNICELULARES SE DIVIDEM EM 3 GRUPOS. QUAIS SÃO ELES E CITE SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS?

10-   EXPLIQUE O QUE É MARÉ VERMELHA E QUAIS OS PREJUÍZOS ELA PODE NOS TRAZER?


11-   AS ALGAS PLURICELULARES SE DIVIDEM EM 3 GRUPOS DE ACORDO COM AS SUAS CORES. QUAIS SÃO ESSES GRUPOS E QUAIS AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS?
******************************************************

AULA 17 - DIRECIONADA (26/08/2020)
REINO MONERA

ATIVIDADE DO REINO MONERA, BASEADA NA PÁGINA 61 DO LIVRO E NA VÍDEO AULA DO LINK ABAIXO:


1-      QUAIS OS SERES VIVOS QUE FAZEM PARTE DO REINO MONERA?

2-      COMO É UMA BACTÉRIA? QUAIS AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS?

3-      O QUE É UMA CÉLULA PROCARIONTE?

4-      DIGA COMO SE CHAMAM AS BACTÉRIAS DE ACORDO COM SEU FORMATO:

a)      REDONDA SOZINHA
b)      REDONDA EM DUPLA JUNTAS
c)       REDONDAS EM DUPLA DENTRO DE CÁPSULA
d)      REDONDAS NO FORMATO DE CACHO DE UVA
e)      REDONDAS UNIDAS EM FILEIRA
f)       QUATRO REDONDAS JUNTAS
g)      EM FORMA DE BASTÃO
h)      EM FORMA DE BASTÃO ARREDONDADO
i)        BASTÃO EM DUPLA
j)        BASTÕES EM FILEIRA
k)      BASTÕES EM PÉ
l)        EM FORMATO DE VÍRGULA
m)    TEM A FORMA DE ESPIRAL DE CADERNO

5-      COMO É A REPRODUÇÃO ASSEXUADA DAS BACTÉRIAS?
6-      COMO ACONTECE A REPRODUÇÃO SEXUADA DAS BACTÉRIAS?
7-      COMO ACONTECE A LISE, MATANDO AS BACTÉRIAS?
8-      O QUE COMEM AS BACTÉRIAS HETEROTRÓFICAS? E AS AUTOTRÓFICAS?
9-      QUAL A DIFERENCA DAS BACTÉRIAS AERÓBIAS PARA AS ANAERÓBIAS?
10-   CITE ALGUMAS DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS?

11-   QUAL A GRANDE IMPORTÂNCIA DAS BACTÉRIAS PARA O PLANETA? E PARA O NOSSO CORPO? 

******************************************************

AULA 16 - DIRECIONADA (19/08/2020)
OS 5 REINOS DOS SERES VIVOS


1-      QUAIS OS 5 REINOS QUE EXISTEM?

2-      QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS DO REINO MONERA?

3-      O QUE CARACTERIZAM OS SERES DO REINO PROTISTA?

4-      QUAIS SÃO OS DOIS GRUPOS QUE FAZEM PARTE DO REINO DOS PROTISTAS?

5-      QUAIS AS DIFERENÇA DAS ALGAS PARA OS PROTOZOÁRIOS?

6-      QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DOS SERES DO REINO FUNGI?

7-      O QUE TODOS OS SERES DO REINO ANIMÁLIA TEM EM COMUM?


8-      QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS QUE TODAS AS PLANTAS TEM?

*********************************************************************

AULA 15 - DIRECIONADA (12/08/2020)
ESPÉCIE E NOMENCLATURA CIENTÍFICA



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – 7º ANO 12/08/2020
ESPÉCIE E NOMENCLATURA CIENTÍFICA
BASEADA NAS PÁGINAS 60 DO LIVRO E DO SITE ABAIXO:

1-      POR QUE AS ESPÉCIES TEM UM NOME CIENTÍFICO E UM NOME POPULAR?
2-      O QUE É UMA ESPÉCIE?
3-      O QUE SÃO HÍBRIDOS?
4-      O QUE É TAXONOMIA?
5-      QUAIS SÃO AS REGRAS DA NOMENCLATURA CIÊNTÍFICA?
6-      ESCREVA O NOME CIENTÍFICO CORRETAMENTE DE DUAS ESPÉCIES QUE VOCÊ APRENDEU.
7-      QUAL A DIFERENÇA DE HIBRIDAÇÃO NATURAL E ARTIFICIAL?
8-      QUAL O CONCEITO DE RAÇA?
***********************************************************************************************

AULA 14 - DIRECIONADA (28/07/2020)
OS GRUPOS DE SERES VIVOS - CLASSIFICAÇÃO


LEIA AS PÁGINAS 58 E 59 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES DA ATIVIDADE: 
1-      O QUE É CLASSIFICAR?

2-      QUE FOI E O QUE FEZ LINNEU DE IMPORTANTE?

3-      QUAL A UNIDADE BÁSICA DE CLASSIFICAÇÃO?

4-      QUAIS AS REGRAS DE CLASSIFICAÇÃO DEIXADAS POR LINNEU?

5-      O QUE SÃO TÁXONS?

6-      QUAIS OS TÁXONS QUE EXISTEM? 

*********************************************************************

AULA 13 - DIRECIONADA (22/07/2020)

LEIA O CAPÍTULO 2 INTEIRO E FAÇA A ATIVIDADE DAS PÁGINAS 50 E 51 DO NÚMERO 12 AO 24. SÓ PRECISA COLOCAR AS RESPOSTAS.

******************************************************

AULA 12 - DIRECIONADA (15/07/2020)

ATIVIDADE: LEIA O CAPÍTULO 2 INTEIRO E FAÇA A ATIVIDADE DA PÁGINA 49 DO NÚMERO 1 AO 11. SÓ PRECISA COLOCAR AS RESPOSTAS.

*********************************************************************

AULA 11 - DIRECIONADA (08/07/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: POLUIÇÃO DO AR

LEIA AS PÁGINAS 47 E 48 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES DA ATIVIDADE: 

1-      O QUE É POLUIÇÃO?
2-      VIMOS OS PRINCIPAIS POLUENTES ESTUDADOS.  DIGA QUAIS OS SEUS PRINCIPAIS EFEITOS NEGATIVOS:
A)     CO2 (DIÓXIDO DE CARBONO):
B)      CO (MONÓXIDO DE CARBONO):
C)      CFCs (CLOROFLUORCARBONOS):
D)     ÓXIDOS DE ENXOFRE (SOx) E DIÓXIDO DE ENXOFRE (NO2):
E)      OZÔNIO TROPOSFÉRICO:
F)      MATERIAL PARTICULADO:
G)     E OS POLUENTES:
3-      EXPLIQUE COMO SE FORMA A CHUVA ÁCIDA E QUAIS OS PRINCIPAIS MALES QUE ELA TRAZ

4-      EXPLIQUE COMO ACONTECE A INVERSÃO TÉRMICA

*********************************************************************

AULA 10 - DIRECIONADA (01/07/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: AQUECIMENTO GLOBAL

LEIA AS PÁGINAS 43,44,45 E 46 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES DA ATIVIDADE: 


1-      DE ACORDO COM O TEXTO E COM O VÍDEO, O QUE VOCÊ ENTENDEU POR AQUECIMENTO GLOBAL?

2-      QUE GASES PROVOCAM O AUMENTO DA TEMPERATURA CAUSANDO O AQUECIMENTO GLOBAL?

3-      DE ACORDO COM O QUE FOI VISTO NO VÍDEO, COMO O HOMEM INTERFERE NO AQUECIMENTO GLOBAL?

4-      O QUE PODEMOS FAZER PARA QUE NÃO AUMENTE MAIS O AQUECIMENTO GLOBAL?

5-      QUE PROBLEMAS O AUMENTO DA TEMPERATURA PODE NOS TRAZER?

6-      EXPLIQUE COMO O AQUECIMENTO GLOBAL PODE LEVAR A EXTINÇÃO DE ALGUMAS ESPÉCIES.


7-      COMO O AQUECIMENTO GLOBAL PROVOCA O BRANQUEAMENTO DOS CORAIS?

*********************************************************************

AULA 09 - DIRECIONADA (24/06/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: EFEITO ESTUFA

LEIA AS PÁGINAS 39 E 40 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES DA ATIVIDADE: 



1-      O QUE É EFEITO ESTUFA?

2-      PORQUE VÊNUS É TÃO QUENTE E O PLANETA TERRA NÃO É?

3-      QUAIS OS GASES DO EFEITO ESTUFA?

4-   O DIÓXIDO DE CARBONO (CO2) SEMPRE É UM PROBLEMA PARA O PLANETA TERRA? PORQUE?

5-      QUANDO O CO2 SE TORNA UM PROBLEMA?

6-      DE ONDE VEM O GÁS METANO QUE CAUSA O EFEITO ESTUFA?

7-      DE ONDE VEM O ÓXIDO DE NITROGÊNIO DO EFEITO ESTUFA?

8-      QUAL A IMPORTÂNCIA DO EFEITO ESTUFA?


********************************************************************

AULA 08 - DIRECIONADA (17/06/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: CAMADA DE OZÔNIO

LEIA AS PÁGINAS 39 E 40 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES DA ATIVIDADE: 


1-      COMO É A MOLÉCULA DO OZÔNIO? QUAL A DIFERENÇA DELE PARA O OXIGÊNIO QUE RESPIRAMOS?

2-      EM QUE CAMADA DA ATMOSFERA FICA O OZÔNIO?

3-      QUAL A IMPORTÂNCIA DA CAMADA DE OZÔNIO PARA NÓS?

4-      O QUE DE BOM OS RAIOS UVB TRAZEM PARA NÓS?

5-      QUAL O PROBLEMA QUE OS GASES CHAMADOS CFCs TRAZEM PARA A CAMADA DE OZÔNIO?

6-      QUE LUGARES SÃO MAIS AFETADOS PELA DESTRUIÇÃO NA CAMADA DE OZÔNIO?

7-      QUAIS OS PROBLEMAS QUE O OZÔNIO TRAZ PARA NÓS AQUI NA TERRA, FORA DA CAMADA DA ESTRATOSFERA?

*****************************************************

AULA 07 - DIRECIONADA (10/06/2020)

 BASEADA NA PÁGINA 38 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E DOS VÍDEOS ABAIXO:



1-      PORQUE É TÃO IMPORTANTE ESTUDARMOS O CICLO DO NITROGÊNIO?

2-      PARA QUE SERVEM AS BACTERIORRIZAS NAS PLANTAS?

3-      O QUE FAZEM AS BACTÉRIAS NITRIFICANTES?

4-      O QUE É NITRIFICAÇÃO?

5-       O QUE É A DESNITRIFICAÇÃO?

6-      EXPLIQUE COMO É FEITA A ROTAÇÃO DE CULTURAS E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

7-      QUAL O PROBLEMA DAS QUEIMADAS PARA O CICLO DO NITROGÊNIO?

******************************************************


AULA 06 - DIRECIONADA (03/06/2020)

 BASEADA NA PÁGINA 37 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E DOS VÍDEOS ABAIXO:







******************************************

AULA 05 - DIRECIONADA (27/05/2020)

 BASEADA NAS PÁGINAS 35 E 36 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E DOS SITES:


****************************************************

AULA 04 - DIRECIONADA (20/05/2020)

CONTEÚDO: GÁS OXIGÊNIO E COMBUSTÃO 


BASEADO NA VÍDEO AULA DO YOU TUBE ABAIXO, RESPONDA O EXERCÍCIO A SEGUIR:



1-   O QUE É COMBUSTÃO?
2-   CITE EXEMPLOS DE NOSSO DIA A DIA ONDE ACONTECE A COMBUSTÃO
3-   O QUE NECESSITAMOS PARA QUE A COMBUSTÃO ACONTEÇA?
4-   QUAIS OS PRINCIPAIS COMBUSTÍVEIS QUE USAMOS?
5-   QUAL O PRINCIPAL COMBURENTE USAMOS?
6-   PORQUE A CHAMA DA VELA APAGA SE ELA FOR COBERTA COM UM COPO?
7-   EXPLIQUE PORQUE NÃO DEVEMOS ABRIR OU QUEBRAR AS PORTAS E JANELAS DURANTE UM INCÊDIO EM UM DETERMINADO LUGAR?
8-   QUAL A DIFERENÇA DE COMBUSTÃO COMPLETA E INCOMPLETA?

***********************************************

AULA 03 - DIRECIONADA (13/05/2020)


ATIVIDADE PROPOSTA

Conteúdo:COMPOSIÇÃO DO AR.

ASSISTA AO VÍDEO E RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:

1.    DE QUE É COMPOSTO O AR?

2.    QUAL O PRINCIPAL GÁS QUE COMPÕE O AR?

3.    QUAL A IMPORTÂNCIA DO NITROGÊNIO? DE ONDE OBTEMOS O NITROGÊNIO?

4.    QUAL A IMPORTÂNCIA DO OXIGÊNIO PARA OS SERES VIVOS?

5.    O QUE ACONTECE NA MITOCÔNDRIA COM O OXIGÊNIO?

6.    QUAL A RELAÇÃO DO FOGO COM O OXIGÊNIO
7.    PARA QUE SERES O GÁS CARBÔNICO É MUITO IMPORTANTE? POR QUÊ?

8.    QUAL A RELAÇÃO DO GÁS CARBÔNICO COM O CALOR?

9.    EXPLIQUE COMO ACONTECE O EFEITO ESTUFA.

10. QUAIS OS GASES NOBRES ABORDADOS NO VÍDEO?

11. PARA QUE SERVE OS SEGUINTES GASES NOBRES: NEÔNIO, XENÔNIO, RADÔNIO ARGÔNIO?

12. QUAL A IMPORTÂNCIA DO VAPOR DE ÁGUA PARA NÓS SERES VIVOS?

********************************************************

AULA 02 - DIRECIONADA (06/05/2020)

Conteúdo: Vulcões,terremotos e tsunamis.



Depois de assistir ao vídeo acima faça um resumo de pelo menos 10 linhas, sobre: vulcão, terremoto e tsunami .

Aborde os seguintes aspectos: Como e por que acontecem? Quais as curiosidades que você aprendeu? O que você achou mais importante de aprender no vídeo e porque não encontramos "com frequência" esses eventos da natureza no Brasil? dentre outros aspectos que você queira ressaltar.


**********************************************

AULA 01 - DIRECIONADA (29/04/2020)

ASSISTAM AO VÍDEO ABAIXO E RESPONDA A ATIVIDADE A SEGUIR:


ATIVIDADE PROPOSTA



Copiem a atividade no caderno para que eu possa dar o visto quando voltarmos as aulas presenciais! Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário