*********************************************************AULA 41 - DOENÇAS PROVOCADAS POR FUNGOS - 10/03/2021 - PÁGINA 162
https://www.youtube.com/watch?v=Q5vTVM-Qpgg
ATIVIDADE1- DEPOIS DE LER O LIVRO DE CIÊNCIAS DAS PÁGINAS 139 A 162, E ASSISTIR A
VÍDEO AULA, FAÇA A ATIVIDADE DO LIVRO DE CIÊNCIAS QUE ESTÁ NAS PÁGINAS 163 A
165 DO NÚMERO 1 AO 14
*********************************************************
AULA 40 - DOENÇAS PROVOCADAS POR PROTOZOÁRIOS - 03/03/2021 - PÁGS: 154 A 162
ATIVIDADE
1-DIGA QUEM
CAUSA, QUEM TRANSMITE, CMO ACONTECE A TRANSMISSÃO, SE TEM TRATAMENTO E QUAIS OS
SINTOMAS DAS AS DOENÇAS ABAIXO:
A)
DOENÇA DE CHAGAS:
B)
EISHMANIOSE:
C)
TOXOPASMOSE:
D)
AMEBÍASE:
E)
MAÁRIA:
F)
TENÍASE:
G)
CISTICERCOSE:
H)
ESQUISTOSSOMOSE
I)
ASCARIDÍASE:
J)
ANCIOSTOMOSE:
K)
ENTEROBÍASE:
L)
ARVA MIGRANS CUTÂNEA:
M)
FILARIOSE:
*********************************************************AULA 39 - DOENÇAS PROVOCADAS POR BACTÉRIAS - 24/02/2021 - PÁGS: 150 À153
1-DIGA COMO
ACONTECE A TRANSMISSÃO DAS SEGUINTES DOENÇAS E OS SINTOMAS DE CADA UMA DELAS:
A)
LEPTOSPIROSE
B)
CÓLERA
C)
TUBERCULOSE
D)
PNEUMONIA
E)
TÉTANO
F)
FEBRE MACULOSA
G)
HANSENÍASE
H)
SÍFILIS
********************************************************AULA 38 - DOENÇAS CAUSADASPOR VÍRUS - 17/02/2021
ATIVIDADE
1-DIGA COMO
ACONTECE A TRANSMISSÃO DAS SEGUINTES DOENÇAS E OS SINTOMAS DE CADA UMA DELAS:
A)
GRIPE
B)
RESFRIADO
C)
POLIOMIELITE
D)
SARAMPO
E)
RUBÉOLA
F)
CATAPORA
G)
CAXUMBA
H)
DENGUE
I)
FEBRE AMARELA
J)
CHIKUNGUNYA
K)
ZIKA
L) RAIVA
******************************************************AULA 37 - VACINA
E SORO - (10/02/2020)
ATIVIDADE
1-
O QUE É IMUNIZAÇÃO?
2-
QUAL A DIFERENÇA DE IMUNIZAÇÃO ATIVA E PASSIVA?
3-
EXPLIQUE COMO A VACINA DEFENDE O NOSSO CORPO
CONTRA DOENÇAS?
4-
QUAL A DIFERENÇA DE SORO PARA VACINA?
******************************************************AULA 36 - NOSSAS DEFESAS- (03/02/2020)
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS1-
QUAIS SÃO AS PRIMEIRAS DEFESAS QUE ALGUM INVASOR
(MICROORGANISMO) ENCONTRAM QUANDO TENTAM ENTRAR NO NOSSO CORPO?
2-
O QUE ACONTECE QUANDO UM INVASOR INSISTE EM
ATACAR O NOSSO CORPO?
3-
O QUE SÃO FAGÓCITOS E QUAIS AS SUAS FUNÇÕES?
4-
PARA QUE SERVEM OS LINFÓCITOS? QUAIS OS TIPOS DE
LINFÓCITOS
5-
QUAL A FUNÇÃO DAS CÉLULAS DE MEMÓRIA?
****************************************************AULA 35 - EXTRA- (16/12/2020)
PROJETO DE PESQUISA
Foi desenvolvido um projeto de pesquisa sobre vacinas com a finalidade de responder a atividade a seguir:
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS SOBRE VACINAS
Para responder as questões abaixo você pode:
✓ Pesquisar na internet
✓ Assistir aos noticiários
✓ Utilizar revistas ou jornais
- Sabemos que existem vacinas contra diversas doenças, como uma forma de proteger e cuidar do nosso corpo. Dessa forma, depois de fazer sua pesquisa, responda as questões abaixo:
1- Faça um texto com pelo menos 10 linhas sobre como foi descoberta a primeira vacina.
2- Como as vacinas são fabricadas?
3- Todas as doenças são curadas cm vacinas? Por que?
4- Explique como as vacinas agem em nosso corpo?
******************************************
AULA 34 - (16/12/2020)
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – 7º ANO - CERRADO, CAATINGA E PANTANAL
BASEADA NAS PÁGINAS DO LIVRO 80 ATÉ A 86 E NA VÍDEO AULA ABAIXO, RESPONDA A ATIVIDADE:
ATIVIDADE1- COMO
É A VEGETAÇÃO E O CLIMA DOS PAMPAS?
2- QUAL
A CARACTERÍSTICA DO SOLO E A TERRA DOS PAMPAS?QUAL A IMPORTÂNCIA DISSO?
3- POR
QUE A MATA DE ARAUCÁRIA TEM ESSE NOME?
4- COMO
É O CLIMA E O SOLO DA MATA DE ARAUCÁRIA?
5- COMO
É A VEGETAÇÃO, SOLO E CLIMA DA RESTINGA?
6- COMO
SE DISTRIBUEM AS CHUVAS AO LONGO DO ANO NA RESTINGA?
7- O
QUE É O MANGUEZAL?
8- O
QUE É AGUA SALOBRA QUE EXISTE NO MANGUEZAL?
9- PORQUE
O MANGUEZAL É CONSIDERADO UM BERÇÁRIO?
10- EXPLIQUE
COMO É O SOLO E A VEGETAÇÃO DO MANGUEZAL?
11- EXPLIQUE
QUAIS OS IMPACTOS QUE OS ECOSSISTEMAS BRASILEIROS TEM SOFRIDO.
******************************************
AULA 33 - (08/12/2020)
PROJETO DE PESQUISA
Foi desenvolvido um projeto de pesquisa sobre outras pandemias ou epidemias mundiais com a finalidade de responder a atividade a seguir:
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS SOBRE PANDEMIAS/EPIDEMIAS MUNDIAIS Para responder as questões abaixo você pode: ✓ Pesquisar na internet ✓ Assistir aos noticiários ✓ Utilizar revistas ou jornais
- Sabemos que existiram outras pandemias ou epidemias no mundo antes do corona vírus como por exemplo: Peste negra Epidemia de varíola Epidemia da Nova Inglaterra Grande peste de Marselha 1ª e 2ª pandemia de cólera Febre amarela Gripe Espanhola AIDS COVID-19
Pesquise sobre essas pandemias e responda:
1- Onde ocorreu a Pandemia/epidemia (descritas acima)? 2- Em que ano aconteceu cada uma dessas pandemias/epidemias? 3- Quais os números de pessoas mortas por cada uma dessas doenças? 4- De acordo com o número de mortes, qual a MAIOR e a MENOR pandemia? 5- Se juntarmos todas as pandemias quantas pessoas morreram ao todo?
*******************************************
AULA 32 - (08/12/2020)ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – 7º ANO - CERRADO,
CAATINGA E PANTANAL
BASEADA NAS PÁGINAS DO LIVRO 80 ATÉ A 85 E NA VÍDEO AULA ABAIXO, RESPONDA A ATIVIDADE:
1- QUAL
O GRANDE RISCO O CERRADO CORRE? PORQUE E PARA QUE?
2- QUAIS
AS CARAS DO CERRADO (DESCREVA AS SUAS CARACTERÍSTICAS)?
3- COMO
É O EXTRATO LENHOSO? E O EXTRATO HERBÁCEO?
4- COMO
É O CLIMA E O SOLO DO CERRADO?
5- COMO
É O CLIMA E A VEGETAÇÃO DA CAATINGA?
6- EXPLIQUE
O TIPO DE SOLO DA CAATINGA?
7- QUAIS
AS CARACTERÍSTICAS CURIOSAS DO PANTANAL?
8- EXPLIQUE
COMO É O CLIMA E O SOLO DO PANTANAL
******************************************************
1- DEPOIS DE LER O LIVRO DE CIÊNCIAS DAS PÁGINAS 139 A 162, E ASSISTIR A
VÍDEO AULA, FAÇA A ATIVIDADE DO LIVRO DE CIÊNCIAS QUE ESTÁ NAS PÁGINAS 163 A
165 DO NÚMERO 1 AO 14
1-DIGA QUEM
CAUSA, QUEM TRANSMITE, CMO ACONTECE A TRANSMISSÃO, SE TEM TRATAMENTO E QUAIS OS
SINTOMAS DAS AS DOENÇAS ABAIXO:
A)
DOENÇA DE CHAGAS:
B)
EISHMANIOSE:
C)
TOXOPASMOSE:
D)
AMEBÍASE:
E)
MAÁRIA:
F)
TENÍASE:
G)
CISTICERCOSE:
H)
ESQUISTOSSOMOSE
I)
ASCARIDÍASE:
J)
ANCIOSTOMOSE:
K)
ENTEROBÍASE:
L)
ARVA MIGRANS CUTÂNEA:
M)
FILARIOSE:
1-DIGA COMO
ACONTECE A TRANSMISSÃO DAS SEGUINTES DOENÇAS E OS SINTOMAS DE CADA UMA DELAS:
A)
LEPTOSPIROSE
B)
CÓLERA
C)
TUBERCULOSE
D)
PNEUMONIA
E)
TÉTANO
F)
FEBRE MACULOSA
G)
HANSENÍASE
H)
SÍFILIS
1-DIGA COMO
ACONTECE A TRANSMISSÃO DAS SEGUINTES DOENÇAS E OS SINTOMAS DE CADA UMA DELAS:
A)
GRIPE
B)
RESFRIADO
C)
POLIOMIELITE
D)
SARAMPO
E)
RUBÉOLA
F)
CATAPORA
G)
CAXUMBA
H)
DENGUE
I)
FEBRE AMARELA
J)
CHIKUNGUNYA
K) ZIKA
L) RAIVA
1-
O QUE É IMUNIZAÇÃO?
2-
QUAL A DIFERENÇA DE IMUNIZAÇÃO ATIVA E PASSIVA?
3-
EXPLIQUE COMO A VACINA DEFENDE O NOSSO CORPO
CONTRA DOENÇAS?
4-
QUAL A DIFERENÇA DE SORO PARA VACINA?
1-
QUAIS SÃO AS PRIMEIRAS DEFESAS QUE ALGUM INVASOR
(MICROORGANISMO) ENCONTRAM QUANDO TENTAM ENTRAR NO NOSSO CORPO?
2-
O QUE ACONTECE QUANDO UM INVASOR INSISTE EM
ATACAR O NOSSO CORPO?
3-
O QUE SÃO FAGÓCITOS E QUAIS AS SUAS FUNÇÕES?
4-
PARA QUE SERVEM OS LINFÓCITOS? QUAIS OS TIPOS DE
LINFÓCITOS
5-
QUAL A FUNÇÃO DAS CÉLULAS DE MEMÓRIA?
Foi desenvolvido um projeto de pesquisa sobre vacinas com a finalidade de responder a atividade a seguir:
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS SOBRE VACINAS
Para responder as questões abaixo você pode:
✓ Pesquisar na internet
✓ Assistir aos noticiários
✓ Utilizar revistas ou jornais
- Sabemos que existem vacinas contra diversas doenças, como uma forma de proteger e cuidar do nosso corpo. Dessa forma, depois de fazer sua pesquisa, responda as questões abaixo:
1- Faça um texto com pelo menos 10 linhas sobre como foi descoberta a primeira vacina.
2- Como as vacinas são fabricadas?
3- Todas as doenças são curadas cm vacinas? Por que?
4- Explique como as vacinas agem em nosso corpo?
1- COMO
É A VEGETAÇÃO E O CLIMA DOS PAMPAS?
2- QUAL
A CARACTERÍSTICA DO SOLO E A TERRA DOS PAMPAS?QUAL A IMPORTÂNCIA DISSO?
3- POR
QUE A MATA DE ARAUCÁRIA TEM ESSE NOME?
4- COMO
É O CLIMA E O SOLO DA MATA DE ARAUCÁRIA?
5- COMO
É A VEGETAÇÃO, SOLO E CLIMA DA RESTINGA?
6- COMO
SE DISTRIBUEM AS CHUVAS AO LONGO DO ANO NA RESTINGA?
7- O
QUE É O MANGUEZAL?
8- O
QUE É AGUA SALOBRA QUE EXISTE NO MANGUEZAL?
9- PORQUE
O MANGUEZAL É CONSIDERADO UM BERÇÁRIO?
10- EXPLIQUE
COMO É O SOLO E A VEGETAÇÃO DO MANGUEZAL?
11- EXPLIQUE
QUAIS OS IMPACTOS QUE OS ECOSSISTEMAS BRASILEIROS TEM SOFRIDO.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – 7º ANO - CERRADO, CAATINGA E PANTANAL
BASEADA NAS PÁGINAS DO LIVRO 80 ATÉ A 85 E NA VÍDEO AULA ABAIXO, RESPONDA A ATIVIDADE:
1- QUAL
O GRANDE RISCO O CERRADO CORRE? PORQUE E PARA QUE?
2- QUAIS
AS CARAS DO CERRADO (DESCREVA AS SUAS CARACTERÍSTICAS)?
3- COMO
É O EXTRATO LENHOSO? E O EXTRATO HERBÁCEO?
4- COMO
É O CLIMA E O SOLO DO CERRADO?
5- COMO
É O CLIMA E A VEGETAÇÃO DA CAATINGA?
6- EXPLIQUE
O TIPO DE SOLO DA CAATINGA?
7- QUAIS
AS CARACTERÍSTICAS CURIOSAS DO PANTANAL?
8- EXPLIQUE
COMO É O CLIMA E O SOLO DO PANTANAL
AULA 31 - (02/12/2020)ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – 7º ANO
BASEADA NAS PÁGINAS DO LIVRO 72 ATÉ A 79 E NA VÍDEO AULA ABAIXO, RESPONDA A ATIVIDADE:
https://www.youtube.com/watch?v=lG2UFVjt9uA
ATIVIDADE
1- QUAIS
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA MATA ATLÂNTICA
2- O
QUE É ROTSPOTS?
3- QUAL
A DIFERENÇA DE CLIMA PARA BIOMA?
4- COMO
É O SOLO DA MATA ATLÂNTICA?
5- QUAIS
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA FLORESTA AMAZÔNICA?
6- PORQUE
EXISTEM TANTOS INVESTIMENTOS NA FLORESTA AMAZÔNICA?
7- QUAL
A DIFERENÇA ENTRE VÁRZEA, IGAPÓ E TERRA FIRME?
8- COMO
É A QUANTIDADE DE ÁGUA E O SOLO DA FLORESTA AMAZÔNICA?
9- PORQUE
EXSTE MUITO INTERESSE ECONÔMICO NA MATA DOS COCAIS?
10- POQUE
EXISTEM DIFERENTES CLIMAS NAS MATAS DOS COCAIS?
11- COMO
É O SOLO DA MATA DOS COCAIS?
******************************************************
AULA 30 DIRECIONADA (25/11/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: VERTEBRADOS
https://www.youtube.com/watch?v=nLxTJSfi04Q
BASEADA NAS PÁGINAS
DO LIVRO 68 E 69 E NA VÍDEO AULA ACIMA:
1- 1- O QUE TODOS OS VERTEBRADOS TEM EM COMUM?
2- 2-DENTRO DO GRUPO DOS VERTEBRADOS, QUAIS OS 5 SUBGRUPOS
QUE EXISTEM?
3- 3- QUAIS AS PRINCIPAIS CARACERÍSTICAS ESTUDADAS
DOS:
a) PEIXES
b) ANFÍBIOS
c) RÉPTÉIS
d) AVES
e) MAMÍFEROS
4- 4- OS DINOSSAUROS ERAM ENQUADRADOS EM ALGUM DOS 5
GRUPOS ACIMA:
5- 5- DE ACORDO COM O VÍDEO, PORQUE OS DINOSSAUROS
DESAPARECERAM?
6- QUAIS OS TIPOS DE
ALIMENTAÇÃO DOS VERTEBRADOS?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – 7º ANO
BASEADA NAS PÁGINAS DO LIVRO 72 ATÉ A 79 E NA VÍDEO AULA ABAIXO, RESPONDA A ATIVIDADE:
ATIVIDADE
1- QUAIS
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA MATA ATLÂNTICA
2- O
QUE É ROTSPOTS?
3- QUAL
A DIFERENÇA DE CLIMA PARA BIOMA?
4- COMO
É O SOLO DA MATA ATLÂNTICA?
5- QUAIS
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA FLORESTA AMAZÔNICA?
6- PORQUE
EXISTEM TANTOS INVESTIMENTOS NA FLORESTA AMAZÔNICA?
7- QUAL
A DIFERENÇA ENTRE VÁRZEA, IGAPÓ E TERRA FIRME?
8- COMO
É A QUANTIDADE DE ÁGUA E O SOLO DA FLORESTA AMAZÔNICA?
9- PORQUE
EXSTE MUITO INTERESSE ECONÔMICO NA MATA DOS COCAIS?
10- POQUE
EXISTEM DIFERENTES CLIMAS NAS MATAS DOS COCAIS?
11- COMO
É O SOLO DA MATA DOS COCAIS?
BASEADA NAS PÁGINAS
DO LIVRO 68 E 69 E NA VÍDEO AULA ACIMA:
1- 1- O QUE TODOS OS VERTEBRADOS TEM EM COMUM?
2- 2-DENTRO DO GRUPO DOS VERTEBRADOS, QUAIS OS 5 SUBGRUPOS
QUE EXISTEM?
3- 3- QUAIS AS PRINCIPAIS CARACERÍSTICAS ESTUDADAS
DOS:
a) PEIXES
b) ANFÍBIOS
c) RÉPTÉIS
d) AVES
e) MAMÍFEROS
4- 4- OS DINOSSAUROS ERAM ENQUADRADOS EM ALGUM DOS 5
GRUPOS ACIMA:
5- 5- DE ACORDO COM O VÍDEO, PORQUE OS DINOSSAUROS
DESAPARECERAM?
6- QUAIS OS TIPOS DE
ALIMENTAÇÃO DOS VERTEBRADOS?
******************************************************
AULA 29 DIRECIONADA (18/11/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: ARTRÓPODES E EQUINODERMOS
BASEADA NAS PÁGINAS DO LIVRO 66 E 67 E NAS VÍDEO AULAS ACIMA, REPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
1- QUAIS
AS CARACERÍSTICAS FAZEM COM QUE OS ARTROPÓDES SEJAM TÃO NUMEROSOS E OCUPEM OS
MAIS VARIADOS AMBIENTES?
2- FALE
SOBRE O PROCESSO DE METAMERIZAÇÃO E SOBRE O CEFALOTÓRAX.
3- PARA
QUE SERVEM OS APÊNDICES ARTICULADOS?
4- COMO
É O EXOESQUELETO DOS ARTROPÓDES? E PARA Q SERVEM? FALE O QUE É ECDISE
5- QUAIS
OS 4 GRANDES GRUPOS DOS ARTRÓPODES? DIGA AS CARACTERÍSTICAS DE CADA GRUPO.
6- EXPLIQUE
COMO É O SISTEMA NERVOSO, DIGESTÓRIO, RESPIRATÓRIO, CIRCULATÓRIO, EXCREÇÃO E
REPRODUTOR DOS ARTRÓPODES.
7- QUAL
O SIGNIFICADO DO NOME EQUINODERMOS E QUAIS AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
8- QUIAS
OS PRINCIPAIS SERES DO REINO DOS EQUINODERMOS?
9- DIGA
COMO É O SISTEMA NERVOSO, DIGESTÓRIO, RESPIRATÓRIO, CIRCULATÓRIO, EXCREÇÃO E
REPRODUTOR DOS ARTRÓPODES.
10- COMO
É O ESQUELETO DOS EQUINODERMOS?FALE AINDA SOBRE A REGENERAÇÃO QUE PODE
ACONTECER COM ESSES SERES?
*******************************************************
AULA 28 - DIRECIONADA (11/11/20)
ATIVIDADE PROPOSTA: ANELÍDEOS E MOLUSCOS
BASEADA NA PÁGINA 65 DO LIVRO E NA VÍDEO AULA ACIMA, RESPONDA A ATIVIDADE A SEGUIR: 1- Qual o significado do nome dos anelídeos? Qual a forma de vida desses animais?
2- Porque os anelídeos são ditos ectodérmicos ou pecilotérmicos?
3- Como é o sistema digestório e a locomoção dos anelídeos?
4- Como é o sistema circulatório dos anelídeos?
5- Explique como os anelídeos se reproduzem.
6- Quais as grandes classes de anelídeos? Diga quais as características de cada uma dessas classes.
7- Quais as características gerais dos moluscos?
8- Explique como é o sistema digestório e circulatório dos moluscos.
9- Como é a respiração e o sistema nervoso dos moluscos?
10- Como é dividido corpo dos moluscos?
11- Quais as 3 classes dos moluscos. Fale as características de cada uma dessas classes.
********************************************************************************
BASEADA NAS PÁGINAS DO LIVRO 66 E 67 E NAS VÍDEO AULAS ACIMA, REPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
1- QUAIS
AS CARACERÍSTICAS FAZEM COM QUE OS ARTROPÓDES SEJAM TÃO NUMEROSOS E OCUPEM OS
MAIS VARIADOS AMBIENTES?
2- FALE
SOBRE O PROCESSO DE METAMERIZAÇÃO E SOBRE O CEFALOTÓRAX.
3- PARA
QUE SERVEM OS APÊNDICES ARTICULADOS?
4- COMO
É O EXOESQUELETO DOS ARTROPÓDES? E PARA Q SERVEM? FALE O QUE É ECDISE
5- QUAIS
OS 4 GRANDES GRUPOS DOS ARTRÓPODES? DIGA AS CARACTERÍSTICAS DE CADA GRUPO.
6- EXPLIQUE
COMO É O SISTEMA NERVOSO, DIGESTÓRIO, RESPIRATÓRIO, CIRCULATÓRIO, EXCREÇÃO E
REPRODUTOR DOS ARTRÓPODES.
7- QUAL
O SIGNIFICADO DO NOME EQUINODERMOS E QUAIS AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
8- QUIAS
OS PRINCIPAIS SERES DO REINO DOS EQUINODERMOS?
9- DIGA
COMO É O SISTEMA NERVOSO, DIGESTÓRIO, RESPIRATÓRIO, CIRCULATÓRIO, EXCREÇÃO E
REPRODUTOR DOS ARTRÓPODES.
10- COMO É O ESQUELETO DOS EQUINODERMOS?FALE AINDA SOBRE A REGENERAÇÃO QUE PODE ACONTECER COM ESSES SERES?
AULA 27 - DIRECIONADA (04/11/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: CERRADO, CAATINGA E PANTANAL
BASEADA NAS PÁGINAS DO LIVRO 80 ATÉ A 85 E NA VÍDEO AULA ACIMA, RESPONDA A ATIVIDADE SEGUINTE:
1- QUAL
O GRANDE RISCO O CERRADO CORRE? PORQUE E PARA QUE?
2- QUAIS
AS CARAS DO CERRADO (DESCREVA AS SUAS CARACTERÍSTICAS)?
3- COMO
É O EXTRATO LENHOSO? E O EXTRATO HERBÁCEO?
4- COMO
É O CLIMA E O SOLO DO CERRADO?
5- COMO
É O CLIMA E A VEGETAÇÃO DA CAATINGA?
6- EXPLIQUE
O TIPO DE SOLO DA CAATINGA?
7- QUAIS
AS CARACTERÍSTICAS CURIOSAS DO PANTANAL?
8- EXPLIQUE
COMO É O CLIMA E O SOLO DO PANTANAL
*******************************************************
AULA 26 - DIRECIONADA (28/10/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: MATA ATLÂNTICA, FLORESTA AMAZÔNICA E MATA DOS COCAIS
BASEADA NAS PÁGINAS DO LIVRO 72 ATÉ A 79 E NA VÍDEO AULA ACIMA , FAÇA A ATIVIDADE A SEGUIR:
1- QUAIS
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA MATA ATLÂNTICA
2- O
QUE É ROTSPOTS?
3- QUAL
A DIFERENÇA DE CLIMA PARA BIOMA?
4- COMO
É O SOLO DA MATA ATLÂNTICA?
5- QUAIS
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA FLORESTA AMAZÔNICA?
6- PORQUE
EXISTEM TANTOS INVESTIMENTOS NA FLORESTA AMAZÔNICA?
7- QUAL
A DIFERENÇA ENTRE VÁRZEA, IGAPÓ E TERRA FIRME?
8- COMO
É A QUANTIDADE DE ÁGUA E O SOLO DA FLORESTA AMAZÔNICA?
9- PORQUE
EXSTE MUITO INTERESSE ECONÔMICO NA MATA DOS COCAIS?
10- POQUE
EXISTEM DIFERENTES CLIMAS NAS MATAS DOS COCAIS?
11- COMO
É O SOLO DA MATA DOS COCAIS?
********************************************************************************
AULA 25 - DIRECIONADA (20/10/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: REINO ANIMÁLIA - VERTEBRADOS
BASEADO NOS VÍDEOS ACIMA E NO TEXTO DO LIVRO NA PÁGINA 68, RESPONDA A ATIVIDADE ABAIXO:
1- O
QUE TODOS OS VERTEBRADOS TEM EM COMUM?
2- DENTRO
DO GRUPO DOS VERTEBRADOS, QUAIS OS 5 SUBGRUPOS QUE EXISTEM?
3- QUAIS
AS PRINCIPAIS CARACERÍSTICAS ESTUDADAS DOS:
a) PEIXES
b) ANFÍBIOS
c) RÉPTÉIS
d) AVES
e) MAMÍFEROS
4- OS
DINOSSAUROS ERAM ENQUADRADOS EM ALGUM DOS 5 GRUPOS ACIMA:
5- DE
ACORDO COM O VÍDEO, PORQUE OS DINOSSAUROS DESAPARECERAM?
6- QUAIS
OS TIPOS DE ALIMENTAÇÃO DOS VERTEBRADOS?
*******************************************************
AULA 24 - DIRECIONADA (14/10/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: REINO ANIMÁLIA - ARTRÓPODES E EQUINODERMAS
1- QUAIS
AS CARACERÍSTICAS FAZEM COM QUE OS ARTROPÓDES SEJAM TAO NUMEROSOS E OCUPEM OS
MAIS VARIADOS AMBIENTES?
2- FALE
SOBRE O PROCESSO DE METAMERIZAÇÃO E SOBRE O CEFALOTÓRAX
3- PARA
QUE SERVEM OS APÊNDICES ARTICULADOS?
4- COMO
É O EXOESQUELETO DOS ARTROPÓDES? E PARA Q SERVEM? FALE O QUE É ECDISE
5- QUAIS
OS 4 GRANDES GRUPOS DOS ARTRÓPODES? DIGA AS CARACTERÍSTICAS DE CADA GRUPO.
6- EXPLIQUE
COMO É O SISTEMA NERVOSO, DIGESTÓRIO, RESPIRATÓRIO, CIRCULATÓRIO, EXCREÇÃO E
REPRODUTOR DOS ARTRÓPODES.
7- QUAL
O SIGNIFICADO DO NOME EQUINODERMOS E QUAIS AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
8- QUIAS
OS PRINCIPAIS SERES DO REINO DOS EQUINODERMOS?
9- DIGA
COMO É O SISTEMA NERVOSO, DIGESTÓRIO, RESPIRATÓRIO, CIRCULATÓRIO, EXCREÇÃO E
REPRODUTOR DOS ARTRÓPODES.
10- COMO
É O ESQUELETO DOS EQUINODERMOS?FALE AINDA SOBRE A REGENERAÇÃO QUE PODE
ACONTECER COM ESSES SERES?
*******************************************************
AULA 23 - DIRECIONADA (07/10/2020)
REINO ANIMÁLIA: ANELÍDEOS E MOLUSCOS
1- Qual
o significado do nome dos anelídeos? Qual a forma de vida desses animais?
2- Porque
os anelídeos são ditos ectodérmicos ou pecilotérmicos?
3- Como
é o sistema digestório e a locomoção dos anelídeos?
4- Como
é o sistema circulatório dos anelídeos?
5- Explique
como os anelídeos se reproduzem.
6- Quais
as grandes classes de anelídeos? Diga quais as características de cada uma
dessas classes.
7- Quais
as características gerais dos moluscos?
8- Explique
como é o sistema digestório e circulatório dos moluscos.
9- Como
é a respiração e o sistema nervoso dos moluscos?
10- Como
é dividido corpo dos moluscos?
11- Quais
as 3 classes dos moluscos. Fale as características de cada uma dessas classes.
***************************************************
AULA 22 - DIRECIONADA (30/09/2020)
REINO ANIMÁLIA: PLATELMINTOS E NEMATÓIDES
BASEADA NA PÁGINA 64 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NOS VÍDEOS ACIMA, RESPONDA A ATIVIDADE ABAIXO:
1- QUAL
O SIGNIFICADO DO NOME PLATELMINTOS?
2- QUAIS
AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DOS PLATELMINTOS?
3- COMO
ELES SE ALIMENTAM?
4- COMO
É O SISTEMA NERVOSO E A RESPIRAÇÃO DOS PLATELMINTOS?
5- EXISTEM
3 GRANDES CLASSES DOS PALTELMINTOS. QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE CADA UMA DESSAS
CLASSES?
6- COMO
É A REPRODUÇÃO DAS PLANÁRIAS?
7- QUAL
A DOENÇA PROVOCADA PELO SCHISTOSOMA?QUAL A DIFERENÇA DO MACHO PARA A FÊMEA?
8- COMO
ACONTECE O CICLO DE VIDA DO SCHISTOSOMA ?
9- QUAL
A DIFERENÇA DA TENIA SOLLIUM PARA A SAGINATA? QUE DOENÇAS ELAS CAUSAM?
10- QUAL A DIFERENÇA DA TENÍASE PARA A CISTICERCOSE?
11- COMO
SE PREVENIR E EVITAR (PROFILAXIA) ESSAS DOENÇAS?
12- QUAIS
AS CARACTERÍSTICAS DOS NEMATELMINTOS?
13- DIGA
COMO SE DÁ AS DOENÇAS AMARELÃO (ANCILOSTOMOSE), ASCARIDÍASE (LOMBRIGAS),
ELEFANTÍASE E A OXIUROSE
*******************************************************
AULA 21 - DIRECIONADA (23/09/2020)
REINO ANIMÁLIA: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS
BASEADA NA PÁGINA 64 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NOS VÍDEOS ACIMA, RESPONDA A ATIVIDADE ABAIXO:
1- COMO
SÃO CONHECIDOS OS PORÍFEROS E QUAIS AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS?
2- QUAIS
SÃO OS TIPOS DE CÉLULAS DOS PORÍFEROS E
PARA QUE SERVEM CADA UMA DELAS?
3- DIGA
COMO É A ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO DOS PORÍFEROS?
4- COMO
ACONTECE A REPRODUÇÃO DOS PORÍFEROS?
5- O
QUE SIGNIFICA O NOME CNIDÁRIOS E QUAL O OUTRO NOME QUE ELES SÃO CONHECIDOS?
6- COMO
ELES SE ALIMENTAM E COMO ACONTECE A DIGESTÃO DOS CNIDÁRIOS
7- QUAL
A DIFERENÇA DE PÓLIPO PARA MEDUSA?
8- PARA
QUE SERVEM OS CNIDOBLASTOS E O CNIDOCÍLIO?
9- COMO
OS CNIDÁRIOS SE REPRODUZEM?
10- QUAIS
AS PRINCIPAIS CLASSES DOS CNIDÁRIOS E QUEM SÃO OS SERES QUE REPRESENTAM CADA
UMA DESSAS CLASSES?
******************************************************
AULA 20 - DIRECIONADA (16/09/2020)
REINO PLANTAE
BASEADA NA PÁGINA 62 DO LIVRO E NA VÍDEO AULA ACIMA, RESPONDA A ATIVIDADE:
1- CITE
A IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS EM NOSSO DIA A DIA
2- QUEM
SÃO OS COMPONENTES DOS 4 GRUPOS DO REINO VEGETAL?
3- QUAIS
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS BRIÓFITAS?
4- QUAIS
OS NOMES DOS VASOS CONDUTORES DAS PLANTAS?
5- COMO
SE CHAMAM OS GAMETAS FEMININOS E MASCULINOS DAS PLANTAS?
6- COMO
ELAS SE REPRODUZEM?
7- QUAIS
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS PTERIDÓFITAS?
8- EXPLIQUE
COMO AS PTERIDÓFITAS SE REPRODUZEM?
9- O
QUE SIGNIFICA O NOME GIMNOSPERMA E QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DESSAS
PLANTAS? COMO ELAS SE REPRODUZEM?
******************************************************
AULA 19 - DIRECIONADA (09/09/2020)
REINO FUNGI
BASEADA NA PÁGINA 61 DO LIVRO E NA VÍDEO AULA ACIMA, RESPONDA A ATIVIDADE:
1- QUAIS
AS CARACTERÍSTICAS DOS SERES DO REINO FUNGI?
2- PORQUE
OS FUNGOS NÃO SÃO PLANTAS?
3- CITE
ALGUNS EXEMPLOS DE SERES DO REINO DOS FUNGOS?
4- O
QUE SÃO HIFAS E MICÉLIO?
5- O
QUE É O CORPO DE FRUTIFICAÇÃO? PARA QUE SERVE ESSA PARTE DO CORPO DO FUNGO?
6- COMO
ACOTECE A REPRODUÇÃO DOS FUNGOS?
7- CITE
AS IMPORTÂNCIAS DOS FUNGOS, PARA O PLANETA E PARAOS SERES HUMANOS.
8- O
QUE SÃO LÍQUENS E MICORRIZAS?
******************************************************
AULA 18 - DIRECIONADA (02/09/2020)
REINO PROTISTA
ATIVIDADE DO REINO PROTISTA, BASEADA NA PÁGINA 61 DO LIVRO E NA VÍDEO AULA DO LINK ABAIXO:
1-
QUAIS OS SERES VIVOS QUE FAZEM PARTE DO REINO PROTISTA?
2-
QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS
PROTOZOÁRIOS?
3-
COMO SE ALIMENTAM OS PROTOZOÁRIOS E AS ALGAS
4-
COMO ACONTECE A REPRODUÇÃO DOS PROTOZOÁRIOS E
DAS ALGAS?
5-
DE ACORDO COM A LOCOMOÇÃO COMO SE CLASSIFICAM OS
PROTOZOÁRIOS? DÊ EXEMPLO DE CADA UM DELES.
6-
QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DAS ALGAS?
7-
QUAL A GRANDE IMPORTÂNCIA DAS ALGAS PARA O
PLANETA TERRA?
8-
QUAL A DIFERENÇA DAS ALGAS UNICELULARES PARA AS
ALGAS PLURICELULARES?
9-
AS ALGAS UNICELULARES SE DIVIDEM EM 3 GRUPOS.
QUAIS SÃO ELES E CITE SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS?
10-
EXPLIQUE O QUE É MARÉ VERMELHA E QUAIS OS
PREJUÍZOS ELA PODE NOS TRAZER?
11-
AS ALGAS PLURICELULARES SE DIVIDEM EM 3 GRUPOS
DE ACORDO COM AS SUAS CORES. QUAIS SÃO ESSES GRUPOS E QUAIS AS SUAS PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS?
******************************************************
AULA 17 - DIRECIONADA (26/08/2020)
REINO MONERA
ATIVIDADE DO REINO MONERA, BASEADA NA PÁGINA 61 DO LIVRO E NA VÍDEO AULA DO LINK ABAIXO:
1-
QUAIS OS SERES VIVOS QUE FAZEM PARTE DO REINO
MONERA?
2-
COMO É UMA BACTÉRIA? QUAIS AS SUAS PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS?
3-
O QUE É UMA CÉLULA PROCARIONTE?
4-
DIGA COMO SE CHAMAM AS BACTÉRIAS DE ACORDO COM
SEU FORMATO:
a)
REDONDA SOZINHA
b)
REDONDA EM DUPLA JUNTAS
c)
REDONDAS EM DUPLA DENTRO DE CÁPSULA
d)
REDONDAS NO FORMATO DE CACHO DE UVA
e)
REDONDAS UNIDAS EM FILEIRA
f)
QUATRO REDONDAS JUNTAS
g)
EM FORMA DE BASTÃO
h)
EM FORMA DE BASTÃO ARREDONDADO
i)
BASTÃO EM DUPLA
j)
BASTÕES EM FILEIRA
k)
BASTÕES EM PÉ
l)
EM FORMATO DE VÍRGULA
m)
TEM A FORMA DE ESPIRAL DE CADERNO
5-
COMO É A REPRODUÇÃO ASSEXUADA DAS BACTÉRIAS?
6-
COMO ACONTECE A REPRODUÇÃO SEXUADA DAS
BACTÉRIAS?
7-
COMO ACONTECE A LISE, MATANDO AS BACTÉRIAS?
8-
O QUE COMEM AS BACTÉRIAS HETEROTRÓFICAS? E AS
AUTOTRÓFICAS?
9-
QUAL A DIFERENCA DAS BACTÉRIAS AERÓBIAS PARA AS
ANAERÓBIAS?
10-
CITE ALGUMAS DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS?
11-
QUAL A GRANDE IMPORTÂNCIA DAS BACTÉRIAS PARA O
PLANETA? E PARA O NOSSO CORPO?
******************************************************
AULA 16 - DIRECIONADA (19/08/2020)
OS 5 REINOS DOS SERES VIVOS
1- QUAIS
OS 5 REINOS QUE EXISTEM?
2- QUAIS
AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS DO REINO MONERA?
3- O
QUE CARACTERIZAM OS SERES DO REINO PROTISTA?
4- QUAIS
SÃO OS DOIS GRUPOS QUE FAZEM PARTE DO REINO DOS PROTISTAS?
5- QUAIS
AS DIFERENÇA DAS ALGAS PARA OS PROTOZOÁRIOS?
6- QUAIS
AS CARACTERÍSTICAS DOS SERES DO REINO FUNGI?
7- O
QUE TODOS OS SERES DO REINO ANIMÁLIA TEM EM COMUM?
8- QUAIS
AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS QUE TODAS AS PLANTAS TEM?
*********************************************************************
AULA 15 - DIRECIONADA (12/08/2020)
ESPÉCIE E NOMENCLATURA CIENTÍFICA
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – 7º ANO 12/08/2020
ESPÉCIE E NOMENCLATURA CIENTÍFICA
BASEADA NAS PÁGINAS 60 DO LIVRO E DO SITE ABAIXO:
1- POR QUE AS ESPÉCIES TEM UM NOME CIENTÍFICO
E UM NOME POPULAR?
2- O QUE É UMA ESPÉCIE?
3- O QUE SÃO HÍBRIDOS?
4- O QUE É TAXONOMIA?
5- QUAIS SÃO AS REGRAS DA NOMENCLATURA
CIÊNTÍFICA?
6- ESCREVA O NOME CIENTÍFICO CORRETAMENTE DE
DUAS ESPÉCIES QUE VOCÊ APRENDEU.
7- QUAL A DIFERENÇA DE HIBRIDAÇÃO NATURAL E
ARTIFICIAL?
8- QUAL O CONCEITO DE RAÇA?
***********************************************************************************************
AULA 14 - DIRECIONADA (28/07/2020)
OS GRUPOS DE SERES VIVOS - CLASSIFICAÇÃO
LEIA AS PÁGINAS 58 E 59 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES DA ATIVIDADE:
1- O
QUE É CLASSIFICAR?
2- QUE
FOI E O QUE FEZ LINNEU DE IMPORTANTE?
3- QUAL
A UNIDADE BÁSICA DE CLASSIFICAÇÃO?
4- QUAIS
AS REGRAS DE CLASSIFICAÇÃO DEIXADAS POR LINNEU?
5- O
QUE SÃO TÁXONS?
6- QUAIS
OS TÁXONS QUE EXISTEM?
*********************************************************************
AULA 13 - DIRECIONADA (22/07/2020)
LEIA O CAPÍTULO 2 INTEIRO E FAÇA A ATIVIDADE DAS PÁGINAS 50 E 51 DO NÚMERO 12 AO 24. SÓ PRECISA COLOCAR AS RESPOSTAS.
******************************************************
AULA 12 - DIRECIONADA (15/07/2020)
ATIVIDADE: LEIA O CAPÍTULO 2
INTEIRO E FAÇA A ATIVIDADE DA PÁGINA 49 DO NÚMERO 1 AO 11. SÓ PRECISA COLOCAR AS RESPOSTAS.
*********************************************************************
AULA 11 - DIRECIONADA (08/07/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: POLUIÇÃO DO AR
LEIA AS PÁGINAS 47 E 48 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES DA ATIVIDADE:
1- O
QUE É POLUIÇÃO?
2- VIMOS
OS PRINCIPAIS POLUENTES ESTUDADOS. DIGA
QUAIS OS SEUS PRINCIPAIS EFEITOS NEGATIVOS:
A) CO2
(DIÓXIDO DE CARBONO):
B) CO
(MONÓXIDO DE CARBONO):
C) CFCs
(CLOROFLUORCARBONOS):
D) ÓXIDOS
DE ENXOFRE (SOx) E DIÓXIDO DE ENXOFRE (NO2):
E) OZÔNIO
TROPOSFÉRICO:
F) MATERIAL
PARTICULADO:
G) E
OS POLUENTES:
3- EXPLIQUE
COMO SE FORMA A CHUVA ÁCIDA E QUAIS OS PRINCIPAIS MALES QUE ELA TRAZ
4- EXPLIQUE
COMO ACONTECE A INVERSÃO TÉRMICA
*********************************************************************
AULA 10 - DIRECIONADA (01/07/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: AQUECIMENTO GLOBAL
LEIA AS PÁGINAS 43,44,45 E 46 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES DA ATIVIDADE:
1- DE
ACORDO COM O TEXTO E COM O VÍDEO, O QUE VOCÊ ENTENDEU POR AQUECIMENTO GLOBAL?
2- QUE
GASES PROVOCAM O AUMENTO DA TEMPERATURA CAUSANDO O AQUECIMENTO GLOBAL?
3- DE
ACORDO COM O QUE FOI VISTO NO VÍDEO, COMO O HOMEM INTERFERE NO AQUECIMENTO
GLOBAL?
4- O
QUE PODEMOS FAZER PARA QUE NÃO AUMENTE MAIS O AQUECIMENTO GLOBAL?
5- QUE
PROBLEMAS O AUMENTO DA TEMPERATURA PODE NOS TRAZER?
6- EXPLIQUE
COMO O AQUECIMENTO GLOBAL PODE LEVAR A EXTINÇÃO DE ALGUMAS ESPÉCIES.
7- COMO
O AQUECIMENTO GLOBAL PROVOCA O BRANQUEAMENTO DOS CORAIS?
*********************************************************************
AULA 09 - DIRECIONADA (24/06/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: EFEITO ESTUFA
LEIA AS PÁGINAS 39 E 40 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES DA ATIVIDADE:
1- O QUE É EFEITO ESTUFA?
2- PORQUE VÊNUS É TÃO QUENTE E O PLANETA TERRA
NÃO É?
3- QUAIS OS GASES DO EFEITO ESTUFA?
4- O DIÓXIDO DE CARBONO (CO2) SEMPRE É UM
PROBLEMA PARA O PLANETA TERRA? PORQUE?
5- QUANDO O CO2 SE TORNA UM PROBLEMA?
6- DE ONDE VEM O GÁS METANO QUE CAUSA O EFEITO
ESTUFA?
7- DE ONDE VEM O ÓXIDO DE NITROGÊNIO DO EFEITO
ESTUFA?
8- QUAL A IMPORTÂNCIA DO EFEITO ESTUFA?
********************************************************************
AULA 08 - DIRECIONADA (17/06/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: CAMADA DE OZÔNIO
REINO ANIMÁLIA: ANELÍDEOS E MOLUSCOS
1- Qual
o significado do nome dos anelídeos? Qual a forma de vida desses animais?
2- Porque
os anelídeos são ditos ectodérmicos ou pecilotérmicos?
3- Como
é o sistema digestório e a locomoção dos anelídeos?
4- Como
é o sistema circulatório dos anelídeos?
5- Explique
como os anelídeos se reproduzem.
6- Quais
as grandes classes de anelídeos? Diga quais as características de cada uma
dessas classes.
7- Quais
as características gerais dos moluscos?
8- Explique
como é o sistema digestório e circulatório dos moluscos.
9- Como
é a respiração e o sistema nervoso dos moluscos?
10- Como
é dividido corpo dos moluscos?
11- Quais
as 3 classes dos moluscos. Fale as características de cada uma dessas classes.
REINO ANIMÁLIA: PLATELMINTOS E NEMATÓIDES
1- QUAL
O SIGNIFICADO DO NOME PLATELMINTOS?
2- QUAIS
AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DOS PLATELMINTOS?
3- COMO
ELES SE ALIMENTAM?
4- COMO
É O SISTEMA NERVOSO E A RESPIRAÇÃO DOS PLATELMINTOS?
5- EXISTEM
3 GRANDES CLASSES DOS PALTELMINTOS. QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE CADA UMA DESSAS
CLASSES?
6- COMO
É A REPRODUÇÃO DAS PLANÁRIAS?
7- QUAL
A DOENÇA PROVOCADA PELO SCHISTOSOMA?QUAL A DIFERENÇA DO MACHO PARA A FÊMEA?
8- COMO
ACONTECE O CICLO DE VIDA DO SCHISTOSOMA ?
9- QUAL
A DIFERENÇA DA TENIA SOLLIUM PARA A SAGINATA? QUE DOENÇAS ELAS CAUSAM?
10- QUAL A DIFERENÇA DA TENÍASE PARA A CISTICERCOSE?
11- COMO
SE PREVENIR E EVITAR (PROFILAXIA) ESSAS DOENÇAS?
12- QUAIS
AS CARACTERÍSTICAS DOS NEMATELMINTOS?
13- DIGA
COMO SE DÁ AS DOENÇAS AMARELÃO (ANCILOSTOMOSE), ASCARIDÍASE (LOMBRIGAS),
ELEFANTÍASE E A OXIUROSE
REINO ANIMÁLIA: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS
******************************************************
AULA 20 - DIRECIONADA (16/09/2020)
REINO PLANTAE
******************************************************
AULA 19 - DIRECIONADA (09/09/2020)
REINO FUNGI
******************************************************
REINO MONERA
ATIVIDADE DO REINO MONERA, BASEADA NA PÁGINA 61 DO LIVRO E NA VÍDEO AULA DO LINK ABAIXO:
LEIA O CAPÍTULO 2 INTEIRO E FAÇA A ATIVIDADE DAS PÁGINAS 50 E 51 DO NÚMERO 12 AO 24. SÓ PRECISA COLOCAR AS RESPOSTAS.
*********************************************************************
AULA 11 - DIRECIONADA (08/07/2020)
Nenhum comentário:
Postar um comentário