Olá, galerinha...
Diferente das demais disciplinas, vocês não têm livro didático de Educação Física, então, nossas atividades serão realizadas com base no que já foi visto e discutido em sala, bem como, com pesquisas e novas orientações.
Todas as atividades encaminhadas deverão ser registradas no caderno e datada.
Para nosso acompanhamento, deverão fotografá-las e enviá-las ao e-mail - raimundoguerrraescola@gmail.com, identificando no assunto: Disciplina/Nome/Série, ou ao grupo de whatsApp.
Ao retornarmos a sala de aula, estas serão debatidas, corrigidas e agregada uma nota.
7º ano
Data - 03/03/21
Educação Física
Conteúdo – Esportes técnico-combinatórios –
Ginástica Rítmica
Olá, galerinha, para hoje, teremos uma atividade referente ao conteúdo estudado semana passada, Ginástica Rítmica.
Atividade
1º) O que caracteriza os esportes como modalidades
técnico-combinatórias?
2º) De acordo com o texto trabalhado semana passada, cite
alguns esportes que fazem parte das modalidades técnico-combinatórias.
3º) Desde que época, a ginástica, está incluída em nossa
sociedade?
4º) De forma geral, como podemos conceituar a ginástica?
5º)De acordo com o texto, o que é Ginástica Rítmica?
6º) Quais são os aparelhos que fazem parte da Ginástica
Rítmica?
7º) Em relação a história da ginástica rítmica, quando ela
surgiu? E em que século se consolidou como esporte?
8º) O que a ginástica rítmica enfatiza em seus movimentos?
9º) Onde devem ser realizadas as provas da ginástica
rítmica? Fale sobre esse local.
10º) Qual a intenção da ginástica rítmica em ser disputada
somente por mulheres?
11º) Como são disputadas as provas da ginástica rítmica?
7º ano
Data - 24/02
Educação Física
Conteúdo – Esportes técnico-combinatórios –
Ginástica Rítmica
Esportes técnico-combinatórios
Os esportes técnico-combinatórios são
caracterizados por possuírem uma comparação de desempenho centrado na dimensão
estética e acrobática do movimento, dentro de determinados padrões ou
critérios. As modalidades esportivas que fazem parte do grupo dos esportes
técnico-combinatórios são: todas as modalidades de ginástica – acrobática,
aeróbica esportiva, artística, rítmica, de trampolim -, como também as provas de
patinação, artística, nado sincronizado, saltos ornamentais, entre outros.
Gonzáles e Fraga (2012, p. 117)
Para tanto, iremos estudar o esporte-técnico combinatório – Ginástica Rítmica.
A ginástica, historicamente, como forma de
conhecimento, foi construída e está presente na história da humanidade desde a
pré-história, afirmando-se na Antiguidade, mantendo-se na Idade Média,
fundamentando-se na Idade Moderna e sistematizando-se na Idade Contemporânea
(Ramos, 1982), ou seja, ela cresceu, se desenvolveu e se aprimorou com os
passar nos séculos, adaptando-se a cada momento histórico. Durante séculos,
principalmente a partir do século XIX, em países europeus, muitos métodos
ginásticos foram desenvolvidos, influenciando a ginástica mundial, em especial,
a ginástica brasileira.
De forma geral, a ginástica são exercícios
físicos que visam desenvolver, fortalecer e dar flexibilidade ao corpo através
de movimentos sistematizados.
Ginástica Rítmica
Ginástica Rítmica é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.
A ginástica rítmica, assim como a ginástica artística, teve sua origem também nos métodos ginásticos europeus, no século XVIII. No entanto, sua consolidação como esporte ocorreria apenas no século XX, com sua inserção definitiva nos Jogos Olímpicos de 1984. Esse esporte enfatiza a plasticidade dos movimentos em harmonia com a música e a manipulação dos aparelhos específicos.
Aparelhos:
- Corda: Seu tamanho deve ser proporcional ao da ginasta e é feita de linho ou de material sintético. Movimentos mais comuns com o uso da corda como aparelho são os balanços, as rotações, movimentos em oito, lançamentos e recuperações.
- Arco: Feito de madeira ou plástico, o arco apresenta massa mínima de 300 gramas e diâmetro interior entre 80 e 90 centímetros. Movimentos mais comuns com esse aparelho incluem balanços, rolamentos, rolos, lançamentos e recuperações, giros e manejos do arco ao redor do pulso e de outras partes do corpo;
- Bola: Feita de borracha ou material sintético, apresenta massa mínima de 400 gramas e deve ter diâmetro entre 18 e 20 centímetros. Os movimentos corporais mais comuns durante o trabalho com a bola são ondas, movimentos em oito e rolamentos com a bola no chão e ao longo do corpo;
- Maças: São feitas de madeira ou material sintético, medindo entre 40 e 50 centímetros de comprimento e massa mínima de 150 gramas. Balanços, lançamentos e recuperações, círculos e batidas rítmicas estão entre os movimentos mais comuns;
- Fita: Possui uma vareta feita de material sintético ou madeira, com diâmetro máximo de 1 cm, medindo entre 50 e 60 centímetros de comprimento. Afixada nessa vareta deve haver uma fita de cetim com aproximadamente 5 centímetros de largura, e com seis metros de comprimento. Além disso, esse equipamento deve ter massa mínima de 35 gramas. Movimentos mais comuns para a fita são espirais, movimentos em oito, círculos, recuperação e lançamento. Um detalhe muito importante é o de que a fita deve permanecer constantemente em movimento durante a apresentação;
Suas provas devem ser realizadas num
tablado tendo a área de 13m X 13m, feito de material que seja capaz de
amortecer quedas e, ao mesmo tempo, de impulsionar os saltos das atletas.
Disputada
unicamente por mulheres, a intenção inicial desta modalidade era suavizar os
movimentos da ginástica e realçar a interação entre o corpo e os aparelhos.
As provas
nas competições de GRD podem ser disputadas individualmente ou em grupo. As
individuais têm duração de 75 segundos para cada um dos quatro aparelhos
apresentados. Digo quatro aparelhos porque a cada dois anos um aparelho é
excluído da lista e outro reintegrado. Por outro lado, as provas coletivas são
compostas por cinco atletas e têm duração de 150 segundos. São disputadas duas
provas: uma em que as cinco atletas se utilizam do mesmo aparelho (por exemplo:
a bola) e outra em que são usados dois aparelhos diferentes (por exemplo: a
bola e a fita).
Atividade
1º) Os aparelhos que fazem parte da modalidade de
Ginástica Rítmica são: bola, corda, maças, arco, fita. Pesquise imagens desses
aparelhos e desenhe em seu caderno cada um desses aparelhos. Você pode
pesquisar em revistas e fazer colagem, como também pode imprimir da internet ou
apenas desenhar.
7º ano
Data - 17/02/21
Educação Física
Conteúdo – Esportes técnico-combinatórios
Boa tarde, meu povo!!!
Para nossa aula de hoje, oriento que vocês
realizem uma pesquisa sobre os “Esportes técnico-combinatórios”.
A pesquisa deverá conter o que são os “Esportes
técnico-combinatórios” e quais os principais esportes que fazem parte desse
grupo.
7º ano
Data - 10/02
Educação Física
Conteúdo – Esporte de Marca – Atletismo
Em nossa última aula com conteúdo propriamente
dito, no dia 18/11/2020, trabalhamos sobre o esporte de marca – Atletismo, em
relação ao que foi estudado e sobre os conhecimentos adquiridos, responda as
questões abaixo:
1º) O Atletismo é uma modalidade esportiva
presente em nossa cidade? Na sua opinião, essa presença ou não presença se dá
por qual justificativa?
2º) Existe um local apropriado para a prática do
Atletismo? Nós podemos adaptar algum local para praticá-lo? Dê exemplos.
3º) Sobre os movimentos usados no atletismo,
podemos encontrá-los no nosso dia a dia? Em quais momentos utilizamos esses
movimentos?
4º) Você consegue dizer com qual brincadeira ou
jogo o atletismo pode ser comparado? Se sim, com qual?
5º) Na sua opinião, quais os tipos de
aprendizagens que podem ser desenvolvidas com a prática do atletismo?
Atividade
1º) Diante de tudo que passamos em 2020 e ainda estamos enfrentando em 2021, você foi/está sendo afetado de alguma forma? Explique.
2º) Como você se sente diante de tantos acontecimentos? Explique.
3º) O que você tem feito para conseguir manter o isolamento? Você está fazendo isolamento?
4º) O que você, eu e nós enquanto sociedade, podemos fazer para que o vírus não se espalhe?
5º) Você é a favor do retorno das aulas presenciais? Por que?
6º) Você acredita que nossa escola tenha suporte necessário para a volta as aulas e que todos fiquem protegidos? Me diga o que é necessário ter na escola para nossa proteção.
7º) Na sua opinião, os alunos e a comunidade escolar conseguirão manter os cuidados básicos? Explique.
8º) E em relação a sua saúde? Como você está? Está se cuidado?
9º) E a sua alimentação, como está? O que tem feito parte da sua alimentação?
10º) Fazendo uma comparação, antes da pandemia, durante a pandemia e nas férias (também em pandemia), como você avalia sua frequência em atividades físicas? Em qual desses períodos você estava mais ativo? Em qual deles você se sentiu melhor?
7º ano
18/11
Educação Física
Conteúdo – Esporte de Marca – Atletismo
Atletismo
O atletismo pode ser considerado um dos esportes mais antigos da humanidade, se popularizou na Grécia, nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, por meio da Stadium, nome dado, naquela época, a corrida de 200m. A corrida foi o principal esporte praticado na Grécia Antiga, e a primeira modalidade a ser introduzida nos Jogos Olímpicos.
O
atletismo, atualmente, é composto por:
- Provas de
pista (corridas/ marcha atlética)
- Provas de campo (saltos/arremesso/lançamentos)
Provas de pista
A corrida, envolve estratégia, técnica e bom
condicionamento físico do atleta. No grupo das corridas temos: rasas e de
revezamento, com barreiras, com obstáculos e marcha atlética.
Corridas Rasas – se subdividem em três
grupos, velocidade, meio fundo e fundo. As corridas são realizadas em pistas,
no sentido anti-horário, e cada corredor ocupa uma raia da pista. Nas corridas
de velocidade os atletas não podem sair da sua raia, nas demais corridas, eles
podem mudar de raia durante a prova.
Corridas de revezamentos – na corrida de revezamento
cada equipe é formada por quatro corredores. Cada equipe ocupa uma raia da
pista e ganha aquela que completar em menor tempo o percurso, que é dividido em
4x100m ou 4x400m.
Corridas com barreiras – na corrida com barreiras,
o atleta precisa chegar ao final do trajeto saltando por cima de barreiras
espalhadas na pista. Essa modalidade é dividida em: 100m feminino, 110m
masculino, 400m masculino e feminino.
Corridas com obstáculos – na corrida com obstáculos
ocorrem nas modalidades de 200m e 300m e cada volta que o atleta faz na pista,
ele precisa saltar quatro obstáculos e um fosso de água.
Marcha atlética – a marcha atlética é executada por uma progressão de passos, tal prova é dividida em 20km feminino e 20km e 50km masculino.
Provas de campo
Saltar é elevar-se procurando transpor maior distância
ou maior altura.
Saltos
horizontais:
Salto em distância – o atleta corre em uma
raia da pista e salta com os dois pés caindo em uma caixa de areia, na maior
distância possível.
Salto triplo - é a combinação de três saltos consecutivos que se finalizam com a queda na caixa de areia, assim como no salto em distância, ganha quem alcançar a maior distância.
Saltos
verticais:
Salto em altura - após uma corrida o atleta precisa
saltar sobre uma barra sem derrubá-la.
Salto com a vara – assim como no salto em altura, no salto com a vara, o atleta, após uma corrida salta sobre uma barra sem derrubá-la, mas nessa prova ele terá o auxílio de um sarrafo.
Arremessos e lançamentos consistem em lançar o
objeto o mais longe possível do ponto inicial.
Arremesso de peso – consiste em arremessar
uma bola de metal o mais longe possível, de modo que o vencedor é determinado
pela maior distância alcançada do arremesso. As qualidades principais do atleta
são força e aceleração.
Lançamento de dardo – tem como objetivo
lançar um dardo tentando alcançar a maior distância possível. Esse dardo tem
forma de lança, e pode ser feito de fibra de vidro, de metal ou fibra de
carbono.
Lançamento de disco - tem como objetivo
lançar um disco tentando alcançar a maior distância possível, feito de madeira
ou outro material adequado, oco ou não, e deve ter as bordas arredondadas.
Lançamento de martelo – o atleta é posicionado dentro de uma base de concreto circular, com um anel metálico marcando o diâmetro limite. Para a distância ser medida, o lançamento precisa ser feito de maneira a que o implemento caia dentro de uma área marcada num ângulo de 34,92° à frente
Provas combinadas
Declato – é uma modalidade de atletismo, mas praticado
apenas por homens. Os atletas competem em dez provas: 100m rasos, lançamento de
disco, salto com vara, lançamentos de dardo, 400m rasos, 110m com barreiras,
salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 1.500m rasos.
Heptatlo –é uma modalidade específica para mulheres, elas
competem em sete provas: 100m com barreiras, salto em altura, arremesso de
peso, 200m rasos, salto em distância, lançamento do dardo, 800m rasos.
Atividade
proposta
1- Qual nome era dado a corrida nos jogos olímpicos da antiguidade?
2- Qual foi o primeiro esporte a ser introduzido nos jogos olímpicos?
3- Quais são as provas que compõem o atletismo?
4- O que um
atleta precisa para a corrida corredor?
5- As provas de pista envolvem as corridas, diga quais são as provas que fazem parte do grupo da corrida.
6- Qual a diferença entre a corrida e a marcha atlética?
7- O que é saltar?
8- Os saltos podem ser horizontais e verticais, especifique quais as provas de cada um.
9- O que é arremesso e lançamento?
10- Nas provas combinadas temos o Declato e o Heptatlo, dentre eles, especifique qual é a prova masculina e qual a prova feminina.
7º ano 11/11
Educação Física
Conteúdo – Esporte de Marca
Os esportes
de marca são conhecidos como esportes SEM interação (interferência) entre
adversários, ou seja, os participantes não podem interferir na ação de seus
adversários durante um jogo ou prova.
Os esportes
de marca são caracterizados pelo fato de o resultado surgir da comparação dos
índices alcançados pelos atletas durante a realização da prova, medindo em
segundos, metros ou quilos. Muitos esportes praticados no mundo todo tem esse
princípio de comparação. Exemplos: todas as provas de atletismo, todas a provas
de patinação de velocidade, remo, ciclismo, levantamento de peso, entre outros.
Nessas
provas os atletas “medem forças” para saber quem foi mais rápido (menor tempo
em horas, segundos, milésimos de segundo), quem foi mais longe ou mais alto (em
metros e centímetros), quem levantou mais peso (em quantidade de quilos). O
índice é um aspecto chaves destas modalidades.
Uma das
características mais destacadas nos esportes de marca é a quebra de recordes.
Muitas vezes a superação de uma marca anteriormente registrada ganha mais
importância do que o resultado da própria competição. O atleta se torna mais famoso
pelo feito do que pelo título. Assim foi o caso do brasileiro César Cielo, que
quebrou o recorde mundial dos 50 metros de nado livres masculinos o 18 de
Dezembro de 2009 durante o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Roma,
com a marca de 20,91 segundos.
Atividade
1º) De
acordo com o texto acima, os esportes de marca, são conhecidos como esportes
sem interação e sem interferência entre os adversários. Numa competição de
esportes de marca, o que os participantes não podem fazer em relação aos seus
adversários?
2º) O que
caracterizam os esportes de marca?
3º) Tendo
como forma de resultado, o índice é o aspecto chave das modalidade de esportes
de marca, de que forma esses índices são medidos?
4º) Diante
do exposto, no seu bairro ou cidade, qual esporte você identificaria como
esporte de marca? Explique como ele é jogado.
5º) Já
praticou algum esporte de marca na sua vida? Qual?
6º) Nesse
período de pandemia e isolamento social, você consegue praticar algum esporte
de marca? Se sim, qual? Se não, por quê?
!Atenção! 💣
A partir dessa semana, passaremos a orientar duas tarefas por semana
(podendo ser atividade de revisão, pesquisa, projeto, produção de texto, ou
outra metodologia decidida pelo professor), essa decisão foi tomada ontem em
reunião junto com a direção da escola. Decisão tomada para que pudéssemos
garantir a carga horária necessária para conclusão do ano letivo 2020.
Atividade proposta
Agora que
já entendemos o que são esporte de marca e já aperfeiçoamos um pouco mais nosso
conhecimento sobre esse tipo de esporte, que tal aprofundarmos mais nosso
conhecimento pesquisando sobre um esporte específico de marca?
Vamos
pesquisar?
- Pesquise
na internet um esporte de marca;
- Fale a
sua história;
- Explique
como ele é jogado e suas regras.
7º ano
04/11
Educação Física
Conteúdo – Esporte de Marca
Olá, galerinha, boa tarde!
Hoje faremos uma atividade e dentro dela, vocês
deverão realizar uma pesquisa.
Atividade
1º) Já ouviu falar em Esporte de Marca? Se sim, o que? Se não, o
que vocês imaginam que possam ser esportes de marca?
2º) Pesquise na internet o que são esportes de
marca e diga alguns exemplos deles.
7º ano 28/10
Educação Física
Conteúdo – Esporte
Esporte
Se alguém perguntasse a você “o que é
esporte?”, o que você responderia?
O termo
esporte se refere a qualquer tipo de prática que esteja vinculada a Federações
e Confederações, cujo papel é o de regulamentar as regras dessa prática. Isso
significa que as regras de um esporte são fixas e nunca podem ser modificadas
durante um campeonato. Aliás, esse é outro objetivo das federações: organizar
campeonatos, cujos campeões sempre têm em vista o prêmio, que pode ser
dinheiro, medalhas ou troféus, por exemplo. Dessa explicação podemos extrair
quatro características que são fundamentais para dizer se determinada prática é
um esporte: 1) ter regras fixas; 2) a subordinação dessa prática a algum órgão
oficial; 3) é uma atividade competitiva; 4) o atleta está sempre em busca de um
tipo de recompensa maior do que o prazer de praticar o esporte: ele é um
profissional que ganha a vida (ou pretende ganhar, no caso de atleta amadores)
por meio do esporte, seja com patrocínio ou com os prêmios dados nas
competições.
“Fica
fácil entender, então, porque a fórmula 1 ou o xadrez são considerados tipos de
esporte...”
A partir dessa ideia sobre o que é esporte,
você deve estar se perguntando: “o basquete que eu jogo na escola, então, não é
esporte?”. Essa é uma pergunta interessante, até porque, a prática esportiva
dentro da escola não é novidade.
O esporte é
um dos muitos conteúdos que o professor deve trabalhar nas aulas de Educação
Física, como mostram os PCN’s de Educação Física. Porém, existe uma discussão
entre os especialistas dessa área, que afirmam que o esporte deve ser
trabalhado de uma forma adaptada na escola. Isso significa que vocês, alunos,
podem mudar as regras do jogo, quando todos os participantes da atividade
estiverem de acordo; significa também que quando o esporte é apresentado na
escola, não precisa ser necessariamente competitivo; e mais que isso: nas aulas
de Educação Física não tem medalha! O que importa é aprender e se divertir! É
por esses motivos que Valter Bracht, no seu livro “Aprendizagem social e
Educação Física”, denomina essa prática de “esporte da escola”, já que o
objetivo é que o aluno vivencie as práticas esportivas visando o prazer e não a
competição. É por isso que o basquete da sua aula é sim um esporte, mas é um
esporte apropriado para ser trabalhado de acordo com objetivos educacionais.
O
esporte pode se classificar em três tipos: Esporte-educação,
esporte-participação e esporte-performance.
Rondinelli, Paula.
Colaboradora Brasil Escola – Texto adaptado.
O
esporte, se trabalhado de forma adequada, competente e responsável é uma ferramenta
de grande importância para a educação de crianças, jovens e adultos, pois tem o
poder de desenvolver valores morais e éticos, como competição e cooperação,
saber ganhar e saber perder, trabalho em equipe, tolerância, disciplina,
companheirismo, solidariedade, honestidade, paciência, além de trazer inúmeros
benefícios para a saúde do praticante.
Atividade
1º) De
acordo com os texto, de forma podemos conceituar o Esporte?
2º) Durante
um campeonato oficial, as regras dos esportes podem ser modificadas?
3º) Quem
são os responsáveis palas mudanças das regras oficiais dos esporte?
4º) Diga as
quatro características que determinam se uma determinada prática é considerada
esporte:
5º) De
acordo com texto existe uma discussão que afirma que o esporte deve ser trabalhado
de uma forma adaptada na escola, diga quais são os pontos que permitem essa
adaptação.
6º) O texto
relata que Valter Bracht denomina essa prática de esporte adaptado na escola de
“Esporte da escola”, para ele qual é o objetivo dessa prática?
7º) O
esporte pode ser classificado em três tipos, quais são eles?
8º) O
esporte se trabalhado de forma adequada, competente e responsável é uma
ferramenta de grande importância para a educação de crianças, jovens e adultos,
justifique essa informação a partir do texto.
9º) Na atividade da semana passada, pedi que me explicasse, com suas
palavras o que era esporte. Depois de ter feito a leitura desse texto, a sua
resposta da atividade da semana passada se aproxima do conceito de esporte
abordado nesse texto? Por que?
7º ano
21/10
Educação Física
Conteúdo – Esporte
Boa tarde, galerinha!!
Começaremos hoje a estudar o conteúdo “Esporte”.
E antes de iniciarmos o conteúdo propriamente
dito, se faz necessário sabermos o que vocês sabem sobre este conteúdo.
Então, preciso que respondam as perguntas a
seguir, para poder saber o entendimento que vocês têm em relação ao esporte.
Questões:
1º) Sem dar exemplos de esportes, tente me
explicar com suas palavras o que é o Esporte.
2º) O esporte está presente em nossa vida? De que
forma ele está presente?
3º) Você já praticou algum esporte? Qual?
4º) Você já praticou algum esporte com seus
familiares? Qual?
5º) Na sua opinião, qual o esporte mais praticado
no mundo? E no Brasil?
6º) Qual o esporte que você mais observa ser
praticado na sua cidade?
7º)
Na sua opinião, a pratica esportiva pode trazer algum benefício para nossa
vida?
7º ano
14/10
Educação Física –
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades
físicas
Boa tarde, galerinha!!!
Ao longo das nossas últimas aulas, estudamos
todas as capacidades físicas básica - Força, flexibilidade, agilidade, velocidade,
resistência e equilíbrio. Foram direcionadas aulas teóricas e práticas sobre
elas.
Em nossa
aula de hoje, vocês irão elaborar um treino utilizando 01 (um) exercício de
cada capacidade física.
1º
tarefa – Registre no caderno quais foram os exercícios selecionados por vocês.
2º tarefa – me enviar esse registro
3º tarefa - vivenciar ao longo
da semana o treino que vocês montaram.
7º ano
07/10
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades
físicas – Atividade de revisão
7º ano
30/09
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades
físicas – Equilíbrio
Atividade proposta
De acordo a vivência dos exercícios propostos na semana passada, responda as seguintes perguntas:
1- Explique com suas palavras o que é a
capacidade física equilíbrio?
2 – O equilíbrio é necessário para o nosso corpo?
Por quê?
3 – Em quais situações do nosso cotidiano,
precisamos de equilíbrio?
4 – Ao iniciar os exercícios de equilíbrio, como
estava o seu? Estava bom ou precisava melhorar? Explique.
5 – Quais foram as sensações corporais que sentiu
ao executar os exercícios? Explique.
6 – Conseguiu executar todos os exercícios com o
tempo de 30 segundos? Se a resposta for negativa, qual exercício não conseguiu
fazer no tempo solicitado?
7 - Teve alguma dificuldade? Qual?
7º ano
23/09
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades
físicas – Equilíbrio
Olá, galerinha, boa tarde! Estudaremos hoje o Equilíbrio, finalizando assim, as capacidades físicas básicas.
O Equilíbrio é a capacidade de sustentar o corpo
em uma posição na qual a ação da gravidade exerce grande influência, ela é
desenvolvida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir
e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade.
É
uma das capacidades físicas mais importantes e precisamos dele em diferentes
situações: ficar em pé, andar, andar de bicicleta, de patins, de skate, etc. É
a capacidade de manter o corpo estável em uma posição estática ou em movimento.
Os
principais órgãos responsáveis pelo equilíbrio são o labirinto do ouvido
interno e o cerebelo, que tem influência no equilíbrio por ser responsável pela
coordenação de todos os movimentos. A posição da cabeça nas atividades é
importante para a manutenção ou perda do equilíbrio. Observe uma bailarina quando
faz giros, ela está sempre olhando para um ponto fixo e só gira a cabeça após o
corpo girar, sem tirar o olho do ponto.
Há
alguns tipos de equilíbrio.
O
equilíbrio dinâmico é aquele que o indivíduo mantém equilibrando-se durante um
movimento. Por exemplo, quando andamos de bicicleta, quando andamos em um muro,
quando corremos.
O
equilíbrio estático é a capacidade de equilibrar-se em uma posição estática,
sem movimento. Esse equilíbrio está presente ao ficarmos de pé por exemplo.
O
equilíbrio de recuperação é a capacidade de recuperar o equilíbrio em uma
posição específica, após sofrer um desequilíbrio. Por exemplo, quando um
ginasta sai da barra fixa, ou cavalo, após um salto, e tem que cair de pé, sem
mover os dois pés para frente ou para trás.
Vamos vivenciar essa capacidade física? Como será que anda o seu equilíbrio? Já prestou atenção no seu equilíbrio ou na falta dele? (Questionamentos apenas para refletirem, não precisam responder)
7º ano 16/09
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades
físicas – Velocidade
Atividade
De acordo a vivência dos exercícios propostos na
semana passada, responda as seguintes perguntas:
1º) Explique, a partir dos seus conhecimentos e
do que aprendeu, o que é velocidade.
2º) De que forma a capacidade física velocidade
está presente no nosso cotidiano? É comum utilizarmos a velocidade? Dê alguns
exemplos.
3º) Realizou a prática das atividades orientadas
na semana passada? Quantos dias conseguiu realizá-las?
4º) Conseguiu diminuir o tempo de execução dos
exercícios? Quais foram os registros dos tempos das atividades que realizou?
5º) Conte-me como foi a sua experiência com a
vivência dos exercícios propostos. Quais foram as sensações corporais sentidas,
e quais são os benefícios para sua vida?
Os vídeos serão postados no grupo, assim como todas as orientações.
Dia - 22 de julho de 2020
12 - Aula direcionada
Dia - 01 de julho de 2020
1º) Estudado e compreendido a diferença entre exercício físico e atividade física, agora, vamos fazer a mesma tarefa da aula anterior. Relacione a partir das imagens e dos números que a representam, qual delas é atividade física, e qual delas é exercício físico. Feito isso, compare a resposta de hoje, com a resposta da aula anterior. Houve alguma diferença nas respostas? Qual?
2º) Escolha uma atividade física do seu dia a dia e a transforme em exercício físico. Conte-me qual foi e como fez a transformação.
06 - Aula direcionada
Dia - 03 de junho de 2020
Dia - 27 de maio de 2020
Imagens de artes em Grafite
Imagens do alfabeto em algumas fontes que, geralmente, usam no Grafite
Atividade proposta:
- COPIEM AS PERGUNTAS NO CADERNO E RESPONDA ÀS QUESTÕES;
- IDENTIFIQUEM A ATIVIDADE COM O SEU NOME COMPLETO, SÉRIE E DATA;
- ENVIE A ATIVIDADE PARA O EMAIL DA ESCOLA OU POSTE A FOTO NO GRUPO.
Se cuidem!
03 - Aula direcionada
Atividade proposta:
Hoje, nossa aula será somente prática.
Assistam ao vídeo, em seguida, grave um vídeo com você realizando a dança. A atividade só será considerada válida se realizarem a gravação. Essa gravação será utilizada para um trabalho posterior, por isso a necessidade da gravação.
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02 - Aula direcionada
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Atividade proposta:
Parte 1
Responda:
- Já ouviu falar sobre as danças urbanas? Se sim, o que?
- Na nossa região é comum a prática de danças urbanas? Por que?
Parte 2
Pesquise:
Para conhecermos mais sobre esse estilo de dança, faremos hoje uma pesquisa sobre as Danças urbanas:
- História das danças urbanas (nela deverá conter)
* Onde e quando surgiu;
* A cultura que mais aborda esse estilo;
* O contexto ao qual essa dança se desenvolveu;
* Local que geralmente essas danças são realizadas;
* Estilos ou movimentos de dança que elas abordam:
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