domingo, 26 de abril de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA - ANA ALICE - 7º ANO

Escola Municipal Professor Raimundo Guerra
Disciplina - Educação Física
Professora - Ana Alice Cavalcante

Olá, galerinha...


Com objetivo de estarmos mais próximos a vocês nesse período ao qual estamos passando de isolamento social, para resguardarmos e protegermos, a nós, a vocês e a toda a comunidade, do vírus (Covid-19), buscamos uma forma de interação para não deixá-los, de forma significativa, na ociosidade, para que possam buscar conhecimento, e para que vocês não esqueçam da gente, mesmo sabendo que vocês estão morrendo de saudades (risos). Nesse momento, estaremos organizando materiais, ou encaminhando pesquisas para que possam fazer assimilação ao conteúdo que já estava sendo abordado em sala. Esperamos o compromisso e a seriedade no fazer as atividades propostas.

Diferente das demais disciplinas, vocês não têm livro didático de Educação Física, então, nossas atividades serão realizadas com base no que já foi visto e discutido em sala, bem como, com pesquisas e novas orientações.

Todas as atividades encaminhadas deverão ser registradas no caderno e datada.
Para nosso acompanhamento, deverão fotografá-las e enviá-las ao e-mail -  raimundoguerrraescola@gmail.com, identificando no assunto: Disciplina/Nome/Série, ou ao grupo de whatsApp.
Ao retornarmos a sala de aula, estas serão debatidas, corrigidas e agregada uma nota.


34 - Aula direcionada 
Dia - 03 de Março de 2021

7º ano 
Data - 03/03/21
Educação Física
Conteúdo – Esportes técnico-combinatórios – Ginástica Rítmica

 

Olá, galerinha, para hoje, teremos uma atividade referente ao conteúdo estudado semana passada, Ginástica Rítmica.

Atividade

1º) O que caracteriza os esportes como modalidades técnico-combinatórias?

2º) De acordo com o texto trabalhado semana passada, cite alguns esportes que fazem parte das modalidades técnico-combinatórias.

3º) Desde que época, a ginástica, está incluída em nossa sociedade?

4º) De forma geral, como podemos conceituar a ginástica?

5º)De acordo com o texto, o que é Ginástica Rítmica?

6º) Quais são os aparelhos que fazem parte da Ginástica Rítmica?

7º) Em relação a história da ginástica rítmica, quando ela surgiu? E em que século se consolidou como esporte?

8º) O que a ginástica rítmica enfatiza em seus movimentos?

9º) Onde devem ser realizadas as provas da ginástica rítmica? Fale sobre esse local.

10º) Qual a intenção da ginástica rítmica em ser disputada somente por mulheres?

11º) Como são disputadas as provas da ginástica rítmica? 




33 - Aula direcionada 
Dia - 24 de Fevereiro de 2021


7º ano 
Data - 24/02
Educação Física
Conteúdo – Esportes técnico-combinatórios – Ginástica Rítmica

 

Esportes técnico-combinatórios

Os esportes técnico-combinatórios são caracterizados por possuírem uma comparação de desempenho centrado na dimensão estética e acrobática do movimento, dentro de determinados padrões ou critérios. As modalidades esportivas que fazem parte do grupo dos esportes técnico-combinatórios são: todas as modalidades de ginástica – acrobática, aeróbica esportiva, artística, rítmica, de trampolim -, como também as provas de patinação, artística, nado sincronizado, saltos ornamentais, entre outros. Gonzáles e Fraga (2012, p. 117)

Para tanto, iremos estudar o esporte-técnico combinatório – Ginástica Rítmica.

A ginástica, historicamente, como forma de conhecimento, foi construída e está presente na história da humanidade desde a pré-história, afirmando-se na Antiguidade, mantendo-se na Idade Média, fundamentando-se na Idade Moderna e sistematizando-se na Idade Contemporânea (Ramos, 1982), ou seja, ela cresceu, se desenvolveu e se aprimorou com os passar nos séculos, adaptando-se a cada momento histórico. Durante séculos, principalmente a partir do século XIX, em países europeus, muitos métodos ginásticos foram desenvolvidos, influenciando a ginástica mundial, em especial, a ginástica brasileira.

De forma geral, a ginástica são exercícios físicos que visam desenvolver, fortalecer e dar flexibilidade ao corpo através de movimentos sistematizados.

 

Ginástica Rítmica

Ginástica Rítmica é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.

A ginástica rítmica, assim como a ginástica artística, teve sua origem também nos métodos ginásticos europeus, no século XVIII. No entanto, sua consolidação como esporte ocorreria apenas no século XX, com sua inserção definitiva nos Jogos Olímpicos de 1984. Esse esporte enfatiza a plasticidade dos movimentos em harmonia com a música e a manipulação dos aparelhos específicos.

Aparelhos:

- Corda: Seu tamanho deve ser proporcional ao da ginasta e é feita de linho ou de material sintético. Movimentos mais comuns com o uso da corda como aparelho são os balanços, as rotações, movimentos em oito, lançamentos e recuperações.

- Arco: Feito de madeira ou plástico, o arco apresenta massa mínima de 300 gramas e diâmetro interior entre 80 e 90 centímetros. Movimentos mais comuns com esse aparelho incluem balanços, rolamentos, rolos, lançamentos e recuperações, giros e manejos do arco ao redor do pulso e de outras partes do corpo;

- Bola: Feita de borracha ou material sintético, apresenta massa mínima de 400 gramas e deve ter diâmetro entre 18 e 20 centímetros. Os movimentos corporais mais comuns durante o trabalho com a bola são ondas, movimentos em oito e rolamentos com a bola no chão e ao longo do corpo;

- Maças: São feitas de madeira ou material sintético, medindo entre 40 e 50 centímetros de comprimento e massa mínima de 150 gramas. Balanços, lançamentos e recuperações, círculos e batidas rítmicas estão entre os movimentos mais comuns;

- Fita: Possui uma vareta feita de material sintético ou madeira, com diâmetro máximo de 1 cm, medindo entre 50 e 60 centímetros de comprimento. Afixada nessa vareta deve haver uma fita de cetim com aproximadamente 5 centímetros de largura, e com seis metros de comprimento. Além disso, esse equipamento deve ter massa mínima de 35 gramas. Movimentos mais comuns para a fita são espirais, movimentos em oito, círculos, recuperação e lançamento. Um detalhe muito importante é o de que a fita deve permanecer constantemente em movimento durante a apresentação;

Suas provas devem ser realizadas num tablado tendo a área de 13m X 13m, feito de material que seja capaz de amortecer quedas e, ao mesmo tempo, de impulsionar os saltos das atletas.

Disputada unicamente por mulheres, a intenção inicial desta modalidade era suavizar os movimentos da ginástica e realçar a interação entre o corpo e os aparelhos.

As provas nas competições de GRD podem ser disputadas individualmente ou em grupo. As individuais têm duração de 75 segundos para cada um dos quatro aparelhos apresentados. Digo quatro aparelhos porque a cada dois anos um aparelho é excluído da lista e outro reintegrado. Por outro lado, as provas coletivas são compostas por cinco atletas e têm duração de 150 segundos. São disputadas duas provas: uma em que as cinco atletas se utilizam do mesmo aparelho (por exemplo: a bola) e outra em que são usados dois aparelhos diferentes (por exemplo: a bola e a fita).

 

Atividade

1º) Os aparelhos que fazem parte da modalidade de Ginástica Rítmica são: bola, corda, maças, arco, fita. Pesquise imagens desses aparelhos e desenhe em seu caderno cada um desses aparelhos. Você pode pesquisar em revistas e fazer colagem, como também pode imprimir da internet ou apenas desenhar.




32 - Aula direcionada 
Dia - 14 de Fevereiro de 2021

7º ano 
Data - 17/02/21
Educação Física
Conteúdo – Esportes técnico-combinatórios

 

Boa tarde, meu povo!!!

Para nossa aula de hoje, oriento que vocês realizem uma pesquisa sobre os “Esportes técnico-combinatórios”.

A pesquisa deverá conter o que são os “Esportes técnico-combinatórios” e quais os principais esportes que fazem parte desse grupo.




31 - Aula direcionada 
Dia - 10 de Fevereiro de 2021

7º ano 
Data - 10/02
Educação Física
Conteúdo – Esporte de Marca – Atletismo
 

Em nossa última aula com conteúdo propriamente dito, no dia 18/11/2020, trabalhamos sobre o esporte de marca – Atletismo, em relação ao que foi estudado e sobre os conhecimentos adquiridos, responda as questões abaixo:

 

1º) O Atletismo é uma modalidade esportiva presente em nossa cidade? Na sua opinião, essa presença ou não presença se dá por qual justificativa?

2º) Existe um local apropriado para a prática do Atletismo? Nós podemos adaptar algum local para praticá-lo? Dê exemplos.

3º) Sobre os movimentos usados no atletismo, podemos encontrá-los no nosso dia a dia? Em quais momentos utilizamos esses movimentos?

4º) Você consegue dizer com qual brincadeira ou jogo o atletismo pode ser comparado? Se sim, com qual?

5º) Na sua opinião, quais os tipos de aprendizagens que podem ser desenvolvidas com a prática do atletismo?


30 - Aula direcionada 
Dia - 03 de Fevereiro de 2021

7º ano - 03/02/21
Educação Física
Retomada de aulas (ano letivo 2020)

Boa tarde, galerinha!!
Como passaram as férias? Espero que tenham curtido e se cuidado também!!!
Vamos retornar nossas orientações. Sei que não é como gostaríamos e nem é fácil, mas essa é nossa única opção no momento, e que possamos aproveitar o que cada professor está se esforçando para fazer, dentro dos limites e possibilidades de cada um.

Para essa semana, elaborei um questionário com questões pessoais, bem leve. Só para tentarmos refletir um pouco...

Atividade

1º) Diante de tudo que passamos em 2020 e ainda estamos enfrentando em 2021, você foi/está sendo afetado de alguma forma? Explique.

2º) Como você se sente diante de tantos acontecimentos? Explique.

3º) O que você tem feito para conseguir manter o isolamento? Você está fazendo isolamento?

4º) O que você, eu e nós enquanto sociedade, podemos fazer para que o vírus não se espalhe?

5º) Você é a favor do retorno das aulas presenciais? Por que?

6º) Você acredita que nossa escola tenha suporte necessário para a volta as aulas e que todos fiquem protegidos? Me diga o que é necessário ter na escola para nossa proteção.

7º) Na sua opinião, os alunos e a comunidade escolar conseguirão manter os cuidados básicos? Explique.

8º) E em relação a sua saúde? Como você está? Está se cuidado?

9º) E a sua alimentação, como está? O que tem feito parte da sua alimentação?

10º) Fazendo uma comparação, antes da pandemia, durante a pandemia e nas férias (também em pandemia), como você avalia sua frequência em atividades físicas? Em qual desses períodos você estava mais ativo? Em qual deles você se sentiu melhor?




29 - Aula direcionada
Dia - 18 de Novembro de 2020

7º ano  18/11
Educação Física
Conteúdo – Esporte de Marca – Atletismo

Atletismo

O atletismo pode ser considerado um dos esportes mais antigos da humanidade, se popularizou na Grécia, nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, por meio da Stadium, nome dado, naquela época, a corrida de 200m. A corrida foi o principal esporte praticado na Grécia Antiga, e a primeira modalidade a ser introduzida nos Jogos Olímpicos.

O atletismo, atualmente, é composto por:

- Provas de pista (corridas/ marcha atlética)

- Provas de campo (saltos/arremesso/lançamentos)

Provas de pista

A corrida, envolve estratégia, técnica e bom condicionamento físico do atleta. No grupo das corridas temos: rasas e de revezamento, com barreiras, com obstáculos e marcha atlética.

Corridas Rasas – se subdividem em três grupos, velocidade, meio fundo e fundo. As corridas são realizadas em pistas, no sentido anti-horário, e cada corredor ocupa uma raia da pista. Nas corridas de velocidade os atletas não podem sair da sua raia, nas demais corridas, eles podem mudar de raia durante a prova.

Corridas de revezamentos – na corrida de revezamento cada equipe é formada por quatro corredores. Cada equipe ocupa uma raia da pista e ganha aquela que completar em menor tempo o percurso, que é dividido em 4x100m ou 4x400m.

Corridas com barreiras – na corrida com barreiras, o atleta precisa chegar ao final do trajeto saltando por cima de barreiras espalhadas na pista. Essa modalidade é dividida em: 100m feminino, 110m masculino, 400m masculino e feminino.

Corridas com obstáculos – na corrida com obstáculos ocorrem nas modalidades de 200m e 300m e cada volta que o atleta faz na pista, ele precisa saltar quatro obstáculos e um fosso de água.

Marcha atlética – a marcha atlética é executada por uma progressão de passos, tal prova é dividida em 20km feminino e 20km e 50km masculino.

Provas de campo

Saltar é elevar-se procurando transpor maior distância ou maior altura.

Saltos horizontais:

Salto em distância – o atleta corre em uma raia da pista e salta com os dois pés caindo em uma caixa de areia, na maior distância possível.

Salto triplo - é a combinação de três saltos consecutivos que se finalizam com a queda na caixa de areia, assim como no salto em distância, ganha quem alcançar a maior distância.

Saltos verticais:

Salto em altura - após uma corrida o atleta precisa saltar sobre uma barra sem derrubá-la.

Salto com a vara – assim como no salto em altura, no salto com a vara, o atleta, após uma corrida salta sobre uma barra sem derrubá-la, mas nessa prova ele terá o auxílio de um sarrafo.

Arremessos e lançamentos consistem em lançar o objeto o mais longe possível do ponto inicial.

Arremesso de peso – consiste em arremessar uma bola de metal o mais longe possível, de modo que o vencedor é determinado pela maior distância alcançada do arremesso. As qualidades principais do atleta são força e aceleração.

Lançamento de dardo – tem como objetivo lançar um dardo tentando alcançar a maior distância possível. Esse dardo tem forma de lança, e pode ser feito de fibra de vidro, de metal ou fibra de carbono.

Lançamento de disco - tem como objetivo lançar um disco tentando alcançar a maior distância possível, feito de madeira ou outro material adequado, oco ou não, e deve ter as bordas arredondadas.

Lançamento de martelo – o atleta é posicionado dentro de uma base de concreto circular, com um anel metálico marcando o diâmetro limite. Para a distância ser medida, o lançamento precisa ser feito de maneira a que o implemento caia dentro de uma área marcada num ângulo de 34,92° à frente

Provas combinadas

Declato – é uma modalidade de atletismo, mas praticado apenas por homens. Os atletas competem em dez provas: 100m rasos, lançamento de disco, salto com vara, lançamentos de dardo, 400m rasos, 110m com barreiras, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 1.500m rasos.

Heptatlo –é uma modalidade específica para mulheres, elas competem em sete provas: 100m com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200m rasos, salto em distância, lançamento do dardo, 800m rasos.

 

Atividade proposta

1- Qual nome era dado a corrida nos jogos olímpicos da antiguidade?

2- Qual foi o primeiro esporte a ser introduzido nos jogos olímpicos?

3- Quais são as provas que compõem o atletismo?

4- O que um atleta precisa para a corrida corredor?

5- As provas de pista envolvem as corridas, diga quais são as provas que fazem parte do grupo da corrida.

6- Qual a diferença entre a corrida e a marcha atlética?

7- O que é saltar?

8- Os saltos podem ser horizontais e verticais, especifique quais as provas de cada um.

9- O que é arremesso e lançamento?

10- Nas provas combinadas temos o Declato e o Heptatlo, dentre eles, especifique qual é a prova masculina e qual a prova feminina.



28 - Aula direcionada
Dia - 11 de Novembro de 2020

7º ano  11/11
Educação Física
Conteúdo – Esporte de Marca
 

Os esportes de marca são conhecidos como esportes SEM interação (interferência) entre adversários, ou seja, os participantes não podem interferir na ação de seus adversários durante um jogo ou prova.

Os esportes de marca são caracterizados pelo fato de o resultado surgir da comparação dos índices alcançados pelos atletas durante a realização da prova, medindo em segundos, metros ou quilos. Muitos esportes praticados no mundo todo tem esse princípio de comparação. Exemplos: todas as provas de atletismo, todas a provas de patinação de velocidade, remo, ciclismo, levantamento de peso, entre outros.

Nessas provas os atletas “medem forças” para saber quem foi mais rápido (menor tempo em horas, segundos, milésimos de segundo), quem foi mais longe ou mais alto (em metros e centímetros), quem levantou mais peso (em quantidade de quilos). O índice é um aspecto chaves destas modalidades.

Uma das características mais destacadas nos esportes de marca é a quebra de recordes. Muitas vezes a superação de uma marca anteriormente registrada ganha mais importância do que o resultado da própria competição. O atleta se torna mais famoso pelo feito do que pelo título. Assim foi o caso do brasileiro César Cielo, que quebrou o recorde mundial dos 50 metros de nado livres masculinos o 18 de Dezembro de 2009 durante o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Roma, com a marca de 20,91 segundos.

 

Atividade

1º) De acordo com o texto acima, os esportes de marca, são conhecidos como esportes sem interação e sem interferência entre os adversários. Numa competição de esportes de marca, o que os participantes não podem fazer em relação aos seus adversários?

2º) O que caracterizam os esportes de marca?

3º) Tendo como forma de resultado, o índice é o aspecto chave das modalidade de esportes de marca, de que forma esses índices são medidos?

4º) Diante do exposto, no seu bairro ou cidade, qual esporte você identificaria como esporte de marca? Explique como ele é jogado.

5º) Já praticou algum esporte de marca na sua vida? Qual?

6º) Nesse período de pandemia e isolamento social, você consegue praticar algum esporte de marca? Se sim, qual? Se não, por quê?



!Atenção! 💣

 

A partir dessa semana, passaremos a orientar duas tarefas por semana (podendo ser atividade de revisão, pesquisa, projeto, produção de texto, ou outra metodologia decidida pelo professor), essa decisão foi tomada ontem em reunião junto com a direção da escola. Decisão tomada para que pudéssemos garantir a carga horária necessária para conclusão do ano letivo 2020. 



Aula extra

Atividade proposta

Agora que já entendemos o que são esporte de marca e já aperfeiçoamos um pouco mais nosso conhecimento sobre esse tipo de esporte, que tal aprofundarmos mais nosso conhecimento pesquisando sobre um esporte específico de marca?

Vamos pesquisar?

- Pesquise na internet um esporte de marca;

- Fale a sua história;

- Explique como ele é jogado e suas regras.




27 - Aula direcionada
Dia - 04 de Novembro de 2020

7º ano  04/11
Educação Física
Conteúdo – Esporte de Marca

Olá, galerinha, boa tarde!
Hoje faremos uma atividade e dentro dela, vocês deverão realizar uma pesquisa.
 
Atividade
1º) Já ouviu falar em Esporte de Marca? Se sim, o que? Se não, o que vocês imaginam que possam ser esportes de marca?
2º) Pesquise na internet o que são esportes de marca e diga alguns exemplos deles.



26 - Aula direcionada
Dia - 28 de Outubro de 2020

7º ano  28/10
Educação Física
Conteúdo – Esporte

Esporte

Se alguém perguntasse a você “o que é esporte?”, o que você responderia?

O termo esporte se refere a qualquer tipo de prática que esteja vinculada a Federações e Confederações, cujo papel é o de regulamentar as regras dessa prática. Isso significa que as regras de um esporte são fixas e nunca podem ser modificadas durante um campeonato. Aliás, esse é outro objetivo das federações: organizar campeonatos, cujos campeões sempre têm em vista o prêmio, que pode ser dinheiro, medalhas ou troféus, por exemplo. Dessa explicação podemos extrair quatro características que são fundamentais para dizer se determinada prática é um esporte: 1) ter regras fixas; 2) a subordinação dessa prática a algum órgão oficial; 3) é uma atividade competitiva; 4) o atleta está sempre em busca de um tipo de recompensa maior do que o prazer de praticar o esporte: ele é um profissional que ganha a vida (ou pretende ganhar, no caso de atleta amadores) por meio do esporte, seja com patrocínio ou com os prêmios dados nas competições.

“Fica fácil entender, então, porque a fórmula 1 ou o xadrez são considerados tipos de esporte...”

 

A partir dessa ideia sobre o que é esporte, você deve estar se perguntando: “o basquete que eu jogo na escola, então, não é esporte?”. Essa é uma pergunta interessante, até porque, a prática esportiva dentro da escola não é novidade.

O esporte é um dos muitos conteúdos que o professor deve trabalhar nas aulas de Educação Física, como mostram os PCN’s de Educação Física. Porém, existe uma discussão entre os especialistas dessa área, que afirmam que o esporte deve ser trabalhado de uma forma adaptada na escola. Isso significa que vocês, alunos, podem mudar as regras do jogo, quando todos os participantes da atividade estiverem de acordo; significa também que quando o esporte é apresentado na escola, não precisa ser necessariamente competitivo; e mais que isso: nas aulas de Educação Física não tem medalha! O que importa é aprender e se divertir! É por esses motivos que Valter Bracht, no seu livro “Aprendizagem social e Educação Física”, denomina essa prática de “esporte da escola”, já que o objetivo é que o aluno vivencie as práticas esportivas visando o prazer e não a competição. É por isso que o basquete da sua aula é sim um esporte, mas é um esporte apropriado para ser trabalhado de acordo com objetivos educacionais.

O esporte pode se classificar em três tipos: Esporte-educação, esporte-participação e esporte-performance.


Rondinelli, Paula.
Colaboradora Brasil Escola – Texto adaptado.

O esporte, se trabalhado de forma adequada, competente e responsável é uma ferramenta de grande importância para a educação de crianças, jovens e adultos, pois tem o poder de desenvolver valores morais e éticos, como competição e cooperação, saber ganhar e saber perder, trabalho em equipe, tolerância, disciplina, companheirismo, solidariedade, honestidade, paciência, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde do praticante.


Atividade

1º) De acordo com os texto, de forma podemos conceituar o Esporte?
2º) Durante um campeonato oficial, as regras dos esportes podem ser modificadas?
3º) Quem são os responsáveis palas mudanças das regras oficiais dos esporte?
4º) Diga as quatro características que determinam se uma determinada prática é considerada esporte:
5º) De acordo com texto existe uma discussão que afirma que o esporte deve ser trabalhado de uma forma adaptada na escola, diga quais são os pontos que permitem essa adaptação.
6º) O texto relata que Valter Bracht denomina essa prática de esporte adaptado na escola de “Esporte da escola”, para ele qual é o objetivo dessa prática?
7º) O esporte pode ser classificado em três tipos, quais são eles?
8º) O esporte se trabalhado de forma adequada, competente e responsável é uma ferramenta de grande importância para a educação de crianças, jovens e adultos, justifique essa informação a partir do texto.
9º) Na atividade da semana passada, pedi que me explicasse, com suas palavras o que era esporte. Depois de ter feito a leitura desse texto, a sua resposta da atividade da semana passada se aproxima do conceito de esporte abordado nesse texto? Por que?




25 - Aula direcionada
Dia - 21 de Outubro de 2020

7º ano  21/10
Educação Física
Conteúdo – Esporte
 
Boa tarde, galerinha!!
Começaremos hoje a estudar o conteúdo “Esporte”.
E antes de iniciarmos o conteúdo propriamente dito, se faz necessário sabermos o que vocês sabem sobre este conteúdo.
Então, preciso que respondam as perguntas a seguir, para poder saber o entendimento que vocês têm em relação ao esporte.
 
Questões:
1º) Sem dar exemplos de esportes, tente me explicar com suas palavras o que é o Esporte.
2º) O esporte está presente em nossa vida? De que forma ele está presente?
3º) Você já praticou algum esporte? Qual?
4º) Você já praticou algum esporte com seus familiares? Qual?
5º) Na sua opinião, qual o esporte mais praticado no mundo? E no Brasil?
6º) Qual o esporte que você mais observa ser praticado na sua cidade?
7º) Na sua opinião, a pratica esportiva pode trazer algum benefício para nossa vida?




24 - Aula direcionada
Dia - 14 de Outubro de 2020

7º ano  14/10
Educação Física –
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas
 
Boa tarde, galerinha!!!

Ao longo das nossas últimas aulas, estudamos todas as capacidades físicas básica - Força, flexibilidade, agilidade, velocidade, resistência e equilíbrio. Foram direcionadas aulas teóricas e práticas sobre elas.
Em nossa aula de hoje, vocês irão elaborar um treino utilizando 01 (um) exercício de cada capacidade física.
1º tarefa – Registre no caderno quais foram os exercícios selecionados por vocês.
2º tarefa – me enviar esse registro
3º tarefa -  vivenciar ao longo da semana o treino que vocês montaram.


23 - Aula direcionada
Dia - 07 de Outubro de 2020

7º ano  07/10
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas – Atividade de revisão


Boa tarde, galerinha!!
Hoje, faremos uma atividade de revisão no google docs.

Acessem ao link e respondam a atividade proposta:


22 - Aula direcionada
Dia - 30 de Setembro de 2020

7º ano  30/09
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas – Equilíbrio


Boa tarde!!!
Hoje, trabalharemos uma atividade para refletirmos a vivência prática da semana passada e para avaliarmos nossos conhecimentos sobre o conteúdo - Equilíbrio.

Atividade proposta

De acordo a vivência dos exercícios propostos na semana passada, responda as seguintes perguntas:

1- Explique com suas palavras o que é a capacidade física equilíbrio?

2 – O equilíbrio é necessário para o nosso corpo? Por quê?

3 – Em quais situações do nosso cotidiano, precisamos de equilíbrio?

4 – Ao iniciar os exercícios de equilíbrio, como estava o seu? Estava bom ou precisava melhorar? Explique.

5 – Quais foram as sensações corporais que sentiu ao executar os exercícios? Explique.

6 – Conseguiu executar todos os exercícios com o tempo de 30 segundos? Se a resposta for negativa, qual exercício não conseguiu fazer no tempo solicitado?

7 - Teve alguma dificuldade? Qual?




21 - Aula direcionada
Dia - 23 de Setembro de 2020

7º ano  23/09
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas – Equilíbrio
 

Olá, galerinha, boa tarde! Estudaremos hoje o Equilíbrio, finalizando assim, as capacidades físicas básicas.


O Equilíbrio é a capacidade de sustentar o corpo em uma posição na qual a ação da gravidade exerce grande influência, ela é desenvolvida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade.
É uma das capacidades físicas mais importantes e precisamos dele em diferentes situações: ficar em pé, andar, andar de bicicleta, de patins, de skate, etc. É a capacidade de manter o corpo estável em uma posição estática ou em movimento.
Os principais órgãos responsáveis pelo equilíbrio são o labirinto do ouvido interno e o cerebelo, que tem influência no equilíbrio por ser responsável pela coordenação de todos os movimentos. A posição da cabeça nas atividades é importante para a manutenção ou perda do equilíbrio. Observe uma bailarina quando faz giros, ela está sempre olhando para um ponto fixo e só gira a cabeça após o corpo girar, sem tirar o olho do ponto.
Há alguns tipos de equilíbrio.
O equilíbrio dinâmico é aquele que o indivíduo mantém equilibrando-se durante um movimento. Por exemplo, quando andamos de bicicleta, quando andamos em um muro, quando corremos.
O equilíbrio estático é a capacidade de equilibrar-se em uma posição estática, sem movimento. Esse equilíbrio está presente ao ficarmos de pé por exemplo.
O equilíbrio de recuperação é a capacidade de recuperar o equilíbrio em uma posição específica, após sofrer um desequilíbrio. Por exemplo, quando um ginasta sai da barra fixa, ou cavalo, após um salto, e tem que cair de pé, sem mover os dois pés para frente ou para trás.

Vamos vivenciar essa capacidade física? Como será que anda o seu equilíbrio? Já prestou atenção no seu equilíbrio ou na falta dele? (Questionamentos apenas para refletirem, não precisam responder)


Todas as orientações sobre a prática serão disponibilizadas no whatsApp.



20 - Aula direcionada
Dia - 16 de Setembro de 2020


7º ano  16/09
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas – Velocidade

 

Atividade

De acordo a vivência dos exercícios propostos na semana passada, responda as seguintes perguntas:
 
1º) Explique, a partir dos seus conhecimentos e do que aprendeu, o que é velocidade.
2º) De que forma a capacidade física velocidade está presente no nosso cotidiano? É comum utilizarmos a velocidade? Dê alguns exemplos.
3º) Realizou a prática das atividades orientadas na semana passada? Quantos dias conseguiu realizá-las?
4º) Conseguiu diminuir o tempo de execução dos exercícios? Quais foram os registros dos tempos das atividades que realizou?
5º) Conte-me como foi a sua experiência com a vivência dos exercícios propostos. Quais foram as sensações corporais sentidas, e quais são os benefícios para sua vida?





19 - Aula direcionada
Dia - 09 de Setembro de 2020


7º ano – 09/09
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas – Velocidade

Dando continuidade as capacidades físicas básicas, hoje, iremos estudar a capacidade “Velocidade”.
A “Velocidade” é a capacidade de execução de um movimento ou cobertura de uma distância no menor tempo possível ou com a capacidade de realizar um esforço de máxima frequência e amplitude de movimentos durante um curto tempo ou reagir rapidamente a um sinal.
Podemos observar a velocidade em muitas atividades esportivas e recreativas, assim como no nosso cotidiano. Nas atividades esportivas, a velocidade aparece no futebol, no atletismo, no basquete, no vôlei, na natação. Nas atividades recreativas, está nos jogos como pega-pega, pique-bandeira. Em nosso cotidiano, aparecem em situações como “atravessar a rua correndo”, “correr porque começou a chover”.
A velocidade está divindade em três:
- Velocidade de reação – tempo requerido para ser iniciada uma resposta a um estímulo específico.
- Velocidade de deslocamento ou velocidade do movimento – capacidade máxima de um indivíduo deslocar-se de um ponto para o outro, sendo importantíssima nos esportes coletivos e no atletismo (provas de velocidade).
- Velocidade de movimento dos membros (superiores ou inferiores) – a habilidade de mover os braços ou pernas tão rápido quanto possível.

Vamos trabalhar a capacidade física “velocidade” na prática?
Lembram dos vídeos que trabalhamos na aula do dia 26/08, sobre agilidade? Dentre os três primeiros vídeos, escolha 01, e pratique-o ao longo da semana.
Como devo realizar?
1-      Aumente os espaços entre os objetos que foram organizados no chão. (1º vídeo, o quadrado feito no chão  com os objetos deverá ter no mínimo 2 metros entre eles. 2º vídeo, deverão usar 5 objetos com a distância 60cm entre eles para fazer o zig zag. 3º vídeo, a distância entre os dois objetos deverá ser de 3 metros.)
2-      Realize o movimento indicado no vídeo repetindo-o por 8 vezes seguidas (sem parar) e faça a contagem de quanto tempo durou as 8 repetições. Repita esse processo três vezes fazendo sempre a contagem da duração do exercício.
3-      Realize e registre o tempo de duração todos os dias da semana até a nossa próxima aula no dia 16/09.

Nosso objetivo é tentar diminuir o tempo de execução, pois assim estaremos desenvolvendo a velocidade.


18 - Aula direcionada
Dia - 02 de Setembro de 2020

7º ano  02/09
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas - Agilidade


Boa tarde, galerinha!!
Para hoje, teremos uma atividade referente as nossas aulas anteriores.

Atividade proposta:
1º) De acordo com as nossas últimas aulas respondam:
a)      Com suas palavras, de forma você me explica o que é agilidade?
b)     Qual a melhor forma para treinarmos a agilidade?
c)      Na sua opinião, quais são os benefícios que a agilidade pode trazer para nossa vida?
2º) Pedi que realizassem a sequência de exercícios propostos no vídeo postado em nossa última aula, durante toda a semana. Conseguiram realizá-los durante toda a semana? Quantos dias?
3º) Contem-me como se sentiram com a prática diária dos exercícios.

4º) De que forma a agilidade pode estar presente no seu cotidiano?



17- Aula direcionada

Dia - 26 de Agosto de 2020


Educação Física
Conteúdo – Ginástica de condicionamento físico / capacidades físicas - Agilidade

Para hoje, nós iremos estudar a capacidade física agilidade.

Vamos lembrar o que é a Agilidade? Agilidade é a capacidade de mudar de direção rapidamente, ou seja, permite que o corpo mude de direção no menor tempo possível. A agilidade depende da velocidade, força e flexibilidade para um melhor resultado.

Os vídeos serão postados no grupo, assim como todas as orientações.



16- Aula direcionada
Dia - 19 de Agosto de 2020

Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico / capacidades físicas - Resistência

Para hoje, teremos uma atividade sobre as sensações corporais desenvolvidas a partir da aula anterior.

Atividade
1º) A partir do que você entendeu, me explique o que é resistência.
2º) De que forma você pode desenvolver a resistência?
3º) Realizou a atividade prática proposta na semana passada de resistência? Conte-me como foi sua experiência.

4º) Conseguiu aumentar o tempo de execução da atividade proposta? Por dia, aumentou quanto tempo? E ao final dos dias de prática, conseguiu realizar por quanto tempo?





15 - Aula direcionada
Dia - 12 de Agosto de 2020

Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas

Para hoje, teremos uma atividade prática, onde iremos trabalhar RESISTÊNCIA.
Para não ficar muito pesado, irei colocar apenas dois exercícios. O polichinelo e a corrida estacionária (elevação de joelhos).
Como os exercícios deverão ser executados para trabalhar resistência?
Deverão iniciar a prática hoje, realizando cada exercício três vezes, com o tempo inicial de 20 segundos. A cada dia realizado, vocês deverão tentar aumentar esse tempo e registrar, pois irei pedir em nossa próxima aula no dia 19/08.
Obrigatoriamente, essa atividade deverá ser realizada todos os dias da semana, pois vocês deverão registrar o tempo que conseguiram realizá-las.
Tentem aumentar a cada dia 10 segundos, caso achem difícil aumentar esse tempo, aumentem de acordo com seus limites. Por exemplo, hoje 12/08  - 20 segundos, amanhã dia 13/08 devo fazer 30 segundos, e assim por diante.
OBS. O vídeo com os exercícios vai ser postado no grupo do whatsApp.



14 - Aula direcionada
Dia - 05 de Agosto de 2020


7º ano  05/08

Educação Física

Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas
Em nossa última aula, os orientei que escolhessem dois exercícios que trabalhassem a força e a flexibilidade, e que os praticassem ao longo da semana.
E aí, fizeram? Lembrem-se que esses exercícios práticos estão sendo propostos para que vocês possam se movimentar um pouco, se mexer, já que estamos passando por um momento onde estamos nos privando de atividades físicas essenciais para poder nos protegermos do vírus que tanto está maltratando a nossa sociedade. Então, aproveitem e os realizem, é essencial para nossa saúde e qualidade de vida.
Para hoje, vocês deverão responder a essa atividade:
1º)  Quais foram os exercícios selecionados por vocês?
2º) Conseguiram executar ao longo da semana?
3º) Conseguiram perceber alguma mudança física e ou psicológica com a prática dos exercícios escolhidos por vocês?
4º) Sentiram alguma dificuldade? Qual?                     


13 - Aula direcionada
Dia - 22 de julho de 2020


7º ano  22/07
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas

Atividade proposta

Das capacidades físicas estudadas força, flexibilidade, agilidade, velocidade, resistência e equilíbrio, vocês deverão pesquisar dois exercícios (fora os que já orientei) de força e flexibilidade, realizá-los ao longo da semana.

Para hoje, vocês deverão me descreve como esses exercícios selecionados por vocês são executados.


Por exemplo: Capacidade física Força – em pé, pernas levemente flexionadas e afastadas (largura dos ombros), segurando uma garrafa de água mineral (material improvisado), o movimento inicia com os braços estendidos a frente da coxa, em seguida faço a elevação (devagar) deles ainda estendidos até a altura do ombro, e volto a posição inicial.



12 - Aula direcionada
Dia - 15 de julho de 2020


7º ano  15/07
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas

Na semana passada foi orientado que realizassem os exercícios propostos durante toda a semana, até nossa próxima aula, no caso, hoje. Faremos então uma análise sobre como se sentiram ao longo da semana com a prática dos exercícios.

Análise dos exercícios propostos -
1º) Conseguiu executar os exercícios propostos na semana passada? Sentiu dificuldade na execução de algum deles? Em qual exercício e qual foi a dificuldade?
2°) Conseguiu fazer quantos dias na semana?
3º) Percebeu alguma diferença  após a realização deles? Qual?
4º) O que sentiu com a prática dos exercícios? Explique.
5º) Percebeu algum benefício com a prática semanal dos exercícios na sua rotina? Explique.
6º) Pretende incluir essa prática na sua rotina diária?




11 - Aula direcionada
Dia - 08 de julho de 2020

7º ano 08/07
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico / capacidades físicas

Estudamos na semana passada o que são as capacidades físicas, dentre elas vocês pesquisaram a força, a flexibilidade, a agilidade, a velocidade, a resistência e o equilíbrio.

Hoje e ao longo da semana faremos a prática dessas capacidades.
Força – é a capacidade de vencer determinada resistência por meio da contração muscular.
Flexibilidade – capacidade de realizar movimentos articulares na maior amplitude possível.
Agilidade – capacidade de mudar de direção rapidamente. Ela depende da velocidade e da força.
Velocidade – capacidade de realizar ações vigorosas em um curto intervalo de tempo.
Resistência – capacidade de manter o esforço físico durante um longo intervalo de tempo.
Equilíbrio – capacidade de sustentar o corpo em uma posição na qual a ação da gravidade exerce grande influência.


Realize ao longo da semana os exercícios propostos no vídeo e na imagem abaixo.



Os exercícios propostos na imagem, devem ser realizados todos os dias. Já os exercícios propostos no vídeo, podem ser feitos em dias intercalados (dependendo de como esteja seu condicionamento físico, podem ser realizados todos os dias), até a nossa próxima aula, quarta-feira, dia 08/07.
Atenção – no vídeo, os exercícios referentes aos números 6, 7, 8 e 9, a mulher só executa os exercícios com um lado corpo, pois é só para demonstração de movimento, mas vocês deverão executar tanto com o lado esquerdo, como com o lado direito. No exercício referente ao número 5, vocês poderão realizá-lo com um cabo de vassoura.
Como irão realizar os exercícios?
- 2 vezes, repetindo cada exercício por 12 vezes. Entre cada exercício, descansem 20 segundos.
Exemplo: 1º rodada – realiza o exercício nº 01 por 12 vezes, descansa 20 segundos, realiza o exercício nº 02 por 12 vezes, descansa 20 segundos, e assim por diante. Até completar as duas rodadas.





10 - Aula direcionada
Dia - 01 de julho de 2020



7º ano  01/07
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico

Capacidades físicas

As ginásticas de condicionamento físico caracterizam-se pela excitação orientada que visa a melhora do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual e/ou à modificação da composição corporal. Geralmente elas são organizadas em sessões planejadas de movimentos repetidos, com frequência e intensidade definidas. Os exercícios propostos também podem ser orientados de acordo com uma população específica, como a ginástica para gestantes, ou atrelados a situações ambientais determinadas, como a ginástica laboral.
Embora as ginásticas de condicionamento físico sejam muito praticadas em academias, é possível perceber sua prática em parques, praças e ruas.
Apesar de os avanços propiciados pela tecnologia terem facilitado muito as tarefas do dia a dia, o estilo de vida contemporâneo está relacionado com o aparecimento de inúmeras doenças decorrentes da falta de exercícios físicos.
Aprimorar as capacidades físicas, por meio da ginástica de condicionamento físico, traz muitos benefícios para a saúde e implementa um estilo de vida mais ativo, que resulta em uma condição física melhor para a realização dos movimentos do dia a dia.
São muitos os efeitos que podem ser percebidos com a prática regular de exercícios físicos, como fortalecimento de ossos e músculos, melhora da Frequência Cardíaca e do sistema cardiovascular, diminuição do estresse e da ansiedade, além de favorecer a elevação da autoestima e da imagem corporal.
Por isso é importante manter uma rotina com a prática regular de exercícios físicos.
Muitas pessoas confundem exercício físico com atividade física, considerando que são sinônimos. Mas, afinal, qual é a diferença entre essas práticas?
Os exercícios físicos são movimentos do corpo realizados com intencionalidade, programados e sistematizados, que sejam praticados com regularidade. Seus objetivos podem estar relacionados com a aquisição de condicionamento físico, de manutenção da saúde ou mesmo com a prevenção de lesões. Podem ser considerados exercícios físicos a prática de natação, de musculação ou até mesmo uma caminhada mais intensa. O determinante é o sentido que o indivíduo atribui a essa prática.
Já as atividades físicas são movimentos do corpo que vão além do repouso. Embora possam ter um gasto calórico significativos, sua intencionalidade não tem como objetivo a melhora do condicionamento físico. A regularidade de sua prática também não é programada. Nesse caso, consideramos atividade física: ir até a padaria, caminhar apara a escola, descer ou subir uma escada, varrer o chão, lavar louça etc.
É importante destacar que uma mesma prática, como a caminhada, pode ser considerada atividade física quando cumpre apenas o objetivo de deslocamento (como ir de casa até o ponto de ônibus) ou pode assumir a condição de exercício físico quando uma pessoa a realiza com a intenção de perder peso, por exemplo.
Para que a prática de exercícios físicos resulte em algum ganho na melhora da condição física, é importante compreender a forma como se manifestam as capacidades físicas, as quais são definidas como ações musculares e qualidade motoras que estão relacionadas com a formação do nosso corpo e com a técnica dos movimentos, sendo seu desenvolvimento e aperfeiçoamento primordiais para a manutenção de uma boa condição física (GALLAHUE & OZMUN, 2005) 
As capacidades físicas são: Força, flexibilidade, agilidade, velocidade, resistência e equilíbrio.
As capacidades físicas estão presentes em nossos movimentos, seja nos exercícios físicos, seja nas atividades físicas. É importante que todos usem essas capacidades também em ginásticas de condicionamento físico em razão dos benefícios proporcionados por sua prática.

Atividade proposta:
1º) E aí, na sua rotina diária está praticando mais atividade física ou exercício físico?
2º) Qual deles poderia trazer mais benefícios para sua saúde? Por quê?
3º) Como você poderia transformar uma atividade física diária sua em exercício físico?
4º) Já ouviu falar em capacidades físicas? O quê?
5º) Pesquise e me explique cada uma das capacidades físicas citadas no texto (Força, flexibilidade, agilidade, velocidade, resistência e equilíbrio)




09 - Aula direcionada
Dia - 24 de junho de 2020


Série: 7º ano
Educação Física
Conteúdo – Ginástica de condicionamento físico

Para atingirmos um nível de performance desejado, precisamos desenvolver nossas capacidades físicas, sendo elas: força, flexibilidade, agilidade, velocidade, resistência e equilíbrio.

Abaixo vocês irão observar imagens que representam algumas capacidades físicas básicas. Analise-as e, em seguida, responda as questões.





1º) Já ouviu falar em capacidades físicas? O quê?
2º) Diga qual capacidade física está sendo exigida de cada atleta nas fotos. Por exemplo: Imagem 01 resistência.
3º) No seu dia a dia, consegue perceber a presença de alguma das capacidades apresentadas? Qual?


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08 - Aula direcionada
Dia - 17 de junho de 2020

Série: 7º ano
Educação Física
Conteúdo – Ginástica de condicionamento físico

No decorrer da vida, os seres humanos experimentam e incorporam às suas rotinas diversas atividades que de alguma forma impactam em transformações no corpo e por conseguinte, resultam em diferentes performances. Algumas são mais fortes, outras mais rápidas, outras resistem por mais tempo ao esforço, outras são mais flexíveis, e assim por diante.

Atividade proposta:
Antes de iniciarmos o conteúdo, vamos conversar um pouco. Responda as seguintes questões:

1º) Já ouviu falar em condicionamento físico? Se sim, o quê? Se não, mesmo não tendo ouvido falar a expressão “condicionamento físico”, e agora fazendo a leitura delas, poderia tentar me explicar o significado dessas palavras?
2º) Pesquise e diga o significado da palavra performance.
3º) Na sua opinião, por quais motivos temos corpos e desempenho físico diferenciados uns dos outros? Explique.
4º) Essa diferença de corpos e desempenho físico que temos uns dos outros podem nos impedir de realizar a prática de algum exercício físico?




07 - Aula direcionada

                              Dia - 10 de junho de 2020
Série - 7º ano 
Disciplina - Educação Física
Conteúdo – Ginástica de condicionamento físico

Exercício físico x atividade física

O exercício físico é uma forma de atividade física que tem como característica particular o objetivo de melhorar a aptidão física. É o exercício físico, e não qualquer atividade física, que melhora a saúde e protege o organismo das doenças crônico-degenerativas. O exercício físico é sistematizado, ele ocorre quando se tem como finalidade melhorar condição cardiorrespiratória, perde gordura, ou trabalhar os músculos. 

Já a atividade física é todo e qualquer movimento exercido pelo corpo que resulte em um gasto energético, mas que não possibilita desenvolver condicionamento físico.

A atividade física nos dá os seus melhores resultados quando é praticada na forma de exercício físico, ou seja, é possível transformar um movimento originalmente casual em um exercício, o que pode ser uma boa estratégia para começar. Por exemplo, ir a pé até a escola. Acelerando o ritmo dos passos seu coração baterá um pouco mais forte e você ficará levemente ofegante. Se o caminho for muito curto, amplie o trajeto mantendo esse mesmo ritmo durante meia hora. Pronto, já fez seu exercício físico no caminho para a escola.
Se você transforma suas atividades físicas em exercícios físicos, pode conquistar mais saúde e qualidade de vida.


Retornando as imagens da aula anterior, vamos ver se conseguimos relacionar cada imagem a sua devida prática (exercício físico / atividade física).

Responda:
1º) Estudado e compreendido a diferença entre exercício físico e atividade física, agora, vamos fazer a mesma tarefa da aula anterior. Relacione a partir das imagens e dos números que a representam, qual delas é atividade física, e qual delas é exercício físico. Feito isso, compare a resposta de hoje, com a resposta da aula anterior. Houve alguma diferença nas respostas? Qual?


2º) Escolha uma atividade física do seu dia a dia e a transforme em exercício físico. Conte-me qual foi e como fez a transformação.


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                               06 - Aula direcionada 
                             Dia - 03 de junho de 2020


7º ano  03/06
Educação Física
Conteúdo – Ginástica de condicionamento físico

Hoje, iniciaremos o conteúdo de ginástica de condicionamento físico, mas antes disso, precisamos tentar entender a diferença entre atividade física e exercício físico.

1-



 3

4

5

6


1º) Consegue ver alguma diferença entre as atividades representadas nas imagens acima? Qual?
2º) Posso dizer que das seis imagens apresentadas acima, três delas representam pessoas praticando atividade física e as outras três imagens representam pessoas praticando exercício físico? Por que?
3º) Todas as imagens, possuem um número ao seu lado, quais números representam pessoas praticando atividades físicas e quais número presentam pessoas praticando exercícios físicos?


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05 - Aula direcionada 
 Dia - 27 de maio de 2020


Conteúdo: Danças urbanas / Hip-hop / Grafite

Série: 7° ano 


Hip-hop - Grafite
Conhecida a história do Grafite, observe as imagens e tente criar um grafite.
Atividade proposta:
Diante na nossa realidade, crie um desenho baseado na arte do grafite em uma folha de ofício ou em uma folha de caderno mesmo. Caso queira e tenha material, pode fazer a arte em roupas velhas, paredes, entre outros, claro, com a permissão dos pais.
Nas imagens estão desenhos em Grafite e o alfabeto com algumas fontes de letras que, geralmente, são usadas nessa arte. Caso não queira e ou ache difícil fazer um desenho, utilizar as letras para fazer seu nome, ou qualquer outro nome.
OBS. Vale salientar que o Grafite é uma manifestação artística completamente diferente de pichação.

Imagens de artes em Grafite





Imagens do alfabeto em algumas fontes que, geralmente, usam no Grafite










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04 - Aula direcionada 
Dia - 20 de maio de 2020

Conteúdo: Danças urbanas / Hip-hop / Grafite
Série: 7° ano 


Grafite


Uma das artes que está presente de forma significativa nas Danças Urbanas, é o Grafite.
Vamos conhecer um pouco sobre ele:

Grafite
O grafite surgiu na década de 1970, em Nova Iorque, quando alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade. Essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.
Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;
• Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
• Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo.
• Tag: é a assinatura de grafiteiro.
• Toy: é o grafiteiro iniciante.
• Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.

Texto por: Eliene Percília.


Atividade proposta:

1°- Já tinha ouvido falar sobre o Grafite? Se sim, o que?

2°- Mesmo que ainda não conhecesse, já tinha visto alguma arte de Grafite e agora conseguiu relacionar a essa arte?

3°- Já viu alguma arte de Grafite na nossa cidade?

4°- De acordo com o texto, o que é Grafite?

5°- Onde essa arte, geralmente, é produzida?

6º - O grafite está diretamente relacionado ao movimento Hip Hop, para esse movimento, qual o significado do grafite?

ATENÇÃO:
  • COPIEM AS PERGUNTAS NO CADERNO E RESPONDA ÀS QUESTÕES;
  • IDENTIFIQUEM A ATIVIDADE COM O SEU NOME COMPLETO, SÉRIE E DATA;
  • ENVIE A ATIVIDADE PARA O EMAIL DA ESCOLA OU POSTE A FOTO NO GRUPO.
BONS ESTUDOS!
Se cuidem!

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03 - Aula direcionada 

Dia - 13 de maio de 2020


Conteúdo: Danças urbanas / Hip-hop

Série: 7° ano 

Atividade proposta:
Hoje, nossa aula será somente prática.


Assistam ao vídeo, em seguida, grave um vídeo com você realizando a dança. A atividade só será considerada válida se realizarem a gravação. Essa gravação será utilizada para um trabalho posterior, por isso a necessidade da gravação.



OBS - Se não quiserem expor o seu vídeo no grupo, o ideal é que enviem por e-mail:  raimundoguerrraescola@gmail.com, caso não consigam, podem enviar no meu privado.



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02 - Aula direcionada 
Dia - 06 de maio de 2020



Conteúdo: Danças urbanas / Hip-hop
Série: 7° ano 

Atividade proposta:

A cultura do movimento Hip-hop é composta, basicamente, por 4 pilares.

✓ Pesquise quais são esses 4 pilares e fale sobre cada um deles.




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01 - Aula direcionada 
Dia - 29 de abril de 2020

7° ano
Conteúdo - Danças Urbanas


Em nossas primeiras aulas, fizemos uma discussão e uma abordagem sobre a dança de uma forma geral, para tentarmos entender o que era, quais os estilos, o preconceito em relação a ela e a quem praticava. A partir de agora, iremos trabalhar um estilo de dança específico, as Danças Urbanas.


Atividade proposta:

Parte 1
Responda:
- Já ouviu falar sobre as danças urbanas? Se sim, o que?
- Na nossa região é comum a prática de danças urbanas? Por que?

Parte 2

Pesquise:
Para conhecermos mais sobre esse estilo de dança, faremos hoje uma pesquisa sobre as Danças urbanas:

- História das danças urbanas (nela deverá conter)

 * Onde e quando surgiu;
 * A cultura que mais aborda esse estilo;
 * O contexto ao qual essa dança se desenvolveu;
 * Local que geralmente essas danças são realizadas;
 * Estilos ou movimentos de dança que elas abordam:
 * Características dessa dança.

                              


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