Olá, galerinha...
Diferente das demais disciplinas, vocês não têm livro didático de Educação Física, então, nossas atividades serão realizadas com base no que já foi visto e discutido em sala, bem como, com pesquisas e novas orientações.
Todas as atividades encaminhadas deverão ser registradas no caderno e datada.
Para nosso acompanhamento, deverão fotografá-las e enviá-las ao e-mail - raimundoguerrraescola@gmail.com, identificando no assunto: Disciplina/Nome/Série, ou ao grupo de whatsApp.
Ao retornarmos a sala de aula, estas serão debatidas, corrigidas e agregada uma nota.
8º ano
03/03/21
Educação Física
Conteúdo – Esportes de rede/quadra
dividida/parede rebote - Badminton.
Badminton
O badminton é um esporte dinâmico, praticado
entre dois ou quatro jogadores. Ainda que se assemelhe ao tênis, que usa
raquetes e está dividido por uma rede, ele possui suas peculiaridades.
Ao invés de uma bola, ele é jogado com uma
espécie de peteca, chamada de volante ou birdie.
Essa modalidade exige um grande treinamento
físico por parte dos atletas e envolve agilidade, coordenação e reflexo. Ela é
praticada por homens, mulheres e crianças, sendo considerado o esporte de
raquete mais rápido do mundo.
História do badminton
O badminton é de origem indiana, posteriormente
foi levado por oficiais ingleses a Inglaterra, para uma cidade de nome
Badminton, local onde a modalidade foi adaptada e tomou a forma que apresenta
atualmente.
Sua popularidade foi crescendo com o passar do
tempo. Da Inglaterra ele foi levado para outros países da Europa, Ásia e
América. Os países asiáticos são os principais adeptos dessa modalidade
esportiva, como Paquistão, Índia, China, Indonésia, Tailândia, Malásia e Japão.
No Brasil, a modalidade é realizada em alguns clubes e incentivada por projetos
sociais voltados para comunidade de baixo nível socioeconômico, como a
experiência em uma comunidade do Rio de Janeiro, que levou o jovem atleta Ygor
Coelho de Oliveira a representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de
Janeiro, em 2016.
Fundamentos
O badminton está baseado em movimentos de saque e
defesa. A quadra é dividida por uma rede que está cerca de 1,55 metros do solo.
Um partida de badminton possui três sets (games)
de 21 pontos cada. Vence quem ganhar os dois primeiros sets (games). Se houver
empate em 20 pontos, ganha o jogador que abrir dois pontos de vantagem. Caso
haja empate em 29 pontos, vence quem fizer o trigésimo ponto. Jogado com a
raquete e peteca, ganha ponto quem deixar a peteca cair no espaço adversário.
Portanto, o importante é não deixar a peteca tocar no chão.
Regras: como se joga
Jogadores – o badminton pode ser praticado entre
dois jogadores adversários (modalidades simples: simples feminina, simples
masculina) entre quatro jogadores (modalidades duplas: dupla feminina, dupla
masculina) e dupla mista. No início o juiz joga uma moeda no ar e por meio de
cara ou coroa ele indica qual time irá começar.
Com o saque inicial o jogo de se desenvolve com
diversos movimentos de ataque e defesa. É importante que a peteca não
ultrapasse as linhas da quadra.
No jogo de badminton, é considerado falta a) se o jogador, a roupa ou a raquete encostar na rede; b) se a peteca encostar no corpo, acertar o jogador e o teto; c) quando a peteca cair para fora das linhas da quadra; d) se ocorrer invasão do espaço adversário; e) se golpearem duas vezes a peteca do mesmo lado da quadra; f) se a peteca for servida para sua dupla (do mesmo lado da quadra); g) se o jogador movimentar-se para rebater na peteca e a erra.
Quadra
O badminton pode ser jogado numa quadra fechada ou mesmo num campo. Em ambos os casos, o local de prática é retangular sendo suas medidas aproximadamente 13 metros de comprimento por 6 de largura.
Atividade
1º) Já tinha ouvido falar no Badminton? A que
jogo ou esporte mais conhecido ou praticado por você ele se assemelha?
2º) Essa é uma modalidade que pode ser adaptada e
praticada em nossa cidade? Justifique.
8º ano
24/02/21
Educação Física
Conteúdo – Esporte de rede/quadra dividida/parede
rebote
Os esportes de rede, quadra dividida estão dentro do grupo de esportes com interação (interferência) entre adversários. Para esses esportes em que há interação, o critério de classificação está vinculado ao objetivo tático da ação, ou seja, está centrado no que os participantes devem fazer (individualmente, nos esportes individuais, e individual/coletivamente nos esportes coletivos) para alcançar a meta estabelecida pelas referidas modalidades e, consequentemente, se saírem bem no confronto esportivo.
Os esportes com rede divisória ou parede de rebote são modalidades nas quais se arremessa, lança ou se bate na bola ou peteca em direção a setores da quadra adversária (sobre a rede ou contra a parede) de tal forma que o rival seja incapaz de devolvê-la da mesma forma, ou que leve a cometer um erro, devolvendo fora da quadra adversária ou que pelo menos tenha dificuldade em devolvê-la. Diversas modalidades no mundo todo podem ser classificadas nesta categoria e se orientam por desafios táticos semelhantes.
Podem ser
citados como exemplos de esportes com rede divisória o voleibol, vôlei de
praia, tênis, badminton, peteca, ringo. E como exemplos de esportes de parede
de rebote a pelota basca, raquetebol, squash. Uma característica comum desses
esportes é que sempre se joga interceptando (defesa) a trajetória da bola,
disco ou da peteca ao mesmo tempo em que se tenta jogá-la para o lado
adversário (ataque).
Atividade
1º) De
acordo com o texto acima, os esportes de rede, quadra dividida e parede rebote
são esportes que estão dentro do grupo de esportes com interação entre
adversários. Para esses esportes o critério de classificação está vinculado a
qual objetivo?
2º) Os
esportes com rede divisória ou parede de rebote são modalidades nas quais se
arremessa, lança ou se bate na bola ou peteca em direção a setores da quadra
adversária, com essa ação o que leva o seu rival a executar?
3º) Qual a
característica comum entre os esportes de rede divisória e o esportes de parede
de rebote?
4º) Diante
do exposto, no seu bairro ou cidade, qual esporte você identificaria como esporte
de rede divisória ou parede de rebote? Explique como ele é jogado.
5º) Já
praticou algum esporte de rede divisória ou parede de rebote na sua vida? Qual?
6º) Nesse
período de pandemia e isolamento social, você consegue praticar algum esporte
de rede divisória ou parede de rebote? Se sim, qual? Se não, por quê?
7º)
Pesquise na internet um esporte de rede divisória ou parede de rebote, fale a
sua história e explique como ele é jogado e suas regras.
8º ano
17/02/21
Educação Física
Conteúdo – Esportes de rede/quadra dividida/parede
Olá, galerinha, boa tarde!
Os esportes, podem ser classificar em esportes de
precisão, de marca, de invasão, técnico-combinatórios, de rede/quadra dividida/parede,
de campo e taco e de combate. Iniciaremos nosso estudo, respondendo a uma
perguntinha e realizando uma pesquisa sobre os esportes de precisão, pois será
nosso foco de estudo.
Atividade
1º) Já ouviu falar em esportes de rede/quadra
dividida? Se sim, o que? Se não, o que vocês imaginam que possam ser esportes de
rede/quadra dividida/parede?
2º) Pesquise na internet o que são esportes de
rede/quadra dividida/parede e diga alguns exemplos deles.
8º ano 10/02
Educação Física
Conteúdo – Esporte
Esporte
Se alguém perguntasse a você “o que é
esporte?”, o que você responderia?
O termo esporte se refere a qualquer tipo de prática que esteja vinculada a Federações e Confederações, cujo papel é o de regulamentar as regras dessa prática. Isso significa que as regras de um esporte são fixas e nunca podem ser modificadas durante um campeonato. Aliás, esse é outro objetivo das federações: organizar campeonatos, cujos campeões sempre têm em vista o prêmio, que pode ser dinheiro, medalhas ou troféus, por exemplo. Dessa explicação podemos extrair quatro características que são fundamentais para dizer se determinada prática é um esporte: 1) ter regras fixas; 2) a subordinação dessa prática a algum órgão oficial; 3) é uma atividade competitiva; 4) o atleta está sempre em busca de um tipo de recompensa maior do que o prazer de praticar o esporte: ele é um profissional que ganha a vida (ou pretende ganhar, no caso de atleta amadores) por meio do esporte, seja com patrocínio ou com os prêmios dados nas competições.
"Fica fácil entender, então, porque a fórmula 1 ou o xadrez são considerados tipos de esporte...”
A partir dessa ideia sobre o que é esporte,
você deve estar se perguntando: “o basquete que eu jogo na escola, então, não é
esporte?”. Essa é uma pergunta interessante, até porque, a prática esportiva
dentro da escola não é novidade.
O esporte é
um dos muitos conteúdos que o professor deve trabalhar nas aulas de Educação
Física, como mostram os PCN’s de Educação Física. Porém, existe uma discussão
entre os especialistas dessa área, que afirmam que o esporte deve ser
trabalhado de uma forma adaptada na escola. Isso significa que vocês, alunos,
podem mudar as regras do jogo, quando todos os participantes da atividade
estiverem de acordo; significa também que quando o esporte é apresentado na
escola, não precisa ser necessariamente competitivo; e mais que isso: nas aulas
de Educação Física não tem medalha! O que importa é aprender e se divertir! É
por esses motivos que Valter Bracht, no seu livro “Aprendizagem social e
Educação Física”, denomina essa prática de “esporte da escola”, já que o
objetivo é que o aluno vivencie as práticas esportivas visando o prazer e não a
competição. É por isso que o basquete da sua aula é sim um esporte, mas é um
esporte apropriado para ser trabalhado de acordo com objetivos educacionais.
O
esporte pode se classificar em três tipos: Esporte-educação,
esporte-participação e esporte-performance.
Rondinelli, Paula.
Colaboradora Brasil Escola – Texto adaptado.
O
esporte, se trabalhado de forma adequada, competente e responsável é uma
ferramenta de grande importância para a educação de crianças, jovens e adultos,
pois tem o poder de desenvolver valores morais e éticos, como competição e
cooperação, saber ganhar e saber perder, trabalho em equipe, tolerância, disciplina,
companheirismo, solidariedade, honestidade, paciência, além de trazer inúmeros
benefícios para a saúde do praticante.
Atividade
1º) De
acordo com os texto, de forma podemos conceituar o Esporte?
2º) Durante
um campeonato oficial, as regras dos esportes podem ser modificadas?
3º) Quem
são os responsáveis palas mudanças das regras oficiais dos esporte?
4º) Diga as
quatro características que determinam se uma determinada prática é considerada
esporte:
5º) De
acordo com texto existe uma discussão que afirma que o esporte deve ser
trabalhado de uma forma adaptada na escola, diga quais são os pontos que
permitem essa adaptação.
6º) O texto
relata que Valter Bracht denomina essa prática de esporte adaptado na escola de
“Esporte da escola”, para ele qual é o objetivo dessa prática?
7º) O
esporte pode ser classificado em três tipos, quais são eles?
8º) O
esporte se trabalhado de forma adequada, competente e responsável é uma
ferramenta de grande importância para a educação de crianças, jovens e adultos,
justifique essa informação a partir do texto.
9º) Na
atividade da semana passada, pedi que me explicasse, com suas palavras o que
era esporte. Depois de ter feito a leitura desse texto, a sua resposta da
atividade da semana passada se aproxima do conceito de esporte abordado nesse
texto? Por que?
Atividade
1º) Diante de tudo que passamos em 2020 e ainda estamos enfrentando em 2021, você foi/está sendo afetado de alguma forma? Explique.
2º) Como você se sente diante de tantos acontecimentos? Explique.
3º) O que você tem feito para conseguir manter o isolamento? Você está fazendo isolamento?
4º) O que você, eu e nós enquanto sociedade, podemos fazer para que o vírus não se espalhe?
5º) Você é a favor do retorno das aulas presenciais? Por que?
6º) Você acredita que nossa escola tenha suporte necessário para a volta as aulas e que todos fiquem protegidos? Me diga o que é necessário ter na escola para nossa proteção.
7º) Na sua opinião, os alunos e a comunidade escolar conseguirão manter os cuidados básicos? Explique.
8º) E em relação a sua saúde? Como você está? Está se cuidado?
9º) E a sua alimentação, como está? O que tem feito parte da sua alimentação?
10º) Fazendo uma comparação, antes da pandemia, durante a pandemia e nas férias (também em pandemia), como você avalia sua frequência em atividades físicas? Em qual desses períodos você estava mais ativo? Em qual deles você se sentiu melhor?
8º ano
18/11
Educação Física
Conteúdo – Esporte
Boa tarde,
galerinha!!
Começaremos
hoje a estudar o conteúdo “Esporte”.
E antes de
iniciarmos o conteúdo propriamente dito, se faz necessário sabermos o que vocês
sabem sobre este conteúdo.
Então, preciso que respondam as perguntas a seguir, para poder saber o entendimento que vocês têm em relação ao esporte.
Questões:
1º) A partir
das suas vivências anteriores nas práticas disponibilizadas na escola e em
outros locais de lazer, tente me explicar com suas palavras o que é o Esporte,
mas sem dar exemplos de esportes.
2º) O
esporte está presente em nossa vida? De que forma ele está presente?
3º) Você já
praticou algum esporte? Qual?
4º) Você já
praticou algum esporte com seus familiares? Qual?
5º) Na sua
opinião, qual o esporte mais praticado no mundo? E no Brasil?
6º) Qual o esporte que você mais observa ser praticado na sua cidade?
7º) Na sua opinião, a pratica esportiva pode trazer algum benefício para nossa vida?
8º ano 11/11
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas
Dia - 04 de Novembro de 2020
8º ano 04/11
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades
físicas – Equilíbrio
Atividade proposta:
De acordo a vivência dos exercícios propostos na
semana passada, responda as seguintes perguntas:
1- Explique com suas palavras o que é a
capacidade física equilíbrio?
2 – O equilíbrio é necessário para o nosso corpo?
Por quê?
3 – Em quais situações do nosso cotidiano,
precisamos de equilíbrio?
4 – Ao iniciar os exercícios de equilíbrio, como
estava o seu? Estava bom ou precisava melhorar? Explique.
5 – Quais foram as sensações corporais que sentiu
ao executar os exercícios? Explique.
6 – Conseguiu executar todos os exercícios com o
tempo de 30 segundos? Se a resposta for negativa, qual exercício não conseguiu
fazer no tempo solicitado?
7 - Teve alguma dificuldade? Qual?
Dia - 28 de Outubro de 2020
8º ano
28/10
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades
físicas – Equilíbrio
Olá, galerinha, boa tarde! Estudaremos hoje o Equilíbrio, finalizando assim, as capacidades físicas básicas.
O Equilíbrio é a capacidade de sustentar o corpo
em uma posição na qual a ação da gravidade exerce grande influência, ela é
desenvolvida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir
e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade.
É
uma das capacidades físicas mais importantes e precisamos dele em diferentes
situações: ficar em pé, andar, andar de bicicleta, de patins, de skate, etc. É
a capacidade de manter o corpo estável em uma posição estática ou em movimento.
Os
principais órgãos responsáveis pelo equilíbrio são o labirinto do ouvido
interno e o cerebelo, que tem influência no equilíbrio por ser responsável pela
coordenação de todos os movimentos. A posição da cabeça nas atividades é
importante para a manutenção ou perda do equilíbrio. Observe uma bailarina
quando faz giros, ela está sempre olhando para um ponto fixo e só gira a cabeça
após o corpo girar, sem tirar o olho do ponto.
Há
alguns tipos de equilíbrio.
O
equilíbrio dinâmico é aquele que o indivíduo mantém equilibrando-se durante um
movimento. Por exemplo, quando andamos de bicicleta, quando andamos em um muro,
quando corremos.
O
equilíbrio estático é a capacidade de equilibrar-se em uma posição estática,
sem movimento. Esse equilíbrio está presente ao ficarmos de pé por exemplo.
O equilíbrio de recuperação é a capacidade de recuperar o equilíbrio em uma posição específica, após sofrer um desequilíbrio. Por exemplo, quando um ginasta sai da barra fixa, ou cavalo, após um salto, e tem que cair de pé, sem mover os dois pés para frente ou para trás.
Vamos vivenciar essa capacidade física? Como será que anda o seu equilíbrio? Já prestou atenção no seu equilíbrio ou na falta dele? (Questionamentos apenas para refletirem, não precisa responder)
Vamos a prática! Corram para o whatsApp que lá tem todas as orientações.
Dia - 21 de Outubro de 2020
8º ano
21/10
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades
físicas – Força
Atividade proposta
De acordo a vivência dos exercícios propostos na
semana passada, responda as seguintes perguntas:
1º) Explique o que é a capacidade física força.
2º) De que forma a capacidade física força está
presente no nosso cotidiano? É comum utilizarmos a força? Dê alguns exemplos.
3º) Realizou a prática das atividades orientadas
na semana passada? Quantos dias conseguiu realizá-las?
4º) Conte-me como foi a sua experiência com a
vivência dos exercícios propostos. Quais foram as sensações corporais sentidas,
e quais são os benefícios para sua vida?
Dia - 14 de Outubro de 2020
8º ano 14/10
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades
físicas – Força
Olá, galerinha!
Dando continuidade ao estudo sobre as capacidades
físicas básicas, hoje, iremos trabalhar a capacidade física - Força.
Vamos relembrar que capacidade física é essa?
Força é a capacidade de vencer determinada resistência por meio da contração
muscular, ou seja, permite deslocar um objeto, o corpo do parceiro ou próprio
corpo através da contração dos músculos. Podemos desenvolver a força com o
auxílio de objetos de pesos ou até mesmo com o peso do próprio corpo.
Vamos trabalhar a capacidade física “Força” na
prática?
Dia - 07 de Outubro de 2020
8º ano 07/10
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades
físicas – Velocidade
Para hoje, temos uma atividade referente ao conteúdo passado e a aula práticas.
Atividade
De acordo a vivência dos exercícios propostos na
semana passada, responda as seguintes perguntas:
1º) Explique a partir dos seus conhecimentos e do
que aprendeu, o que é velocidade.
2º) De que forma a capacidade física velocidade
está presente no nosso cotidiano? É comum utilizarmos a velocidade? Dê alguns
exemplos.
3º) Realizou a prática das atividades orientadas
na semana passada? Quantos dias conseguiu realizá-las?
4º) Conseguiu diminuir o tempo de execução dos
exercícios? Quais foram os registros dos tempos das atividades que realizou?
5º) Conte-me como foi a sua experiência com a vivência
dos exercícios propostos. Quais foram as sensações corporais sentidas, e quais
são os benefícios para sua vida?
Dia - 30 de Setembro de 2020
8º ano 30/09
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades
físicas – Velocidade
Dando continuidade as capacidades físicas básicas,
hoje, iremos estudar a capacidade “Velocidade”.
A “Velocidade” é a capacidade de execução de um
movimento ou cobertura de uma distância no menor tempo possível ou com a
capacidade de realizar um esforço de máxima frequência e amplitude de
movimentos durante um curto tempo ou reagir rapidamente a um sinal.
Podemos observar a velocidade em muitas
atividades esportivas e recreativas, assim como no nosso cotidiano. Nas
atividades esportivas, a velocidade aparece no futebol, no atletismo, no
basquete, no vôlei, na natação. Nas atividades recreativas, está nos jogos como
pega-pega, pique-bandeira. Em nosso cotidiano, aparecem em situações como
“atravessar a rua correndo”, “correr porque começou a chover”.
A velocidade está divindade em três:
- Velocidade de reação – tempo requerido para ser
iniciada uma resposta a um estímulo específico.
- Velocidade de deslocamento ou velocidade do
movimento – capacidade máxima de um indivíduo deslocar-se de um ponto para o
outro, sendo importantíssima nos esportes coletivos e no atletismo (provas de
velocidade).
- Velocidade de movimento dos membros (superiores ou inferiores) – a habilidade de mover os braços ou pernas tão rápido quanto possível.
Entendido a capacidade física “velocidade”? Vamos tentar trabalhar a capacidade física na prática? Corre para o nosso grupo de WhatsApp que lá tem todas as orientações.
Dia - 23 de Setembro de 2020
Aula dia 23/09
Educação Física
Conteúdo – Ginástica de condicionamento físico –
Capacidades físicas - Flexibilidade
Boa tarde, galerinha!!!
Para hoje, temos uma atividade referente a nossa aula da semana passada.
Atividade proposta:
1º) De acordo com a nossas últimas aulas
respondam:
a)
Com suas palavras, de
forma você me explica o que é flexibilidade?
b)
Qual a melhor forma para
treinarmos a flexibilidade?
c)
Na sua opinião, quais são
os benefícios que a flexibilidade pode trazer para nossa vida?
2º) Pedi que realizassem a sequência de
exercícios propostos no vídeo postado em nossa última aula, durante toda a
semana. Conseguiram realizá-los durante toda a semana? Quantos dias?
Dia - 16 de Setembro de 2020
8º ano – 16/09
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades
físicas- Flexibilidade
Flexibilidade, é capacidade de aproveitar as
possibilidades de movimentos articulares, os mais amplos possíveis, em todas as
direções. Em diversos esportes e atividades físicas, pode-se perceber a influência
de flexibilidade na execução de movimentos.
Amplitude de Movimento - Dimensão do
deslocamento do corpo ou de seus segmentos entre certos pontos, de orientação convencionalmente
escolhida, expressada em graus e unidades lineares.
Mobilidade - Refere-se à amplitude de movimento
permitida pela articulação em função de seus diversos componentes.
Elasticidade - Diz-se à capacidade de extensão
elástica dos componentes.
Plasticidade - É a capacidade dos elementos
articulares de se distendem e não retornarem à sua medida inicial. Em parte, no
caso dos componentes articulares, a deformação é apenas temporária, porém, uma
pequena parte das deformações plásticas ocorridas como resultado do treinamento
de flexibilidade de alta intensidade são irreversíveis.
Porque a flexibilidade é importante?
• Para aumentar a qualidade e a quantidade dos movimentos;
• Melhora a postura corporal;
• Diminui os riscos de lesões;
• Favorecer a maior mobilidade nas atividades diárias e esportivas.
Ligamentos - tem baixo coeficiente de elasticidade
e alto coeficiente de plasticidade.
Tendões - tem baixo coeficiente de elasticidade
e de plasticidade.
Músculos - tem alto coeficiente de elasticidade,
principalmente quando trabalhados para tal.
Obs.: - Geralmente quando os limites são superados em seus coeficientes de elasticidade e plasticidade, causa o rompimento das estruturas e o surgimento de lesões.
Quanto a Flexibilidade:
A flexibilidade é bastante específica para cada
articulação podendo variar de indivíduo para indivíduo e até no mesmo indivíduo
com passar do tempo.
Curiosidades e características da flexibilidade
A flexibilidade sofre a influência de alguns
fatores que podem ser caracterizados pela idade e pelo sexo. Do nascimento até
a velhice, a flexibilidade tem picos e quedas. Nos bebês, as articulações não estão
formadas por completo, por isso eles conseguem colocar os pés na boca.
Até a fase pré-púbere, a flexibilidade é grande. Na
adolescência, há uma diminuição, que tende a se acentuar na fase adulta e na
velhice.
As meninas, em geral, têm flexibilidade maior que
os meninos, porque, entre outros fatores, elas tendem a ter uma quantidade
menor de massa muscular, possibilitando uma maior mobilidade articular.
Existem meninos com mais flexibilidade do que as
meninas, mas é uma minoria.
Tipos de Flexibilidade:
1- Ativa - é a máxima amplitude que se pode
obter através de movimentos efetuados pelos músculos de forma voluntária.
2- Passiva - é a máxima amplitude articular que se consegue em um movimento através da ação de uma segunda pessoa, aparelhos, força da gravidade, etc.
E de que forma podemos treinar e aprimorar a flexibilidade? Uma das melhores formas de se desenvolver, treinar e aperfeiçoar a flexibilidade é com o alongamento. O alongamento promove o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem seu comprimento. Quanto mais alongado o músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade.
Postarei no grupo um vídeo com o desenvolvimento
do alongamento com objetivo de desenvolver a flexibilidade.
Dia - 09 de Setembro de 2020
4º) Conseguiu aumentar o tempo de execução da atividade proposta? Por dia, aumentou quanto tempo? E ao final dos dias de prática, conseguiu realizar por quanto tempo?
Dia - 02 de Setembro de 2020
Dia - 26 de Agosto de 2020
Dia - 19 de Agosto de 2020
Os vídeos serão postados no grupo, assim como todas as orientações.
Dia - 12 de Agosto de 2020
Dia - 05 de Agosto de 2020
Dia - 22 de julho de 2020
12 - Aula direcionada
Dia - 08 de julho de 2020
10 - Aula direcionada
Dia - 01 de julho de 2020
Série: 8º ano
Dia - 03 de junho de 2020
Série: 8° ano Turma: U
04 - Aula direcionada
03 - Aula direcionada
Bolero
O bolero é uma dança de salão lenta, romântica e sensual, cuja origem há controvérsias, porém acredita-se que surgiu em Cuba, com influência espanhola e mexicana. Como música, a Cuba é considerada a "mãe do bolero". Para alguns, a origem no nome Bolero está associada ao Volero (Voar), inspirado no movimento que as dançarinas faziam ao rodopiarem seus vestidos ao som da música.
Atividade proposta:
Assista ao vídeo e conheça um pouco mais sobre essa dança e estilo musical. Depois responda ao questionário.
- Já tinha ouvido falar sobre o bolero? Se sim,o que?
- Na nossa cidade, estado e região, é comum vermos esse estilo de dança? Se sim, onde?
- Podemos dizer q esse estilo de dança é parecido com algum estilo de dança da nossa região? Qual e por que?
- A partir do vídeo, da história e um pouco da dança apresentada por ele, o que você achou do bolero? Explique.
- O que mais lhe chamou a atenção? Seria uma dança que você praticaria?
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02 - Aula direcionada
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Em nossas primeiras aulas, fizemos uma discussão e uma abordagem sobre a dança de uma forma geral, para tentarmos entender o que era, quais os estilos, o preconceito em relação a ela e a quem praticava. A partir de agora, iremos trabalhar um estilo de dança específico, as Danças de salão.
Atividade proposta:
Parte 1
Responda:
- Já ouviu falar sobre as danças de salão? Se sim, o que?
- Na nossa região é comum a prática de danças de salão? Por que?
Parte 2
Pesquise:
Para conhecermos mais sobre esse estilo de dança, faremos hoje uma pesquisa sobre as Danças de salão.
- O que são as danças de salão;
- Principais características das danças de salão;
- A história da dança de salão;
- Houve transformação em relação as danças de salão praticadas desde o seu surgimento até os dias atuais.
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