domingo, 26 de abril de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA - ANA ALICE - 8º ANO

Escola Municipal Professor Raimundo Guerra
Disciplina - Educação Física
Professora - Ana Alice Cavalcante

Olá, galerinha...


Com objetivo de estarmos mais próximos a vocês nesse período ao qual estamos passando de isolamento social, para resguardarmos e protegermos, a nós, a vocês e a toda a comunidade, do vírus (Covid-19), buscamos uma forma de interação para não deixá-los, de forma significativa, na ociosidade, para que possam buscar conhecimento, e para que vocês não esqueçam da gente, mesmo sabendo que vocês estão morrendo de saudades (risos). Nesse momento, estaremos organizando materiais, ou encaminhando pesquisas para que possam fazer assimilação ao conteúdo que já estava sendo abordado em sala. Esperamos o compromisso e a seriedade no fazer as atividades propostas.

Diferente das demais disciplinas, vocês não têm livro didático de Educação Física, então, nossas atividades serão realizadas com base no que já foi visto e discutido em sala, bem como, com pesquisas e novas orientações.

Todas as atividades encaminhadas deverão ser registradas no caderno e datada.
Para nosso acompanhamento, deverão fotografá-las e enviá-las ao e-mail -  raimundoguerrraescola@gmail.com, identificando no assunto: Disciplina/Nome/Série, ou ao grupo de whatsApp.
Ao retornarmos a sala de aula, estas serão debatidas, corrigidas e agregada uma nota.


34 - Aula direcionada 
Dia - 03 de Março de 2021


8º ano  03/03/21
Educação Física
Conteúdo – Esportes de rede/quadra dividida/parede rebote - Badminton.

 

Badminton

O badminton é um esporte dinâmico, praticado entre dois ou quatro jogadores. Ainda que se assemelhe ao tênis, que usa raquetes e está dividido por uma rede, ele possui suas peculiaridades.

Ao invés de uma bola, ele é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie.

Essa modalidade exige um grande treinamento físico por parte dos atletas e envolve agilidade, coordenação e reflexo. Ela é praticada por homens, mulheres e crianças, sendo considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo.

História do badminton

O badminton é de origem indiana, posteriormente foi levado por oficiais ingleses a Inglaterra, para uma cidade de nome Badminton, local onde a modalidade foi adaptada e tomou a forma que apresenta atualmente.

Sua popularidade foi crescendo com o passar do tempo. Da Inglaterra ele foi levado para outros países da Europa, Ásia e América. Os países asiáticos são os principais adeptos dessa modalidade esportiva, como Paquistão, Índia, China, Indonésia, Tailândia, Malásia e Japão. No Brasil, a modalidade é realizada em alguns clubes e incentivada por projetos sociais voltados para comunidade de baixo nível socioeconômico, como a experiência em uma comunidade do Rio de Janeiro, que levou o jovem atleta Ygor Coelho de Oliveira a representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Fundamentos

O badminton está baseado em movimentos de saque e defesa. A quadra é dividida por uma rede que está cerca de 1,55 metros do solo.

Um partida de badminton possui três sets (games) de 21 pontos cada. Vence quem ganhar os dois primeiros sets (games). Se houver empate em 20 pontos, ganha o jogador que abrir dois pontos de vantagem. Caso haja empate em 29 pontos, vence quem fizer o trigésimo ponto. Jogado com a raquete e peteca, ganha ponto quem deixar a peteca cair no espaço adversário. Portanto, o importante é não deixar a peteca tocar no chão.

Regras: como se joga

Jogadores – o badminton pode ser praticado entre dois jogadores adversários (modalidades simples: simples feminina, simples masculina) entre quatro jogadores (modalidades duplas: dupla feminina, dupla masculina) e dupla mista. No início o juiz joga uma moeda no ar e por meio de cara ou coroa ele indica qual time irá começar.

Com o saque inicial o jogo de se desenvolve com diversos movimentos de ataque e defesa. É importante que a peteca não ultrapasse as linhas da quadra.

No jogo de badminton, é considerado falta a) se o jogador, a roupa ou a raquete encostar na rede; b) se a peteca encostar no corpo, acertar o jogador e o teto; c) quando a peteca cair para fora das linhas da quadra; d) se ocorrer invasão do espaço adversário; e) se golpearem duas vezes a peteca do mesmo lado da quadra; f) se a peteca for servida para sua dupla (do mesmo lado da quadra); g) se o jogador movimentar-se para rebater na peteca e a erra.

Quadra

O badminton pode ser jogado numa quadra fechada ou mesmo num campo. Em ambos os casos, o local de prática é retangular sendo suas medidas aproximadamente 13 metros de comprimento por 6 de largura.

Atividade

1º) Já tinha ouvido falar no Badminton? A que jogo ou esporte mais conhecido ou praticado por você ele se assemelha?

2º) Essa é uma modalidade que pode ser adaptada e praticada em nossa cidade? Justifique.



Vídeo Badminton



33 - Aula direcionada 
Dia - 24 de Fevereiro de 2021


8º ano  24/02/21
Educação Física
Conteúdo – Esporte de rede/quadra dividida/parede rebote

 

Os esportes de rede, quadra dividida estão dentro do grupo de esportes com interação (interferência) entre adversários. Para esses esportes em que há interação, o critério de classificação está vinculado ao objetivo tático da ação, ou seja, está centrado no que os participantes devem fazer (individualmente, nos esportes individuais, e individual/coletivamente nos esportes coletivos) para alcançar a meta estabelecida pelas referidas modalidades e, consequentemente, se saírem bem no confronto esportivo.

Os esportes com rede divisória ou parede de rebote são modalidades nas quais se arremessa, lança ou se bate na bola ou peteca em direção a setores da quadra adversária (sobre a rede ou contra a parede) de tal forma que o rival seja incapaz de devolvê-la da mesma forma, ou que leve a cometer um erro, devolvendo fora da quadra adversária ou que pelo menos tenha dificuldade em devolvê-la. Diversas modalidades no mundo todo podem ser classificadas nesta categoria e se orientam por desafios táticos semelhantes.

Podem ser citados como exemplos de esportes com rede divisória o voleibol, vôlei de praia, tênis, badminton, peteca, ringo. E como exemplos de esportes de parede de rebote a pelota basca, raquetebol, squash. Uma característica comum desses esportes é que sempre se joga interceptando (defesa) a trajetória da bola, disco ou da peteca ao mesmo tempo em que se tenta jogá-la para o lado adversário (ataque).

 

Atividade

1º) De acordo com o texto acima, os esportes de rede, quadra dividida e parede rebote são esportes que estão dentro do grupo de esportes com interação entre adversários. Para esses esportes o critério de classificação está vinculado a qual objetivo?

2º) Os esportes com rede divisória ou parede de rebote são modalidades nas quais se arremessa, lança ou se bate na bola ou peteca em direção a setores da quadra adversária, com essa ação o que leva o seu rival a executar?

3º) Qual a característica comum entre os esportes de rede divisória e o esportes de parede de rebote?

4º) Diante do exposto, no seu bairro ou cidade, qual esporte você identificaria como esporte de rede divisória ou parede de rebote? Explique como ele é jogado.

5º) Já praticou algum esporte de rede divisória ou parede de rebote na sua vida? Qual?

6º) Nesse período de pandemia e isolamento social, você consegue praticar algum esporte de rede divisória ou parede de rebote? Se sim, qual? Se não, por quê?

7º) Pesquise na internet um esporte de rede divisória ou parede de rebote, fale a sua história e explique como ele é jogado e suas regras.




32 - Aula direcionada 
Dia - 17 de Fevereiro de 2021

8º ano  17/02/21
Educação Física
Conteúdo – Esportes de rede/quadra dividida/parede

 

Olá, galerinha, boa tarde!

Os esportes, podem ser classificar em esportes de precisão, de marca, de invasão, técnico-combinatórios, de rede/quadra dividida/parede, de campo e taco e de combate. Iniciaremos nosso estudo, respondendo a uma perguntinha e realizando uma pesquisa sobre os esportes de precisão, pois será nosso foco de estudo.

 

Atividade

1º) Já ouviu falar em esportes de rede/quadra dividida? Se sim, o que? Se não, o que vocês imaginam que possam ser esportes de rede/quadra dividida/parede?

2º) Pesquise na internet o que são esportes de rede/quadra dividida/parede e diga alguns exemplos deles.




31 - Aula direcionada 
Dia - 10 de Fevereiro de 2021

8º ano  10/02
Educação Física
Conteúdo – Esporte

Esporte

Se alguém perguntasse a você “o que é esporte?”, o que você responderia?

O termo esporte se refere a qualquer tipo de prática que esteja vinculada a Federações e Confederações, cujo papel é o de regulamentar as regras dessa prática. Isso significa que as regras de um esporte são fixas e nunca podem ser modificadas durante um campeonato. Aliás, esse é outro objetivo das federações: organizar campeonatos, cujos campeões sempre têm em vista o prêmio, que pode ser dinheiro, medalhas ou troféus, por exemplo. Dessa explicação podemos extrair quatro características que são fundamentais para dizer se determinada prática é um esporte: 1) ter regras fixas; 2) a subordinação dessa prática a algum órgão oficial; 3) é uma atividade competitiva; 4) o atleta está sempre em busca de um tipo de recompensa maior do que o prazer de praticar o esporte: ele é um profissional que ganha a vida (ou pretende ganhar, no caso de atleta amadores) por meio do esporte, seja com patrocínio ou com os prêmios dados nas competições.

"Fica fácil entender, então, porque a fórmula 1 ou o xadrez são considerados tipos de esporte...”

A partir dessa ideia sobre o que é esporte, você deve estar se perguntando: “o basquete que eu jogo na escola, então, não é esporte?”. Essa é uma pergunta interessante, até porque, a prática esportiva dentro da escola não é novidade.

O esporte é um dos muitos conteúdos que o professor deve trabalhar nas aulas de Educação Física, como mostram os PCN’s de Educação Física. Porém, existe uma discussão entre os especialistas dessa área, que afirmam que o esporte deve ser trabalhado de uma forma adaptada na escola. Isso significa que vocês, alunos, podem mudar as regras do jogo, quando todos os participantes da atividade estiverem de acordo; significa também que quando o esporte é apresentado na escola, não precisa ser necessariamente competitivo; e mais que isso: nas aulas de Educação Física não tem medalha! O que importa é aprender e se divertir! É por esses motivos que Valter Bracht, no seu livro “Aprendizagem social e Educação Física”, denomina essa prática de “esporte da escola”, já que o objetivo é que o aluno vivencie as práticas esportivas visando o prazer e não a competição. É por isso que o basquete da sua aula é sim um esporte, mas é um esporte apropriado para ser trabalhado de acordo com objetivos educacionais.

O esporte pode se classificar em três tipos: Esporte-educação, esporte-participação e esporte-performance.


 

Rondinelli, Paula.
Colaboradora Brasil Escola – Texto adaptado.

O esporte, se trabalhado de forma adequada, competente e responsável é uma ferramenta de grande importância para a educação de crianças, jovens e adultos, pois tem o poder de desenvolver valores morais e éticos, como competição e cooperação, saber ganhar e saber perder, trabalho em equipe, tolerância, disciplina, companheirismo, solidariedade, honestidade, paciência, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde do praticante.

Atividade

1º) De acordo com os texto, de forma podemos conceituar o Esporte?

2º) Durante um campeonato oficial, as regras dos esportes podem ser modificadas?

3º) Quem são os responsáveis palas mudanças das regras oficiais dos esporte?

4º) Diga as quatro características que determinam se uma determinada prática é considerada esporte:

5º) De acordo com texto existe uma discussão que afirma que o esporte deve ser trabalhado de uma forma adaptada na escola, diga quais são os pontos que permitem essa adaptação.

6º) O texto relata que Valter Bracht denomina essa prática de esporte adaptado na escola de “Esporte da escola”, para ele qual é o objetivo dessa prática?

7º) O esporte pode ser classificado em três tipos, quais são eles?

8º) O esporte se trabalhado de forma adequada, competente e responsável é uma ferramenta de grande importância para a educação de crianças, jovens e adultos, justifique essa informação a partir do texto.

9º) Na atividade da semana passada, pedi que me explicasse, com suas palavras o que era esporte. Depois de ter feito a leitura desse texto, a sua resposta da atividade da semana passada se aproxima do conceito de esporte abordado nesse texto? Por que?



30 - Aula direcionada 
Dia - 03 de Fevereiro de 2021

8º ano - 03/02/21
Educação Física
Retomada de aulas (ano letivo 2020)

Boa tarde, galerinha!!
Como passaram as férias? Espero que tenham curtido e se cuidado também!!!
Vamos retornar nossas orientações. Sei que não é como gostaríamos e nem é fácil, mas essa é nossa única opção no momento, e que possamos aproveitar o que cada professor está se esforçando para fazer, dentro dos limites e possibilidades de cada um.

Para essa semana, elaborei um questionário com questões pessoais, bem leve. Só para tentarmos refletir um pouco...

Atividade

1º) Diante de tudo que passamos em 2020 e ainda estamos enfrentando em 2021, você foi/está sendo afetado de alguma forma? Explique.

2º) Como você se sente diante de tantos acontecimentos? Explique.

3º) O que você tem feito para conseguir manter o isolamento? Você está fazendo isolamento?

4º) O que você, eu e nós enquanto sociedade, podemos fazer para que o vírus não se espalhe?

5º) Você é a favor do retorno das aulas presenciais? Por que?

6º) Você acredita que nossa escola tenha suporte necessário para a volta as aulas e que todos fiquem protegidos? Me diga o que é necessário ter na escola para nossa proteção.

7º) Na sua opinião, os alunos e a comunidade escolar conseguirão manter os cuidados básicos? Explique.

8º) E em relação a sua saúde? Como você está? Está se cuidado?

9º) E a sua alimentação, como está? O que tem feito parte da sua alimentação?

10º) Fazendo uma comparação, antes da pandemia, durante a pandemia e nas férias (também em pandemia), como você avalia sua frequência em atividades físicas? Em qual desses períodos você estava mais ativo? Em qual deles você se sentiu melhor?



29 - Aula direcionada 
Dia - 18 de Novembro de 2020

8º ano  18/11
Educação Física
Conteúdo – Esporte
 

Boa tarde, galerinha!!

Começaremos hoje a estudar o conteúdo “Esporte”.

E antes de iniciarmos o conteúdo propriamente dito, se faz necessário sabermos o que vocês sabem sobre este conteúdo.

Então, preciso que respondam as perguntas a seguir, para poder saber o entendimento que vocês têm em relação ao esporte.

Questões:

1º) A partir das suas vivências anteriores nas práticas disponibilizadas na escola e em outros locais de lazer, tente me explicar com suas palavras o que é o Esporte, mas sem dar exemplos de esportes.

2º) O esporte está presente em nossa vida? De que forma ele está presente?

3º) Você já praticou algum esporte? Qual?

4º) Você já praticou algum esporte com seus familiares? Qual?

5º) Na sua opinião, qual o esporte mais praticado no mundo? E no Brasil?

6º) Qual o esporte que você mais observa ser praticado na sua cidade?

7º) Na sua opinião, a pratica esportiva pode trazer algum benefício para nossa vida?




28 - Aula direcionada 
Dia - 11 de Novembro de 2020

8º ano  11/11
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas


Boa tarde, galerinha!
Para nossa aula de hoje, teremos uma atividade de revisão sobre as capacidades físicas básicas, conteúdo ao qual estudamos nas últimas aulas.

A atividade de revisão será feita através do google form. 
Não deixem de identificar o seu nome, a sua escola e a sua série, essas informações são essenciais para correção.

Link para a atividade de revisão 👇


!Atenção! 💣

A partir dessa semana, passaremos a orientar duas tarefas por semana (podendo ser atividade de revisão, pesquisa, projeto, produção de texto, ou outra metodologia decidida pelo professor), essa decisão foi tomada ontem em reunião junto com a direção da escola. Decisão tomada para que pudéssemos garantir a carga horária necessária para conclusão do ano letivo 2020. 


Aula extra

Atividade proposta

Das capacidades físicas estudadas força, flexibilidade, agilidade, velocidade, resistência e equilíbrio”, elabore um texto com o mínimo de 15 linhas falando a sua opinião sobre as capacidades físicas, qual a importância delas para a nossa vida, para além disso, escolha uma das capacidades físicas, a que mais lhe chamou a atenção e que você gostou, fale especificamente sobre ela, e de que forma ela está presente na sua vida e na sua rotina diária.



27 - Aula direcionada 
Dia - 04 de Novembro de 2020


8º ano  04/11
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas – Equilíbrio

 

Atividade proposta:
De acordo a vivência dos exercícios propostos na semana passada, responda as seguintes perguntas:
 
1- Explique com suas palavras o que é a capacidade física equilíbrio?
2 – O equilíbrio é necessário para o nosso corpo? Por quê?
3 – Em quais situações do nosso cotidiano, precisamos de equilíbrio?
4 – Ao iniciar os exercícios de equilíbrio, como estava o seu? Estava bom ou precisava melhorar? Explique.
5 – Quais foram as sensações corporais que sentiu ao executar os exercícios? Explique.
6 – Conseguiu executar todos os exercícios com o tempo de 30 segundos? Se a resposta for negativa, qual exercício não conseguiu fazer no tempo solicitado?
7 - Teve alguma dificuldade? Qual?


26 - Aula direcionada 
Dia - 28 de Outubro de 2020


8º ano  28/10
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas – Equilíbrio
 

Olá, galerinha, boa tarde! Estudaremos hoje o Equilíbrio, finalizando assim, as capacidades físicas básicas.

O Equilíbrio é a capacidade de sustentar o corpo em uma posição na qual a ação da gravidade exerce grande influência, ela é desenvolvida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade.

É uma das capacidades físicas mais importantes e precisamos dele em diferentes situações: ficar em pé, andar, andar de bicicleta, de patins, de skate, etc. É a capacidade de manter o corpo estável em uma posição estática ou em movimento.

Os principais órgãos responsáveis pelo equilíbrio são o labirinto do ouvido interno e o cerebelo, que tem influência no equilíbrio por ser responsável pela coordenação de todos os movimentos. A posição da cabeça nas atividades é importante para a manutenção ou perda do equilíbrio. Observe uma bailarina quando faz giros, ela está sempre olhando para um ponto fixo e só gira a cabeça após o corpo girar, sem tirar o olho do ponto.

Há alguns tipos de equilíbrio.

O equilíbrio dinâmico é aquele que o indivíduo mantém equilibrando-se durante um movimento. Por exemplo, quando andamos de bicicleta, quando andamos em um muro, quando corremos.

O equilíbrio estático é a capacidade de equilibrar-se em uma posição estática, sem movimento. Esse equilíbrio está presente ao ficarmos de pé por exemplo.

O equilíbrio de recuperação é a capacidade de recuperar o equilíbrio em uma posição específica, após sofrer um desequilíbrio. Por exemplo, quando um ginasta sai da barra fixa, ou cavalo, após um salto, e tem que cair de pé, sem mover os dois pés para frente ou para trás.

Vamos vivenciar essa capacidade física? Como será que anda o seu equilíbrio? Já prestou atenção no seu equilíbrio ou na falta dele? (Questionamentos apenas para refletirem, não precisa responder) 

Vamos a prática! Corram para o whatsApp que lá tem todas as orientações.



25 - Aula direcionada 
Dia - 21 de Outubro de 2020

8º ano  21/10
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas – Força
 
Atividade proposta
De acordo a vivência dos exercícios propostos na semana passada, responda as seguintes perguntas:
 
1º) Explique o que é a capacidade física força.
2º) De que forma a capacidade física força está presente no nosso cotidiano? É comum utilizarmos a força? Dê alguns exemplos.
3º) Realizou a prática das atividades orientadas na semana passada? Quantos dias conseguiu realizá-las?
4º) Conte-me como foi a sua experiência com a vivência dos exercícios propostos. Quais foram as sensações corporais sentidas, e quais são os benefícios para sua vida?



24 - Aula direcionada 
Dia - 14 de Outubro de 2020

8º ano  14/10
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas – Força
 
Olá, galerinha!
Dando continuidade ao estudo sobre as capacidades físicas básicas, hoje, iremos trabalhar a capacidade física - Força.
Vamos relembrar que capacidade física é essa? Força é a capacidade de vencer determinada resistência por meio da contração muscular, ou seja, permite deslocar um objeto, o corpo do parceiro ou próprio corpo através da contração dos músculos. Podemos desenvolver a força com o auxílio de objetos de pesos ou até mesmo com o peso do próprio corpo.
 
Vamos trabalhar a capacidade física “Força” na prática?

Corram para o whatsApp que lá tem todas as orientações.

23 - Aula direcionada 
Dia - 07 de Outubro de 2020

8º ano  07/10
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas – Velocidade
 

Para hoje, temos uma atividade referente ao conteúdo passado e a aula práticas.
Atividade
De acordo a vivência dos exercícios propostos na semana passada, responda as seguintes perguntas:
 
1º) Explique a partir dos seus conhecimentos e do que aprendeu, o que é velocidade.
2º) De que forma a capacidade física velocidade está presente no nosso cotidiano? É comum utilizarmos a velocidade? Dê alguns exemplos.
3º) Realizou a prática das atividades orientadas na semana passada? Quantos dias conseguiu realizá-las?
4º) Conseguiu diminuir o tempo de execução dos exercícios? Quais foram os registros dos tempos das atividades que realizou?
5º) Conte-me como foi a sua experiência com a vivência dos exercícios propostos. Quais foram as sensações corporais sentidas, e quais são os benefícios para sua vida?


22 - Aula direcionada 
Dia - 30 de Setembro de 2020

8º ano  30/09
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas – Velocidade

Dando continuidade as capacidades físicas básicas, hoje, iremos estudar a capacidade “Velocidade”.

A “Velocidade” é a capacidade de execução de um movimento ou cobertura de uma distância no menor tempo possível ou com a capacidade de realizar um esforço de máxima frequência e amplitude de movimentos durante um curto tempo ou reagir rapidamente a um sinal.

Podemos observar a velocidade em muitas atividades esportivas e recreativas, assim como no nosso cotidiano. Nas atividades esportivas, a velocidade aparece no futebol, no atletismo, no basquete, no vôlei, na natação. Nas atividades recreativas, está nos jogos como pega-pega, pique-bandeira. Em nosso cotidiano, aparecem em situações como “atravessar a rua correndo”, “correr porque começou a chover”.

A velocidade está divindade em três:

- Velocidade de reação – tempo requerido para ser iniciada uma resposta a um estímulo específico.

- Velocidade de deslocamento ou velocidade do movimento – capacidade máxima de um indivíduo deslocar-se de um ponto para o outro, sendo importantíssima nos esportes coletivos e no atletismo (provas de velocidade).

- Velocidade de movimento dos membros (superiores ou inferiores) – a habilidade de mover os braços ou pernas tão rápido quanto possível.

Entendido a capacidade física “velocidade”? Vamos tentar trabalhar a capacidade física  na prática? Corre para o nosso grupo de WhatsApp que lá tem todas as orientações.



21 - Aula direcionada 
Dia - 23 de Setembro de 2020


Aula dia 23/09
Educação Física
Conteúdo – Ginástica de condicionamento físico – Capacidades físicas - Flexibilidade

Boa tarde, galerinha!!!

Para hoje, temos uma atividade referente a nossa aula da semana passada.

Atividade proposta:

1º) De acordo com a nossas últimas aulas respondam:

a)      Com suas palavras, de forma você me explica o que é flexibilidade?

b)     Qual a melhor forma para treinarmos a flexibilidade?

c)      Na sua opinião, quais são os benefícios que a flexibilidade pode trazer para nossa vida?

2º) Pedi que realizassem a sequência de exercícios propostos no vídeo postado em nossa última aula, durante toda a semana. Conseguiram realizá-los durante toda a semana? Quantos dias?

3º) Contem-me como se sentiram com a prática diária dos exercícios.



20 - Aula direcionada 
Dia - 16 de Setembro de 2020


8º ano – 16/09
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas- Flexibilidade

Flexibilidade, é capacidade de aproveitar as possibilidades de movimentos articulares, os mais amplos possíveis, em todas as direções. Em diversos esportes e atividades físicas, pode-se perceber a influência de flexibilidade na execução de movimentos.

Amplitude de Movimento - Dimensão do deslocamento do corpo ou de seus segmentos entre certos pontos, de orientação convencionalmente escolhida, expressada em graus e unidades lineares.

Mobilidade - Refere-se à amplitude de movimento permitida pela articulação em função de seus diversos componentes.

Elasticidade - Diz-se à capacidade de extensão elástica dos componentes.

Plasticidade - É a capacidade dos elementos articulares de se distendem e não retornarem à sua medida inicial. Em parte, no caso dos componentes articulares, a deformação é apenas temporária, porém, uma pequena parte das deformações plásticas ocorridas como resultado do treinamento de flexibilidade de alta intensidade são irreversíveis.

Porque a flexibilidade é importante?

Para aumentar a qualidade e a quantidade dos movimentos;

Melhora a postura corporal;

Diminui os riscos de lesões;

Favorecer a maior mobilidade nas atividades diárias e esportivas.


Ligamentos - tem baixo coeficiente de elasticidade e alto coeficiente de plasticidade.

Tendões - tem baixo coeficiente de elasticidade e de plasticidade.

Músculos - tem alto coeficiente de elasticidade, principalmente quando trabalhados para tal.

Obs.: - Geralmente quando os limites são superados em seus coeficientes de elasticidade e plasticidade, causa o rompimento das estruturas e o surgimento de lesões.



Quanto a Flexibilidade:

A flexibilidade é bastante específica para cada articulação podendo variar de indivíduo para indivíduo e até no mesmo indivíduo com passar do tempo.

Curiosidades e características da flexibilidade

A flexibilidade sofre a influência de alguns fatores que podem ser caracterizados pela idade e pelo sexo. Do nascimento até a velhice, a flexibilidade tem picos e quedas. Nos bebês, as articulações não estão formadas por completo, por isso eles conseguem colocar os pés na boca.

Até a fase pré-púbere, a flexibilidade é grande. Na adolescência, há uma diminuição, que tende a se acentuar na fase adulta e na velhice.

As meninas, em geral, têm flexibilidade maior que os meninos, porque, entre outros fatores, elas tendem a ter uma quantidade menor de massa muscular, possibilitando uma maior mobilidade articular.

Existem meninos com mais flexibilidade do que as meninas, mas é uma minoria.

Tipos de Flexibilidade:

1- Ativa - é a máxima amplitude que se pode obter através de movimentos efetuados pelos músculos de forma voluntária.

2- Passiva - é a máxima amplitude articular que se consegue em um movimento através da ação de uma segunda pessoa, aparelhos, força da gravidade, etc.

E de que forma podemos treinar e aprimorar a flexibilidade? Uma das melhores formas de se desenvolver, treinar e aperfeiçoar a flexibilidade é com o alongamento. O alongamento promove o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem seu comprimento. Quanto mais alongado o músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade.

Postarei no grupo um vídeo com o desenvolvimento do alongamento com objetivo de desenvolver a flexibilidade.


FREITAS, H. R. M. Apostila de Educação Física.  E.E.E.P. Osmira Eduardo de Castro - Morada Nova/CE


19 - Aula direcionada 
Dia - 09 de Setembro de 2020

8º ano – 09/09
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas- Resistência

Atividade

1º) A partir do que você entendeu, me explique o que é resistência.
2º) De que forma você pode desenvolver a resistência?
3º) Realizou a atividade prática proposta na semana passada de resistência? Conte-me como foi sua experiência.
4º) Conseguiu aumentar o tempo de execução da atividade proposta? Por dia, aumentou quanto tempo? E ao final dos dias de prática, conseguiu realizar por quanto tempo?


18 - Aula direcionada 
Dia - 02 de Setembro de 2020


8º ano  02/09
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas - Resistência


Dando continuidade as capacidades físicas, iremos estudar hoje a Resistência.

A “Resistência” é a capacidade de realizar trabalho muscular com uma dada intensidade e durante um determinado período de tempo. O principal fator limitante e que simultaneamente afeta o resultado é a fadiga. Considera-se que um atleta tem uma boa resistência quando não se cansa facilmente ou ainda quando consegue continuar a realizar um determinado movimento em estado de fadiga. Dentro do complexo das capacidades motoras, a resistência é a capacidade que deve ser desenvolvida em primeiro. Sem uma boa resistência é difícil repetir suficientemente outros tipos de treino de modo a desenvolver outros componentes da aptidão física.
Tipos de resistência:
Resistência anaeróbica – é a capacidade de execução de determinada atividade com alta intensidade em um curto espaço de tempo. O desenvolvimento da resistência anaeróbica em atletas de alto nível possibilita o prolongamento dos esforços máximos mantendo a velocidade e o ritmo do movimento, mesmo com crescente débito de oxigênio, da consequente fadiga muscular e o aparecimento de uma solicitação mental progressiva.
Resistência aeróbica – esse tipo de resistência permite manter o esforço de intensidade moderada durante longo tempo, com equilíbrio entre o que se capta de oxigênio e o que se consome.
A maratona, as corridas de longa distância do atletismo, como a prova de 10 mil metros, a marcha atlética, o triatlo, o duatlo, a natação de longa distância são exemplos de atividades físicas que requerem bons níveis de resistência aeróbica.

Agora, teremos uma atividade prática onde iremos trabalhar RESISTÊNCIA.
Voltem ao grupo que as orientações e os vídeos serão postados lá.



17 - Aula direcionada 
Dia - 26 de Agosto de 2020

Aula dia 26/08
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas – Agilidade

Atividade

1º) De acordo com a nossas últimas aulas respondam:
a)      Com suas palavras, de forma você me explica o que é agilidade?
b)     Qual a melhor forma para treinarmos a agilidade?
c)      Na sua opinião, quais são os benefícios que a agilidade pode trazer para nossa vida?
2º) Pedi que realizassem a sequência de exercícios propostos no vídeo postado em nossa última aula, durante toda a semana. Conseguiram realizá-los durante toda a semana? Quantos dias?

3º) Contem-me como se sentiram com a prática diária dos exercícios.



16 - Aula direcionada 
Dia - 19 de Agosto de 2020



Educação Física
Conteúdo – Ginástica de condicionamento físico / capacidades físicas - Agilidade

Para hoje, nós iremos estudar a capacidade física agilidade.

Vamos lembrar o que é a Agilidade? Agilidade é a capacidade de mudar de direção rapidamente, ou seja, permite que o corpo mude de direção no menor tempo possível. A agilidade depende da velocidade, força e flexibilidade para um melhor resultado.

Os vídeos serão postados no grupo, assim como todas as orientações.




15 - Aula direcionada 
Dia - 12 de Agosto de 2020

Dia 12/08
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas

Atividade relacionada a tarefa da semana passada
1 – Qual foi capacidade física escolhida?
2 – Qual o exercício físico ou esporte que escolheu para trabalhar a capacidade física selecionada?
3 – Conseguiu realizar a prática da capacidade física – exercício físico ao longo da semana? Conte-me como foi o processo e se percebeu alguma diferença.
4 – Registre em foto você realizando essa prática escolhida (Se quiser, poste nas redes sociais, me marque e coloque o #: #movimente-seemcasa, vamos influenciar a prática do exercício físico aos nossos amigos e familiares).


14 - Aula direcionada 
Dia - 05 de Agosto de 2020

8º ano  05/08
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas
Só para relembrarmos:
As capacidades físicas são definidas como qualidades físicas motoras que podem ser treinadas e aperfeiçoadas no corpo humano, classificadas em: força, flexibilidade, agilidade, velocidade, resistência e equilíbrio.
Ao longo das nossas aulas, iremos estudar cada umas das capacidades físicas básicas, hoje, vocês quem irão escolher qual delas estudar.
Em nossa tarefa de hoje, vocês deverão:

1-       Escolher uma das capacidades físicas básicas: Força, flexibilidade, agilidade, velocidade, resistência e equilíbrio;
2-       Escolher algum exercício físico ou esporte que trabalhe a capacidade física que você escolheu;
3-       Realizar essa prática ao longo de toda a semana.

13 - Aula direcionada 
Dia - 22 de julho de 2020


8º ano  22/07
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas

Na semana passada foi orientado que realizassem os exercícios propostos durante toda a semana, até nossa próxima aula, no caso, hoje. Faremos então uma análise sobre como se sentiram ao longo da semana com a prática dos exercícios.

Análise dos exercícios propostos -
1º) Conseguiu executar os exercícios propostos na semana passada? Sentiu dificuldade na execução de algum deles? Em qual exercício e qual foi a dificuldade?
2°) Conseguiu fazer quantos dias na semana?
3º) Percebeu alguma diferença  após a realização deles? Qual?
4º) O que sentiu com a prática dos exercícios? Explique.
5º) Percebeu algum benefício com a prática semanal dos exercícios na sua rotina? Explique.
6º) Pretende incluir essa prática na sua rotina diária?

12 - Aula direcionada 
Dia - 15 de julho de 2020





8º ano  15/07
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas

Estudamos na semana passada o que são as capacidades físicas, dentre elas vocês pesquisaram a Força, a flexibilidade, a agilidade, a velocidade, a resistência e o equilíbrio.

Hoje e ao longo da semana faremos a prática dessas capacidades.
Força – é a capacidade de vencer determinada resistência por meio da contração muscular.
Flexibilidade – capacidade de realizar movimentos articulares na maior amplitude possível.
Agilidade – capacidade de mudar de direção rapidamente. Ela depende da velocidade e da força.
Velocidade – capacidade de realizar ações vigorosas em um curto intervalo de tempo.
Resistência – capacidade de manter o esforço físico durante um longo intervalo de tempo.
Equilíbrio – capacidade de sustentar o corpo em uma posição na qual a ação da gravidade exerce grande influência.


Realize ao longo da semana os exercícios propostos no vídeo e na imagem abaixo. 






Os exercícios propostos na imagem, devem ser realizados todos os dias. Já os exercícios propostos no vídeo, podem ser feitos em dias intercalados (dependendo de como esteja seu condicionamento físico, podem ser realizados todos os dias), até a nossa próxima aula, quarta-feira, dia 22/07.
Atenção – no vídeo, os exercícios referentes aos números 6, 7, 8 e 9, a mulher só executa os exercícios com um lado corpo, pois é só para demonstração de movimento, mas vocês deverão executar tanto com o lado esquerdo, como com o lado direito. No exercício referente ao número 5, vocês poderão realizá-lo com um cabo de vassoura.
Como irão realizar os exercícios?
- 2 vezes, repetindo cada exercício por 12 vezes. Entre cada exercício, descansem 20 segundos.
Exemplo: 1º rodada – realiza o exercício nº 01 por 12 vezes, descansa 20 segundos, realiza o exercício nº 02 por 12 vezes, descansa 20 segundos, e assim por diante. Até completar as duas rodadas.


11 - Aula direcionada 
Dia - 08 de julho de 2020

8º ano  08/06
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico

Capacidades físicas

As ginásticas de condicionamento físico caracterizam-se pela excitação orientada que visa a melhora do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual e/ou à modificação da composição corporal. Geralmente elas são organizadas em sessões planejadas de movimentos repetidos, com frequência e intensidade definidas. Os exercícios propostos também podem ser orientados de acordo com uma população específica, como a ginástica para gestantes, ou atrelados a situações ambientais determinadas, como a ginástica laboral.
Embora as ginásticas de condicionamento físico sejam muito praticadas em academias, é possível perceber sua prática em parques, praças e ruas.
Apesar de os avanços propiciados pela tecnologia terem facilitado muito as tarefas do dia a dia, o estilo de vida contemporâneo está relacionado com o aparecimento de inúmeras doenças decorrentes da falta de exercícios físicos.
Aprimorar as capacidades físicas, por meio da ginástica de condicionamento físico, traz muitos benefícios para a saúde e implementa um estilo de vida mais ativo, que resulta em uma condição física melhor para a realização dos movimentos do dia a dia.
São muitos os efeitos que podem ser percebidos com a prática regular de exercícios físicos, como fortalecimento de ossos e músculos, melhora da Frequência Cardíaca e do sistema cardiovascular, diminuição do estresse e da ansiedade, além de favorecer a elevação da autoestima e da imagem corporal.
Por isso é importante manter uma rotina com a prática regular de exercícios físicos.
Muitas pessoas confundem exercício físico com atividade física, considerando que são sinônimos. Mas, afinal, qual é a diferença entre essas práticas?
Os exercícios físicos são movimentos do corpo realizados com intencionalidade, programados e sistematizados, que sejam praticados com regularidade. Seus objetivos podem estar relacionados com a aquisição de condicionamento físico, de manutenção da saúde ou mesmo com a prevenção de lesões. Podem ser considerados exercícios físicos a prática de natação, de musculação ou até mesmo uma caminhada mais intensa. O determinante é o sentido que o indivíduo atribui a essa prática.
Já as atividades físicas são movimentos do corpo que vão além do repouso. Embora possam ter um gasto calórico significativos, sua intencionalidade não tem como objetivo a melhora do condicionamento físico. A regularidade de sua prática também não é programada. Nesse caso, consideramos atividade física: ir até a padaria, caminhar apara a escola, descer ou subir uma escada, varrer o chão, lavar louça etc.
É importante destacar que uma mesma prática, como a caminhada, pode ser considerada atividade física quando cumpre apenas o objetivo de deslocamento (como ir de casa até o ponto de ônibus) ou pode assumir a condição de exercício físico quando uma pessoa a realiza com a intenção de perder peso, por exemplo.
Para que a prática de exercícios físicos resulte em algum ganho na melhora da condição física, é importante compreender a forma como se manifestam as capacidades físicas, as quais são definidas como ações musculares e qualidade motoras que estão relacionadas com a formação do nosso corpo e com a técnica dos movimentos, sendo seu desenvolvimento e aperfeiçoamento primordiais para a manutenção de uma boa condição física (GALLAHUE & OZMUN, 2005) 
As capacidades físicas são: Força, flexibilidade, agilidade, velocidade, resistência e equilíbrio.
As capacidades físicas estão presentes em nossos movimentos, seja nos exercícios físicos, seja nas atividades físicas. É importante que todos usem essas capacidades também em ginásticas de condicionamento físico em razão dos benefícios proporcionados por sua prática.

Atividade proposta:
1º) E aí, na sua rotina diária está praticando mais atividade física ou exercício físico?
2º) Qual deles poderia trazer mais benefícios para sua saúde? Por quê?
3º) Como você poderia transformar uma atividade física diária sua em exercício físico?
4º) Já ouviu falar em capacidades físicas? O quê?
5º) Pesquise e me explique cada uma das capacidades físicas citadas no texto (Força, flexibilidade, agilidade, velocidade, resistência e equilíbrio)



10 - Aula direcionada 
Dia - 01 de julho de 2020



8º ano  01/07
Educação Física
Conteúdo – Ginástica de conscientização corporal - Alongamento

Como orientado na semana passada, vocês fariam o desafio proposto e hoje analisaríamos os resultados obtidos.

Análise do desafio
1º) Conseguiu executar o desafio proposto na semana passada?
2°) Conseguiu fazer quantos dias na semana?
3º) Percebeu alguma diferença  após a realização do alongamento? Exemplo: mais disposição para realizar outras tarefas; diminuiu as tensões do corpo; relaxou.
4º) Percebeu algum benefício com a prática semanal do alongamento na sua rotina?
5º) Pretende incluir essa prática na sua rotina diária?



09 - Aula direcionada 
Dia - 24 de junho de 2020


8º ano
Educação Física
Conteúdo – Ginástica de condicionamento físico / Alongamento

O alongamento são exercícios físicos que visam à preservação e o aperfeiçoamento do grau de flexibilidade muscular, a prática do mesmo favorece o estiramento das fibras musculares, contribuindo para que o seu comprimento aumente. Isso ocorre devido o aumento da temperatura dos músculos, quanto mais se alonga um determinado músculo maior será o fluxo da articulação controlada por ele e melhor será a sua flexibilidade.
São inúmeros os benefícios do alongamento, tanto para os atletas como para os sedentários, desde que seja feito corretamente e de preferência com a supervisão de um profissional da área. Suas vantagens são:
·         Proporciona o bem estar físico e mental do praticante;
·         Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo;
·         Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares;
·         Restringe os riscos de disfunções da coluna;
·         Melhora a postura;
·         Diminui a tensão muscular;
·         Ameniza cólicas menstruais em atletas;
·         Suaviza a irritabilidade muscular;
·         Estimula o cérebro a liberar a serotonina, o hormônio do bem estar;
·         Diminui a incidência de cãibras.

Não teremos atividade teórica hoje, mas teremos prática. Assistam ao vídeo, e executem a aula de alongamento junto com a professora.
Para além dessa atividade prática de hoje, também teremos uma tarefa semanal, vocês deverão executar o alongamento proposto no vídeo ao longo da semana, e na próxima semana faremos uma atividade sobre a vivência de vocês em relação a essa prática de alongamento.



Acesso para o vídeo com a aula de alongamento



___________________________


08 - Aula direcionada 
Dia - 17 de junho de 2020

Série: 8º ano
Educação Física
Conteúdo – Ginástica de condicionamento físico

Atividade proposta 
Vamos recapitular um pouco sobre os slides e vídeos da semana passada?

1º) Em resumo, o que você entendeu por yoga?
2º) Sua prática pode trazer algum benefício? Qual?
3º) Conseguiu realizar a prática da atividade proposta dos slides da aula anterior?
4º) Conseguiu perceber algum benefício?
5º) O que sentiu com a execução e após a execução da atividade?
6º) Com a orientação dos vídeos, conseguiu meditar? Qual foi a sensação?





07 - Aula direcionada 
Dia - 10 de junho de 2020


Conteúdo - Ginástica de conscientização corporal
Série - 8º ano

Continuando nossas aulas com o trabalho de ginástica e consciência corporal, iremos trabalhar hoje com yoga e meditação.
Como a sequência de imagens/slides é grande, hoje vocês só irão fazer o acompanhamento deles e dos vídeos.

Boa aula.
https://drive.google.com/file/d/1eYRf-Tvsyg20MrCGoFKf26FU1RWWAxp7/view?usp=drivesdk


Posições para meditação - vídeo 01


Como começar a meditar - vídeo 02



06 - Aula direcionada 
Dia - 03 de junho de 2020


ConteúdoGinástica de conscientização corporal - Ginástica de relaxamento
Série: 8° ano Turma: U

Ginástica de relaxamento
Esse momento ao qual estamos passando, onde estamos tendo que nos adaptarmos a novas realidades, sem aulas, sem passeios, sem atividades físicas, apenas isolados dentro dos nossos lares, acabamos passando mais tempo sentados ou deitados, na tv, no celular ou no computador, estas atitudes nos levam a algumas alterações musculares e metabólicas e por conseguinte mentais. Para tentarmos amenizar essas consequências do isolamento, estudaremos e praticaremos um pouco o Relaxamento.
Relaxamento
O relaxamento é uma ação corporal cujo objetivo é romper as tensões físicas, mentais e emocionais. As atividades do cotidiano, como ficar muitas horas sentado na escola, diante de um computador ou na TV, propiciam a aquisição de tensões de várias origens, as quais de modo geral, podem afetar as fibras musculares, provocando várias alterações físicas e metabólicas.
As técnicas de relaxamento são muito indicadas para a eliminação de tensões. Relaxar significa drasticamente a atividade muscular e mental por meio de um ato consciente e autodirigido. Diferentes técnicas podem ser usadas nessa prática e, de modo geral, elas são aplicadas em locais tranquilos. Seus adeptos devem vestir roupas confortáveis, prestar atenção na respiração e procurar o relaxamento das tensões das diversas partes do corpo.

Atividade proposta:
Procure um local mais tranquilo na sua casa, leia as orientações das imagens a seguir, e as coloque em prática. Em seguida, respondas as questões.
1- Já tinha ouvido falar sobre a prática da ginástica do relaxamento? Se sim, o que?
2- Já praticou alguma vez o relaxamento? Se sim, o que sentiu?
3- Já tinha parado para prestar atenção na sua respiração? Se sim, o que conseguiu identificar?
4- Reparou nos movimentos realizados por seu corpo durante uma respiração? Já tinha reparado que utilizamos mais partes do corpo do que, somente, o nariz para realizar essa função?
5- Quais foram os pensamentos que passavam por sua cabeça no momento do exercício de respiração?
6- Conseguiu relaxar? Qual foi a sensação? Explique.

Imagens:














↭↭↭↭-↭↭↭↭


05 - Aula direcionada 
Dia - 27 de maio de 2020


ConteúdoGinástica de conscientização corporal

Série: 8° ano Turma: U

Ginástica de conscientização corporal
A Ginástica são exercícios físicos que se dividem em modalidades competitivas e não competitivas. Sua prática envolve uma série de movimentos que exigem e desenvolvem força, flexibilidade e coordenação motora com fins de aperfeiçoamento físico e mental.

Abaixo segue 5 imagens de atividades de ginástica de conscientização corporal, as quais buscam o equilíbrio, e seus enfoques concentram-se principalmente na prevenção de doenças e na procura cotidiana pelo bem-estar. Analise as imagens e responda as perguntas.










Atividade proposta:
A partir das imagens, responda perguntas do 1 ao 3, as questões do 4 ao 8 são pessoais:
1- A que atividades essas fotografias se referem? Consegue identificar alguma delas? Qual?
2- Já praticou alguma delas, ou conhece alguém que pratica? Onde?
3- Em que locais essas atividades podem ser realizadas?
4- Você conhece seu corpo? Seus limites e possibilidades? Explique
5- Quais atividades do seu dia a dia te deixam tenso, físico, mentalmente e emocionalmente? Explique.
6- Você tem dificuldade de se concentrar? Justifique.
7- O que tem mais facilidade de tirar sua concentração? Explique.
8- O que você acha que poderia lhe ajudar a se concentrar melhor?

↭↭↭↭-↭↭↭↭
04 - Aula direcionada 

Dia - 20 de maio de 2020


Conteúdo: Danças de salão - Bolero

Série: 8° ano Turma: U

Hoje, nossa aula será somente prática.

Assistam ao vídeo, em seguida, grave um vídeo com você realizando a dança. A atividade só será considerada válida se realizarem a gravação. Essa gravação será utilizada para um trabalho posterior, por isso a necessidade da gravação.




OBS - Se não quiserem expor o seu vídeo no grupo, o ideal é que enviem por e-mail:  raimundoguerrraescola@gmail.com, caso não consigam, podem enviar no meu privado.
                                ↭↭↭↭-↭↭↭↭


03 - Aula direcionada 

Dia - 13 de maio de 2020


Conteúdo: Danças de salão - Bolero


Série: 8° ano Turma: U


Bolero

O bolero é uma dança de salão lenta, romântica e sensual, cuja origem há controvérsias, porém acredita-se que surgiu em Cuba, com influência espanhola e mexicana. Como música, a Cuba é considerada a "mãe do bolero". Para alguns, a origem no nome Bolero está associada ao Volero (Voar), inspirado no movimento que as dançarinas faziam ao rodopiarem seus vestidos ao som da música.

Atividade proposta:

Assista ao vídeo e conheça um pouco mais sobre essa dança e estilo musical. Depois responda ao questionário.




Questões

- Já tinha ouvido falar sobre o bolero? Se sim,o que?

- Na nossa cidade, estado e região, é comum vermos esse estilo de dança? Se sim, onde?

- Podemos dizer q esse estilo de dança é parecido com algum estilo de dança da nossa região? Qual e por que?

- A partir do vídeo, da história e um pouco da dança apresentada por ele, o que você achou do bolero? Explique.

- O que mais lhe chamou a atenção? Seria uma dança que você praticaria?


                                ↭↭↭↭-↭↭↭↭

02 - Aula direcionada 
Dia - 06 de maio de 2020


Conteúdo: Danças de salão
Série: 8° ano Turma: U

Conhecida a história, as características, e as transformações das danças de salão, partiremos para os estilos de dança que esta aborda.
Vários são os estilos de dança que fazem parte das danças de salão, dada essa realidade, escolha um deles, aquele que você mais se identifica, que lhe chama mais a atenção ou que esteja mais próximo a sua realidade. Feito isso, faremos uma nova pesquisa, agora sobre um dos estilos de dança de salão que vocês escolheu.

Atividade proposta:
Parte 1
Pesquise:
• Estilo que escolheu:
- O que te fez escolher esse estilo;
- História desse estilo;
- Principais características desse estilo;
- Onde esse estilo surgiu e onde (país, estado ou região) ele é mais praticado;

Parte 2
• Assista a um vídeo do estilo de dança ao qual escolheu, tente repetir os mesmos movimentos executados pelos dançarinos e conte-me qual foi a sua sensação.

Atenção
O único estilo de dança de salão que não pode escolher é o Bolero!

                                ↭↭↭↭-↭↭↭↭




01 - Aula direcionada 
Dia - 29 de abril de 2020

8° ano
Conteúdo - Danças de Salão

Em nossas primeiras aulas, fizemos uma discussão e uma abordagem sobre a dança de uma forma geral, para tentarmos entender o que era, quais os estilos, o preconceito em relação a ela e a quem praticava. A partir de agora, iremos trabalhar um estilo de dança específico, as Danças de salão.


Atividade proposta:

Parte 1
Responda:
- Já ouviu falar sobre as danças de salão? Se sim, o que?
- Na nossa região é comum a prática de danças de salão? Por que?

Parte 2

Pesquise:
Para conhecermos mais sobre esse estilo de dança, faremos hoje uma pesquisa sobre as Danças de salão.
- O que são as danças de salão;
- Principais características das danças de salão;
- A história da dança de salão;
- Houve transformação em relação as danças de salão praticadas desde o seu surgimento até os dias atuais. 


                                        


Nenhum comentário:

Postar um comentário