domingo, 26 de abril de 2020

CIÊNCIAS - ANDREA - 6 º ANO

*********************************************************
AULA 41 - REVISÃO NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS - 09/03/2021


ATIVIDADE

APÓS FAZER A LEITURA DO LIVRO DE CIÊNCIAS DAS PÁGINAS 114 À 128 E ASSISTIR A VÍDEO AULA ACIMA, FAÇA A ATIVIDADE DO LIVRO DAS PÁGINAS 129 À 131, DO NÚMERO 1 AO 14

********************************************************

AULA 40 - SISTEMA ENDÓCRINO - 03/03/2021


ATIVIDADE

1-      QUAL A REAÇÃO DOS HORMÔNIOS COM O SISTEMA NERVOSO?

2-      QUAIS OS COMPONENTES DO SISTEMA ENDÓCRINO?

3-      FALE SOBRE CADA UM DOS HORMÔNIOS ABAIXO, DIZENDO QUAIS AS SUAS FUNÇÕES E ONDE ELE É PRODUZIDO:

A)     ACTH:

B)      TSH:

C)      FSH:

D)     LH:

E)      GH:

F)      ADH:

G)     PROLACTINA:

H)     OCITOCINA:

I)        T3 E T4:

J)       CALCITININA:

K)      PARATORMÔNIO:

L)       INSULINA:

M)   GLUCAGON:

N)     ADRENALINA:

O)     NORADRENALINA:

P)      CORTISOL:

Q)     ALDOSTERONA:

R)      ESTROGÊNIO

S)      PROGESTERONA:

T)      TESTOSTERONA:




********************************************************

AULA 39 - SISTEMA URINÁRIO - 24/02/2021


ATIVIDADE

1-      QUAL A FUNÇÃO DO SISTEMA URINÁRIO?

2-      QUAIS SÃO OS ÓRGÃOS DO SISTEMA URINÁRIO?

3-      O QUE SÃO OS NÉFRONS E QUAL A SUA FUNÇÃO?

4-      QUAL O LIMITE QUE CABE EM NOSSA BEXIGA URINÁRIA?

5-      COMO A URINA É FORMADA E COMO ELA É ELIMINADA? 

*******************************************************

AULA 38 - SISTEMA CARDIOVASCULAR - 17/02/2021

https://www.youtube.com/watch?v=iTRTTIrmTR8&t=251s

ATIVIDADE

1-      PARA QUE SERVE O SISTEMA CARDIOVASCULAR?

2-      QUEM SÃO OS COMPONENTES DO SISTEMA CARDIOVASCULAR?

3-      O QUE É SÍSTOLE E O QUE É DIÁSTOLE?

4-      QUAIS OS VASOS SANGUÍNEOS QUE EXISTEM E QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE ELES?

5-      EXPLIQUE COMO ACONTECE A CIRCULAÇÃO PULMONAR E A CIRCULAÇÃO SISTÊMICA


********************************************************

AULA 37 - SISTEMA RESPIRATÓRIO- (10/02/2020)


ATIVIDADE

1-      PARA QUE SERVE O SISTEMA RESPIRATÓRIO?

2-      QUEM SÃO OS COMPONENTES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO?

3-      PORQUE NÃO CONSEGUIMOS COMER E FALAR AO MESMO TEMPO? QUAL A FUNÇÃO DA EPIGLOTE?

4-      O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS ALVÉOLOS PULMONARES?

5-      EXPLIQUE O QUE ACONTECE COM O DIAFRAGMA E A CAIXA TORÁCICA QUANDO O AR ENTRA E QUANDO O AR SAI DOS PULMÕES.

6-      EXPLIQUE O QUE FAZ O BULBO DURANTE A RESPIRAÇÃO. 


********************************************************
AULA 36 - SISTEMA DIGESTÓRIO- (03/02/2020)


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 

1-      QUAIS OS ÓRGÃOS QUE COMPÕEM O SISTEMA DIGESTÓRIO?

2-      QUAIS AS GLÂNDULAS QUE SÃO ENCONTRADAS NO SISTEMA DIGESTÓRIO?

3-      O QUE SÃO MOVIMENTOS PERISTÁLTICOS E ONDE ELES ACONTECEM?

4-      QUAL A FUNÇÃO DA BILE?

5-      ONDE OS NUTRIENTES QUE VIERAM DA DIGESTÃO SÃO ABSORVIDOS? E A ÁGUA?


********************************************************

AULA 35 - EXTRA- (16/12/2020)

PROJETO DE PESQUISA

Foi desenvolvido um projeto de pesquisa sobre vacinas com a finalidade de responder a atividade a seguir:

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS SOBRE VACINAS

Para responder as questões abaixo você pode:

Pesquisar na internet

Assistir aos noticiários

Utilizar revistas ou jornais

- Sabemos que existem vacinas contra diversas doenças, como uma forma de proteger e cuidar do nosso corpo. Dessa forma, depois de fazer sua pesquisa, responda as questões abaixo:

 1- Faça um texto com pelo menos 10 linhas sobre como foi descoberta a primeira vacina.

2- Como as vacinas são fabricadas?

3- Todas as doenças são curadas cm vacinas? Por que?

4- Explique como as vacinas agem em nosso corpo?


******************************************

AULA 34 - (16/12/2020)

APÓS LER A PÁGINA 146 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, RESPONDA AS LETRAS A, B, C,D. 

******************************************

AULA 33 - EXTRA- (08/12/2020)

PROJETO DE PESQUISA

Foi desenvolvido um projeto de pesquisa sobre outras pandemias ou epidemias mundiais com a finalidade de responder a atividade a seguir: 

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS SOBRE PANDEMIAS/EPIDEMIAS 
MUNDIAIS 
Para responder as questões abaixo você pode: 
✓ Pesquisar na internet 
✓ Assistir aos noticiários 
✓ Utilizar revistas ou jornais 

- Sabemos que existiram outras pandemias ou epidemias no mundo antes do corona vírus como por exemplo: 
 Peste negra 
 Epidemia de varíola 
 Epidemia da Nova Inglaterra 
 Grande peste de Marselha 
 1ª e 2ª pandemia de cólera
  Febre amarela 
 Gripe Espanhola 
 AIDS 
 COVID-19 

Pesquise sobre essas pandemias e responda: 

1- Onde ocorreu a Pandemia/epidemia (descritas acima)? 
2- Em que ano aconteceu cada uma dessas pandemias/epidemias? 3- Quais os números de pessoas mortas por cada uma dessas doenças? 
4- De acordo com o número de mortes, qual a MAIOR e a MENOR pandemia? 
5- Se juntarmos todas as pandemias quantas pessoas morreram ao todo?

*******************************************

AULA 32 - (08/12/2020)

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – 6º ANO – INTERAÇÃO DOS ORGANISMOS COM O AMBIENTE


https://www.youtube.com/watch?v=GYE3_QPhjSQ

DEPOIS DE ASSISTIR A ESSES DOIS VÍDEOS, FAÇA UM RESUMO DE PELO MENOS 10 LINHAS ABORDANDO OS ASPECTOS MAIS IMPORTANTES DOS DOIS VÍDEOS.


******************************************************
AULA 31 - (02/12/2020)

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – 6º ANO – SISTEMA NERVOSO



 1- DEPOIS DE LER O CAPÍTULO 8 DA PÁGINA 132 ATÉ A 143 DO SEU LIVRO DE CIÊNCIAS, E ASSISTIR A VÍDEO AULA ACIMA, FAÇA A ATIVIDADE DAS PÁGINAS 144 E 145 DO NÚMERO 1 AO NÚMERO 13 EM SEU CADERNO.

******************************************************

AULA 30 - DIRECIONADA (25/11/20)

ATIVIDADE PROPOSTA: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS

ATIVIDADE

1- DEPOIS DE LER O CAPÍTULO 7 DA PÁGINA 114 ATÉ A 128 DO SEU LIVRO DE CIÊNCIAS, E ASSISTIR A VÍDEO AULA ACIMA, FAÇA A ATIVIDADE DAS PÁGINAS 129 E 130 DO NÚMERO 1 AO NÚMERO 12 EM SEU CADERNO.


******************************************************

AULA 29 - DIRECIONADA (18/11/20)

ATIVIDADE PROPOSTA: REVISÃO CÉLULA




APÓS ASSISTIR O VÍDEO ACIMA E LER O CAPÍTULO 6, ELABORE E RESPONDA 8 QUESTÕES 

*******************************************************

AULA 28 - DIRECIONADA (11/11/20)

ATIVIDADE PROPOSTA: A CÉLULA

BASEADA NAS PÁGINAS 102 À 110 DO LIVRO DO LIVRO DE CIÊNCIAS E DO VÍDEO NO LINK ACIMA, RESPONDA A ATIVIDADE A SEGUIR:

1-      APÓS LER O TEXTO DO CAPÍTULO 6 DAS PÁGINAS 102 ATE A 110, E DE ASSISTIR A VÍDEO AULA, E DE NOSSA AULA PELO TEAMLINK, FAÇA A ATIVIDADE DO LIVRO DE CIÊNCIAS DA PÁGINA 111 E 112 DO NUMERO 1 AO 14.

*******************************************************

AULA 27 - DIRECIONADA (04/11/20)

ATIVIDADE PROPOSTA: REVISÃO DE MOVIMENTOS DA TERRA


1-     ASSISTA O VÍDEO ACIMA, LEIA O CAPÍTULO 5 DO LIVRO, DA PÁGINA 86 A 95, E SEM SEGUIDA RESPONDA A ATIVIDADE DE SEU LIVRO NAS PÁGINAS 96 E 97, DO NÚMERO 1 AO NÚMERO 11.

*******************************************************

AULA 26 - DIRECIONADA (28/11/20)

ATIVIDADE PROPOSTA: ESTAÇÕES DO ANO





BASEADO NO LIVRO DE CIÊNCIAS NA PÁGINA 95 E 96 E NO SITE ACIMA, RESPONDA:

1-      QUAL A RELAÇÃO ENTRE O EIXO DA TERRA E AS ESTAÇÕES DO ANO?

2-      A INTENSIDADE DA LUZ DO SOL QUE CHEGA ATÉ NOS É A MESMA EM QUALQUER LUGAR DO PLANETA TERRA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA

3-      O QUE É SOLSTÍCIO? QUAIS OS SOLSTÍCIOS QUE TEMOS?

4-      O QUE É EQUINÓCIO?

5-      PORQUE TEMOS DIAS MAIS CURTOS E NOITES MAIS LONGAS?

6-      PORQUE O EIXO DA TERRA INFLUENCIA NAS ESTAÇÕES DO ANO?

7-      PORQUE TEMOS AS 4 ESTAÇÕES: PRIMAAVERA, VERÃO, OUTONO E INVERNO?


*******************************************************

AULA 25 - DIRECIONADA (21/10/20)

ATIVIDADE PROPOSTA: ECLIPSE SOLAR E LUNAR


BASEADA NA PÁGINA 87 DO LIVRO E DO VÍDEO ACIMA, FAÇA A ATIVIDADE ABAIXO:

1-      VOCÊ JÁ VIU ALGUM ECLIPSE? EXPLIQUE O QUE VOCÊ ACHOU.

2-      EXPLIQUE COMO ACONTECE O ECLIPSE SOLAR.

3-      PORQUE É TÃO DIFÍCIL VER UM ECLIPSE SOLAR NO BRASIL?

4-      COMO ACONTECE O ECLIPSE LUNAR?

5-      QUAL A DIFERENÇA DE ECLIPSE PENUMBRAL, TOTAL E PARCIAL?


*******************************************************

AULA 24 - DIRECIONADA (14/10/20)

ATIVIDADE PROPOSTA: MOVIMENTOS DO PLANETA TERRA



BASEADA NAS PÁGINAS 86 À 95 DO LIVRO E DO VÍDEO ACIMA, FAÇA A ATIVIDADE:

1-      EXPLIQUE O QUE É E COMO ACONTECE O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO DA TERRA

2-      O QUE ACONTECERIA SE A TERRA PARASSE SEU MOVIMENTO DE ROTAÇÃO?

3-      QUANTO TEMPO DURA O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO?

4-      EXPLIQUE PORQUE TEMOS OS DIAS E AS NOITES, OS MOVIMENTOS DA TERRA

5-      EXPLIQUE O QUE É E COMO ACONTECE O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO DA TERRA

6-      O QUE É ÓRBITA?

7-      EXPLIQUE COMO OCORREM AS ESTAÇÕES DO ANO NO PLANETA TERRA

8-      PORQUE TEMOS O ANO BISSEXTO?


*******************************************************

AULA 23 - DIRECIONADA (07/10/20)

ATIVIDADE PROPOSTA: REVISÃO DE ECOLOGIA


BASEADA NAS PÁGINAS 66 À 82 DO LIVRO E DO VÍDEO ACIMA:

1-      FAÇA A ATIVIDADE DO LIVRO DA PÁGINA 83 E 84 DO NÚMERO 1 AO 14. SÓ PRECISA COLOCAR AS RESPOSTAS DA ATIVIADE. LEMBRE DE COLOCAR NO CADERNO A PÁGINA REFERENTE A ATIVIDADE.



*******************************************************

AULA 22 - DIRECIONADA (30/09/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: BIODIVERSIDADE




BASEADA NAS PÁGINAS 81 E 82 DO LIVRO E DO VÍDEO  ACIMA, RESOLVA A ATIVIDADE A SEGUIR:

1-      O QUE É BIODIVERSIDADE?

2-      QUAIS AS PRINCIPAIS AMEAÇAS À BIODIVERSIDADE?

3-      PARA QUE FORAM CRIADAS AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO?

4-      QUAIS OS DOIS TIPOS DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO?

5-      QUAIS OS CRITÉRIOS QUE DEVEM TER UMA UNIDADE DE PROTEÇÃO INTEGRAL?

6-      QUAIS OS TIPOS DE UNIDADES DE PROTEÇÃO INTEGRAL?

7-      COMO SÃO AS RESERVAS BIOLÓGICAS?

8-      O QUE É UM PARQUE NACIONAL?

9-      COMO É UM MONUMENTO NATURAL?

10-   COMO É UMA UNIDADE DE USO SUSTENTÁVEL?

11-   O QUE SÃO APAS? QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DELAS?

12-   COMO SÃO AS FLORESTAS NACIONAIS?

13-   COMO É A RESERVA EXTRATIVISTA?



*******************************************************

AULA 21 - DIRECIONADA (23/09/2020)


ATIVIDADE PROPOSTA: CADEIA E TEIA ALIMENTAR



BASEADA NAS PÁGINAS 78 E 79 DO LIVRO E NO VÍDEO ACIMA:


1-      O QUE É CADEIA ALIMENTAR?
2-      POR QUE A CADEIA ALIMENTAR COMEÇA COM UM SER FOTOSSINTETIZANTE SEMPRE? PORQUE ELES SÃO CHAMADOS DE PRODUTORES?
3-      O QUE SÃO SERES HERBÍVOROS?
4-      O QUE SÃO CONSUMIDORES? COMO ELES PODEM SER?
5-      O QUE É TEIA ALIMENTAR?
6-      FAÇA UMA CADEIA ALIMENTAR QUE TENHA UM PRODUTOR, CONSUMIDOR PRIMÁRIO, CONSUMIDOR SECUNDÁRIO E CONSUMIDOR TERCIÁRIO.
7-      FAÇA UMA TEIA ALIMENTAR. SO PRECISA COLOCAR OS NOMES DOS SERES COM AS SETAS INDICANO QUEM SERVE DE ALIMENTO PARA QUEM, NÃO PRECISA DESENHAR.


******************************************************

AULA 20 - DIRECIONADA (16/09/2020)


ATIVIDADE PROPOSTA: ECOLOGIA

BASEADA NAS PÁGINAS 75 À 78 DO LIVRO E NO VÍDEO ACIMA RESPONDA:

1-      DIGA O QUE É:
A)     ECOLOGIA
B)      ESPÉCIE
C)      POPULAÇÃO
D)     COMUNIDADE
E)      NICHO ECOLÓGICO
F)      HABITAT
G)     ECOSSISTEMA
H)     BIOSFERA
2-      PORQUE O GATO NÃO PODE REPRODUZIR COM UM CACHORRO?
3-      QUAIS AS POPULAÇÕES QUE VOCÊ JÁ ENCONTROU EM SUA CASA?

4-      O QUE SÃO FATORES BIÓTICOS E ABIÓTICOS? CITE EXEMPLOS DE CADA UM DELES.

******************************************************

AULA 19 - DIRECIONADA (09/09/2020)


ATIVIDADE PROPOSTA: PRESSÃO ATMOSFÉRICA





BASEADA NAS PÁGINAS 71 À 74 DO LIVRO E DOS LINKS ACIMA, RESPONDA A ATIVIDADE:

1-      O QUE É PRESSÃO?
2-      COMO O VALOR DA PRESSÃO ATMOSFÉRICA VARIA DE ACORDO COM A ALTITUDE?
3-      COMO O NOSSO CORPO REAGE À MUDANÇA DE ALTITUDE E DA PRESSÃO ATMOSFÉRICA?
4-      COMO PODEMOS PROVAR QUE A PRESSÃO ATMOSFÉRICA EXISTE? EXPLIQUE DE ACORDO COM O EXPERIMENTO DA ÁGUA NO COPO QUE N CAI AO SER VIRADA.
5-      EXPLIQUE O QUE ACONTECE AOS NOSSOS OUVIDOS QUANDO SUBIMOS OU DESCEMOS UMA SERRA. PORQUE ISSO OCORRE?
6-      PORQUE DENTRO DO AVIÃO PRECISA SER PRESSURIZADO?
7-      QUAIS DOS EXPERIMENTOS DO CLUBE DE CIÊNCIAS VOCÊ ENTENDEU MELHOR. EXPLIQUE A PRESSÃO A PARTIR DO EXPERIMENTO QUE VOCÊ ENTENDEU.


*********************************************************************


AULA 18 - DIRECIONADA (02/09/2020)


ATIVIDADE PROPOSTA: PROPRIEDADES DO AR




BASEADA NAS PÁGINAS 69 E 70 DO LIVRO E NO VÍDEO ACIMA, RESPONDA A ATIVIDADE ABAIXO:

1-      O QUE QUER DIZER A EXPRESSÃO PROPRIEDADES DO AR?
2-      O QUE É MATÉRIA?
3-      AS DUAS PRIMEIRAS PROPRIEDADES DO AR SÃO QUE ELE TEM MASSA E PESO. O QUE É MASSA E PESO?
4-      O QUE É A FORÇA DA GRAVIDADE E O QUE ELA FAZ?
5-      O QUE QUER DIZER A EXPRESSÃO O AR É RAREFEITO.
6-      O AR TEM COMPRESSIBILIDADE. O QUE É ISSO?
7-      EXPLIQUE A PROPRIEDADE DO AR CHAMADA EXPANSIBILIDADE E A ELASTICIDADE
8-      COMO PODEMOS EXPLICAR QUE O AR OFERECE RESISTÊNCIA?
9-      EXPLIQUE A PRESSÃO DO AR
10-   EXPLIQUE O EXEMPLO DADO NO VÍDEO DO LÍQUIDO SUBINDO PELO CANUDO. COMO ISSO ACONTECE?
11-   COMO É A PRESSÃO ATMOSFÉRICA EM LUGARES MAIS ALTOS E LUGARES MAIS BAIXOS?

******************************************************
AULA 17 - DIRECIONADA (26/08/2020)


ATIVIDADE PROPOSTA: CAMADAS DA ATMOSFERA




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
BASEADA NAS PÁGINAS 68 DO LIVRO E DO SITE ABAIXO:


1-      QUAIS AS 5 CAMADAS QUE COMPÕEM A ATMOSFERA?
2-      QUAL A CAMADA MAIS BAIXA DA ATMOSFERA QUE É A CAMADA DE ONDE OS SERES RETIRAM O OXIGÊNIO PARA RESPIRAR?
3-      ONDE ACONTECEM AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS COMO AS CHUVAS E OS VENTOS?
4-      O QUE TEM DE MAIS IMPORTANTE NA ESTRATOSFERA E QUAL O TAMANHO DESSA CAMADA?
5-      QUAL A IMPORTÂNCIA DA CAMADA DE OZÔNIO?
6-      QUAL A CAMADA MAIS FRIA? QUAL O SEU TAMANHO?
7-      O QUE É A IONOSFERA E ONDE ELA INICIA E TERMINA?
8-      O QUE PROPORCIONAM OS ÍONS DA IONOSFERA?
9-      QUAL A MAIOR CAMADA DA ATMOSFERA? QUAL O SEU TAMANHO?
10-   QUAL É A ULTIMA CAMADA E QUE ESTÁ EM CONTATO COM O ESPAÇO SIDERAL?

******************************************************

AULA 16 - DIRECIONADA (19/08/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: ATMOSFERA



ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 
BASEADA NAS PÁGINAS 66 E 67 DO LIVRO E NA VÍDEO AULA ACIMA.

1-      DE QUE É FORMADO O AR?
2-      QUAL O PRINCIPAL GÁS QUE COMPÕE O AR?
3-      QUAL A IMPORTANCIA DO NITROGÊNIO? DE ONDE OBTEMOS O NITROGÊNIO?
4-      QUAL A IMPORTANCIA DO OXIGENIO PARA OS SERES VIVOS?
5-      O QUE ACONTECE NA MITOCONDRIA COM O OXIGÊNIO?
6-      QUAL A RELAÇÃO DO FOGO COM O OXIGÊNIO
7-      PARA QUE SERES O GÁS CARBÔNICO É MUITO IMPORTANTE? POR QUÊ?
8-      QUAL A RELAÇÃO DO GAS CARBÔNICO COM O CALOR?
9-      EXPLIQUE COMO ACONTECE O EFEITO ESTUFA
10-   QUAIS OS GASES NOBRES ABORDADOS NO VÍDEO?
11-   PARA QUE SERVE OS SEGUINTES GASES NOBRES: NEÔNIO, XENÔNIO, RADÔNIO ARGÔNIO?
12-   QUAL A IMPORTÂNCIA DO VAPOR DE ÁGUA PARA NÓS SERES VIVOS?

*********************************************************************

AULA 15 - DIRECIONADA (12/08/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: REVISÃO ÁGUA NO PLANETA




ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
BASEADA NAS PÁGINAS 55 A 62 DO LIVRO E DO SITE ABAIXO:
FAÇA EM SEU CADERNO, A ATIVIDADE DO LIVRO DAS PÁGINAS 63 E 64 DO NÚMERO 1 AO 14. SÓ PRECISA COLOCAR AS RESPOSTAS.


***********************************************************************************************

AULA 14 - DIRECIONADA (28/07/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: CICLO DA ÁGUA


ATIVIDADE SERÁ REALIZADA BASEADA NO VÍDEO ABAIXO, E NAS PÁGINAS 60, 61 E 62 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, LEIAM COM ATENÇÃO!!!


ATIVIDADE 

1-      O QUE FAZ COM QUE O CICLO DA ÁGUA OCORRA?

2-      QUAIS AS PARTES DO CICLO DA ÁGUA?

3-      O QUE ACONTECE COM A ÁGUA DEVIDO AO CALOR DO SOL?

4-      O QUE É E COMO ACONTECE A TRANSPIRAÇÃO?

5-      COMO AS NUVENS SE FORMAM?

6-      EXPLIQUE COMO ACONTECE A:
A)EVAPORAÇÃO
B) PRECIPITAÇÃO
C) CONDENSAÇÃO
D) INFILTRAÇÃO
E) CONDENSAÇÃO


*********************************************************************

AULA 13 - DIRECIONADA (22/07/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO

ATIVIDADE SERÁ REALIZADA BASEADA NO VÍDEO ABAIXO, E NAS PÁGINAS 59 E 60 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, LEIAM COM ATENÇÃO!!!



1-      QUAIS OS TRÊS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA?

2-      QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE AS MOLÉCULAS OS 3 ESTADOS FÍSICOS, SÓLIDO, LÍQUIDO E GASOSO?

3-      PORQUE ACONTECEM AS MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICOS?

4-      EXPLIQUE O QUE É, E DÊ UM EXEMPLO DE
A)     FUSÃO
B)      VAPORIZAÇÃO
C)      EBULIÇÃO
D)     EVAPORAÇÃO
E)      CONDENSAÇÃO
F)      SOLIDIFICAÇÃO
G)     SUBLIMAÇÃO

*********************************************************************

AULA 12 - DIRECIONADA (15/07/2020)


ATIVIDADE PROPOSTA: ÁGUA NO PLANETA TERRA
ATIVIDADE SERÁ REALIZADA BASEADA NO VÍDEO ABAIXO, E NAS PÁGINAS 55 ATÉ A 58 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, LEIAM COM ATENÇÃO!!!




1-      QUAL A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NO CORPO DOS SERES VIVOS?
2-      QUAL A FÓRMULA DA MOLÉCULA DE ÁGUA?
3-      A ÁGUA NA NATUREZA PODE SER ENCONTRADA DE 3 TIPOS, QUAIS SÃO?
4-      COMO ESTÁ DISTRIBUÍDA OS 100% DA ÁGUA DO PLANETA?
5-      O QUE É A UMIDADE RELATIVA DO AR?
6-      QUAIS OS TRÊS TIPOS DE AMBIENTES QUE PODEMOS CLASSIFICAR DE ACORDO COM O TIPO DE ÁGUA QUE TEMOS?
7-      QUAL A DIFERENÇA DO AMBIENTE AQUÁTICO, ÚMIDO E SECO?
8-      O QUE É ÁGUA POTÁVEL E ONDE ELA ESTÁ DISPONÍVEL PARA NÓS?
9-   COMO PODEMOS EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA?

*********************************************************************

AULA 11 - DIRECIONADA (08/07/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: REVISÃO DE SOLO


ATIVIDADE SERÁ REALIZADA BASEADA NO VÍDEO ABAIXO, E NAS PÁGINAS 36 ATÉ A 51 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, LEIAM COM ATENÇÃO!!!




COPIE E RESPONDA EM SEU CADERNO A ATIVIDADE DAS PÁGINAS 50 E 51, DO NÚMERO 1 AO 11 DO SEU LIVRO DE CIÊNCIAS

************************************************

AULA 10 - DIRECIONADA (01/07/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: PROBLEMAS NA CONSERVAÇÃO DO SOLO

ESTA ATIVIDADE SERÁ REALIZADA BASEADA NO VÍDEO ABAIXO, E NAS PÁGINAS 46, 47 E 48 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, LEIAM COM ATENÇÃO!!!



1-      O QUE É EROSÃO?
2-      COMO A DERRUBADA DE ÁRVORES PODE PREJUDICAR O SOLO?
3-      COMO O GADO PODE DEGRADAR O SOLO?
4-      O QUE É MATA CILIAR E QUAL A SUA FUNÇÃO?
5-      O QUE É ASSOREAMENTO E QUAL O GRANDE PROBLEMA QUE ELE PODE CAUSAR?
6-      QUANDO DESMATAMOS AS ENCOSTAS DOS MORROS TEM MAIORES CHANCES DE DESMORONAR. POR QUÊ ISSO ACONTECE?
7-      QUAL O GRANDE PROBLEMA QUE AS QUEIMADAS TRAZEM AO SOLO E AO AR?
8-      O QUE SÃO PRAGAS E COMO PODEMOS COMBATÊ-LAS
9-      O QUE VOCÊ ENTENDEU POR DEFENSIVOS AGRÍCOLAS?

*********************************************************************

AULA 09 - DIRECIONADA (24/06/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: PREPARO DO SOLO PARA PLANTIO

ESTA ATIVIDADE SERÁ REALIZADA BASEADA NO VÍDEO ABAIXO, MAS PRINCIPALMENTE NAS PÁGINAS 41,42,43,44 E 45 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, LEIAM COM ATENÇÃO!!!




1-      O que você entendeu por aração do solo? Porque devemos arar o solo antes do plantio?
2-      Porque precisamos adubar o solo?
3-  O que significa adubação orgânica e adubação inorgânica?
4-      O que é irrigação e quando devemos fazê-la?
5-      Para que serve a drenagem e quando ela deve ser feita?
6-      O que são leguminosas?
7-      Qual a importância das leguminosas para o nosso solo?

8-      O que você entendeu que significa a adubação verde?


*********************************************************************

AULA 08 - DIRECIONADA (17/06/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: TIPOS DE SOLO
LEIA AS PÁGINAS 39 E 40 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES: 




1-      Quais os três principais tipos de solo que existem?
2-      Cite as características de um solo arenoso
3-      Como é um solo argiloso?
4-        Explique como é um solo humífero
5-      Quanto à permeabilidade como saõ os três tipos de solo?


*********************************************************************
AULA 07- DIRECIONADA (10/06/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: O QUE EXISTE NO SOLO 

LEIA AS PÁGINAS 37 E 38 DO LIVRO E ASSISTA AO VÍDEO NESSE LINK: https://www.youtube.com/watch?v=E-xUoRqi7eQ



1-      O QUE É O SOLO?

2-      COMO O SOLO É FORMADO?

3-      QUAIS AS PARTÍCULAS QUE CONSTITUEM O SOLO?

4-      QUE NUTRIENTES PODEMOS ENCONTRAR NO SOLO?

5-      EXPLIQUE O QUE TEM EM CADA CAMADA QUE COMPÕEM O SOLO

6-      TODOS OS SOLOS SÃO IGUAIS? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA


7-      CITE ALGUMAS COISAS QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DO SOLO NO SEU DIA A DIA 

*****************************************************************

AULA 06- DIRECIONADA (03/06/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA


Assista aos vídeos, veja as página 30 e 31 do livro e responda atividade logo abaixo:








****************************************

AULA 05- DIRECIONADA (27/05/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA

ConteúdoRECURSOS MINERAIS 

BASEADO NA VÍDEO AULA DO YOUTUBE ABAIXO, e NAS PÁGINAS 28 E 29 DO LIVRO RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR: 

***************************************************

AULA 04 - DIRECIONADA (20/05/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA

ConteúdoMINERAIS E MINÉRIOS 

BASEADO NA VÍDEO AULA DO YOUTUBE ABAIXO, RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:





1-DE ONDE VEM O TERMO MINERALOGIA?



2-O QUE É UM MINERAL?



3-O QUE É LAPIDAÇÃO?



4-QUAL A DIFERENÇA DO CARVÃO VEGETAL PARA O CARVÃO MINERAL?



5-QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM MINERAL E UM MINERALÓIDE?



6-O QUE É UM MINÉRIO?



7- O QUE SÃO ROCHAS INTRUSIVAS E EXTRUSIVAS?




8-QUAIS OS DOIS TIPOS DE MINERAIS QUE EXISTEM?









************************************************

AULA 03 - DIRECIONADA (13/05/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA

Conteúdo: Fósseis


Assista aos vídeos e responda as questões a seguir:



     1- O que são fósseis?

     2- Qual a importância de se estudar os fósseis?

     3- Como os fósseis se formam?

     4- Qual o tipo de rocha mais comum para encontrarmos os fósseis? Por quê?

     5- O que é processo de fossilização? Quais os que vemos no vídeo?

     6- Quais as partes mais fáceis de formar fósseis?

     7- O que é mumificação?

     8-  Como acontece a mineralização?

     9- O que são coprólitos?

     10- O que sã as marcas fósseis? Cite exemplos.

     11- O que é moldagem ou impressão? Como ela acontece?

     12-O que você mãos gostou no vídeo de fóssil encontrado no Brasil?




***********************************************************

AULA 02 - DIRECIONADA (06/05/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA

Conteúdo: Tipos de rochas.

Assista ao vídeo e responda as questões a seguir:


 1-O que são rochas?

 2- Quais os três tipos de rochas que existem?

 3- Como se formam as rochas magmáticas?

4- Quais os exemplos de rochas magmáticas citadas no vídeo ?

5- Quais as rochas mais antigas e quais as mais novas?

6- Quais as subdivisões das rochas magmáticas e qual a diferença entre elas?

7- Qual o nome da rocha mais leve? De que tipo ela é?

8- Como as rochas sedimentares se formam?

9- Quais os tipos de rochas sedimentares estudados?

10- Como a rocha metamórfica se forma?

11- Quais os exemplos de rochas metamórficas?


...........................................................................................................................................................


AULA 01 - DIRECIONADA (29/04/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA

ASSISTAM AO VÍDEO A SEGUIR E RESPONDA A ATIVIDADE LOGO ABAIXO:







Copiem a atividade no caderno para que eu possa dar o visto quando voltarmos as aulas presenciais! Bons estudos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário