*********************************************************AULA 41 - REVISÃO NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS - 09/03/2021
ATIVIDADE
APÓS FAZER A LEITURA DO LIVRO DE CIÊNCIAS DAS PÁGINAS 114 À 128 E ASSISTIR A VÍDEO AULA ACIMA, FAÇA A ATIVIDADE DO LIVRO DAS PÁGINAS 129 À 131, DO NÚMERO 1 AO 14
********************************************************
AULA 40 - SISTEMA ENDÓCRINO - 03/03/2021
ATIVIDADE
1- QUAL
A REAÇÃO DOS HORMÔNIOS COM O SISTEMA NERVOSO?
2- QUAIS
OS COMPONENTES DO SISTEMA ENDÓCRINO?
3- FALE
SOBRE CADA UM DOS HORMÔNIOS ABAIXO, DIZENDO QUAIS AS SUAS FUNÇÕES E ONDE ELE É
PRODUZIDO:
A) ACTH:
B) TSH:
C) FSH:
D) LH:
E) GH:
F) ADH:
G) PROLACTINA:
H) OCITOCINA:
I)
T3 E T4:
J) CALCITININA:
K) PARATORMÔNIO:
L) INSULINA:
M) GLUCAGON:
N) ADRENALINA:
O) NORADRENALINA:
P) CORTISOL:
Q) ALDOSTERONA:
R) ESTROGÊNIO
S) PROGESTERONA:
T) TESTOSTERONA:
********************************************************
AULA 39 - SISTEMA URINÁRIO - 24/02/2021
ATIVIDADE
1- QUAL
A FUNÇÃO DO SISTEMA URINÁRIO?
2- QUAIS
SÃO OS ÓRGÃOS DO SISTEMA URINÁRIO?
3- O
QUE SÃO OS NÉFRONS E QUAL A SUA FUNÇÃO?
4- QUAL
O LIMITE QUE CABE EM NOSSA BEXIGA URINÁRIA?
5- COMO
A URINA É FORMADA E COMO ELA É ELIMINADA?
*******************************************************
AULA 38 - SISTEMA CARDIOVASCULAR - 17/02/2021
https://www.youtube.com/watch?v=iTRTTIrmTR8&t=251s
ATIVIDADE1- PARA
QUE SERVE O SISTEMA CARDIOVASCULAR?
2- QUEM
SÃO OS COMPONENTES DO SISTEMA CARDIOVASCULAR?
3- O
QUE É SÍSTOLE E O QUE É DIÁSTOLE?
4- QUAIS
OS VASOS SANGUÍNEOS QUE EXISTEM E QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE ELES?
5- EXPLIQUE
COMO ACONTECE A CIRCULAÇÃO PULMONAR E A CIRCULAÇÃO SISTÊMICA
********************************************************
AULA 37 - SISTEMA RESPIRATÓRIO- (10/02/2020)
ATIVIDADE
1- PARA
QUE SERVE O SISTEMA RESPIRATÓRIO?
2- QUEM
SÃO OS COMPONENTES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO?
3- PORQUE
NÃO CONSEGUIMOS COMER E FALAR AO MESMO TEMPO? QUAL A FUNÇÃO DA EPIGLOTE?
4- O
QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS ALVÉOLOS PULMONARES?
5- EXPLIQUE
O QUE ACONTECE COM O DIAFRAGMA E A CAIXA TORÁCICA QUANDO O AR ENTRA E QUANDO O
AR SAI DOS PULMÕES.
6- EXPLIQUE
O QUE FAZ O BULBO DURANTE A RESPIRAÇÃO.
********************************************************AULA 36 - SISTEMA DIGESTÓRIO- (03/02/2020)
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
1- QUAIS
OS ÓRGÃOS QUE COMPÕEM O SISTEMA DIGESTÓRIO?
2- QUAIS
AS GLÂNDULAS QUE SÃO ENCONTRADAS NO SISTEMA DIGESTÓRIO?
3- O
QUE SÃO MOVIMENTOS PERISTÁLTICOS E ONDE ELES ACONTECEM?
4- QUAL
A FUNÇÃO DA BILE?
5- ONDE
OS NUTRIENTES QUE VIERAM DA DIGESTÃO SÃO ABSORVIDOS? E A ÁGUA?
********************************************************
AULA 35 - EXTRA- (16/12/2020)
PROJETO DE PESQUISA
Foi desenvolvido um projeto de
pesquisa sobre vacinas com a finalidade de responder a atividade a seguir:
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS SOBRE VACINAS
Para responder as questões abaixo você pode:
✓ Pesquisar na internet
✓ Assistir aos noticiários
✓ Utilizar revistas ou jornais
- Sabemos que existem vacinas contra diversas doenças, como
uma forma de proteger e cuidar do nosso corpo. Dessa forma, depois de fazer sua
pesquisa, responda as questões abaixo:
1- Faça um texto com
pelo menos 10 linhas sobre como foi descoberta a primeira vacina.
2- Como as vacinas são fabricadas?
3- Todas as doenças são curadas cm vacinas? Por que?
4- Explique como as vacinas agem em nosso corpo?
******************************************
AULA 34 - (16/12/2020)
APÓS LER A PÁGINA 146 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, RESPONDA AS LETRAS A, B, C,D. ******************************************
AULA 33 - EXTRA- (08/12/2020)
PROJETO DE PESQUISA
Foi desenvolvido um projeto de pesquisa sobre outras pandemias ou epidemias
mundiais com a finalidade de responder a atividade a seguir:
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS SOBRE PANDEMIAS/EPIDEMIAS MUNDIAIS Para responder as questões abaixo você pode: ✓ Pesquisar na internet ✓ Assistir aos noticiários ✓ Utilizar revistas ou jornais
- Sabemos que existiram outras pandemias ou epidemias no mundo antes do corona vírus
como por exemplo: Peste negra Epidemia de varíola Epidemia da Nova Inglaterra Grande peste de Marselha 1ª e 2ª pandemia de cólera Febre amarela Gripe Espanhola AIDS COVID-19
Pesquise sobre essas pandemias e responda:
1- Onde ocorreu a Pandemia/epidemia (descritas acima)? 2- Em que ano aconteceu cada uma dessas pandemias/epidemias?
3- Quais os números de pessoas mortas por cada uma dessas doenças? 4- De acordo com o número de mortes, qual a MAIOR e a MENOR pandemia? 5- Se juntarmos todas as pandemias quantas pessoas morreram ao todo?
*******************************************
AULA 32 - (08/12/2020)ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – 6º ANO – INTERAÇÃO DOS ORGANISMOS COM O AMBIENTE
https://www.youtube.com/watch?v=GYE3_QPhjSQ
DEPOIS DE ASSISTIR A ESSES DOIS VÍDEOS, FAÇA UM RESUMO DE PELO MENOS 10 LINHAS ABORDANDO OS ASPECTOS MAIS IMPORTANTES DOS DOIS VÍDEOS.
******************************************************AULA 31 - (02/12/2020)ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – 6º ANO – SISTEMA NERVOSO
1- DEPOIS DE
LER O CAPÍTULO 8 DA PÁGINA 132 ATÉ A 143 DO SEU LIVRO DE CIÊNCIAS, E ASSISTIR A
VÍDEO AULA ACIMA, FAÇA A ATIVIDADE DAS PÁGINAS 144 E 145 DO NÚMERO 1 AO NÚMERO
13 EM SEU CADERNO.
******************************************************
AULA 30 - DIRECIONADA (25/11/20)
ATIVIDADE PROPOSTA: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
ATIVIDADE1- DEPOIS DE LER O CAPÍTULO 7 DA PÁGINA 114 ATÉ A 128 DO SEU
LIVRO DE CIÊNCIAS, E ASSISTIR A VÍDEO AULA ACIMA, FAÇA A ATIVIDADE DAS PÁGINAS
129 E 130 DO NÚMERO 1 AO NÚMERO 12 EM SEU CADERNO.
******************************************************
AULA 29 - DIRECIONADA (18/11/20)
ATIVIDADE PROPOSTA: REVISÃO CÉLULA
APÓS ASSISTIR O VÍDEO ACIMA E LER O CAPÍTULO 6, ELABORE E RESPONDA 8 QUESTÕES
*******************************************************
AULA 28 - DIRECIONADA (11/11/20)
ATIVIDADE PROPOSTA: A CÉLULA
BASEADA NAS PÁGINAS 102 À 110 DO LIVRO DO LIVRO DE CIÊNCIAS E DO VÍDEO NO LINK ACIMA, RESPONDA A ATIVIDADE A SEGUIR:
1-
APÓS
LER O TEXTO DO CAPÍTULO 6 DAS PÁGINAS 102 ATE A 110, E DE ASSISTIR A VÍDEO
AULA, E DE NOSSA AULA PELO TEAMLINK, FAÇA A ATIVIDADE DO LIVRO DE CIÊNCIAS DA
PÁGINA 111 E 112 DO NUMERO 1 AO 14.
*******************************************************
AULA 27 - DIRECIONADA (04/11/20)
ATIVIDADE PROPOSTA: REVISÃO DE MOVIMENTOS DA TERRA
1- ASSISTA O VÍDEO ACIMA, LEIA O CAPÍTULO 5 DO LIVRO, DA PÁGINA 86 A
95, E SEM SEGUIDA RESPONDA A ATIVIDADE DE SEU LIVRO NAS PÁGINAS 96 E 97, DO NÚMERO 1 AO
NÚMERO 11.
*******************************************************
AULA 26 - DIRECIONADA (28/11/20)
ATIVIDADE PROPOSTA: ESTAÇÕES DO ANO
BASEADO NO LIVRO DE CIÊNCIAS NA PÁGINA 95 E 96 E NO SITE ACIMA, RESPONDA:
1-
QUAL A RELAÇÃO ENTRE O EIXO DA TERRA E AS ESTAÇÕES
DO ANO?
2-
A INTENSIDADE DA LUZ DO SOL QUE CHEGA ATÉ NOS É
A MESMA EM QUALQUER LUGAR DO PLANETA TERRA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA
3-
O QUE É SOLSTÍCIO? QUAIS OS SOLSTÍCIOS QUE
TEMOS?
4-
O QUE É EQUINÓCIO?
5-
PORQUE TEMOS DIAS MAIS CURTOS E NOITES MAIS
LONGAS?
6-
PORQUE O EIXO DA TERRA INFLUENCIA NAS ESTAÇÕES
DO ANO?
7-
PORQUE TEMOS AS 4 ESTAÇÕES: PRIMAAVERA, VERÃO,
OUTONO E INVERNO?
*******************************************************
AULA 25 - DIRECIONADA (21/10/20)
ATIVIDADE PROPOSTA: ECLIPSE SOLAR E LUNAR
BASEADA NA PÁGINA 87 DO LIVRO E DO VÍDEO ACIMA, FAÇA A ATIVIDADE ABAIXO:
1-
VOCÊ JÁ VIU ALGUM ECLIPSE? EXPLIQUE O QUE VOCÊ
ACHOU.
2-
EXPLIQUE COMO ACONTECE O ECLIPSE SOLAR.
3-
PORQUE É TÃO DIFÍCIL VER UM ECLIPSE SOLAR NO
BRASIL?
4-
COMO ACONTECE O ECLIPSE LUNAR?
5-
QUAL A DIFERENÇA DE ECLIPSE PENUMBRAL, TOTAL E
PARCIAL?
*******************************************************
AULA 24 - DIRECIONADA (14/10/20)
ATIVIDADE PROPOSTA: MOVIMENTOS DO PLANETA TERRA
BASEADA NAS PÁGINAS 86 À 95 DO LIVRO E DO VÍDEO ACIMA, FAÇA A ATIVIDADE:
1-
EXPLIQUE O QUE É E COMO ACONTECE O MOVIMENTO DE
ROTAÇÃO DA TERRA
2-
O QUE ACONTECERIA SE A TERRA PARASSE SEU
MOVIMENTO DE ROTAÇÃO?
3-
QUANTO TEMPO DURA O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO?
4-
EXPLIQUE PORQUE TEMOS OS DIAS E AS NOITES, OS
MOVIMENTOS DA TERRA
5-
EXPLIQUE O QUE É E COMO ACONTECE O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO
DA TERRA
6-
O QUE É ÓRBITA?
7-
EXPLIQUE COMO OCORREM AS ESTAÇÕES DO ANO NO
PLANETA TERRA
8-
PORQUE TEMOS O ANO BISSEXTO?
*******************************************************
AULA 23 - DIRECIONADA (07/10/20)
ATIVIDADE PROPOSTA: REVISÃO DE ECOLOGIA
BASEADA NAS PÁGINAS 66 À 82 DO LIVRO E DO VÍDEO ACIMA:
1- FAÇA A ATIVIDADE DO LIVRO DA PÁGINA 83 E 84
DO NÚMERO 1 AO 14. SÓ PRECISA COLOCAR AS RESPOSTAS DA ATIVIADE. LEMBRE DE
COLOCAR NO CADERNO A PÁGINA REFERENTE A ATIVIDADE.
*******************************************************
AULA 22 - DIRECIONADA (30/09/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: BIODIVERSIDADE
BASEADA NAS PÁGINAS 81 E 82 DO LIVRO E DO VÍDEO ACIMA, RESOLVA A ATIVIDADE A SEGUIR:
1-
O QUE É BIODIVERSIDADE?
2-
QUAIS AS PRINCIPAIS AMEAÇAS À BIODIVERSIDADE?
3-
PARA QUE FORAM CRIADAS AS UNIDADES DE
CONSERVAÇÃO?
4-
QUAIS OS DOIS TIPOS DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO?
5-
QUAIS OS CRITÉRIOS QUE DEVEM TER UMA UNIDADE DE
PROTEÇÃO INTEGRAL?
6-
QUAIS OS TIPOS DE UNIDADES DE PROTEÇÃO INTEGRAL?
7-
COMO SÃO AS RESERVAS BIOLÓGICAS?
8-
O QUE É UM PARQUE NACIONAL?
9-
COMO É UM MONUMENTO NATURAL?
10-
COMO É UMA UNIDADE DE USO SUSTENTÁVEL?
11-
O QUE SÃO APAS? QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DELAS?
12-
COMO SÃO AS FLORESTAS NACIONAIS?
13-
COMO É A RESERVA EXTRATIVISTA?
*******************************************************
AULA 21 - DIRECIONADA (23/09/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: CADEIA E TEIA ALIMENTAR
BASEADA NAS PÁGINAS 78 E 79 DO LIVRO E NO VÍDEO ACIMA:
1-
O QUE É CADEIA ALIMENTAR?
2-
POR QUE A CADEIA ALIMENTAR COMEÇA COM UM SER
FOTOSSINTETIZANTE SEMPRE? PORQUE ELES SÃO CHAMADOS DE PRODUTORES?
3-
O QUE SÃO SERES HERBÍVOROS?
4-
O QUE SÃO CONSUMIDORES? COMO ELES PODEM SER?
5-
O QUE É TEIA ALIMENTAR?
6-
FAÇA UMA CADEIA ALIMENTAR QUE TENHA UM PRODUTOR,
CONSUMIDOR PRIMÁRIO, CONSUMIDOR SECUNDÁRIO E CONSUMIDOR TERCIÁRIO.
7-
FAÇA UMA TEIA ALIMENTAR. SO PRECISA COLOCAR OS
NOMES DOS SERES COM AS SETAS INDICANO QUEM SERVE DE ALIMENTO PARA QUEM, NÃO
PRECISA DESENHAR.
******************************************************
AULA 20 - DIRECIONADA (16/09/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: ECOLOGIA
BASEADA NAS PÁGINAS 75 À 78 DO LIVRO E NO VÍDEO ACIMA RESPONDA:
1-
DIGA O
QUE É:
A) ECOLOGIA
B) ESPÉCIE
C) POPULAÇÃO
D) COMUNIDADE
E) NICHO ECOLÓGICO
F) HABITAT
G) ECOSSISTEMA
H) BIOSFERA
2-
PORQUE O
GATO NÃO PODE REPRODUZIR COM UM CACHORRO?
3-
QUAIS AS
POPULAÇÕES QUE VOCÊ JÁ ENCONTROU EM SUA CASA?
4-
O QUE SÃO
FATORES BIÓTICOS E ABIÓTICOS? CITE EXEMPLOS DE CADA UM DELES.
******************************************************
AULA 19 - DIRECIONADA (09/09/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: PRESSÃO ATMOSFÉRICA
BASEADA NAS PÁGINAS 71 À 74 DO LIVRO E DOS LINKS ACIMA, RESPONDA A ATIVIDADE:
1-
O QUE É
PRESSÃO?
2-
COMO O
VALOR DA PRESSÃO ATMOSFÉRICA VARIA DE ACORDO COM A ALTITUDE?
3-
COMO O
NOSSO CORPO REAGE À MUDANÇA DE ALTITUDE E DA PRESSÃO ATMOSFÉRICA?
4-
COMO
PODEMOS PROVAR QUE A PRESSÃO ATMOSFÉRICA EXISTE? EXPLIQUE DE ACORDO COM O
EXPERIMENTO DA ÁGUA NO COPO QUE N CAI AO SER VIRADA.
5-
EXPLIQUE
O QUE ACONTECE AOS NOSSOS OUVIDOS QUANDO SUBIMOS OU DESCEMOS UMA SERRA. PORQUE
ISSO OCORRE?
6-
PORQUE
DENTRO DO AVIÃO PRECISA SER PRESSURIZADO?
7-
QUAIS DOS
EXPERIMENTOS DO CLUBE DE CIÊNCIAS VOCÊ ENTENDEU MELHOR. EXPLIQUE A PRESSÃO A
PARTIR DO EXPERIMENTO QUE VOCÊ ENTENDEU.
*********************************************************************
AULA 18 - DIRECIONADA (02/09/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: PROPRIEDADES DO AR
BASEADA NAS PÁGINAS 69 E 70 DO LIVRO E NO VÍDEO ACIMA, RESPONDA A ATIVIDADE ABAIXO:
1- O QUE QUER DIZER A EXPRESSÃO PROPRIEDADES
DO AR?
2- O QUE É MATÉRIA?
3- AS DUAS PRIMEIRAS PROPRIEDADES DO AR SÃO
QUE ELE TEM MASSA E PESO. O QUE É MASSA E PESO?
4- O QUE É A FORÇA DA GRAVIDADE E O QUE ELA
FAZ?
5- O QUE QUER DIZER A EXPRESSÃO O AR É
RAREFEITO.
6- O AR TEM COMPRESSIBILIDADE. O QUE É ISSO?
7- EXPLIQUE A PROPRIEDADE DO AR CHAMADA
EXPANSIBILIDADE E A ELASTICIDADE
8- COMO PODEMOS EXPLICAR QUE O AR OFERECE
RESISTÊNCIA?
9- EXPLIQUE A PRESSÃO DO AR
10- EXPLIQUE O EXEMPLO DADO NO VÍDEO DO LÍQUIDO
SUBINDO PELO CANUDO. COMO ISSO ACONTECE?
11- COMO É A PRESSÃO ATMOSFÉRICA EM LUGARES
MAIS ALTOS E LUGARES MAIS BAIXOS?
******************************************************
AULA 17 - DIRECIONADA (26/08/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: CAMADAS DA ATMOSFERA
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
BASEADA NAS PÁGINAS 68 DO LIVRO E DO SITE ABAIXO:
1- QUAIS AS 5 CAMADAS QUE COMPÕEM A ATMOSFERA?
2- QUAL A CAMADA MAIS BAIXA DA ATMOSFERA QUE É
A CAMADA DE ONDE OS SERES RETIRAM O OXIGÊNIO PARA RESPIRAR?
3- ONDE ACONTECEM AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS COMO
AS CHUVAS E OS VENTOS?
4- O QUE TEM DE MAIS IMPORTANTE NA
ESTRATOSFERA E QUAL O TAMANHO DESSA CAMADA?
5- QUAL A IMPORTÂNCIA DA CAMADA DE OZÔNIO?
6- QUAL A CAMADA MAIS FRIA? QUAL O SEU
TAMANHO?
7- O QUE É A IONOSFERA E ONDE ELA INICIA E
TERMINA?
8- O QUE PROPORCIONAM OS ÍONS DA IONOSFERA?
9- QUAL A MAIOR CAMADA DA ATMOSFERA? QUAL O
SEU TAMANHO?
10- QUAL É A ULTIMA CAMADA E QUE ESTÁ EM
CONTATO COM O ESPAÇO SIDERAL?
******************************************************
AULA 16 - DIRECIONADA (19/08/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: ATMOSFERA
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
BASEADA NAS PÁGINAS 66 E 67
DO LIVRO E NA VÍDEO AULA ACIMA.
1-
DE QUE É FORMADO O AR?
2-
QUAL O PRINCIPAL GÁS QUE COMPÕE O AR?
3-
QUAL A IMPORTANCIA DO NITROGÊNIO? DE ONDE
OBTEMOS O NITROGÊNIO?
4-
QUAL A IMPORTANCIA DO OXIGENIO PARA OS SERES
VIVOS?
5-
O QUE ACONTECE NA MITOCONDRIA COM O OXIGÊNIO?
6-
QUAL A RELAÇÃO DO FOGO COM O OXIGÊNIO
7-
PARA QUE SERES O GÁS CARBÔNICO É MUITO
IMPORTANTE? POR QUÊ?
8-
QUAL A RELAÇÃO DO GAS CARBÔNICO COM O CALOR?
9-
EXPLIQUE COMO ACONTECE O EFEITO ESTUFA
10-
QUAIS OS GASES NOBRES ABORDADOS NO VÍDEO?
11-
PARA QUE SERVE OS SEGUINTES GASES NOBRES:
NEÔNIO, XENÔNIO, RADÔNIO ARGÔNIO?
12-
QUAL A IMPORTÂNCIA DO VAPOR DE ÁGUA PARA NÓS
SERES VIVOS?
*********************************************************************
AULA 15 - DIRECIONADA (12/08/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: REVISÃO ÁGUA NO PLANETA
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS
BASEADA NAS PÁGINAS 55 A 62 DO LIVRO E DO SITE ABAIXO:
FAÇA EM SEU CADERNO, A ATIVIDADE DO LIVRO DAS PÁGINAS
63 E 64 DO NÚMERO 1 AO 14. SÓ PRECISA COLOCAR AS RESPOSTAS.
***********************************************************************************************
AULA 14 - DIRECIONADA (28/07/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: CICLO DA ÁGUA
ATIVIDADE SERÁ REALIZADA BASEADA NO VÍDEO ABAIXO, E NAS PÁGINAS 60, 61 E 62 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, LEIAM COM ATENÇÃO!!!
ATIVIDADE
1- O QUE FAZ COM QUE O CICLO DA ÁGUA OCORRA?
2- QUAIS AS PARTES DO CICLO DA ÁGUA?
3- O QUE ACONTECE COM A ÁGUA DEVIDO AO CALOR
DO SOL?
4- O QUE É E COMO ACONTECE A TRANSPIRAÇÃO?
5- COMO AS NUVENS SE FORMAM?
6- EXPLIQUE COMO ACONTECE A:
A)EVAPORAÇÃO
B) PRECIPITAÇÃO
C) CONDENSAÇÃO
D) INFILTRAÇÃO
E) CONDENSAÇÃO
*********************************************************************
AULA 13 - DIRECIONADA (22/07/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO
ATIVIDADE SERÁ REALIZADA BASEADA NO VÍDEO ABAIXO, E NAS PÁGINAS 59 E 60 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, LEIAM COM ATENÇÃO!!!
1- QUAIS
OS TRÊS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA?
2- QUAIS
AS DIFERENÇAS ENTRE AS MOLÉCULAS OS 3 ESTADOS FÍSICOS, SÓLIDO, LÍQUIDO E
GASOSO?
3- PORQUE
ACONTECEM AS MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICOS?
4- EXPLIQUE
O QUE É, E DÊ UM EXEMPLO DE
A) FUSÃO
B) VAPORIZAÇÃO
C) EBULIÇÃO
D) EVAPORAÇÃO
E) CONDENSAÇÃO
F) SOLIDIFICAÇÃO
G) SUBLIMAÇÃO
*********************************************************************
AULA 12 - DIRECIONADA (15/07/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: ÁGUA NO PLANETA TERRA
ATIVIDADE SERÁ REALIZADA BASEADA NO VÍDEO ABAIXO, E NAS PÁGINAS 55 ATÉ A 58 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, LEIAM COM ATENÇÃO!!!
1- QUAL A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NO CORPO DOS
SERES VIVOS?
2- QUAL A FÓRMULA DA MOLÉCULA DE ÁGUA?
3- A ÁGUA NA NATUREZA PODE SER ENCONTRADA DE 3
TIPOS, QUAIS SÃO?
4- COMO ESTÁ DISTRIBUÍDA OS 100% DA ÁGUA DO
PLANETA?
5- O QUE É A UMIDADE RELATIVA DO AR?
6- QUAIS OS TRÊS TIPOS DE AMBIENTES QUE
PODEMOS CLASSIFICAR DE ACORDO COM O TIPO DE ÁGUA QUE TEMOS?
7- QUAL A DIFERENÇA DO AMBIENTE AQUÁTICO,
ÚMIDO E SECO?
8- O QUE É ÁGUA POTÁVEL E ONDE ELA ESTÁ
DISPONÍVEL PARA NÓS?
9- COMO PODEMOS EVITAR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA?
*********************************************************************
AULA 11 - DIRECIONADA (08/07/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: REVISÃO DE SOLO
ATIVIDADE SERÁ REALIZADA BASEADA NO VÍDEO ABAIXO, E NAS PÁGINAS 36 ATÉ A 51 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, LEIAM COM ATENÇÃO!!!
COPIE E RESPONDA EM SEU CADERNO A ATIVIDADE
DAS PÁGINAS 50 E 51, DO NÚMERO 1 AO 11 DO SEU LIVRO DE CIÊNCIAS
************************************************
AULA 10 - DIRECIONADA (01/07/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: PROBLEMAS NA CONSERVAÇÃO DO SOLO
ESTA ATIVIDADE SERÁ REALIZADA BASEADA NO VÍDEO ABAIXO, E NAS PÁGINAS 46, 47 E 48 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, LEIAM COM ATENÇÃO!!!
1- O
QUE É EROSÃO?
2- COMO
A DERRUBADA DE ÁRVORES PODE PREJUDICAR O SOLO?
3- COMO
O GADO PODE DEGRADAR O SOLO?
4- O
QUE É MATA CILIAR E QUAL A SUA FUNÇÃO?
5- O
QUE É ASSOREAMENTO E QUAL O GRANDE PROBLEMA QUE ELE PODE CAUSAR?
6- QUANDO
DESMATAMOS AS ENCOSTAS DOS MORROS TEM MAIORES CHANCES DE DESMORONAR. POR QUÊ
ISSO ACONTECE?
7- QUAL
O GRANDE PROBLEMA QUE AS QUEIMADAS TRAZEM AO SOLO E AO AR?
8- O
QUE SÃO PRAGAS E COMO PODEMOS COMBATÊ-LAS
9- O
QUE VOCÊ ENTENDEU POR DEFENSIVOS AGRÍCOLAS?
*********************************************************************
AULA 09 - DIRECIONADA (24/06/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: PREPARO DO SOLO PARA PLANTIO
ESTA ATIVIDADE SERÁ REALIZADA BASEADA NO VÍDEO ABAIXO, MAS PRINCIPALMENTE NAS PÁGINAS 41,42,43,44 E 45 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, LEIAM COM ATENÇÃO!!!
1- O que você entendeu por aração do solo?
Porque devemos arar o solo antes do plantio?
2- Porque precisamos adubar o solo?
3- O que significa adubação orgânica e
adubação inorgânica?
4- O que é irrigação e quando devemos fazê-la?
5- Para que serve a drenagem e quando ela deve
ser feita?
6- O que são leguminosas?
7- Qual a importância das leguminosas para o
nosso solo?
8- O que você entendeu que significa a
adubação verde?
*********************************************************************
AULA 08 - DIRECIONADA (17/06/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: TIPOS DE SOLO
LEIA AS
PÁGINAS 39 E 40 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES:
1- Quais os três principais tipos de solo que
existem?
2- Cite as características de um solo arenoso
3- Como é um solo argiloso?
4- Explique como é um solo humífero
5- Quanto à permeabilidade como saõ os três
tipos de solo?
*********************************************************************
AULA 07- DIRECIONADA (10/06/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: O QUE EXISTE NO SOLO
LEIA AS PÁGINAS 37 E 38 DO LIVRO E ASSISTA AO VÍDEO NESSE LINK: https://www.youtube.com/watch?v=E-xUoRqi7eQ
1-
O QUE É O SOLO?
2-
COMO O SOLO É FORMADO?
3-
QUAIS AS PARTÍCULAS QUE CONSTITUEM O SOLO?
4-
QUE NUTRIENTES PODEMOS ENCONTRAR NO SOLO?
5-
EXPLIQUE O QUE TEM EM CADA CAMADA QUE COMPÕEM O
SOLO
6-
TODOS OS SOLOS SÃO IGUAIS? JUSTIFIQUE SUA
RESPOSTA
7-
CITE ALGUMAS COISAS QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DO
SOLO NO SEU DIA A DIA
*****************************************************************
AULA 06- DIRECIONADA (03/06/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA
1- QUAL
A REAÇÃO DOS HORMÔNIOS COM O SISTEMA NERVOSO?
2- QUAIS
OS COMPONENTES DO SISTEMA ENDÓCRINO?
3- FALE SOBRE CADA UM DOS HORMÔNIOS ABAIXO, DIZENDO QUAIS AS SUAS FUNÇÕES E ONDE ELE É PRODUZIDO:
A) ACTH:
B) TSH:
C) FSH:
D) LH:
E) GH:
F) ADH:
G) PROLACTINA:
H) OCITOCINA:
I)
T3 E T4:
J) CALCITININA:
K) PARATORMÔNIO:
L) INSULINA:
M) GLUCAGON:
N) ADRENALINA:
O) NORADRENALINA:
P) CORTISOL:
Q) ALDOSTERONA:
R) ESTROGÊNIO
S) PROGESTERONA:
T) TESTOSTERONA:
1- QUAL
A FUNÇÃO DO SISTEMA URINÁRIO?
2- QUAIS
SÃO OS ÓRGÃOS DO SISTEMA URINÁRIO?
3- O
QUE SÃO OS NÉFRONS E QUAL A SUA FUNÇÃO?
4- QUAL
O LIMITE QUE CABE EM NOSSA BEXIGA URINÁRIA?
5- COMO A URINA É FORMADA E COMO ELA É ELIMINADA?
1- PARA
QUE SERVE O SISTEMA CARDIOVASCULAR?
2- QUEM
SÃO OS COMPONENTES DO SISTEMA CARDIOVASCULAR?
3- O
QUE É SÍSTOLE E O QUE É DIÁSTOLE?
4- QUAIS
OS VASOS SANGUÍNEOS QUE EXISTEM E QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE ELES?
5- EXPLIQUE
COMO ACONTECE A CIRCULAÇÃO PULMONAR E A CIRCULAÇÃO SISTÊMICA
1- PARA
QUE SERVE O SISTEMA RESPIRATÓRIO?
2- QUEM
SÃO OS COMPONENTES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO?
3- PORQUE
NÃO CONSEGUIMOS COMER E FALAR AO MESMO TEMPO? QUAL A FUNÇÃO DA EPIGLOTE?
4- O
QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS ALVÉOLOS PULMONARES?
5- EXPLIQUE
O QUE ACONTECE COM O DIAFRAGMA E A CAIXA TORÁCICA QUANDO O AR ENTRA E QUANDO O
AR SAI DOS PULMÕES.
6- EXPLIQUE O QUE FAZ O BULBO DURANTE A RESPIRAÇÃO.
1- QUAIS
OS ÓRGÃOS QUE COMPÕEM O SISTEMA DIGESTÓRIO?
2- QUAIS
AS GLÂNDULAS QUE SÃO ENCONTRADAS NO SISTEMA DIGESTÓRIO?
3- O
QUE SÃO MOVIMENTOS PERISTÁLTICOS E ONDE ELES ACONTECEM?
4- QUAL
A FUNÇÃO DA BILE?
5- ONDE
OS NUTRIENTES QUE VIERAM DA DIGESTÃO SÃO ABSORVIDOS? E A ÁGUA?
Foi desenvolvido um projeto de
pesquisa sobre vacinas com a finalidade de responder a atividade a seguir:
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS SOBRE VACINAS
Para responder as questões abaixo você pode:
✓ Pesquisar na internet
✓ Assistir aos noticiários
✓ Utilizar revistas ou jornais
- Sabemos que existem vacinas contra diversas doenças, como
uma forma de proteger e cuidar do nosso corpo. Dessa forma, depois de fazer sua
pesquisa, responda as questões abaixo:
1- Faça um texto com
pelo menos 10 linhas sobre como foi descoberta a primeira vacina.
2- Como as vacinas são fabricadas?
3- Todas as doenças são curadas cm vacinas? Por que?
4- Explique como as vacinas agem em nosso corpo?
******************************************
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – 6º ANO – INTERAÇÃO DOS ORGANISMOS COM O AMBIENTE
DEPOIS DE ASSISTIR A ESSES DOIS VÍDEOS, FAÇA UM RESUMO DE PELO MENOS 10 LINHAS ABORDANDO OS ASPECTOS MAIS IMPORTANTES DOS DOIS VÍDEOS.
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – 6º ANO – SISTEMA NERVOSO
1- DEPOIS DE LER O CAPÍTULO 8 DA PÁGINA 132 ATÉ A 143 DO SEU LIVRO DE CIÊNCIAS, E ASSISTIR A VÍDEO AULA ACIMA, FAÇA A ATIVIDADE DAS PÁGINAS 144 E 145 DO NÚMERO 1 AO NÚMERO 13 EM SEU CADERNO.
1- DEPOIS DE LER O CAPÍTULO 7 DA PÁGINA 114 ATÉ A 128 DO SEU
LIVRO DE CIÊNCIAS, E ASSISTIR A VÍDEO AULA ACIMA, FAÇA A ATIVIDADE DAS PÁGINAS
129 E 130 DO NÚMERO 1 AO NÚMERO 12 EM SEU CADERNO.
BASEADA NAS PÁGINAS 102 À 110 DO LIVRO DO LIVRO DE CIÊNCIAS E DO VÍDEO NO LINK ACIMA, RESPONDA A ATIVIDADE A SEGUIR:
1- APÓS LER O TEXTO DO CAPÍTULO 6 DAS PÁGINAS 102 ATE A 110, E DE ASSISTIR A VÍDEO AULA, E DE NOSSA AULA PELO TEAMLINK, FAÇA A ATIVIDADE DO LIVRO DE CIÊNCIAS DA PÁGINA 111 E 112 DO NUMERO 1 AO 14.
1- ASSISTA O VÍDEO ACIMA, LEIA O CAPÍTULO 5 DO LIVRO, DA PÁGINA 86 A 95, E SEM SEGUIDA RESPONDA A ATIVIDADE DE SEU LIVRO NAS PÁGINAS 96 E 97, DO NÚMERO 1 AO NÚMERO 11.
BASEADO NO LIVRO DE CIÊNCIAS NA PÁGINA 95 E 96 E NO SITE ACIMA, RESPONDA:
1-
QUAL A RELAÇÃO ENTRE O EIXO DA TERRA E AS ESTAÇÕES
DO ANO?
2-
A INTENSIDADE DA LUZ DO SOL QUE CHEGA ATÉ NOS É
A MESMA EM QUALQUER LUGAR DO PLANETA TERRA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA
3-
O QUE É SOLSTÍCIO? QUAIS OS SOLSTÍCIOS QUE
TEMOS?
4-
O QUE É EQUINÓCIO?
5-
PORQUE TEMOS DIAS MAIS CURTOS E NOITES MAIS
LONGAS?
6-
PORQUE O EIXO DA TERRA INFLUENCIA NAS ESTAÇÕES
DO ANO?
7-
PORQUE TEMOS AS 4 ESTAÇÕES: PRIMAAVERA, VERÃO,
OUTONO E INVERNO?
1-
VOCÊ JÁ VIU ALGUM ECLIPSE? EXPLIQUE O QUE VOCÊ
ACHOU.
2-
EXPLIQUE COMO ACONTECE O ECLIPSE SOLAR.
3-
PORQUE É TÃO DIFÍCIL VER UM ECLIPSE SOLAR NO
BRASIL?
4-
COMO ACONTECE O ECLIPSE LUNAR?
5-
QUAL A DIFERENÇA DE ECLIPSE PENUMBRAL, TOTAL E
PARCIAL?
BASEADA NAS PÁGINAS 86 À 95 DO LIVRO E DO VÍDEO ACIMA, FAÇA A ATIVIDADE:
1-
EXPLIQUE O QUE É E COMO ACONTECE O MOVIMENTO DE
ROTAÇÃO DA TERRA
2-
O QUE ACONTECERIA SE A TERRA PARASSE SEU
MOVIMENTO DE ROTAÇÃO?
3-
QUANTO TEMPO DURA O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO?
4-
EXPLIQUE PORQUE TEMOS OS DIAS E AS NOITES, OS
MOVIMENTOS DA TERRA
5-
EXPLIQUE O QUE É E COMO ACONTECE O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO
DA TERRA
6-
O QUE É ÓRBITA?
7-
EXPLIQUE COMO OCORREM AS ESTAÇÕES DO ANO NO
PLANETA TERRA
8- PORQUE TEMOS O ANO BISSEXTO?
BASEADA NAS PÁGINAS 66 À 82 DO LIVRO E DO VÍDEO ACIMA:
1- FAÇA A ATIVIDADE DO LIVRO DA PÁGINA 83 E 84
DO NÚMERO 1 AO 14. SÓ PRECISA COLOCAR AS RESPOSTAS DA ATIVIADE. LEMBRE DE
COLOCAR NO CADERNO A PÁGINA REFERENTE A ATIVIDADE.
ATIVIDADE PROPOSTA: BIODIVERSIDADE
BASEADA NAS PÁGINAS 81 E 82 DO LIVRO E DO VÍDEO ACIMA, RESOLVA A ATIVIDADE A SEGUIR:
1-
O QUE É BIODIVERSIDADE?
2-
QUAIS AS PRINCIPAIS AMEAÇAS À BIODIVERSIDADE?
3-
PARA QUE FORAM CRIADAS AS UNIDADES DE
CONSERVAÇÃO?
4-
QUAIS OS DOIS TIPOS DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO?
5-
QUAIS OS CRITÉRIOS QUE DEVEM TER UMA UNIDADE DE
PROTEÇÃO INTEGRAL?
6-
QUAIS OS TIPOS DE UNIDADES DE PROTEÇÃO INTEGRAL?
7-
COMO SÃO AS RESERVAS BIOLÓGICAS?
8-
O QUE É UM PARQUE NACIONAL?
9-
COMO É UM MONUMENTO NATURAL?
10-
COMO É UMA UNIDADE DE USO SUSTENTÁVEL?
11-
O QUE SÃO APAS? QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DELAS?
12-
COMO SÃO AS FLORESTAS NACIONAIS?
13-
COMO É A RESERVA EXTRATIVISTA?
ATIVIDADE PROPOSTA: CADEIA E TEIA ALIMENTAR
******************************************************
AULA 20 - DIRECIONADA (16/09/2020)
******************************************************
AULA 19 - DIRECIONADA (09/09/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: PRESSÃO ATMOSFÉRICA
*********************************************************************
ATIVIDADE PROPOSTA: PROPRIEDADES DO AR
******************************************************
ATIVIDADE PROPOSTA: CAMADAS DA ATMOSFERA
******************************************************
AULA 16 - DIRECIONADA (19/08/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: ATMOSFERA
*********************************************************************
AULA 15 - DIRECIONADA (12/08/2020)
ATIVIDADE SERÁ REALIZADA BASEADA NO VÍDEO ABAIXO, E NAS PÁGINAS 60, 61 E 62 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, LEIAM COM ATENÇÃO!!!
*********************************************************************
AULA 13 - DIRECIONADA (22/07/2020)
ATIVIDADE SERÁ REALIZADA BASEADA NO VÍDEO ABAIXO, E NAS PÁGINAS 59 E 60 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, LEIAM COM ATENÇÃO!!!
AULA 12 - DIRECIONADA (15/07/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: ÁGUA NO PLANETA TERRA
ATIVIDADE SERÁ REALIZADA BASEADA NO VÍDEO ABAIXO, E NAS PÁGINAS 55 ATÉ A 58 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, LEIAM COM ATENÇÃO!!!
*********************************************************************
AULA 11 - DIRECIONADA (08/07/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: REVISÃO DE SOLO
ATIVIDADE SERÁ REALIZADA BASEADA NO VÍDEO ABAIXO, E NAS PÁGINAS 36 ATÉ A 51 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, LEIAM COM ATENÇÃO!!!
AULA 10 - DIRECIONADA (01/07/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: PROBLEMAS NA CONSERVAÇÃO DO SOLO
ESTA ATIVIDADE SERÁ REALIZADA BASEADA NO VÍDEO ABAIXO, E NAS PÁGINAS 46, 47 E 48 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, LEIAM COM ATENÇÃO!!!
*********************************************************************
AULA 09 - DIRECIONADA (24/06/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: PREPARO DO SOLO PARA PLANTIO
ESTA ATIVIDADE SERÁ REALIZADA BASEADA NO VÍDEO ABAIXO, MAS PRINCIPALMENTE NAS PÁGINAS 41,42,43,44 E 45 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, LEIAM COM ATENÇÃO!!!
*********************************************************************
AULA 08 - DIRECIONADA (17/06/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: TIPOS DE SOLO
LEIA AS PÁGINAS 39 E 40 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES:
*********************************************************************
AULA 07- DIRECIONADA (10/06/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: O QUE EXISTE NO SOLO
LEIA AS PÁGINAS 37 E 38 DO LIVRO E ASSISTA AO VÍDEO NESSE LINK: https://www.youtube.com/watch?v=E-xUoRqi7eQ
*****************************************************************
AULA 06- DIRECIONADA (03/06/2020)
Assista aos vídeos, veja as página 30 e 31 do livro e responda atividade logo abaixo:
****************************************
AULA 05- DIRECIONADA (27/05/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA
Assista aos vídeos, veja as página 30 e 31 do livro e responda atividade logo abaixo:
AULA 05- DIRECIONADA (27/05/2020)
Nenhum comentário:
Postar um comentário