A animação abaixo é uma das historinhas em quadrinho da turma da Mônica, retrata a infância de duas crianças (Cascão e Guto) com realidades bem diferentes, daí a descrição “Cascão em o Luxo e o Lixo”. Assista com um olhar crítico!
Fonte- https://yotu.be/oXe4NDHrS_I
Após assistir a animação faça um resumo relatando sua percepção sobre o eu e o outro, a diferença de infância e valores, tratamento, costumes, a ação humana sobre a natureza, reciclagem, avanço tecnológico, desigualdade social, preconceito, em síntese, diga a diferença entre os modos de vida de Cascão e Guto e sua relação com a família e a vida. No fim da historinha eles se tornam amigos embora um acredite que a vida do outro o faz um “coitado”. Tente explicar o porquê desse pensamento.
1- A PARTIR DO TRECHO ABAIXO E DO VÍDEO: “EPSÓDIO 1: O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?” RESPONDA:
“Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.”Fonte: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/
a) QUAIS OS VALORES FUNDAMENTAIS PROMOVIDOS PELOS DIREITOS HUMANOS?
2- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 2: DIGNIDADE HUMANA, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “O Direito de Felipe e sua dignidade foram violados?”
3- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 3: LIBERDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “Para você, o pedido de Margarete é legítimo? Ele deve ser acolhido?”JUSTIFIQUE.
4- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 4: IGUALDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “NO CASO DE RODOLFO VOCÊ ACHA QUE SEU DIREITO A IGUALDADE FOI RESPEITADO?” O QUE SIGNIFICA TRATAR DESIGUALMENTE OS DESIGUAIS SEM RESTRINGIR DIREITOS? EXPLIQUE.
a) O que você entende por cidadania?
De acordo com o panfleto e a charge abaixo tente produzir um parágrafo sobre esse problema de violência contra a mulher que tem se intensificado com o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus.(Explore os tipos de violência, os mitos da violência doméstica e familiar e as medidas de proteção.) No mínimo dez linhas.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
**************************************************************************************************************************
1- Responda de acordo com o que você viu no vídeo: (Se o vídeo não for suficiente pode pesquisar.)
a) O que você compreendeu por violência doméstica?
b) O que mudou com a lei Maria da Penha. Cite, no mínimo, duas mudanças.
c) O que você compreendeu por feminicídio?
d) Qual o número a mulher pode recorrer em caso de violência doméstica?
***************************************************************
ATIVIDADE 17- 17/08/2020
AULA 16- SEGUNDA-FEIRA ( 10/08/2020)
AULA 14- SEGUNDA-FEIRA ( 27/07/2020)
I- Diante do vídeo “bagagem da vida”, responda as questões abaixo.
AULA 13- SEGUNDA-FEIRA ( 20/07/2020)
2- Faça uma história em quadrinho em que no diálogo um personagem convença ao outro a ser honesto. (Se preferir pode escrever um texto sobre a importância de ser honesto, fique a vontade para escolher).
**********************************************************************************
AULA 12- SEGUNDA-FEIRA ( 13/07/2020)
*********************************************************
AULA 11- SEGUNDA-FEIRA ( 06/07/2020)
Esse tipo de anúncio sempre atrai às crianças e logo um menininho apareceu na loja perguntando:
-"Qual é o preço dos cachorrinhos?"
O dono respondeu:
- "Entre R$ 30,00 e R$ 50,00".
O menininho colocou a mão em seu bolso e tirou umas moedas:
- "Só tenho R$ 2,37... posso vê-los?".
O homem sorriu e assobiou. De trás da loja saiu sua cadela correndo seguida por cinco cachorrinhos. Um dos cachorrinhos estava ficando consideravelmente para trás. O menininho imediatamente apontou o cachorrinho que estava mancando.
- "O que aconteceu com esse cachorrinho?", perguntou.
O homem lhe explicou que quando o cachorrinho nasceu, o veterinário lhe disse que tinha uma perna defeituosa e que andaria mancando pelo resto de sua vida. O menininho se emocionou muito e exclamou:
- "Esse é o cachorrinho que eu quero comprar!".
E o homem respondeu:
- "Não, você não vai comprar esse cachorro, se você realmente o quer, eu te dou de presente".
O menininho não gostou, e olhando direto nos olhos do homem lhe disse:
- "Eu não quero que você me dê de presente. Ele vale tanto quanto os outros cachorrinhos e eu pagarei o preço completo. Agora vou lhe dar meus R$ 2,37 e a cada mês darei R$ 0,50 até que o tenha pago por completo".
O homem respondeu:
- "Você não quer de verdade comprar esse cachorrinho, filho. Ele nunca será capaz de correr, saltar e brincar como os outros cachorrinhos".
O menininho se agachou e levantou a perna de sua calça para mostrar sua perna esquerda, cruelmente retorcida e inutilizada, suportada por um grande aparato de metal. Olhou de novo ao homem e lhe disse:
- "Bom, eu também não posso correr muito bem, e o cachorrinho vai precisar de alguém que o entenda".
O homem estava agora envergonhado e seus olhos se encheram de lágrimas... sorriu e disse:
- "Filho, só espero e oro para que cada um destes cachorrinhos tenham um dono como você".
Na vida não importa como és, mas importa que alguém te aprecie pelo que és, te aceite e te ame incondicionalmente.
**************************************************************
AULA 10- SEGUNDA-FEIRA ( 29/06/2020)
*****************************************************************
AULA 09- SEGUNDA-FEIRA ( 22/06/2020)
Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. Essa violência pode acontecer na escola, na vizinhança e no trabalho com pessoas de várias idades.
I- PRODUZA UM TEXTO COM NO MÍNIMO DEZ LINHAS MOSTRANDO QUE VOCÊ ENTENDEU A DIFERENÇA ENTRE BULLYING E BRINCADEIRA; OS TIPOS DE BULLYING, A QUEM PEDIR AJUDA, COMO COMBATER, IMPACTOS PARA A VIDA DA VÍTIMA, ENTRE OUTRAS OBSERVAÇÕES QUE ACHAR PERTINENTE.
II- VEJA ALGUNS RELATOS DE QUEM JÁ SOFREU BULLYING E DIGA O QUE VOCÊ PERCEBE EM COMUM. (EM RELAÇÃO AO QUE AS CRIANÇAS SENTEM,COMO REAGIRAM, O QUE ACONSELHAM)
Acesse o link logo abaixo, para assistir ao vídeo "E SE AS CRIANÇAS FALASSEM SOBRE BULLYING", ele está no fim da página.
https://www.psicoedu.com.br/2017/10/trabalho-sobre-bullying-questionario-atividade-na-escola.html
III- ENTREVISTE UM(A) COLEGA E ATRAVÉS DAS PERGUNTAS TENTE SABER:
1- SE ELE (A) JÁ SOFREU OU SOFRE BULLYING.
2- SE NÃO SOFRE, O QUE ELE (A) ACONSELHARIA PARA QUEM SOFRE.
SE SOFRE O QUE ELE (A) TEM FEITO PARA SUPERAR.
3- SE ELE JÁ PRATICOU OU PRATICA BULLYING E SE A RESPOSTA É SIM O QUE O MOTIVA OU MOTIVOU A FAZER ISSO.
SE NUNCA PRATICOU OU DEIXOU DE PRATICAR PROCURE SABER COMO ELE(A) AVALIA/PENSA SOBRE ISSO.
4- PEÇA PARA QUE ELE(A) DIGA UMA FRASE QUE MOTIVE A SI MESMO(A) E A QUALQUER PESSOA QUE SOFRE BULLYING A NÃO SE ABALAR COM A MALDADE ALHEIA.
AULA 08- SEGUNDA-FEIRA ( 15/06/2020)
A VIOLÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES
Violência significa usar a
agressividade de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum
ato que resulte em acidente, morte, trauma físico ou trauma psicológico.
A violência se manifesta de
diversas maneiras, em guerras, torturas, conflitos étnico-religiosos,
preconceito, assassinato, fome, etc. Pode ser identificada como violência
contra a mulher, a criança e o idoso, violência sexual, violência urbana, etc.
Existe também a violência verbal, que causa danos morais, que muitas vezes são
mais difíceis de esquecer do que os danos físicos.
A palavra violência deriva
do Latim “violentia”, que significa “veemência, impetuosidade”. Mas na sua
origem está relacionada com o termo “violação” (violare).
Quando
se trata de direitos humanos, a violência abrange todos os atos de violação dos
direitos: civis (liberdade, privacidade, proteção igualitária); sociais (saúde,
educação, segurança, habitação); econômicos (emprego e salário); culturais
(professar a fé, falar o idioma, etc) e políticos (participação política,
voto).
A VIOLÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES
1- De acordo com a leitura do texto e suas próprias conclusões, produza um texto para descrever o que cada imagem abaixo quer repassar.
Segundo a imagem acima, quais são os fatores geradores da violência?Quem sofre com essa situação?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Pesquise os conceitos abaixo que ultimamente tem sido estopim para a violência:
A) Intolerância:
B) Corrupção:
C) Preconceito:
D) Violação:
E) Racismo:
F) Homofobia:
***************************************************
AULA
07- SEGUNDA-FEIRA ( 08/06/2020)
CONTEÚDO: O que é racismo?
1-Pesquise o que é racismo e o que é
preconceito.
2- Veja o vídeo e em seguida explique
a frase a seguir de Nelson Mandela:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Somos iguais enquanto seres humanos
e cidadãos, mas podemos ser diferente uns dos outros em alguns
aspectos. Cite quantos vocês lembrar.
4-Já presenciou alguma
atitude racista sim ou não? Explique.
5-Em sua opinião o que se deve fazer
para acabar com o racismo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Veja o vídeo abaixo e responda as
questões a seguir:
6-Por que a palavra denegrir soa como
pejorativa ou preconceituosa? Veja o vídeo e busque no dicionário e justifique.
Aproveite e veja o que está associado a cor branca e entenda onde se
reforça o preconceito.
7-Você já utilizou alguma dessas
expressões que fala o vídeo? Quais? Você sabia que elas são carregadas de
preconceito?
8-Se você ouvisse a frase: "Para
um negro, até que você é bonito." O que lhe soaria, um elogio ou uma
ofensa? Explique.
E) Racismo:
F) Homofobia:
AULA 07- SEGUNDA-FEIRA ( 08/06/2020)
*******************************************
AULA 06- SEGUNDA-FEIRA ( 01/06/2020)
****************************************************************************
AULA 05- SEGUNDA-FEIRA ( 25/05/2020)
Conteúdo- Ética/Diálogo
*********************************************************************************
*****************************************
AULA 03- SEGUNDA-FEIRA ( 11/05/2020)
**************************************************************
AULA 02- SEGUNDA-FEIRA ( 04/05/2020)
Conteúdo- O eu, o outro e o nós - Motivação/reflexão
ASSISTAM AO VÍDEO ABAIXO E TENTE RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR.
################################################################################
ASSISTAM AO VÍDEO ABAIXO E TENTE RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário