domingo, 26 de abril de 2020

ENSINO RELIGIOSO - APARECIDA SOUZA - 7º ANO

ATIVIDADE 28- 07/12/2020

POSTEI QUESTIONÁRIO RESGATANDO TODAS AS AULAS .

ATIVIDADE 27- 23/11/2020

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES:07;11 E 26 PELO GOOGLE MEET, QUE TRATAM DE PRECONCEITO, RACISMO E CONSCIÊNCIA NEGRA.


ATIVIDADE 26- 16/11/2020





ATIVIDADE 25- 09/11/2020


Correção das atividades 18 e 19 pelo google meet no horário combinado.



ATIVIDADE 24- 26/10/2020

TEMA: A dignidade humana e os direitos humanos 

 Olá, querida e querido estudante! Na aula de hoje vamos estudar sobre a dignidade humana e os direitos humanos, vocês perceberam que nas aulas anteriores esses termos apareceram algumas vezes. Agora é nossa hora de aprender um pouco mais sobre esse tema. Leia a seguir dois artigos da Constituição Federal do Brasil que tratam sobre a dignidade humana: 
Art. 227 É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. 
Art. 230. A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em:14 Ago 2020. Como lemos na Constituição Federal brasileira, todos os seres humanos têm direito de ter moradia, saúde, alimentação e educação dígna, entre outras coisas. No entanto, a realidade não é bem assim. Muitas pessoas não tem o básico para sobreviver e lutar por seus direitos. “Os direitos humanos consistem em direitos naturais garantidos a todo e qualquer indivíduo, e que devem ser universais, isto é, se estender a pessoas de todos os povos e nações, independentemente de sua classe social, etnia, gênero, nacionalidade ou posicionamento político. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos humanos são ‘garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana’. São exemplos de direitos humanos o direito à vida, direito à integridade física, direito à dignidade, entre outros. Quando os direitos humanos são firmados em determinado ordenamento jurídico, como nas Constituições, eles passam a ser chamados de direitos fundamentais. [...]. Os direitos humanos são garantias históricas, que mudam ao longo do tempo, adaptando-se às necessidades específicas de cada momento. Por isso, ainda que a forma com que atualmente conhecemos os direitos humanos tenha surgido com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada em 1948, antes disso, princípios de garantia de proteção aos direitos básicos do indivíduo já apareciam em algumas situações ao longo da história”. 

Fonte: POLITIZE! O que são direitos humanos? Disponivel em: . Acesso em: 14 ago 2020









Fonte: CISCODOAMOR. Cisco. A pergunta. 10 mar. 2013. Fraternidade São Luchésio e Buonadona. Disponivel em: . Acesso em: 13 ago. 2020. 

Em 10 de dezembro comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Geralmente essa data é marcada por manifestações em favor dos direitos humanos em todo o mundo. Entre as manifestações de 2012, a marcha ocorrida em Santo Domingo, na República Dominicana, chamou a atenção por mostrar rostos de pessoas torturadas durante a ditadura de Rafael Trujillo pela qual passou o país de 1930 a 1961.







Fonte: UOL NOTÍCIAS. Manifestações marcam o Dia Internacional dos Direitos Humanos no mundo. Uol. Foto 15 10 dez. 2012. Multidão marcha aos redores da Procuradoria da República em Santo Domingo, República Dominicana... Disponível em: . Acesso em: 14 ago 2020


Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se de que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades. 

1 – Analise a tirinha e responda o que se pede: Na vida real existem situações parecidas com a mostrada na tirinha?

a)Identifique duas ou três coisas principais que podemos fazer para ajudar a desenvolver o cuidado para a dignidade humana.

 2 – Se você tivesse que resumir o que estudamos sobre dignidade humana e direitos humanos em cinco palavras, quais seriam elas?

3 – Como estudamos, vimos que todas as pessoas têm direito de uma vida digna, no entanto, essa não é a realidade. Vemos pessoas sem casa, sem comida, sem acesso à água e à saúde, crianças sem direito à educação. Em sua opinião por que esse fato acontece?



*************************************************************************

ATIVIDADE 23- 19/10/2020

Apenas teremos um encontro pelo google meet : 13h40 às 14h10. 5min antes de começar disponibilizaremos o link no grupo.Correção da atividade 20 e 22.(direitos humanos e sobre a animação que trata sobre valores e vivências).



ATIVIDADE 22 - 05/10/2020

A animação abaixo é uma das historinhas em quadrinho da turma da Mônica, retrata a infância de duas crianças (Cascão e Guto) com realidades bem diferentes, daí a descrição “Cascão em o Luxo e o Lixo”. Assista com um olhar crítico!




Fonte- https://yotu.be/oXe4NDHrS_I

 

Após assistir a animação faça um resumo relatando sua percepção sobre o eu e o outro, a diferença de infância e valores, tratamento, costumes, a ação humana sobre a natureza, reciclagem, avanço tecnológico, desigualdade social, preconceito, em síntese, diga a diferença entre os modos de vida de Cascão e Guto e sua relação com a família e a vida. No fim da historinha eles se tornam amigos embora um acredite que a vida do outro o faz um “coitado”. Tente explicar o porquê desse pensamento.



ATIVIDADE 21- 28/09/2020

Olá queridos alunos, a atividade de hoje está no final do vídeo a seguir: 






****************************************************

ATIVIDADE 20- 21/09/2020

TEMA: DIREITOS HUMANOS

ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO E EM SEGUIDA RESPONDA O QUE SE PEDE:


Fonte: 
https://youtu.be/7wbIQRzggTI- vídeo 01



Fonte: https://youtu.be/zoC-_joJgYA - vídeo 02






1- A PARTIR DO TRECHO ABAIXO E DO VÍDEO: “EPSÓDIO 1: O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?” RESPONDA:

“Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.”Fonte: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/

a) QUAIS OS VALORES FUNDAMENTAIS PROMOVIDOS PELOS DIREITOS HUMANOS?

2- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 2: DIGNIDADE HUMANA, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “O Direito de Felipe e sua dignidade foram violados?JUSTIFIQUE.

3- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 3: LIBERDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “Para você, o pedido de Margarete é legítimo? Ele deve ser acolhido?”JUSTIFIQUE.

4- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 4: IGUALDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “NO CASO DE RODOLFO VOCÊ ACHA QUE SEU DIREITO A IGUALDADE FOI RESPEITADO?” O QUE SIGNIFICA TRATAR DESIGUALMENTE OS DESIGUAIS SEM RESTRINGIR DIREITOS? EXPLIQUE.


*************************************************************************


ATIVIDADE 19- 14/09/2020


Tema: Cidadania

1- Assista ao vídeo abaixo e responda o que se pede:




Fonte: https://youtu.be/xF0JJ-fosys
a) O que você entende por cidadania?

______________________________________________________________________________________________________
b) O que é cidadão?

______________________________________________________________________________________________________
2-Cite/Pesquise pelo menos quatro direitos sociais. (Veja Constituição Federal de 1988)

______________________________________________________________________________________________________
3-Comente o vídeo abaixo intitulado por "hino da cidadania". Diga qual a mensagem (crítica,reflexão) ele nos passa.



___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


************************************************************

ATIVIDADE 19- 31/08/2020

De acordo com o panfleto e a charge abaixo tente produzir um parágrafo sobre esse problema de violência contra a mulher que tem se intensificado com o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus.(Explore os tipos de violência, os mitos da violência doméstica e familiar e as medidas de proteção.) No mínimo dez linhas.



___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



**************************************************************************************************************************

ATIVIDADE 18- 24/08/2020


Tema: Reflexões sobre o agosto lilás.

 “Agosto Lilás”, esse é o nome da campanha nacional, realizada anualmente durante o mês de agosto, em referência a data de sanção da Lei Maria da Penha. Seu objetivo é conscientizar a sociedade para o fim da violência contra a mulher.


Fonte:









1- Responda de acordo com o que você viu no vídeo: (Se o vídeo não for suficiente pode pesquisar.)

a) O que você compreendeu por violência doméstica?




b) O que mudou com a lei Maria da Penha. Cite, no mínimo, duas mudanças.

c) O que você compreendeu por feminicídio?

d) Qual o número a mulher pode recorrer em caso de violência doméstica?


***************************************************************


ATIVIDADE 17- 17/08/2020

Reflexão sobre o que é ser estudante.

Olá queridos alunos, foi pensando em refletir o dia do estudante, que se comemora no dia 11 de agosto, que proponho a seguinte atividade.









Aproveite as frases acima e crie um pequeno parágrafo dizendo se você se considera um bom estudante, para quê você estuda, qual importância tem os estudos e escola para sua vida, e o que você sente por está nesse degrau da vida e no ambiente escolar com seus colegas.

Sugiro que quem desejar e puder faça essa dinâmica de completar as frases em chamada de vídeo com algum colega que tenha afinidade. Logo cada um fará um parágrafo sobre o outro em relação ao tema "ser estudante". Como se fosse uma entrevista. Pode ser divertido. Caso não queira interagir faça você mesmo o seu parágrafo sobre você estudante e envie. (Não se esqueça de colocar nome, série e turma, número da atividade)

Dica de filme: “O estudante” – para refletir e dar novo ânimo.








****************************************

AULA 16- SEGUNDA-FEIRA ( 10/08/2020) 
Relações reais, ainda que virtuais


Ao mesmo tempo que o isolamento social provocou um excesso de convivência entre pessoas que habitam a mesma residência, impôs a distância a parentes, amigos e colegas de trabalho. Para manter esses vínculos, a internet se tornou a maior aliada das relações na era do "novo normal". "Mesmo no período pós-pandemia, os meios virtuais vão estar, definitivamente, mais presentes na nossa vida. E precisaremos buscar outras formas de relações e se apropriar dessas formas virtuais", alerta Márcia Mansur.



Para isso, valem reuniões familiares, confraternizações, atividades simultâneas, como ouvir uma música ou disputar um jogo, tudo pela tela do computador ou do celular. "O mais importante é que a gente consiga se afetar. Afetar as pessoas e sermos afetados por elas. Essas interações virtuais são formas de fortalecer esses afetos e essas relações, mesmo que à distância", explica a professora e psicóloga, que acredita que esse momento pelo qual a sociedade passa é desafiador, mas também proporciona crescimento. "Exige criatividade, flexibilidade, positividade. Eu acho que esse momento tão desafiador, mas que também aprendizado", afirma.



Atividade
Ao mesmo tempo que o isolamento social provocou um excesso de convivência entre pessoas que habitam a mesma residência, impôs a distância a parentes, amigos e colegas de trabalho.
1- Você acredita que passou a se comunicar mais com os seus e conhecê-los melhor que antes? Comente.
2- Uma vez, ouvi dizer que a internet encurta distâncias, mas que também esfria as relações humanas. Nesse momento de pandemia, o que você pensa sobre isso?
3- Sobre o Vídeo abaixo: “regras de convivência”, responda: Qual ou quais regras você percebeu que precisamos adotar para haver uma boa convivência?


**************************************************

AULA 15- SEGUNDA-FEIRA ( 03/08/2020) 
Dia reservado para colocar em dia as tarefas atrasadas

*****************

AULA 14- SEGUNDA-FEIRA ( 27/07/2020)







I- Diante do vídeo “bagagem da vida”, responda as questões abaixo.

1) A que você associa essa bagagem da vida que sugere o vídeo?
a) Ao conhecimento que você aprendeu ao longo da vida escolar.
b) As experiências positivas e negativas, alegrias, frustrações, aprendizados, etc.
c) Apenas a educação adquirida no ambiente familiar.

2) No vídeo sobre bagagem da vida o narrador coloca que a pessoa tem duas opções para aliviar o peso de sua bagagem, uma esperar que os outros faça algo por você  e a outra que você tome a iniciativa. O que deveríamos deixar de carregar na mala? Explique.

3) Quais seus maiores aprendizados com os sofrimentos que a vida lhe causou?


4) Após assistir ao vídeo, que lição você tira para sua vida?

5) Veja logo abaixo a reflexão sobre a parábola da “águia” e resuma qual a mensagem que ela quer passar.




____________________________________________________________________________________________________


********************************************************************

AULA 13- SEGUNDA-FEIRA ( 20/07/2020)

TEMA: HONESTIDADE/CORRUPÇÃO

ATIVIDADE

1- Assista a fábula abaixo e em seguida faça um pequeno comentário de como você entende o que é honestidade e o que é corrupção.





________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Faça uma história em quadrinho em que no diálogo um personagem convença ao outro a ser honesto. (Se preferir pode escrever um texto sobre a importância de ser honesto, fique a vontade para escolher).



**********************************************************************************

AULA 12- SEGUNDA-FEIRA ( 13/07/2020) 

TÉCNICAS PARA PERDER A TIMIDEZ






1- Assistir vídeos;
2- Responder teste online;
3- Desafio: Grave um vídeo falando um pouco sobre você!


ABRA O LINK ABAIXO E RESPONDA AO TESTE DE TIMIDEZ.

Depois do teste, o desafio é gravar o vídeo proposto: (você pode ficar a vontade em compartilhar no grupo ou no e-mail- caso não queira compartilhar faça assim mesmo e conte a experiência, o que você sentiu? Pode escrever com poucas palavras -   caso você não consiga fazer o vídeo nem para você mesmo– sua atividade será colocar no papel o que iria gravar, isto é uma espécie de resumo) Quem gravar e enviar o vídeo só vai contar como se sentiu, com poucas palavras no grupo. (Se quiser!)

Grave um vídeo dizendo em poucas palavras quem é você e quais experiências te deixa extremamente tímido (a) e depois dos vídeos que você teve acesso que atitude você deveria tomar para superar essa timidez? Ou você pode seguir o roteiro sugerido abaixo. (Fique a vontade para se apresentar e contextualizar com o tema timidez, ok! Vamos lá?!)

Sugestão de roteiro para você se apresentar:
Nome:
Idade:
O que você mais gosta de fazer e em você:
Situações que te deixam extremamente tímido (a):
Conte uma situação que você experimentou algumas das características de quem é tímido:
O que tem feito para vencer a timidez? Ou O que você aconselha para alguém vencer a timidez diante das dicas que você viu nos vídeos?
Resuma em uma palavra o que é timidez:

O importante é você se enxergar e  poder encarar a si mesmo. Como você apresenta a impostação de voz, se você tem clareza no discurso e se consegue falar olhando nos olhos, esse exercício apesar de parecer fácil pode lhe render várias tentativas, então treine olhando no espelho e antes já escreva um roteiro do que você vai falar para não se perder!!Forte abraço e se cuidem! (Essa dinâmica vai lhe ajudar nos seminários escolares e inclusive em entrevista de emprego quando for tempo de submeter a elas. Boa Sorte e Paciência, vocês conseguem!)


   *********************************************************

AULA 11- SEGUNDA-FEIRA ( 06/07/2020) 
ACEITANDO PELO O QUE É


O dono de uma loja estava colocando um anúncio na porta: "Cachorrinhos a venda".
    Esse tipo de anúncio sempre atrai às crianças e logo um menininho apareceu na loja perguntando:
    -"Qual é o preço dos cachorrinhos?"
    O dono respondeu:
    - "Entre R$ 30,00 e R$ 50,00".
    O menininho colocou a mão em seu bolso e tirou umas moedas:
    - "Só tenho R$ 2,37... posso vê-los?".
    O homem sorriu e assobiou. De trás da loja saiu sua cadela correndo seguida por cinco cachorrinhos. Um dos cachorrinhos estava ficando consideravelmente para trás. O menininho imediatamente apontou o cachorrinho que estava mancando.
    - "O que aconteceu com esse cachorrinho?", perguntou.
    O homem lhe explicou que quando o cachorrinho nasceu, o veterinário lhe disse que tinha uma perna defeituosa e que andaria mancando pelo resto de sua vida. O menininho se emocionou muito e exclamou:
    - "Esse é o cachorrinho que eu quero comprar!".
    E o homem respondeu:
    - "Não, você não vai comprar esse cachorro, se você realmente o quer, eu te dou de presente".
    O menininho não gostou, e olhando direto nos olhos do homem lhe disse:
    - "Eu não quero que você me dê de presente. Ele vale tanto quanto os outros cachorrinhos e eu pagarei o preço completo. Agora vou lhe dar meus R$ 2,37 e a cada mês darei R$ 0,50 até que o tenha pago por completo".
    O homem respondeu:
    - "Você não quer de verdade comprar esse cachorrinho, filho. Ele nunca será capaz de correr, saltar e brincar como os outros cachorrinhos".
    O menininho se agachou e levantou a perna de sua calça para mostrar sua perna esquerda, cruelmente retorcida e inutilizada, suportada por um grande aparato de metal. Olhou de novo ao homem e lhe disse:
    - "Bom, eu também não posso correr muito bem, e o cachorrinho vai precisar de alguém que o entenda".
    O homem estava agora envergonhado e seus olhos se encheram de lágrimas... sorriu e disse:
    - "Filho, só espero e oro para que cada um destes cachorrinhos tenham um dono como você".

    Na vida não importa como és, mas importa que alguém te aprecie pelo que és, te aceite e te ame incondicionalmente.


ANALISANDO O TEXTO

01.De acordo com o texto o que identifica o menino com o cachorrinho que escolhera para comprar?





02.Retire do texto uma frase que expressa claramente a discriminação do dono da loja em relação aquele cachorrinho deficiente.



03.Qual a reação do menino ao ouvir o vendedor do cachorrinho defeituoso dizer que o daria de presente?



04. Sabemos que é importante termos amigos e sermos uma pessoa querida por todos. O que você tem feito para que  todos gostem de você?



05.Escreva um parágrafo, de forma objetiva, dizendo quais os elementos indispensáveis para se constituir uma amizade.


06.Assista ao vídeo e diga qual a lição ele quer passar.





__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


**************************************************************



AULA 10- SEGUNDA-FEIRA ( 29/06/2020) 

ATIVIDADE DE REVISÃO QUESTIONÁRIO ONLINE

https://forms.gle/kghrNJuBttboyTuAA


*****************************************************************

AULA 09- SEGUNDA-FEIRA ( 22/06/2020) 


CONTEÚDO:  O QUE É BULLYING?


VEJA O VÍDEO ABAIXO E EM SEGUIDA LEIA O TEXTO PARA RESPONDER A ATIVIDADE PROPOSTA.




Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. Essa violência pode acontecer na escola, na vizinhança e no trabalho com pessoas de várias idades.
            As vítimas desse tipo de violência geralmente são pessoas calmas, educadas e tímidas, enquanto os agressores são metidos a arrogantes, autossuficientes e querem aparecer a todo custo. Veja o que é considerado Bullying  pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia): colocar apelidos; ofender; zoar; sacanear; humilhar; fazer sofrer; discriminar; aterrorizar; agredir; roubar; quebrar pertences; isolar; excluir; ignorar; intimidar; perseguir...
             Existe vária formas de bullying, internet e celular, por exemplo, viram armas entre adolescentes, escondidos no anonimato, onde passam mensagens ofensivas, expõe fotos constrangedoras, publicam fofocas descabidas, etc, a esse tipo de invasão chamamos de “ciberbullying”.
            O importante para se proteger das praticas de bullying é não revidar e contar para alguém de sua confiança, a conversa é sempre a melhor saída. Bullying não é nada divertido. Crianças e adolescentes, vítimas de bullying podem carregar o trauma pela vida toda, sequelas como dificuldades de tomar a iniciativa ou de se expressar podem atrapalhar os relacionamentos pessoais e até profissionais.
Em resumo, Bullying é crime e fere os princípios constitucionais, como: respeito à dignidade da pessoa humana; se você é testemunha, denuncie, não seja conivente com essa prática e nem dê “pilha ao palhaço”.
Texto adaptado.


Atividade


I- PRODUZA UM TEXTO COM NO MÍNIMO DEZ LINHAS MOSTRANDO QUE VOCÊ ENTENDEU A DIFERENÇA ENTRE BULLYING E BRINCADEIRA; OS TIPOS DE BULLYING, A QUEM PEDIR AJUDA, COMO COMBATER, IMPACTOS PARA A VIDA DA VÍTIMA, ENTRE OUTRAS OBSERVAÇÕES QUE ACHAR PERTINENTE.

II- VEJA ALGUNS RELATOS DE QUEM JÁ SOFREU BULLYING  E DIGA O QUE VOCÊ PERCEBE EM COMUM. (EM RELAÇÃO AO QUE AS CRIANÇAS SENTEM,COMO REAGIRAM, O QUE ACONSELHAM)


Acesse o link logo abaixo, para assistir ao vídeo "E SE AS CRIANÇAS FALASSEM SOBRE BULLYING", ele está no fim da página.

https://www.psicoedu.com.br/2017/10/trabalho-sobre-bullying-questionario-atividade-na-escola.html


III- ENTREVISTE UM(A) COLEGA E ATRAVÉS DAS PERGUNTAS TENTE SABER:

1- SE ELE (A) JÁ SOFREU OU SOFRE BULLYING.
2- SE NÃO SOFRE, O QUE ELE (A)  ACONSELHARIA PARA QUEM SOFRE.
     SE SOFRE O QUE ELE (A)  TEM FEITO PARA SUPERAR.
3- SE ELE JÁ PRATICOU OU PRATICA BULLYING E SE A RESPOSTA É SIM O QUE O MOTIVA OU MOTIVOU A FAZER ISSO.
      SE NUNCA PRATICOU OU DEIXOU DE PRATICAR PROCURE SABER COMO ELE(A)  AVALIA/PENSA SOBRE ISSO.

4- PEÇA PARA QUE ELE(A) DIGA UMA FRASE QUE MOTIVE A SI MESMO(A) E A QUALQUER PESSOA QUE SOFRE BULLYING A NÃO SE ABALAR COM A MALDADE ALHEIA.



*************************************************************

AULA 08- SEGUNDA-FEIRA ( 15/06/2020) 

A VIOLÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES

          Violência significa usar a agressividade de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte, trauma físico ou trauma psicológico.
            A violência se manifesta de diversas maneiras, em guerras, torturas, conflitos étnico-religiosos, preconceito, assassinato, fome, etc. Pode ser identificada como violência contra a mulher, a criança e o idoso, violência sexual, violência urbana, etc. Existe também a violência verbal, que causa danos morais, que muitas vezes são mais difíceis de esquecer do que os danos físicos.
          A palavra violência deriva do Latim “violentia”, que significa “veemência, impetuosidade”. Mas na sua origem está relacionada com o termo “violação” (violare).
             Quando se trata de direitos humanos, a violência abrange todos os atos de violação dos direitos: civis (liberdade, privacidade, proteção igualitária); sociais (saúde, educação, segurança, habitação); econômicos (emprego e salário); culturais (professar a fé, falar o idioma, etc) e políticos (participação política, voto).


1-  De acordo com a leitura do texto e suas próprias conclusões, produza um texto para descrever o que cada imagem abaixo quer repassar.



Segundo a imagem acima, quais são os fatores geradores da violência?Quem sofre com essa situação?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Pesquise os conceitos abaixo que ultimamente tem sido estopim para a violência:

A) Intolerância:

B) Corrupção:

C) Preconceito:

D) Violação:

E) Racismo:

F) Homofobia:



***************************************************

AULA 07- SEGUNDA-FEIRA ( 08/06/2020) 


CONTEÚDO: O que é racismo?


1-Pesquise o que é racismo e o que é preconceito.

2- Veja o vídeo e em seguida explique a frase a seguir de Nelson Mandela:






______________________________________________________________________________________________________________________________________________


3-Somos iguais enquanto seres humanos e cidadãos, mas podemos ser  diferente uns dos outros em alguns aspectos. Cite quantos vocês lembrar.


4-Já presenciou  alguma atitude racista sim ou não? Explique.


5-Em sua opinião o que se deve fazer para acabar com o racismo?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Veja o vídeo abaixo e responda as questões a seguir:
  
6-Por que a palavra denegrir soa como pejorativa ou preconceituosa? Veja o vídeo e busque no dicionário e justifique. Aproveite e veja o  que está associado a cor branca e entenda onde se reforça o preconceito.

7-Você já utilizou alguma dessas expressões que fala o vídeo? Quais? Você sabia que elas são carregadas de preconceito?

8-Se você ouvisse a frase: "Para um negro, até que você é bonito." O que lhe soaria, um elogio ou uma ofensa? Explique.


*******************************************

AULA 06- SEGUNDA-FEIRA ( 01/06/2020) 

7º ANO


O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO E A CONSTRUÇÃO DA PAZ - Emerli Schlögl


Certas pessoas se sentem donas absolutas da verdade, por isso, tentam de todos os modos mudar o pensamento dos outros. Foi o que aconteceu com os portugueses que trouxeram para o Brasil a sua religião e obrigavam os índios e negros a deixarem suas crenças. Com este comportamento, aconteceu e ainda acontece, uma grande desvalorização do outro. O desrespeito pela liberdade individual deixa marcas profundas de amargura nos povos dominados. Isto acontece com todos nós quando não somos ouvidos e respeitados em nossa forma de viver. Se formos obrigados a mudar, a adotar um estilo de vida que não nos agrada, sentimos profunda revolta e tentamos resistir. O mundo não precisa de mais católicos, mais budistas, mais espíritas, evangélicos, umbandistas, etc. O mundo precisa sim, de católicos, evangélicos, budistas, espíritas... que vivam de fato as suas crenças religiosas, e que possam compartilhar este mundo com pessoas de outros credos, respeitando-se profundamente e trabalhando juntas para o bem estar de todos. No mundo existe um grande número de religiões: Religiões Nativas como as Indígenas, Religiões Afro-Brasileiras, Hinduísmo, Budismo, Xintoísmo, Seicho-No-Ie, Confucionismo, Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, Fé Baha’í, entre muitas outras. Cada religião tem seus princípios de vida e de crença, com o propósito de ajudar as pessoas a vivenciarem a sua espiritualidade, cresceram na fé e na prática do bem. Com certeza, na comunidade, bairro ou cidade onde você mora existem diferentes religiões, igrejas ou grupos religiosos.

 1- Diante da leitura do texto, coloque V para verdadeiro e F para falso:

a)  (       ) A ideia de diálogo inter-religioso que traz o texto é que o mundo deve dialogar e se respeitar mutuamente, não havendo ninguém melhor que outro devido sua religião.

b) (           ) As pessoas tem direito de propagar sua religião e inclusive impor suas verdades de fé para qualquer pessoa.

c) (            ) O fato de os portugueses que trouxeram para o Brasil a sua religião e obrigavam os índios e negros a deixarem suas crenças nos mostra a imposição e desrespeito a crença do outro.

d) (            ) Todas as religiões merecem igualmente respeito.

2- O que você acha sobre as pessoas que menosprezam as outras por ter um credo religioso diferente do delas?
____________________________________________________________________________________________________________

3- Seus amigos são diferentes de você? Seguem religiões ou igrejas diferentes, gostam de coisas diferentes? Eles respeitam a sua maneira de ser? Você gosta deles, do jeito como eles são? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-  Identifique no ambiente de sua escola situações que refletem harmonia e a desarmonia. Faça uma lista dessas situações. O que poderia ser feito para amenizar as situações desarmônicas? Apresentem sugestões.



5- Desenhe ou recorte e cole no caderno um cenário onde apareçam pessoas bem diferentes dialogando e convivendo em paz. (as diferenças podem ser quanto a gênero, religião, idade, cor, preferências musicais, etc.)

****************************************************************************



AULA 05- SEGUNDA-FEIRA ( 25/05/2020) 

7º ANO

Conteúdo- Ética/Diálogo


1- Responda as questões a seguir:
a) O que é Ética?

b) Por que a ética é importante?

# Como você agiria se:

a) Alguém entregasse um troco errado, com dinheiro a mais?

b) Visse alguém mentindo para outra pessoa?


c) Cite um outro exemplo de atitude ética.







*********************************************************************************



AULA 04- SEGUNDA-FEIRA ( 18/05/2020) 

Conteúdo: As pessoas e suas espiritualidades.

7º ANO 

*****************************************



AULA 03- SEGUNDA-FEIRA ( 11/05/2020) 

Conteúdo: O Eu, o outro e atitudes de boa convivência.

7º ANO 

Assistam a Fábula “o ECO” e respondam as questões abaixo:




1- Qual o ensinamento que essa fábula nos transmite?

2- Sabemos que, convivendo em sociedade, precisamos de alguns cuidados para que haja uma boa convivência. Logo, cite:

a)  Três atitudes positivas para preservar o bem-estar no seu lar, sobretudo, nesse período de confinamento em que estamos mais “estressados.”

b)  Duas atitudes negativas que você já cometeu na sua vida e que se pudesse voltar no tempo não faria novamente.


3- Explique a frase: “Na vida a gente você só colhe o que planta”.


**************************************************************

AULA 02- SEGUNDA-FEIRA ( 04/05/2020) 

7º ANO 

Conteúdo-  O eu, o outro e o nós - Motivação/reflexão 

ASSISTAM AO VÍDEO ABAIXO E TENTE RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR.






1- Qual a mensagem que esse vídeo tenta nos passar?



2- Acredito que você já ouviu a frase: “Quem tem boca diz o que quer” e por essa razão você deve ouvir e aceitar tudo o que se diz? Argumente (explique sua opinião).




3- Temos em nossas mãos o livre arbítrio, isto é, o poder de escolha, entre o certo e o errado, o bem e o mal. Observe a charge e tente explicar o que ela nos transmite em relação a algumas atitudes que escolhemos tomar.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________





################################################################################




AULA 01- SEGUNDA-FEIRA ( 27/04/2020) 

7º ANO 


Conteúdo-  O eu, o outro o nós e o coronavírus 

ASSISTAM AO VÍDEO ABAIXO E TENTE RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR.

VÍDEO DE AUTORIA DA PROFESSORA: RAFAELA GOMES

DISPONÍVEL EM: https://www.youtube.com/watch?v=6xBUVumjpKY. ACESSO EM: 25 DE ABRIL DE 2020.

ATIVIDADE


1- Quais as atitudes devemos tomar para prevenir o contágio do coronavírus, pensando de forma coletiva, isto é, em você e no outro?


2- Como o leão reagiu quando o ratinho se propôs retribuir o bem que recebeu? Você aprova a atitude do leão? Justifique.


3- Você acredita que nesse período de pandemia e crise financeira ficou mais evidente que precisamos cada vez mais um do outro? Explique como percebe isso. 



Observação importante:

COMO FORMA DE RETORNO DAS ATIVIDADES USE O GRUPO PARA TIRAR DÚVIDAS. COPIEM ATIVIDADE E RESPONDAM NO CADERNO.

COM A FINALIDADE DE ACOMPANHARMOS E REGISTRARMOS SUA PARTICIPAÇÃO, NO CABEÇALHO DA ATIVIDADE ESCREVAM: DISCIPLINA, NOME E TURMA. DEPOIS BATAM UMA FOTO E ENCAMINHE PARA O E-MAIL:    raimundoguerrraescola@gmail.com NO ASSUNTO COLOQUE- TAMBÉM: DISCIPLINA, NOME E TURMA.

OBSERVAÇÃO: O GUERRA DO EMAIL TEM TRÊS R R R

OBS: BATAM FOTOS COM BOA VISIBILIDADE E CAPRICHE NA LETRA.

CASO NÃO SAIBAM OU TENHAM DIFICULDADE DE ENCAMINHAR FOTO PARA O EMAIL, PODE POSTAR NO GRUPO. NÃO ESQUECER DISCIPLINA, NOME E TURMA.

OBSERVAÇÃO: SE SOUBEREM RESPONDER AQUI ATRAVÉS DOS COMENTÁRIOS TAMBÉM PODE.

NA VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS ORGANIZAREMOS UMA FORMA DE APROVEITAR E PONTUAR ESSAS ATIVIDADES, SEM PREJUDICAR AOS QUE POR VENTURA NÃO TIVERAM ACESSO. FAÇAM A PARTE DE VOCÊS, POIS JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES!


Nenhum comentário:

Postar um comentário