Correção das atividades 18 e 19 pelo google meet no horário combinado.
ATIVIDADE 24- 26/10/2020
TEMA: A dignidade humana e os direitos humanos
Olá, querida e querido estudante! Na aula de hoje vamos estudar sobre a dignidade humana e os direitos humanos, vocês perceberam que nas aulas anteriores esses termos apareceram algumas vezes. Agora é nossa hora de aprender um pouco mais sobre esse tema. Leia a seguir dois artigos da Constituição Federal do Brasil que tratam sobre a dignidade humana:
Art. 227 É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Art. 230. A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em:14 Ago 2020. Como lemos na Constituição Federal brasileira, todos os seres humanos têm direito de ter moradia, saúde, alimentação e educação dígna, entre outras coisas. No entanto, a realidade não é bem assim. Muitas pessoas não tem o básico para sobreviver e lutar por seus direitos. “Os direitos humanos consistem em direitos naturais garantidos a todo e qualquer indivíduo, e que devem ser universais, isto é, se estender a pessoas de todos os povos e nações, independentemente de sua classe social, etnia, gênero, nacionalidade ou posicionamento político. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos humanos são ‘garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana’. São exemplos de direitos humanos o direito à vida, direito à integridade física, direito à dignidade, entre outros. Quando os direitos humanos são firmados em determinado ordenamento jurídico, como nas Constituições, eles passam a ser chamados de direitos fundamentais. [...]. Os direitos humanos são garantias históricas, que mudam ao longo do tempo, adaptando-se às necessidades específicas de cada momento. Por isso, ainda que a forma com que atualmente conhecemos os direitos humanos tenha surgido com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada em 1948, antes disso, princípios de garantia de proteção aos direitos básicos do indivíduo já apareciam em algumas situações ao longo da história”.
Fonte: POLITIZE! O que são direitos humanos? Disponivel em: . Acesso em: 14 ago 2020
Fonte: CISCODOAMOR. Cisco. A pergunta. 10 mar. 2013. Fraternidade São Luchésio e Buonadona. Disponivel em: . Acesso em: 13 ago. 2020.
Em 10 de dezembro comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Geralmente essa data é marcada por manifestações em favor dos direitos humanos em todo o mundo. Entre as manifestações de 2012, a marcha ocorrida em Santo Domingo, na República Dominicana, chamou a atenção por mostrar rostos de pessoas torturadas durante a ditadura de Rafael Trujillo pela qual passou o país de 1930 a 1961.
Fonte: UOL NOTÍCIAS. Manifestações marcam o Dia Internacional dos Direitos Humanos no mundo. Uol. Foto 15 10 dez. 2012. Multidão marcha aos redores da Procuradoria da República em Santo Domingo, República Dominicana... Disponível em: . Acesso em: 14 ago 2020
Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se de que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades.
1 – Analise a tirinha e responda o que se pede: Na vida real existem situações parecidas com a mostrada na tirinha?
a)Identifique duas ou três coisas principais que podemos fazer para ajudar a desenvolver o cuidado para a dignidade humana.
2 – Se você tivesse que resumir o que estudamos sobre dignidade humana e direitos humanos em cinco palavras, quais seriam elas?
3 – Como estudamos, vimos que todas as pessoas têm direito de uma vida digna, no entanto, essa não é a realidade. Vemos pessoas sem casa, sem comida, sem acesso à água e à saúde, crianças sem direito à educação. Em sua opinião por que esse fato acontece?
Apenas teremos um encontro pelo google meet : 13h às 13h30. 5min antes de começar disponibilizaremos o link no grupo.Correção da atividade 20 e 22.(direitos humanos e sobre a animação que trata sobre valores e vivências).
ATIVIDADE 22 - 05/10/2020
A animação abaixo é uma das historinhas em quadrinho da turma da Mônica, retrata a infância de duas crianças (Cascão e Guto) com realidades bem diferentes, daí a descrição “Cascão em o Luxo e o Lixo”. Assista com um olhar crítico!
Após assistir a animação faça um resumo relatando sua percepção sobre o eu e o outro, a diferença de infância e valores, tratamento, costumes, a ação humana sobre a natureza, reciclagem, avanço tecnológico, desigualdade social, preconceito, em síntese, diga a diferença entre os modos de vida de Cascão e Guto e sua relação com a família e a vida. No fim da historinha eles se tornam amigos embora um acredite que a vida do outro o faz um “coitado”. Tente explicar o porquê desse pensamento.
ATIVIDADE 21- 28/09/2020
Olá queridos alunos, a atividade de hoje está no final do vídeo a seguir:
1- A PARTIR DO TRECHO ABAIXO E DO VÍDEO: “EPSÓDIO 1: O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?” RESPONDA:
“Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.”Fonte: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/
a) QUAIS OS VALORES FUNDAMENTAIS PROMOVIDOS PELOS DIREITOS HUMANOS?
2- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 2: DIGNIDADE HUMANA, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “O Direito de Felipe e sua dignidade foram violados?”JUSTIFIQUE.
3- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 3: LIBERDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “Para você, o pedido de Margarete é legítimo? Ele deve ser acolhido?”JUSTIFIQUE.
4- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 4: IGUALDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “NO CASO DE RODOLFO VOCÊ ACHA QUE SEU DIREITO A IGUALDADE FOI RESPEITADO?” O QUE SIGNIFICA TRATAR DESIGUALMENTE OS DESIGUAIS SEM RESTRINGIR DIREITOS? EXPLIQUE.
De acordo com o panfleto e a charge abaixo tente produzir um parágrafo sobre esse problema de violência contra a mulher que tem se intensificado com o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus.(Explore os tipos de violência, os mitos da violência doméstica e familiare as medidas de proteção.) No mínimo dez linhas.
“Agosto Lilás”, esse é o nome da campanha nacional, realizada anualmente durante o mês de agosto, em referência a data de sanção da Lei Maria da Penha. Seu objetivo é conscientizar a sociedade para o fim da violência contra a mulher.
1- Responda de acordo com o que você viu no vídeo: (Se o vídeo não for suficiente pode pesquisar.) a) O que você compreendeu por violência doméstica?
b) O que mudou com a lei Maria da Penha. Cite, no mínimo, duas mudanças. c) O que você compreendeu por feminicídio? d) Qual o número a mulher pode recorrer em caso de violência doméstica?
Olá queridos alunos, foi pensando em refletir o dia do estudante, que se comemora no dia 11 de agosto, que proponho a seguinte atividade.
Aproveite as frases acima e crie um pequeno parágrafodizendo se você se considera um bom estudante, para quê você estuda, qual importância tem os estudos e escola para sua vida, e o que você sente por está nesse degrau da vida e no ambiente escolar com seus colegas.
Sugiro que quem desejar e puder faça essa dinâmica de completar as frases em chamada de vídeo com algum colega que tenha afinidade. Logo cada um fará um parágrafo sobre o outro em relação ao tema "ser estudante". Como se fosse uma entrevista. Pode ser divertido. Caso não queira interagir faça você mesmo o seu parágrafo sobre você estudante e envie. (Não se esqueça de colocar nome, série e turma, número da atividade)
Dica de filme: “O estudante” – para refletir e dar novo ânimo.
****************************************
AULA 16- SEGUNDA-FEIRA ( 10/08/2020)
Relações
reais, ainda que virtuais
Ao mesmo tempo que o isolamento social provocou
um excesso de convivência entre pessoas que habitam a mesma residência, impôs a
distância a parentes, amigos e colegas de trabalho. Para manter esses vínculos,
a internet se tornou a maior aliada das relações na era do "novo
normal". "Mesmo no período pós-pandemia, os meios virtuais vão estar,
definitivamente, mais presentes na nossa vida. E precisaremos buscar outras
formas de relações e se apropriar dessas formas virtuais", alerta Márcia
Mansur.
Para isso, valem reuniões familiares,
confraternizações, atividades simultâneas, como ouvir uma música ou disputar um
jogo, tudo pela tela do computador ou do celular. "O mais importante é que
a gente consiga se afetar. Afetar as pessoas e sermos afetados por elas. Essas
interações virtuais são formas de fortalecer esses afetos e essas relações,
mesmo que à distância", explica a professora e psicóloga, que acredita que
esse momento pelo qual a sociedade passa é desafiador, mas também proporciona
crescimento. "Exige criatividade, flexibilidade, positividade. Eu acho que
esse momento tão desafiador, mas que também aprendizado", afirma.
Ao mesmo tempo que o isolamento social provocou um excesso de
convivência entre pessoas que habitam a mesma residência, impôs a distância a
parentes, amigos e colegas de trabalho.
1- Você acredita que passou a se comunicar mais com os seus e
conhecê-los melhor que antes? Comente.
2- Uma vez, ouvi dizer que a internet encurta distâncias, mas que também
esfria as relações humanas. Nesse momento de pandemia, o que você pensa sobre
isso?
3- Sobre o Vídeo abaixo: “regras de convivência”, responda: Qual ou quais
regras você percebeu que precisamos adotar para haver uma boa convivência?
I- Diante do vídeo “bagagem da vida”, responda as questões
abaixo.
1) A que você associa
essa bagagem da vida que sugere o vídeo?
a) Ao
conhecimento que você aprendeu ao longo da vida escolar.
b) As experiências
positivas e negativas, alegrias, frustrações, aprendizados, etc.
c) Apenas a
educação adquirida no ambiente familiar.
2) No vídeo sobre
bagagem da vida o narrador coloca que a pessoa tem duas opções para aliviar o
peso de sua bagagem, uma esperar que os outros faça algo por você e a outra que você tome a iniciativa. O que
deveríamos deixar de carregar na mala? Explique.
3) Quais seus maiores
aprendizados com os sofrimentos que a vida lhe causou?
4) Após assistir ao vídeo, que lição você tira para sua vida?
5) Veja logo abaixo a reflexão sobre a parábola da “águia” e resuma qual a mensagem que ela quer passar.
Depois do teste, o desafio é gravar o vídeo proposto: (você pode ficar a vontade em
compartilhar no grupo ou no e-mail- caso não queira compartilhar faça assim
mesmo e conte a experiência, o que você sentiu? Pode escrever com poucas
palavras - caso você não consiga fazer
o vídeo nem para você mesmo– sua atividade será colocar no papel o que iria
gravar, isto é uma espécie de resumo) Quem gravar e enviar o vídeo só vai contar como se sentiu, com poucas palavras no grupo. (Se quiser!)
Grave um vídeo dizendo em poucas palavras quem é você e quais
experiências te deixa extremamente tímido (a) e depois dos vídeos que você teve
acesso que atitude você deveria tomar para superar essa timidez? Ou você pode
seguir o roteiro sugerido abaixo. (Fique a vontade para se apresentar e
contextualizar com o tema timidez, ok! Vamos lá?!)
Sugestão de roteiro para você se apresentar:
Nome:
Idade:
O que você mais gosta de fazer e em você:
Situações que te deixam extremamente tímido (a):
Conte uma situação que você experimentou algumas das
características de quem é tímido:
O que tem feito para vencer a timidez? Ou O que você
aconselha para alguém vencer a timidez diante das dicas que você viu nos
vídeos?
Resuma em uma palavra o que é timidez:
O importante é você se enxergar e poder encarar a si mesmo. Como você apresenta
a impostação de voz, se você tem clareza no discurso e se consegue falar
olhando nos olhos, esse exercício apesar de parecer fácil pode lhe render
várias tentativas, então treine olhando no espelho e antes já escreva um
roteiro do que você vai falar para não se perder!!Forte abraço e se cuidem! (Essa
dinâmica vai lhe ajudar nos seminários escolares e inclusive em entrevista de
emprego quando for tempo de submeter a elas. Boa Sorte e Paciência, vocês
conseguem!)
O dono de uma loja estava colocando um anúncio na porta: "Cachorrinhos a venda". Esse tipo de anúncio sempre atrai às crianças e logo um menininho apareceu na loja perguntando: -"Qual é o preço dos cachorrinhos?" O dono respondeu: - "Entre R$ 30,00 e R$ 50,00". O menininho colocou a mão em seu bolso e tirou umas moedas: - "Só tenho R$ 2,37... posso vê-los?". O homem sorriu e assobiou. De trás da loja saiu sua cadela correndo seguida por cinco cachorrinhos. Um dos cachorrinhos estava ficando consideravelmente para trás. O menininho imediatamente apontou o cachorrinho que estava mancando. - "O que aconteceu com esse cachorrinho?", perguntou. O homem lhe explicou que quando o cachorrinho nasceu, o veterinário lhe disse que tinha uma perna defeituosa e que andaria mancando pelo resto de sua vida. O menininho se emocionou muito e exclamou: - "Esse é o cachorrinho que eu quero comprar!". E o homem respondeu: - "Não, você não vai comprar esse cachorro, se você realmente o quer, eu te dou de presente". O menininho não gostou, e olhando direto nos olhos do homem lhe disse: - "Eu não quero que você me dê de presente. Ele vale tanto quanto os outros cachorrinhos e eu pagarei o preço completo. Agora vou lhe dar meus R$ 2,37 e a cada mês darei R$ 0,50 até que o tenha pago por completo". O homem respondeu: - "Você não quer de verdade comprar esse cachorrinho, filho. Ele nunca será capaz de correr, saltar e brincar como os outros cachorrinhos". O menininho se agachou e levantou a perna de sua calça para mostrar sua perna esquerda, cruelmente retorcida e inutilizada, suportada por um grande aparato de metal. Olhou de novo ao homem e lhe disse: - "Bom, eu também não posso correr muito bem, e o cachorrinho vai precisar de alguém que o entenda". O homem estava agora envergonhado e seus olhos se encheram de lágrimas... sorriu e disse: - "Filho, só espero e oro para que cada um destes cachorrinhos tenham um dono como você". Na vida não importa como és, mas importa que alguém te aprecie pelo que és, te aceite e te ame incondicionalmente.
ANALISANDO O TEXTO
01.De acordo com o texto o que identifica o menino com o cachorrinho que escolhera para comprar?
02.Retire do texto uma frase que expressa claramente a discriminação do dono da loja em relação aquele cachorrinho deficiente.
03.Qual a reação do menino ao ouvir o vendedor do cachorrinho defeituoso dizer que o daria de presente?
04. Sabemos que é importante termos amigos e sermos uma pessoa querida por todos. O que você tem feito para que todos gostem de você?
05.Escreva um parágrafo, de forma objetiva, dizendo quais os elementos indispensáveis para se constituir uma amizade.
06.Assista ao vídeo e diga qual a lição ele quer passar.
PARA QUEM NÃO CONSEGUIR ABRIR O LINK: O QUESTIONÁRIO É ESSE ABAIXO: MANDE AS RESPOSTAS PELO E-MAIL, OK.
1 Quais as atitudes devemos tomar para
prevenir o contágio do Coronavírus.
a) Usar máscaras dentro de
casa, evitar o contato físico e lavar bem as mãos após as refeições são
importantes para se proteger do coronavírus.
b) Usar máscaras ao sair de
casa, evitar o contato físico e lavar bem as mãos são cuidados importantes para
se proteger do coronavírus.
c) Usar máscaras apenas nos
supermercados, ter o mínimo de contato físico dentro de casa e lavar bem as
mãos cada vez que sair de casa são cuidados importantes para se proteger do
coronavírus.
2 O que seria Livre arbítrio?
a)É a possibilidade de decidir,
escolher em função da própria vontade.
b) É a incapacidade
de escolha autônoma realizada pela vontade humana.
c) É uma
escolha forçada pela vontade de outro.
3 São atitudes que preservam um bom
convívio social:
a) Ignore as necessidades do
próximo e faça julgamentos sempre que possível.
b) Evite ao máximo julgar,
mas não seja respeitoso com aqueles que têm opiniões diferentes de você.
c) Ouça as pessoas com
atenção e evite ao máximo julgar.
4 O que é tradição religiosa?
a) É o fundamento, conservado de forma oral ou escrita, dos seus
conhecimentos acerca de Deus e do Mundo, dos seus preceitos culturais ou éticos.
b) É tudo aquilo que ficou
esquecido na história e se refere às religiões e nunca foi registrado.
c) É tudo aquilo sem
importância na história da humanidade.
5 O que é preciso para ser ético?
a) É necessário respeitar as
pessoas para que elas também nos respeitem.
b) Respeitar as pessoas,
animais, plantas, ambientes, porque devemos tratar todos os seres vivos da
mesma maneira que gostaríamos de ser tratados e cuidar do mundo onde vivemos.
c)As questões a e b estão corretas.
6 Cada povo em suas diferentes
religiões tem sua própria forma de expressar, registrar, guardar e transmitir
um entendimento sobre o sagrado, esses ensinamentos podem ser por meio de:
a) Por meio de livros, histórias contadas,
músicas, danças, poesias, pinturas, desenhos, esculturas ou outras formas.
b) Por meio de livros,
histórias contadas, músicas, danças, poesias e pinturas apenas.
c) Por meio da Bíblia
Sagrada e do Alcorão apenas.
7 O que é racismo?
a) Rejeição
ou aversão a homossexual e à homossexualidade.
b) Consiste
no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em
diferenças biológicas entre os povos
c) Consiste
na aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros.
8 A transmissão da crença no sagrado
que é passada de geração a geração chama-se de:
a) Expressão poética.
b) Expressão artística.
c)
Expressão oral.
9 O que é bullying?
a) Bullying é uma situação que se caracteriza
por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira esporádica,
isto é, não frequente, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
b) É uma modalidade de
educação física que serve para testar a força, resistência.
c)Bullying é uma situação que se caracteriza por
agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva,por um ou mais alunos contra um ou mais
colegas.
10 Marque a alternativa INCORRETA:
a) Para se configurar
bullying, a agressão verbal ou física deve ser intencional e repetitiva.
b) Bullying é apenas uma
brincadeira de mau gosto que ocorre esporadicamente.
c) Ciberbullying é o
bullying praticado, anonimamente ou não, através da internet.
VEJA O VÍDEO ABAIXO E EM SEGUIDA LEIA O TEXTO PARA RESPONDER AS PERGUNTAS.
Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. Essa violência pode acontecer na escola, na vizinhança e no trabalho com pessoas de várias idades.
As vítimas desse tipo de violência geralmente são pessoas calmas, educadas e tímidas, enquanto os agressores são metidos a arrogantes, autossuficientes e querem aparecer a todo custo. Veja o que é considerado Bullying pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia): colocar apelidos; ofender; zoar; sacanear; humilhar; fazer sofrer; discriminar; aterrorizar; agredir; roubar; quebrar pertences; isolar; excluir; ignorar; intimidar; perseguir...
Existe vária formas de bullying, internet e celular, por exemplo, viram armas entre adolescentes, escondidos no anonimato, onde passam mensagens ofensivas, expõe fotos constrangedoras, publicam fofocas descabidas, etc, a esse tipo de invasão chamamos de “ciberbullying”.
O importante para se proteger das praticas de bullying é não revidar e contar para alguém de sua confiança, a conversa é sempre a melhor saída. Bullying não é nada divertido. Crianças e adolescentes, vítimas de bullying podem carregar o trauma pela vida toda, sequelas como dificuldades de tomar a iniciativa ou de se expressar podem atrapalhar os relacionamentos pessoais e até profissionais.
Em resumo, Bullying é crime e fere os princípios constitucionais, como: respeito à dignidade da pessoa humana; se você é testemunha, denuncie, não seja conivente com essa prática e nem dê “pilha ao palhaço”.
CONTEÚDO: OS MITOS E SUA RELAÇÃO COM OS TEXTOS ESCRITOS.
OBS: NÃO PRECISA COPIAR TEXTOS
O QUE OS MITOS TÊM A
VER COM OS TEXTOS ESCRITOS?
A
expressão oral é uma das primeiras formas do processo de transmissão acerca do
sagrado que é passada de geração a geração, ou seja, os mais velhos ensinam os
mais novos. Esses ensinamentos estão ligados aos mitos de criação do mundo, do
homem, de explicações sobre os acontecimentos da vida, dos fenômenos naturais,
da origem divina e da vida em sociedade. Ainda hoje encontramos tradições
religiosas que mantém seus ensinamentos a respeito do sagrado somente pela
oralidade, como, por exemplo, nas culturas indígenas, africanas e outras.
Muitas dessas narrativas orais sobre os acontecimentos religiosos, em algumas
tradições, foram compilados em textos escritos transformando-se em livros
sagrados, tais como a Bíblia, o Alcorão, a Tora, os Vedas etc. Sendo assim,
alguns mitos que antes eram expressos na oralidade foram transformados em
textos escritos.
01) Quando a
transmissão acerca do sagrado é passada de geração a geração, chama-se:
a)
( ) Expressão oral.
b)
( ) Expressão artística.
c)
( ) Expressão poética.
JULGUE AS AFIRMAÇÕES
DAS QUESTÕES 02 E 03. MARQUE X EM CERTO OU EM ERRADO:
02) Muitas narrativas
orais sobre os acontecimentos religiosos, em algumas tradições, foram
compilados em textos escritos. Mas há algumas culturas que ainda transmitem
seus ensinamento religiosos apenas pela oralidade.
a) ( ) Certo. b)
( ) Errado.
03) São exemplos de
livros sagrados Bíblia, o Alcorão, a Tora e os Vedas.
a) ( ) Certo. b) (
) Errado.
04) Sobre a expressão
oral (palavra falada) é correto dizer que:
a)
( ) É uma das primeiras formas do processo de
transmissão acerca do sagrado que é passado de geração a geração.
b)
( ) A Bíblia é um exemplo de expressão oral.
c)
( ) Caracteriza a religião cristã e não as
religiões indígenas.
05) O que os mitos tem
a ver com os textos escritos? Coloque V para verdadeiro e F para falso:
a)
( ) Os mitos de criação do mundo de algumas
tradições religiosas, conservados pela tradição oral, em algum momento
transformaram-se em textos escritos como a Bíblia, o Alcorão etc.
b)
( ) Os mitos de criação do mundo de todas as
tradições religiosas em momento algum tornaram-se livros sagrados.
c)
( ) Algumas tradições religiosas mantêm seus
ensinamentos a respeito do sagrado somente pela oralidade.
06) Você já manuseou algum livro sagrado?
( ) Sim. Qual?_____________________ ( ) Não
CONHECENDO UM POUCO
DA CULTURA BRASILEIRA
Em História aprendemos que os colonizadores
trouxeram para o Brasil o imaginário cultural popular de Portugal, Espanha e
posteriormente África, e com eles vieram os personagens místicos de diversas
tradições. Então, o contato entre as etnias branca, negra e indígena deu origem
ao imaginário brasileiro: mitos e lendas.
Nas
religiões afro-brasileiras e indígenas os mitos sobreviveram por meio do texto
oral, pois, na tentativa de explicar o inexplicável, o ser humano criou mitos e
suas histórias simbólicas para ser transmitida oralmente. É bom lembrar que os
homens e mulheres na religião da cultura afro-brasileira e da indígena buscam
manter viva a sua religião através da arte, de seus costumes e de sua forma
própria de cultuar o Sagrado.
7) Com a vinda dos
colonizadores para o Brasil, o que houve?
a)
( ) Trouxeram apenas a cultura popular
de Portugal.
b)
( ) Vieram os personagens místicos de
diversas tradições, dando origem ao imaginário brasileiro.
c)
( ) Trouxeram os textos da tradição
escrita, como a Bíblia, a Torá e o Alcorão.
8. O imaginário
cultural popular de quais regiões do planeta vieram para o Brasil com o
descobrimento?
a)
( ) Portugal, França e Alemanha apenas.
b)
( ) Portugal, Espanha e América.
c)
( ) África, Portugal e Espanha.
9. O texto oral no
Brasil está melhor representado por quais tradições religiosas?
a)
( ) Pelas religiões cristãs como a
Católica, por exemplo.
b)
( ) Por tradições religiosas de base
protestante.
c)
( ) Pelas religiões afro-brasileira e
indígenas.
************************************************
AULA 07- SEGUNDA-FEIRA ( 08/06/2020)
CONTEÚDO: O que é racismo?
1-Pesquise o que é
racismo e o que é preconceito.
2- Veja o vídeo e em seguida explique a frase que segue de Nelson Mandela:
Veja o vídeo abaixo e responda as questões a seguir:
6-Por que a palavra
denegrir soa como pejorativa ou preconceituosa? Veja o vídeo e busque no
dicionário e justifique. Aproveite e veja o que está associado a cor
branca e entenda onde se reforça o preconceito.
7-Você já utilizou
alguma dessas expressões que fala o vídeo? Quais? Você sabia que elas são
carregadas de preconceito?
8-Se você ouvisse a frase: "Para
um negro, até que você é bonito." O que lhe soaria, um elogio ou uma
ofensa? Explique.
1) O
mito de criação do girassol pertence a qual cultura?
a) ( )
Grega b) ( ) Chinesa c) ( ) Brasileira
2) Quem
era Clície?
a) ( )
Era uma ninfa aquática apaixonada por Apolo que era o Deus do sol.
b) ( )
Era o Deus do Sol.
c) ( )
Foi sempre um girassol.
3) O
que Apolo fez à Clície?
a) ( )
Apolo não correspondeu ao amor de Clície.
b) ( )
Apolo correspondeu ao amor de Clície.
c) ( )
Apolo transformou Clície em girassol.
4) Apenas o sol
importava para Clície, pois este representava o seu amor por Apolo. Ficou a
contemplá-lo desde o amanhecer até ao anoitecer. Assim, o que houve com Clície?
a)
Tornou-se uma planta qualquer.
b)
Seus pés enraizaram no chão e seu rosto tornou-se uma flor que gira sobre sua
própria haste, voltada sempre para o sol, tornando-se assim um girassol.
c)
Tornou-se uma flor qualquer que exala o melhor perfume já sentido.
VOCÊ
PERCEBEU QUANTO DE MISTÉRIO HÁ NO MITO DE CRIAÇÃO DO GIRASSOL?
Cada povo, em suas diferentes religiões, tem
sua própria forma de expressar, registrar, guardar e transmitir o entendimento
sobre o sagrado. Esses ensinamentos podem ser por meio de livros, histórias
contadas, músicas, danças, poesias, pinturas, desenhos, esculturas ou outras
formas. Sendo assim, os textos sagrados podem ser orais, escritos, pictóricos
ou de outros modos.
A
religião, independente da forma como expressa o sagrado e as práticas que
realizam em seus rituais, procura organizar a vida da pessoa religiosa, por
isso os grandes acontecimentos religiosos são revividos por meio dos rituais
que, tanto nos textos orais como nos escritos, expressam suas crenças e fé.
Então, conheceremos alguns desses acontecimentos religiosos, numa aventura
através de mitos expressos nos textos sagrados orais e escritos.
5) De
que modo os ensinamentos das diversas religiões podem se apresentar?
a)
( ) Por meio de livros, histórias
contadas, músicas, danças, poesias, pinturas, desenhos, esculturas ou outras
formas.
b)
( ) Por meio de livros, histórias
contadas, músicas, danças, poesias e pinturas apenas.
c)
( ) Por meio da Bíblia Sagrada e do
Alcorão apenas.
6) Complete conforme
o texto:
Sendo
assim, os textos sagrados podem ser __________, ___________, _______________ ou
de outros modos.
a)
( ) Escritos e pintados apenas.
b)
( ) Orais, escritos e pictóricos.
c)
( ) Apenas escritos e orais.
7) A religião procura
organizar a vida da pessoa religiosa, por isso os grandes acontecimentos
religiosos são revividos por meio dos rituais que expressam suas crenças e fé.
Esse rituais são registrados tanto_________________________________________:
Conteúdo- O eu, o outro e o nós - Motivação/reflexão
ASSISTAM AO VÍDEO ABAIXO E TENTE RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR.
1- Qual a mensagem
que esse vídeo tenta nos passar?
2- Acredito que você
já ouviu a frase: “Quem tem boca diz o que quer” e por essa razão você deve
ouvir e aceitar tudo o que se diz? Argumente (explique sua opinião).
3- Temos em nossas
mãos o livre arbítrio, isto é, o poder de escolha, entre o certo e o errado, o
bem e o mal. Observe a charge e tente explicar o que ela nos transmite em
relação a algumas atitudes que escolhemos tomar.
Conteúdo- O eu, o outro o nós e o coronavírus ASSISTAM AO VÍDEO ABAIXO E TENTE RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR.
VÍDEO DE AUTORIA DA PROFESSORA: RAFAELA GOMES
DISPONÍVEL EM: https://www.youtube.com/watch?v=6xBUVumjpKY. ACESSO
EM:25 DE ABRIL DE 2020.
ATIVIDADE
1- Quais as atitudes devemos
tomar para prevenir o contágio do coronavírus, pensando de forma coletiva, isto
é, em você e no outro?
2- Como o leão reagiu quando
o ratinho se propôs retribuir o bem que recebeu? Você aprova a atitude do leão?
Justifique.
3- Você acredita que nesse
período de pandemia e crise financeira ficou mais evidente que precisamos cada
vez mais um do outro? Explique como percebe isso.
Observação importante:
COMO FORMA DE RETORNO DAS ATIVIDADES USE O GRUPO PARA TIRAR DÚVIDAS. COPIEM ATIVIDADE E RESPONDAM NO CADERNO.
COM A FINALIDADE DE ACOMPANHARMOS E REGISTRARMOS SUA PARTICIPAÇÃO, NO CABEÇALHO DA ATIVIDADE ESCREVAM: DISCIPLINA, NOME E TURMA. DEPOIS BATAM UMA FOTO E ENCAMINHE PARA O E-MAIL: raimundoguerrraescola@gmail.com NO ASSUNTO COLOQUE- TAMBÉM: DISCIPLINA, NOME E TURMA.
OBSERVAÇÃO: O GUERRA DO EMAIL TEM TRÊS R R R
OBS: BATAM FOTOS COM BOA VISIBILIDADE E CAPRICHE NA LETRA.
CASO NÃO SAIBAM OU TENHAM DIFICULDADE DE ENCAMINHAR FOTO PARA O EMAIL, PODE POSTAR NO GRUPO. NÃO ESQUECER DISCIPLINA, NOME E TURMA.
OBSERVAÇÃO: SE SOUBEREM RESPONDER AQUI ATRAVÉS DOS COMENTÁRIOS TAMBÉM PODE.
NA VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS ORGANIZAREMOS UMA FORMA DE APROVEITAR E PONTUAR ESSAS ATIVIDADES, SEM PREJUDICAR AOS QUE POR VENTURA NÃO TIVERAM ACESSO. FAÇAM A PARTE DE VOCÊS, POIS JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES!
Nenhum comentário:
Postar um comentário