CORREÇÃO DAS ATIVIDADES:07;09 E 26 PELO GOOGLE MEET, QUE
TRATAM DE ESTEREÓTIPO, RACISMO E CONSCIÊNCIA NEGRA.
A animação abaixo é uma das historinhas em quadrinho da turma da Mônica, retrata a infância de duas crianças (Cascão e Guto) com realidades bem diferentes, daí a descrição “Cascão em o Luxo e o Lixo”. Assista com um olhar crítico!
Fonte- https://yotu.be/oXe4NDHrS_I
Após assistir a animação faça um resumo relatando sua percepção sobre o eu e o outro, a diferença de infância e valores, tratamento, costumes, a ação humana sobre a natureza, reciclagem, avanço tecnológico, desigualdade social, preconceito, em síntese, diga a diferença entre os modos de vida de Cascão e Guto e sua relação com a família e a vida. No fim da historinha eles se tornam amigos embora um acredite que a vida do outro o faz um “coitado”. Tente explicar o porquê desse pensamento.
1- A PARTIR DO TRECHO ABAIXO E DO VÍDEO: “EPSÓDIO 1: O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?” RESPONDA:
“Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.”Fonte: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/
a) QUAIS OS VALORES FUNDAMENTAIS PROMOVIDOS PELOS DIREITOS HUMANOS?
2- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 2: DIGNIDADE HUMANA, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “O Direito de Felipe e sua dignidade foram violados?”
3- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 3: LIBERDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “Para você, o pedido de Margarete é legítimo? Ele deve ser acolhido?”JUSTIFIQUE.
4- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 4: IGUALDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “NO CASO DE RODOLFO VOCÊ ACHA QUE SEU DIREITO A IGUALDADE FOI RESPEITADO?” O QUE SIGNIFICA TRATAR DESIGUALMENTE OS DESIGUAIS SEM RESTRINGIR DIREITOS? EXPLIQUE.
a) O que você entende por cidadania?
De acordo com o panfleto e a charge abaixo tente produzir um parágrafo sobre esse problema de violência contra a mulher que tem se intensificado com o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus.(Explore os tipos de violência, os mitos da violência doméstica e familiar e as medidas de proteção.) No mínimo dez linhas.
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ATIVIDADE 18- 24/08/2020
1- Responda de acordo com o que você viu no vídeo: (Se o vídeo não for suficiente pode pesquisar.)
a) O que você compreendeu por violência doméstica?
b) O que mudou com a lei Maria da Penha. Cite, no mínimo, duas mudanças.
c) O que você compreendeu por feminicídio?
d) Qual o número a mulher pode recorrer em caso de violência doméstica?
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AULA 16- SEGUNDA-FEIRA ( 10/08/2020)
OBS: NÃO PRECISA COPIAR TEXTO.
I- Leia o texto e veja o vídeo abaixo.
Como, então, fazer com que essas relações não sejam desgastadas neste momento de vulnerabilidade, em que as pessoas estão com as emoções afloradas devido aos altos níveis de ansiedade e estresse impostos pela pandemia e suas consequências? Mais do que nunca, é hora de exercitar o respeito, a tolerância e a empatia. "Nós precisamos aprender a lidar com as diferenças. Para isso, é necessário estarmos abertos. Precisamos repensar e avaliar nossas ações diariamente", destaca a professora, que considera o direito à privacidade um fator fundamental para uma convivência harmônica. "Ter um espaço para exercer a individualidade, respeitando a singularidade de cada um dentro desse ambiente, é muito importante", ressalta.
Mas, o mesmo cenário que pode favorecer conflitos, pode também reforçar laços. Para a professora Márcia, este momento é, também, uma oportunidade de conhecer melhor as pessoas com quem convivemos todos os dias. "Antes dessa pandemia não tínhamos muito tempo e nem nos atentávamos para as diferenças e para as convivências familiares. Agora estamos tendo oportunidade, até de uma forma imposta, de conhecer melhor essas pessoas que estão ao nosso redor. Podemos aproveitar melhor esse tempo olhando mais para as pessoas, tentando enxergar potencialidades que não percebíamos durante o dia a dia, na correria e nas tarefas diárias", observa Márcia Mansur. "Então, se estivermos abertos e com o olhar um pouco mais atento, poderemos perceber coisas que não percebíamos antes nas relações familiares", completa a professora, que sugere atividades em conjunto, como ver fotos da família e cozinhar, entre outras, para proporcionar esses momentos de troca.
1- Diante da leitura do texto e visualização do vídeo acima. Responda:
AULA 14- SEGUNDA-FEIRA ( 27/07/2020)
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AULA 13- SEGUNDA-FEIRA ( 20/07/2020)
Fonte da figura:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000822/md.0000008338.jpg
AULA 12- SEGUNDA-FEIRA ( 13/07/2020)
2- Responder teste online;
3- Desafio: Grave um vídeo falando um pouco sobre você!
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AULA 11- SEGUNDA-FEIRA ( 06/07/2020)
Por que as religiões de matriz africana sofrem tantas discriminações? Qual seria o motivo destas atitudes de desrespeito? Por que não recebem a consideração que merecem?
SUGESTÃO DE SITE PARA PESQUISA: https://ocandomble.com/os-orixas/
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AULA 09- SEGUNDA-FEIRA ( 29/06/2020)
https://forms.gle/hDqDxymZLw6aNBS99
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AULA 06- SEGUNDA-FEIRA ( 01/06/2020)
8º ANO
O QUE
SÃO AS CRENÇAS LIMITANTES?
São aquelas que nos atrapalham ou nos impedem
de conquistar algo ou a tomar alguma atitude que é importante para o nosso
desenvolvimento. Um exemplo prático de crenças limitantes é quando você diz que
"eu não consigo nadar, já fiz de tudo e não consigo aprender", isto é
uma crença, é algo que está instalado dentro de você, no seu subconsciente e
que é disparado toda vez que você começa a tomar atitudes para aprender a
nadar.
E o que acontece é que quando você começa a
fazer as aulas de natação as suas atitudes vão ser baseadas nesta crença. Então
o seu desempenho vai ser fraco ou inexistente, pois você já disse ao seu
cérebro: “eu não consigo nadar".
Henry Ford disse:
"Se você pensa que pode ou se pensa que
não pode, de qualquer forma você está certo".
É uma questão de crença, se você acredita que
pode, as suas atitudes e ações serão tomadas na direção de conseguir, e o
contrário também é valido, se você não acredita que é capaz, as suas ações irão
na direção de não conseguir.
Beleza, agora que eu sei que as minhas
crenças influenciam diretamente em meus resultados, o que fazer com as crenças
que me limitam em conquistar o que desejo?
A resposta é: realizar a substituição destas
crenças. "Retire" as crenças que limitam e instale novas crenças, as
chamadas "crenças facilitadoras". O importante é saber que as suas
crenças não nascem com você, em algum momento de sua vida elas foram instaladas
em seu cérebro e o seu sistema de crenças começou a operar segundo estas
regras.
Acredite, é possível reprogramar o nosso
sistema de crenças, estabelecendo novas crenças que irão ditar novos padrões de
comportamento, proporcionando novas possibilidades que trarão outras
conquistas. Lembre-se nem todas as nossas crenças são ruins ou prejudiciais, as
que precisamos substituir são as "CRENÇAS LIMITANTES".
Existem várias maneiras de instalarmos novas
crenças, a mais simples e a que tem um grande efeito é mudar os nossos
pensamentos, pois pensamentos levam a ações, ações impactam no comportamento e
o comportamento repetido torna-se um hábito.
Uma ação prática que nos ajuda a construir
novos pensamentos, que serão a base para a instalação de novas crenças
facilitadoras, é a leitura, ler livros com conteúdo que edificam é parte
importante neste processo de reconstrução.
Outra forma também eficaz é observar o
comportamento de pessoas que alcançaram o que você deseja e imitá-las. Descubra
o que elas fizeram e copie as suas atitudes. Consolide a crença de que você
também é capaz e pense: "se ele conseguiu, eu conseguirei também".
"Mude suas crenças e seus comportamentos
também irão mudar e isto impactará em seus resultados".
(Luciano Bento)
1.
Das opções abaixo, qual é um exemplo de crença limitante citada pelo autor?
a)
( ) “Eu acho que posso nadar”.
b)
( ) “Eu não consigo aprender mas posso
tentar.”
c)
( ) "Eu não consigo nadar, já fiz
de tudo e não consigo aprender".
2)
O que Henry Ford quis dizer com a afirmação a seguir?
"Se você pensa
que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo".
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3)
Pense por um momento, sobre um sonho bem legal que você queira realizar algum
dia. Pensou? Agora, marque a alternativa que melhor responda a pergunta abaixo:
“O
que fazer com as crenças que me limitam em conquistar o que desejo?”
a)
( ) Devo ler livros com conteúdo que
exaltam somente meu ego.
b)
( ) Devo retirar as crenças que me
limitam e instalar novas crenças.
c)
( ) Devo somente observar o
comportamento de pessoas que alcançaram o que você deseja e imitá-las.
4)
Existem várias maneiras de instalarmos novas crenças em nossa mente. De acordo
com o autor, há uma que é mais fácil. Qual é?
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5-
Apenas acreditar que vai dar certo e não fazer nada é suficiente para ter
sucesso? Justifique.
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6-
Você acredita que as pessoas podem ter atitudes moldadas pela religião? Isto é,
podem se conter para não fazer coisas consideradas erradas pela maioria
religiosa? Dê exemplo de atitude que são tomadas devido a algumas crenças
religiosas.
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7-
A tolerância é a capacidade de abertura do pensamento para as crenças, valores
e comportamentos diferentes dos nossos. Nesse sentido, recorte e cole ou ainda
desenhe o que poderia representar uma situação de intolerância.
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AULA 05- SEGUNDA-FEIRA ( 25/05/2020)
Conteúdo- Ética/Diálogo
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Conteúdo: Valorização da vida.
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Conteúdo: AUTOCONHECIMENTO/RESILIÊNCIA
AUTOCONHECIMENTO
1.1- Segundo a psicologia, o autoconhecimento é: (Marque alternativa correta.)
A) Descontrole emocional do indivíduo.
1.2- Conhecer a si mesmo é saber o que você realmente gosta, o que quer para sua vida, o que é importante de fato para você e o que quer realmente fazer ou não fazer.
A ( ) Tomar decisões de acordo com a decisão de outras pessoas.
2- Como se pode buscar o autoconhecimento segundo o texto ou seu ponto de vista?_____________________________________________
3- Assista ao vídeo a seguir e diga qual a mensagem ele sugere.
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