domingo, 26 de abril de 2020

ENSINO RELIGIOSO - APARECIDA SOUZA -9º ANO

ATIVIDADE 28- 07/12/2020

POSTEI QUESTIONÁRIO RESGATANDO TODAS AS AULAS .


ATIVIDADE 27- 23/11/2020

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES:07;09 E 26 PELO GOOGLE MEET, QUE TRATAM DE ESTEREÓTIPO, RACISMO E CONSCIÊNCIA NEGRA.




ATIVIDADE 26-16/11/2020





ATIVIDADE 25- 09/11/2020


Correção das atividades 18 e 19 pelo google meet no horário combinado.


ATIVIDADE 24- 26/10/2020

TEMA: A dignidade humana e os direitos humanos 

 Olá, querida e querido estudante! Na aula de hoje vamos estudar sobre a dignidade humana e os direitos humanos, vocês perceberam que nas aulas anteriores esses termos apareceram algumas vezes. Agora é nossa hora de aprender um pouco mais sobre esse tema. Leia a seguir dois artigos da Constituição Federal do Brasil que tratam sobre a dignidade humana: 
Art. 227 É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. 
Art. 230. A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em:14 Ago 2020. Como lemos na Constituição Federal brasileira, todos os seres humanos têm direito de ter moradia, saúde, alimentação e educação dígna, entre outras coisas. No entanto, a realidade não é bem assim. Muitas pessoas não tem o básico para sobreviver e lutar por seus direitos. “Os direitos humanos consistem em direitos naturais garantidos a todo e qualquer indivíduo, e que devem ser universais, isto é, se estender a pessoas de todos os povos e nações, independentemente de sua classe social, etnia, gênero, nacionalidade ou posicionamento político. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos humanos são ‘garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana’. São exemplos de direitos humanos o direito à vida, direito à integridade física, direito à dignidade, entre outros. Quando os direitos humanos são firmados em determinado ordenamento jurídico, como nas Constituições, eles passam a ser chamados de direitos fundamentais. [...]. Os direitos humanos são garantias históricas, que mudam ao longo do tempo, adaptando-se às necessidades específicas de cada momento. Por isso, ainda que a forma com que atualmente conhecemos os direitos humanos tenha surgido com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada em 1948, antes disso, princípios de garantia de proteção aos direitos básicos do indivíduo já apareciam em algumas situações ao longo da história”. 

Fonte: POLITIZE! O que são direitos humanos? Disponivel em: . Acesso em: 14 ago 2020





Fonte: CISCODOAMOR. Cisco. A pergunta. 10 mar. 2013. Fraternidade São Luchésio e Buonadona. Disponivel em: . Acesso em: 13 ago. 2020. 

Em 10 de dezembro comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Geralmente essa data é marcada por manifestações em favor dos direitos humanos em todo o mundo. Entre as manifestações de 2012, a marcha ocorrida em Santo Domingo, na República Dominicana, chamou a atenção por mostrar rostos de pessoas torturadas durante a ditadura de Rafael Trujillo pela qual passou o país de 1930 a 1961.









Fonte: UOL NOTÍCIAS. Manifestações marcam o Dia Internacional dos Direitos Humanos no mundo. Uol. Foto 15 10 dez. 2012. Multidão marcha aos redores da Procuradoria da República em Santo Domingo, República Dominicana... Disponível em: . Acesso em: 14 ago 2020


Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se de que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades. 

1 – Analise a tirinha e responda o que se pede: Na vida real existem situações parecidas com a mostrada na tirinha?

a)Identifique duas ou três coisas principais que podemos fazer para ajudar a desenvolver o cuidado para a dignidade humana.

 2 – Se você tivesse que resumir o que estudamos sobre dignidade humana e direitos humanos em cinco palavras, quais seriam elas?

3 – Como estudamos, vimos que todas as pessoas têm direito de uma vida digna, no entanto, essa não é a realidade. Vemos pessoas sem casa, sem comida, sem acesso à água e à saúde, crianças sem direito à educação. Em sua opinião por que esse fato acontece?



*************************************************************************



ATIVIDADE 23- 19/10/2020

Apenas teremos um encontro pelo google meet : 15h às 15h30. 5min antes de começar disponibilizaremos o link no grupo.Correção da atividade 20 e 22.(direitos humanos e sobre a animação que trata sobre valores e vivências).


ATIVIDADE 22 - 05/10/2020

A animação abaixo é uma das historinhas em quadrinho da turma da Mônica, retrata a infância de duas crianças (Cascão e Guto) com realidades bem diferentes, daí a descrição “Cascão em o Luxo e o Lixo”. Assista com um olhar crítico!


 

Após assistir a animação faça um resumo relatando sua percepção sobre o eu e o outro, a diferença de infância e valores, tratamento, costumes, a ação humana sobre a natureza, reciclagem, avanço tecnológico, desigualdade social, preconceito, em síntese, diga a diferença entre os modos de vida de Cascão e Guto e sua relação com a família e a vida. No fim da historinha eles se tornam amigos embora um acredite que a vida do outro o faz um “coitado”. Tente explicar o porquê desse pensamento.


ATIVIDADE 21- 28/09/2020

Olá queridos alunos, a atividade de hoje está no final do vídeo a seguir: 





****************************************************



ATIVIDADE 20- 21/09/2020

TEMA: DIREITOS HUMANOS

ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO E EM SEGUIDA RESPONDA O QUE SE PEDE:

Fonte: 
https://youtu.be/7wbIQRzggTI- vídeo 01
Fonte: https://youtu.be/zoC-_joJgYA - vídeo 02





1- A PARTIR DO TRECHO ABAIXO E DO VÍDEO: “EPSÓDIO 1: O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?” RESPONDA:

“Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.”Fonte: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/

a) QUAIS OS VALORES FUNDAMENTAIS PROMOVIDOS PELOS DIREITOS HUMANOS?

2- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 2: DIGNIDADE HUMANA, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “O Direito de Felipe e sua dignidade foram violados?JUSTIFIQUE.

3- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 3: LIBERDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “Para você, o pedido de Margarete é legítimo? Ele deve ser acolhido?”JUSTIFIQUE.

4- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 4: IGUALDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “NO CASO DE RODOLFO VOCÊ ACHA QUE SEU DIREITO A IGUALDADE FOI RESPEITADO?” O QUE SIGNIFICA TRATAR DESIGUALMENTE OS DESIGUAIS SEM RESTRINGIR DIREITOS? EXPLIQUE.


*******************************************************


ATIVIDADE 19- 14/09/2020


Tema: Cidadania

1- Assista ao vídeo abaixo e responda o que se pede:


a) O que você entende por cidadania?

______________________________________________________________________________________________________
b) O que é cidadão?

______________________________________________________________________________________________________
2-Cite/Pesquise pelo menos quatro direitos sociais. (Veja Constituição Federal de 1988)

______________________________________________________________________________________________________
3-Comente o vídeo abaixo intitulado por "hino da cidadania". Diga qual a mensagem (crítica,reflexão) ele nos passa.



___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


************************************************************


ATIVIDADE 19- 31/08/2020

De acordo com o panfleto e a charge abaixo tente produzir um parágrafo sobre esse problema de violência contra a mulher que tem se intensificado com o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus.(Explore os tipos de violência, os mitos da violência doméstica e familiar e as medidas de proteção.) No mínimo dez linhas.








____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

**************************************************************************************************************************
ATIVIDADE 18- 24/08/2020


Tema: Reflexões sobre o agosto lilás.

 “Agosto Lilás”, esse é o nome da campanha nacional, realizada anualmente durante o mês de agosto, em referência a data de sanção da Lei Maria da Penha. Seu objetivo é conscientizar a sociedade para o fim da violência contra a mulher.


Fonte:







1- Responda de acordo com o que você viu no vídeo: (Se o vídeo não for suficiente pode pesquisar.)

a) O que você compreendeu por violência doméstica?


b) O que mudou com a lei Maria da Penha. Cite, no mínimo, duas mudanças.

c) O que você compreendeu por feminicídio?

d) Qual o número a mulher pode recorrer em caso de violência doméstica?


***************************************************************



ATIVIDADE 17- 17/08/2020

Reflexão sobre o que é ser estudante.

Olá queridos alunos, foi pensando em refletir o dia do estudante, que se comemora no dia 11 de agosto, que proponho a seguinte atividade.





Aproveite as frases acima e crie um pequeno parágrafo dizendo se você se considera um bom estudante, para quê você estuda, qual importância tem os estudos e escola para sua vida, e o que você sente por está nesse degrau da vida e no ambiente escolar com seus colegas.

Sugiro que quem desejar e puder faça essa dinâmica de completar as frases em chamada de vídeo com algum colega que tenha afinidade. Logo cada um fará um parágrafo sobre o outro em relação ao tema "ser estudante". Como se fosse uma entrevista. Pode ser divertido. Caso não queira interagir faça você mesmo o seu parágrafo sobre você estudante e envie. (Não se esqueça de colocar nome, série e turma, número da atividade)

Dica de filme: “O estudante” – para refletir e dar novo ânimo.




****************************************
AULA 16- SEGUNDA-FEIRA ( 10/08/2020) 

Tema: Convivência no contexto da pandemia do coronavírus.

OBS: NÃO PRECISA COPIAR TEXTO.

I- Leia o texto e veja o vídeo abaixo.
Relacionamentos: novas formas de conviver na pandemia
.....

A estratégia de controlar a transmissão do novo coronavírus por meio do isolamento social obrigou milhares de pessoas a ficarem em casa em período integral. Isso afetou os relacionamentos sociais em maneiras opostas: ao mesmo tempo em que potencializa a convivência entre pessoas que moram na mesma residência, separa fisicamente as demais. Seja pelo excesso, seja pela falta, todas as relações foram, de alguma forma, afetadas pela pandemia e as pessoas foram obrigadas a descobrir novas formas de conviver. E a convivência é uma das maiores necessidades do ser humano, como observa a professora Márcia Mansur, do Curso de Psicologia. "Somos seres relacionais, precisamos uns dos outros para viver. São as relações sociais que contribuem para a construção da nossa identidade, para a nossa vida, para os nossos projetos. Conviver, ter vínculos, se sentir pertencente, se sentir incluído a um grupo, isso é muito importante", afirma a psicóloga.

Como, então, fazer com que essas relações não sejam desgastadas neste momento de vulnerabilidade, em que as pessoas estão com as emoções afloradas devido aos altos níveis de ansiedade e estresse impostos pela pandemia e suas consequências?  Mais do que nunca, é hora de exercitar o respeito, a tolerância e a empatia. "Nós precisamos aprender a lidar com as diferenças. Para isso, é necessário estarmos abertos. Precisamos repensar e avaliar nossas ações diariamente", destaca a professora, que considera o direito à privacidade um fator fundamental para uma convivência harmônica. "Ter um espaço para exercer a individualidade, respeitando a singularidade de cada um dentro desse ambiente, é muito importante", ressalta.

Mas, o mesmo cenário que pode favorecer conflitos, pode também reforçar laços. Para a professora Márcia, este momento é, também, uma oportunidade de conhecer melhor as pessoas com quem convivemos todos os dias. "Antes dessa pandemia  não tínhamos muito tempo e nem nos atentávamos para as diferenças e para as convivências familiares. Agora estamos tendo oportunidade, até de uma forma imposta, de conhecer melhor essas pessoas que estão ao nosso redor. Podemos aproveitar melhor esse tempo olhando mais para as pessoas, tentando enxergar potencialidades que não percebíamos durante o dia a dia, na correria e nas tarefas diárias", observa Márcia Mansur. "Então, se estivermos abertos e com o olhar um pouco mais atento, poderemos perceber coisas que não percebíamos antes nas relações familiares", completa a professora, que sugere atividades em conjunto, como ver fotos da família e cozinhar, entre outras, para proporcionar esses momentos de troca.
 





EM TEMPOS DE PANDEMIA NENHUM ESPIRRO É PERDOADO. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TLXWUO99Wbc. Acesso em: 1 ago. 2020.

1- Diante da leitura do texto e visualização do vídeo acima. Responda:


"Ao mesmo tempo que o isolamento social provocou um excesso de convivência entre pessoas que habitam a mesma residência, impôs a distância a parentes, amigos e colegas de trabalho."

1.1- Você acredita que passou a se comunicar mais com os seus e conhecê-los melhor que antes? Comente.

1.2- Uma vez, ouvi dizer que a internet encurta distâncias, mas que também esfria as relações humanas. Nesse momento de pandemia, o que você pensa sobre isso?


1.3- Sobre o Vídeo: “EM TEMPOS DE PANDEMIA NENHUM ESPIRRO É PERDOADO”, responda: 

a) Em tempos de pandemia o que um espirro pode causar nos outros e para quem espirra em público?

b) Como você imagina o novo "normal"? Será tudo como antes? O que vai mudar ou continuar existindo nas relações sociais no pós pandemia?


*****************

AULA 15- SEGUNDA-FEIRA ( 03/08/2020) 
Dia reservado para colocar em dia as tarefas atrasadas

************************

AULA 14- SEGUNDA-FEIRA ( 27/07/2020) 





I- Diante do vídeo “bagagem da vida”, responda as questões abaixo.
1) A que você associa essa bagagem da vida que sugere o vídeo?
a) Ao conhecimento que você aprendeu ao longo da vida escolar.
b) As experiências positivas e negativas, alegrias, frustações, aprendizados, etc.
c) Apenas a educação adquirida no ambiente familiar.
2) No vídeo sobre bagagem da vida o narrador coloca que a pessoa tem duas opções para aliviar o peso de sua bagagem, uma esperar que os outros faça algo por você  e a outra que você tome a iniciativa. O que deveríamos deixar de carregar na mala?

3) Quais seus maiores aprendizados com os sofrimentos que a vida lhe causou?

4) Pesquise o que é:
a) Lixo emocional:
b) Procrastinação:
5) Após o vídeo "bagagem da vida" e pesquisa acima que lição você tira para sua vida?

6) Assista a reflexão, sobre a parábola da “águia,” e resuma qual a mensagem que ela quer passar.






____________________________________________________________________________________________________

***********************************************************************
AULA 13- SEGUNDA-FEIRA ( 20/07/2020) 


TEMA: Escolhas

Atividade em grupo (vocês podem discutir as questões via áudio ou chamada de vídeo) de até três pessoas ou individual, não se esqueça de colocar nomes.


1- Que leitura você consegue fazer da figura abaixo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Se fizer em grupo e as respostas forem diferentes coloque nome ao lado.(responda em forma de parágrafo).


" Vocês acreditam na possibilidade de mudar a trajetória das nossas vidas?"
"As escolhas que fazemos agora podem afetar o nosso futuro?"


" Quem é o responsável pelas escolhas que fazemos?"

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-  Selecione uma música que aborde o tema escolhas  e tente responder as questões a seguir.

a) Nome da música. Resuma a história que a música conta (ou se preferir diga que mensagem ela transmite).

b) Na situação apresentada pela música que momentos de aprendizagem ela enfatiza?

c) Quais sentimentos são explicitados?

d) Se a escolha foi um erro, ele foi possível de ser reparado? Ou se foi uma decisão acertada que mudança positiva trouxe a vida dos personagens da música?

e) Você acrescentaria ou tiraria alguma coisa na letra dessa música? O quê e por quê?

f) Que frase lhe chamou mais a atenção?Que observações você faria?




#Sugestão de músicas para análise: (se apenas ouvir ficar difícil, pesquise a letra)

 “Escolhas, Provas e Promessas”  do CPM22.






 “Escolhas” de Aero26.







****************************************************************
AULA 12- SEGUNDA-FEIRA ( 13/07/2020) 


TÉCNICAS PARA PERDER A TIMIDEZ











1- Assistir vídeos;
2- Responder teste online;
3- Desafio: Grave um vídeo falando um pouco sobre você!


ABRA O LINK ABAIXO E RESPONDA AO TESTE DE TIMIDEZ.

Depois do teste, o desafio é gravar o vídeo proposto: (você pode ficar a vontade em compartilhar no grupo ou no e-mail- caso não queira compartilhar faça assim mesmo e conte a experiência, o que você sentiu? Pode escrever com poucas palavras -   caso você não consiga fazer o vídeo nem para você mesmo– sua atividade será colocar no papel o que iria gravar, isto é uma espécie de resumo) Quem gravar e enviar o vídeo só vai contar como se sentiu, com poucas palavras no grupo. (Se quiser!)

Grave um vídeo dizendo em poucas palavras quem é você e quais experiências te deixa extremamente tímido (a) e depois dos vídeos que você teve acesso que atitude você deveria tomar para superar essa timidez? Ou você pode seguir o roteiro sugerido abaixo. (Fique a vontade para se apresentar e contextualizar com o tema timidez, ok! Vamos lá?!)

Sugestão de roteiro para você se apresentar:
Nome:
Idade:
O que você mais gosta de fazer e em você:
Situações que te deixam extremamente tímido (a):
Conte uma situação que você experimentou algumas das características de quem é tímido:
O que tem feito para vencer a timidez? Ou O que você aconselha para alguém vencer a timidez diante das dicas que você viu nos vídeos?
Resuma em uma palavra o que é timidez:

O importante é você se enxergar e  poder encarar a si mesmo. Como você apresenta a impostação de voz, se você tem clareza no discurso e se consegue falar olhando nos olhos, esse exercício apesar de parecer fácil pode lhe render várias tentativas, então treine olhando no espelho e antes já escreva um roteiro do que você vai falar para não se perder!!Forte abraço e se cuidem! (Essa dinâmica vai lhe ajudar nos seminários escolares e inclusive em entrevista de emprego quando for tempo de submeter a elas. Boa Sorte e Paciência, vocês conseguem!)





   *********************************************************

AULA 11- SEGUNDA-FEIRA ( 06/07/2020) 


Não precisa copiar texto

CONTEÚDO: O LEGADO DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS 

Por que as religiões de matriz africana sofrem tantas discriminações? Qual seria o motivo destas atitudes de desrespeito? Por que não recebem a consideração que merecem?



Organização das religiões afro-brasileiras As organizações das religiões afro-brasileiras nasceram das tradições culturais trazidas do continente africano para o Brasil na época da escravatura. Os negros tiveram dificuldades de expressar sua religiosidade e por esta razão tiveram que adaptar seus costumes e crenças para preservar sua tradição. Hoje, sua crença é reconhecida e respeitada. O Candomblé e a Umbanda são as religiões que mais se destacaram no Brasil, e são conhecidas como afrodescendentes por apresentarem elementos religiosos das mais diversas regiões da África. O Candomblé pode ser considerado um conjunto de experiências religiosas, de manifestações do sagrado por meio de suas experiências simbólicas, de seus orixás, de suas oferendas e de seus terreiros. Já a Umbanda é a mistura de crenças e rituais africanos com outras religiões, como espiritismo e catolicismo. Tanto no Candomblé como na Umbanda os ensinamentos sobre a religião são realizados oralmente, de geração a geração. Alguns cultos afro-brasileiros são realizados com oferendas de alimentos como forma de pagamento dos favores recebidos ou como resgate pelas faltas aos preceitos religiosos. Desses alimentos são preparados grandes banquetes de refeições para os membros da comunidade e convidados. (BENJAMIN, 2004, p. 33).


Atividade 

Os orixás são divindades e correspondem à força da Natureza. Suas características aproximam-se dos seres humanos e para cada um existe um sistema simbólico, composto de cores, comidas, cantigas, rezas, ambientes etc. (Fonte: CANDOMBLÉ - O mundo dos orixás).


1- Pesquise, no mínimo, três orixás do candomblé e  sobre ele diga:


   NOME DO ORIXÁ:
   DIA: 
   CORES: 
   COMIDA: 
SÍMBOLOS: 
   ELEMENTOS:

SUGESTÃO DE SITE PARA PESQUISA: https://ocandomble.com/os-orixas/

****************************************************************

AULA 10- SEGUNDA-FEIRA ( 29/06/2020) 



REVISÃO NO QUESTIONÁRIO ONLINE LINK ABAIXO:


https://forms.gle/83kJH2AVtRS48HME7

***************************************************************


AULA 09- SEGUNDA-FEIRA ( 22/06/2020) 

OBS: Não precisa copiar texto.






                 VEJA O VÍDEO ACIMA E EM SEGUIDA DEFINA O QUE É ESTERIÓTIPO?


               1- Defina o que é estereótipo.


               2- Leia o texto e depois responda as questões a seguir.

O caso do menino Miguel.

"Patroa fazia as unhas quando Miguel caiu do nono andar e morreu", diz tia do menino.

  Segundo Lourdes Cristina, tia do menino Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, a primeira-dama de Tamandaré, Sari Gaspar Corte Real, esposa do prefeito Sérgio Hacker, estava fazendo as unhas quando o menino caiu do nono andar de um prédio no Centro do Recife, na terça-feira, dia 2.

  "O menino começou a chorar. Só que ela (a patroa) não ligou para chamar a mãe de volta, nem nada. Infelizmente, aconteceu o que aconteceu [...] Estava a patroa e uma pessoa trabalhando, fazendo a unha dela", disse em entrevista ao G1.

   Sari chegou a ser presa em flagrante, mas pagou fiança de R$ 20 mil e acabou sendo liberada na delegacia. Ela irá responder ao processo em liberdade. Ela é acusada de homicídio culposo pela morte da criança, que passava o dia com a mãe, a doméstica Mirtes Renata, no apartamento dos empregadores, localizado no Recife.

  A polícia informou que tudo indica que Miguel sofreu o acidente quando procurava pela mãe, que tinha saído para passear com o cachorro dos patrões. A perícia apontou que ele caiu de uma altura de 35 metros. Na coletiva, o policial afirmou que a moradora teve participação no caso. De acordo com ele, a dona do apartamento e patroa da mãe de Miguel "era a responsável legal pela guarda momentânea dele".

   Mãe de Miguel desabafou para a imprensa: "Se fosse eu, meu rosto estaria estampado, como já vi vários casos na televisão. Meu nome estaria estampado e meu rosto estaria em todas as mídias. Mas o dela não pode estar na mídia, não pode ser divulgado", disse Mirtes à Globo.

  "Ela confiava os filhos dela a mim e a minha mãe. No momento em que confiei meu filho a ela, infelizmente ela não teve paciência para cuidar, para tirar (do elevador). Eu sei, eu não nego para ninguém: meu filho era uma criança um pouco teimosa, queria ser dono de si e tudo mais. Mas assim, é criança. Era criança."
  

3-Na narrativa do texto: O caso do menino Miguel quem são respectivamente  Lourdes Cristina e Sari Gaspar Corte Real:
a- (   )Mãe e avó de Miguel 
b- (   )A tia de Miguel e a mulher do prefeito
c- (   )A mulher do prefeito e a avó de Miguel

4-Por que a patroa da mãe de Miguel foi a maior culpada pela morte do menino?

5-Você percebe que o estereótipo é posto em cheque na leitura do texto quando a mãe de Miguel fala “se fosse eu...”?  (O que a difere da patroa?)

6- Sari chegou a ser presa em flagrante, mas pagou fiança de R$ 20 mil e acabou sendo liberada na delegacia. Ela irá responder ao processo em liberdade. Ela é acusada de homicídio culposo.

- Pesquise qual a diferença entre homicídio culposo e homicídio doloso e o que significa NEGLIGÊNCIA.



7- No vídeo você viu que algum dos participantes fala: “estereótipo mata”, inclusive deram exemplo. Você poderia citar algum? Caso prefira, pode exemplificar com casos divulgados na mídia.


********************************************

AULA 08- SEGUNDA-FEIRA ( 15/06/2020) 

PRODUÇÃO TEXTUAL SOBRE RACISMO

TAREFA: Produza um texto de no mínimo 15 linhas, com o tema racismo. Fique a vontade para escolher o título. No texto tente responder o que é racismo, como ele acontece (exemplos, fatos marcantes, dificuldades) e como combatê-lo?

Para conhecer mais sobre o tema e depois desenvolver seu texto, veja o vídeo abaixo:




Na introdução, é importante contextualizar o problema abordado, já mostrando a sua visão sobre o tema.
No desenvolvimento, você deve apresentar argumentos para que seu ponto de vista seja verdadeiro.


Para concluir seu texto, você deverá apresentar uma proposta de intervenção para resolver os problemas apontados.


*********************************************************************

AULA 07- SEGUNDA-FEIRA ( 08/06/2020) 

CONTEÚDO: O que é racismo?


1-Pesquise o que é racismo e o que é injúria racial.

2- Veja o vídeo e em seguida explique como as mídias reforçaram, por muito tempo, esteriótipos em relação as pessoas pretas.(quanto a beleza, representações,etc). 



________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3-Somos iguais enquanto seres humanos e cidadãos, mas podemos ser  diferente uns dos outros em alguns aspectos. Cite quantos vocês lembrar.


4-Já presenciou  alguma atitude racista sim ou não? Explique.


5-Em sua opinião o que se deve fazer para acabar com o racismo?

____________________________________________________________________________________________________________________________



Veja o vídeo abaixo e responda as questões a seguir:


6-Por que a palavra denegrir soa como pejorativa ou preconceituosa? Veja o vídeo e busque no dicionário e justifique. Aproveite e veja o  que está associado a cor branca e entenda onde se reforça o preconceito.

7-Você já utilizou alguma dessas expressões que fala o vídeo? Quais? Você sabia que elas são carregadas de preconceito?

8-Se você ouvisse a frase: "Para um negro, até que você é bonito." O que lhe soaria, um elogio ou uma ofensa? Explique.

*********************************************************************************

AULA 06- SEGUNDA-FEIRA ( 01/06/2020) 

9º ANO

PRINCÍPIOS ÉTICOS



 Agir com ética é importante em todas as atividades humanas. É o que determina o bom convívio e a harmonia das relações em todos os campos e garante, ao final, resultados justos para as partes interessadas.
A palavra ética vem do grego ethos que significa modo de ser, caráter enquanto forma de vida do homem. Ética é a forma do indivíduo proceder ou se comportar no seu meio social. De forma resumida, a ética pode ser definida como uma teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.
A ética individual deve se complementar pela ética social, já que vivemos numa sociedade que estabelece normas e leis para uma boa convivência e, sobretudo, a cooperação de uns com os outros. É daí que saem as bases e os princípios fundamentais da tolerância, equilíbrio e atitude digna e humana ao se proceder.
Existem algumas referências ético-morais que norteiam as relações humanas pessoais, sociais e profissionais, como por exemplo:
- Construção de uma imagem positiva de si, o respeito próprio e a confiança em sua capacidade;
- Assumir posições de acordo com o seu próprio juízo de valor, considerando diferentes pontos de vista e aspectos de cada situação;
- Valorização e emprego do diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas;
- Respeito pelas diferenças entre as pessoas;
- Compreensão do conceito de justiça baseado na equidade e sensibilização pela necessidade da construção de uma sociedade justa;
- Adoção, no dia-a-dia, de atitudes solidárias, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações;
Alguns conceitos estão diretamente ligados a essas atitudes:
Respeito - ao bem público, ao patrimônio cultural, às diferenças, reciprocidade e privacidade.
Justiça - equidade, cumprimento da lei, cumprimento de direitos e deveres.
Diálogo - como instrumento de sanar conflitos, atividades coletivas, saber ouvir o outro, ter atenção, aceitar opiniões alheias, reconhecer o erro, desculpar-se e rever as próprias posições.
Solidariedade - compromisso com o coletivo, ajuda desinteressada, voluntariado.
Portanto, os princípios éticos não orientam apenas o teor das decisões – o que devo fazer – como também o processo para a tomada de decisões – como devo fazer. Agir com ética significa muito mais do que agir em sintonia com os costumes aceitos e adotados pela sociedade. Significa agir com consciência para garantir o bem-estar coletivo e usar o bom senso, sempre.

1) Segundo o texto, por que é importante agir com ética? (Sua resposta deverá ter 4 linhas no mínimo.)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________2) O que significa a palavra ética? (Sua resposta deverá ter 2 linhas no mínimo.)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
3) Como ética pode ser definida?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 4) Quais são as referências ou atitudes ético-morais que norteiam as relações humanas pessoais, sociais e profissionais? (Sua resposta deverá ter 6 linhas no mínimo.)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Quais conceitos estão diretamente ligados às atitudes de ética?
____________________________________________________________________________________________________________
 6) Para o autor, o que é agir com ética? (Sua resposta deverá ter 5 linhas no mínimo.)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

*********************************************************

AULA 05- SEGUNDA-FEIRA ( 25/05/2020) 

9º ANO

Conteúdo- Ética/Diálogo


1- Responda as questões a seguir:
a) O que é Ética?

b) Por que a ética é importante?

# Como você agiria se:

a) Alguém entregasse um troco errado, com dinheiro a mais?

b) Visse alguém mentindo para outra pessoa?


c) Cite um outro exemplo de atitude ética.







*********************************************************************************




AULA 04- SEGUNDA-FEIRA ( 18/05/2020) 


Conteúdo:  A RELIGIÃO NA VIDA DAS PESSOAS

9º ANO 


A RELIGIÃO NA VIDA DAS PESSOAS


As religiões fazem parte da estruturação das sociedades. Nossa cultura está impregnada da influência de diferentes tradições religiosas de matrizes indígena, africana, ocidental e oriental. Observe que cada uma delas ensina para a convivência pacífica. Leia o poema abaixo:





1. De acordo com o poema a religião pode ser tida como uma imposição?
a) (  ) Não, pois depende de cada um.
b) (  ) Sim, já que há religiões mais importantes que outras.
c) (  ) Não, porque a religião do índio é melhor que a religião do branco.
2. No poema, temos uma definição simples sobre o que é religião. Assinale a alternativa abaixo que apresente essa definição.
a) (  ) Ensina o respeito e o amor por todos os seres.
b) (  ) Depende de cada um.
c) (  ) É a crença, a fé e o amor.


3. De acordo com o texto lido, qual das alternativas abaixo é um ambiente propício à prática religiosa?
a) (  ) Na natureza.
b) (  ) Em um estabelecimento de ensino.
c) (  ) Em um estabelecimento comercial.

4. Quais religiões podem ser consideradas boas de acordo com o poema?
a) (  ) As que acreditam apenas em Jesus.
b) (  ) Todas as religiões são boas.
c) (  ) As que creem somente em Buda.

5. As religiões, em geral, ensinam coisas boas. Você poderia dar 02 exemplos de bons ensinamentos de alguma religião?


#Leia o texto e responda questões 6 e 7.

EU E OS OUTROS SOMOS NÓS
Apesar das diferenças individuais, sejam elas físicas, sociais ou étnicas, somos todos seres humanos, iguais. Temos as mesmas necessidades de ser saudáveis e felizes, de nos alimentar e de viver bem em comunidade, como qualquer pessoa no mundo.
Podemos ir mais longe no entendimento de que essas necessidades, uma vez supridas, garantem qualidade de vida. Cabe notar que não se restringem apenas à espécie humana, mas envolvem toda a biodiversidade. Por exemplo: percebemos que, na natureza, os diferentes seres vivos tendem a se agrupar, como os peixes em cardumes, os gansos em bandos, as árvores em florestas etc. Todos buscam a manutenção da vida com qualidade.

6. De acordo com o texto acima, quais das alternativas abaixo é uma necessidade dos seres humanos?
a) (  ) Viver bem em comunidade.
b) (  ) Consumismo.
c) (  ) Ser violento.

7. Tanto a espécie humana quanto a animal tem algo em comum em se tratando de necessidades de vida. O que ambas buscam?
a) (  ) Se agruparem apenas.
b) (  ) A manutenção da vida com qualidade.
c) (  ) Serem saudáveis somente.

***************************************************************************

AULA 03- SEGUNDA-FEIRA ( 11/05/2020) 


Conteúdo: Valorização da vida.

9º ANO 

Assistam ao vídeo abaixo e responda as questões que se seguem:





1- O vídeo acima se trata de um recorte de filmes motivacionais, qual das mensagens você mais se identifica, fica motivado ou lhe faz refletir sobre a vida? Comente.


2- Sabemos que a dor, experiências de sofrimento machucam, por outro lado, aprendemos e nos tornamos mais fortes. Cite um dos filmes que mostra claramente esse pensamento.


3- Escreva um trecho de uma música ou poema que você se sente contemplado isto é, que lhe faz se sentir bem, amado, valorizado e/ou desperta sonho, emoções positivas, garra para viver ou ainda tranquilidade. Em seguida justifique o porquê da escolha.




  *****************************************************************************   
AULA 02- SEGUNDA-FEIRA ( 04/05/2020) 


Conteúdo: AUTOCONHECIMENTO/RESILIÊNCIA

9º ANO 

AUTOCONHECIMENTO


O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não. Tal controle emocional provocado pelo autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas e conscientes acerca de seus variados problemas.
Toda pessoa possui o refúgio dos seus recursos pessoais, mas esse pode ser acionado de forma a não se desgastar se houver o controle das emoções ou ainda ser utilizado de forma a obter futura recomposição. Ela também consegue permanecer equilibrada em casos de fatores externos como críticas, perda de emprego, término de relacionamento e outros que vulneram o emocional. O conhecimento de si próprio não dá prioridade a opiniões ou respostas e sim estimula seus fatores positivos a detectar os negativos a fim de modificá-los favoravelmente.
Pode-se buscar o autoconhecimento a partir da detecção dos defeitos e qualidades, sendo esses externos (corporais) e internos (emocionais).
O equilíbrio entre os fatores internos e externos deve ser buscado para que não haja espaço para manipulação e fragilidade. Também pode haver reflexão de vida, analisando o comportamento obtido até então e as atitudes tomadas para que se consiga detectar maus atos e comportamentos, a fim de que não mais ocorram.
 Gabriela Cabral

1- A partir da leitura e reflexão do texto responda o que se pede:

1.1- Segundo a psicologia, o autoconhecimento é: (Marque alternativa correta.)
A)   Descontrole emocional do indivíduo.
B)   Capacidade de ignorar opiniões de outros indivíduos sobre si mesmo.
C)  Conhecimento do indivíduo sobre si mesmo.
D)  Refúgio do indivíduo dos problemas da vida.


1.2- Conhecer a si mesmo é saber o que você realmente gosta, o que quer para sua vida, o que é importante de fato para você e o que quer realmente fazer ou não fazer.
Coloque V para verdadeiro e F para falso quanto as opções que podem definir  atitudes de pessoas que possuem autoconhecimento.

A (   ) Tomar decisões de acordo com a decisão de outras pessoas.
B (   ) Escolher as opções mais escolhidas por outros
C (  ) Decidir as coisas de acordo com sua vontade e suas preferências.
D (   ) Recusar alguma coisa ainda que a maioria dos seus colegas tenham aceitado.


2- Como se pode buscar o autoconhecimento segundo o texto ou seu ponto de vista?_____________________________________________

3- Assista ao vídeo a seguir e diga qual a mensagem ele sugere.





3.1- Como você tem se percebido diante da vida. Tem se aceitado e se valorizado? Se sente um autor ou expectador da vida, uma pessoa que busca mudança ou que parou no tempo? Que luta pelo que quer ou desiste no primeiro não?
A partir dessas provocações, trace um perfil de como tem se comportado diante de suas experiências e vivências.
________________________________________________________________________________________________
4- Pesquise ou diga o que é RESILIÊNCIA.

________________________________________________________________________________________________________________________________________


###############################################################


AULA 01- SEGUNDA-FEIRA ( 27/04/2020) 

Conteúdo: Páscoa: Como é comemorada nas diversas tradições religiosas.

9º ANO 


APÓS VISUALIZAR O VÍDEO ABAIXO, RESPONDA O QUE SE PEDE.


VÍDEO DE AUTORIA DA PROFESSORA: RAFAELA GOMES.
DISPONÍVEL EM: - https://www.youtube.com/watch?v=mh5OCMM1y6s&t=308s. ACESSO EM:25 DE ABRIL DE 2020.

 ATIVIDADE

1- Por que a páscoa é a principal festa cristã?

2- O que o vídeo sugere, ao cristão, refletir no período de páscoa?

3- Descreva o que mais lhe chamou a atenção no vídeo sobre as diferentes formas de comemorar a páscoa nas diversas tradições religiosas. 




Observação importante:



COMO FORMA DE RETORNO DAS ATIVIDADES USE O GRUPO PARA TIRAR DÚVIDAS. COPIEM ATIVIDADE E RESPONDAM NO CADERNO.


COM A FINALIDADE DE ACOMPANHARMOS E REGISTRARMOS SUA PARTICIPAÇÃO, NO CABEÇALHO DA ATIVIDADE ESCREVAM: DISCIPLINA, NOME E TURMA. DEPOIS BATAM UMA FOTO E ENCAMINHE PARA O E-MAIL:    raimundoguerrraescola@gmail.com NO ASSUNTO COLOQUE- TAMBÉM: DISCIPLINA, NOME E TURMA.

OBSERVAÇÃO: O GUERRA DO EMAIL TEM TRÊS R R R

OBS: BATAM FOTOS COM BOA VISIBILIDADE E CAPRICHE NA LETRA.

CASO NÃO SAIBAM OU TENHAM DIFICULDADE DE ENCAMINHAR FOTO PARA O EMAIL, PODE POSTAR NO GRUPO. NÃO ESQUECER DISCIPLINA, NOME E TURMA.

OBSERVAÇÃO: SE SOUBEREM RESPONDER AQUI ATRAVÉS DOS COMENTÁRIOS TAMBÉM PODE.

NA VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS ORGANIZAREMOS UMA FORMA DE APROVEITAR E PONTUAR ESSAS ATIVIDADES, SEM PREJUDICAR AOS QUE POR VENTURA NÃO TIVERAM ACESSO. FAÇAM A PARTE DE VOCÊS, POIS JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário