Olá, galerinha...
Diferente das demais disciplinas, vocês não têm livro didático de Educação Física, então, nossas atividades serão realizadas com base no que já foi visto e discutido em sala, bem como, com pesquisas e novas orientações.
Todas as atividades encaminhadas deverão ser registradas no caderno e datada.
Para nosso acompanhamento, deverão fotografá-las e enviá-las ao e-mail - raimundoguerrraescola@gmail.com, identificando no assunto: Disciplina/Nome/Série, ou ao grupo de whatsApp.
Ao retornarmos a sala de aula, estas serão debatidas, corrigidas e agregada uma nota.
6º ano
03/03/21
Educação Física
Conteúdo – Esporte de precisão – Golfe
Em nossa aula de hoje, iremos conhecer de forma específica um esporte de precisão, o Golfe.
O Golfe é uma modalidade esportiva individual ou em grupo, onde não há interação entre os adversários. A lógica desse esporte é centrada na comparação de desempenho dos jogadores, tendo como referência a eficiência em acertar os alvos, no caso do golfe, os buracos
Golfe
O golfe é um desporto provavelmente britânico de origem escocesa e é inspirado num jogo. Consiste em arremessar, com ajuda de um taco, uma pequena bola ao longo de um percurso que termina num buraco, onde a bolinha deve cair.
Um pouco da história
A palavra golfe
vem do inglês golf, que por sua vez provém do alemão kolbe,
significando taco. Considerado um esporte de elite por muitas pessoas, sua real
origem é bastante discutida, sendo que a mais considera é a sua criação pelos
escoceses que já o praticavam por volta de 1400. Em 1457, o parlamento escocês,
por ordem do rei Jaime II da Escócia, proibia a prática do golfe por
considerá-lo um divertimento que afetava os interesses do país.
Alguns historiadores tentam atribuir aos ingleses a criação deste esporte. Outras origens são conhecidas, um antigo jogo romano chamado Paganica (o jogo dos camponeses), era praticado nos séculos XVII, XVIII e início do XIX, com uma bola de pele ou couro cheia de penas e com uma vara curva, lembrando bastante o golfe.
O jogo
O golfe é
jogado em campos de relva ou em parques apropriados, com um ou mais percursos
delimitados. O objetivo do jogo consiste em sair de um local determinado, em
campo aberto, e embocar a bola no menor número de tacadas possível, em buracos
estrategicamente colocados em distâncias variadas. O jogo normalmente é
disputado em percurso de 18 buracos, e, numa competição, quem totalizar o menor
número de tacadas ao término dos 18 buracos é o vencedor. Para dificultar a
tarefa, o trajeto até o buraco pode incluir pequenos lagos, poços de areia,
árvores e locais com relva mais alta.
O golfe pode
ser jogado individualmente ou em grupos de dois a quatro jogadores, e tem como
particularidade a ausência de um "adversário" propriamente dito, o único
adversário do golfista é o próprio campo, uma vez que não há nada que ele possa
fazer no sentido de dificultar o desempenho de outros jogadores. O resultado depende
de seu esforço individual e sorte, e cada golfista luta para baixar a sua pontuação
total no campo.
O número de
tacadas de cada jogador é acumulado e vence quem completar os 18 buracos com um
menor número de tacadas. Os jogadores caminham ao ar livre pelo menos quatro
quilômetros por jogo. Uma partida costuma durar em média quatro horas.
Quando a bola
durante o jogo cair em locais adversos para a jogada, por exemplo, dentro de um
lago perto do campo, o jogador poderá tirá-la e colocá-la o mais próximo do
local onde a bola caiu. Por isso, receberá a penalidade de uma tacada extra.
Caso o obstáculo seja uma banca de areia, não há nenhuma penalidade, o jogador
tem de jogar dentro desse obstáculo.
Materiais
Taco, bola,
luva e tee (pino que apoia a bola para a tacada inicial).
A bola normalmente
é branca e a camada exterior que a cobre tem uma serie de "covinhas",
cerca de 500, para lhe aumentar o efeito de aerodinâmica.
Especificações
técnicas da bola - o diâmetro da bola não pode ser inferior a 42,67 mm, nem a sua
massa ser superior a 45,93 gramas.
Campo do jogo
Cada buraco inclui
uma área de terreno inicial (tee) e uma área final (green),
na qual se encontra o buraco propriamente dito. Há ainda o corredor do campo de
golfe entre o Tee e
o Green (Fairway).
Entre as duas
áreas existem diversos tipos padronizados de terreno e obstáculos, e cada buraco
possui uma configuração única.
1-
Área inicial campo de golfe
2-
Perigo de água
3-
Grama alta, árvore e arbustos dificultando
a execução da tacada
4-
Fora dos limites
5-
Bancadas de areia
6-
Perigo de água
7-
Raia principal de cada buraco, onde a grama
tem um corte que possibilita boas tacadas.
8-
Área nobre do campo, onde ficam os buracos,
a grama é mais rala para que a bola deslize bem.
9-
Bandeira
10- Buraco para entrada da bola
Hole in one é
a jogada na qual o golfista acerta a bola no buraco com apenas uma tacada.
Par do buraco
Conforme a
distância, há buracos de par três (até 228 m), par quatro (até
430 m) ou par cinco (mais
de 430 m). Para as mulheres, as distâncias são um pouco menores.
Par do campo
A somatória total
do par de todos os buracos é chamada de par do campo. Se um campo tem par 71,
quer dizer que um jogador regular deve, ao término dos 18 buracos, totalizar o
mais próximo possível de 71 tacadas. Quando o par é 71 e o jogador termina os
18 buracos em 70 tacadas, é comum dizer que fez "um abaixo do par";
se terminou com 69, "dois abaixo do par", e assim por diante. No mesmo par
71, se marcar 72, diz "um acima do par"; 73, "dois acima do par",
e assim sucessivamente.
Atividade proposta
1- De acordo com o texto, vimos q o golfe é um esporte de precisão, e trabalhado de forma individual ou em grupo, onde não há interação com os adversários. Diante dessa situação, qual a lógica desse esporte?
2- Em que consiste o jogo de golfe, ou seja, com o que, e como ele é jogado?
3- Qual a origem do golfe?
4- Onde é realizado o jogo de golfe e qual o objetivo do jogo?
5- Normalmente, o jogo é disputado em um percurso com quantos buracos?
6- O que é preciso para vencer uma partida de golfe?
7- Quais são os materiais utilizados no jogo de golfe?
8- Como se chama o terreno inicial da partida e a área final?
9- O que significa Hole in one?
10- A distância
entre os buracos em um jogo de golfe é o mesmo para homens e mulheres?
Vídeo - Golfe
https://www.youtube.com/watch?v=TPOU_dU5nbw&feature=youtu.be
6º ano
24/02/21
Educação Física
Conteúdo – Esporte de precisão
Os esportes
de precisão são conhecidos como esportes SEM interação (interferência) entre
adversários, ou seja, os participantes não podem interferir na ação de seus
adversários durante um jogo ou prova.
Nos
esportes de precisão, busca-se com um arremesso ou o lançamento de um objeto,
procurar acertar um alvo específico estático ou em movimento levando em
consideração o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em
cada tentativa (maior ou menor do que o adversário) ou a proximidade do objeto
arremessado ao alvo (mais perto ou mais longe do que o adversário conseguiu
deixar).
Atividade
1º) De
acordo com o texto acima, os esportes de precisão, são conhecidos como esportes
sem interação e sem interferência entre os adversários. Numa competição de
esportes de precisão, o que os participantes não podem fazer em relação aos
seus adversários?
2º) O que
se busca nos esportes de precisão com o arremesso ou lançamento de um objeto?
3º) Diante
do exposto, no seu bairro ou cidade, qual esporte você identificaria como
esporte de precisão? Explique como ele é jogado.
4º) Nesse
período de pandemia e isolamento social, você consegue praticar algum esporte
de precisão? Se sim, qual? Se não, por quê?
4º)
Pesquise na internet um esporte de precisão, fale a sua história e explique
como ele é jogado.
6º ano
17/02/21
Educação Física
Conteúdo – Esporte de precisão
Olá, galerinha, boa tarde!
Os esportes, podem ser classificar em esportes de
precisão, de marca, de invasão, técnico-combinatórios, de rede/parede, de campo
e taco e de combate. Iniciaremos nosso estudo, respondendo a uma perguntinha e
realizando uma pesquisa sobre os esportes de precisão, pois será nosso foco de
estudo.
Atividade
1º) Já ouviu falar em Esporte de Precisão? Se
sim, o que? Se não, o que vocês imaginam que possam ser esportes de precisão?
2º) Pesquise na internet o que são esportes de
precisão e diga alguns exemplos deles.
6º ano 10/02
Educação Física
Conteúdo – Esporte
Esporte
Se alguém perguntasse a você “o que é
esporte?”, o que você responderia?
O termo
esporte se refere a qualquer tipo de prática que esteja vinculada a Federações
e Confederações, cujo papel é o de regulamentar as regras dessa prática. Isso
significa que as regras de um esporte são fixas e nunca podem ser modificadas
durante um campeonato. Aliás, esse é outro objetivo das federações: organizar
campeonatos, cujos campeões sempre têm em vista o prêmio, que pode ser
dinheiro, medalhas ou troféus, por exemplo. Dessa explicação podemos extrair
quatro características que são fundamentais para dizer se determinada prática é
um esporte: 1) ter regras fixas; 2) a subordinação dessa prática a algum órgão
oficial; 3) é uma atividade competitiva; 4) o atleta está sempre em busca de um
tipo de recompensa maior do que o prazer de praticar o esporte: ele é um
profissional que ganha a vida (ou pretende ganhar, no caso de atleta amadores)
por meio do esporte, seja com patrocínio ou com os prêmios dados nas
competições.
“Fica fácil entender, então, porque a fórmula 1 ou o xadrez são considerados tipos de esporte...”
A partir dessa ideia sobre o que é esporte,
você deve estar se perguntando: “o basquete que eu jogo na escola, então, não é
esporte?”. Essa é uma pergunta interessante, até porque, a prática esportiva
dentro da escola não é novidade.
O esporte é
um dos muitos conteúdos que o professor deve trabalhar nas aulas de Educação
Física, como mostram os PCN’s de Educação Física. Porém, existe uma discussão
entre os especialistas dessa área, que afirmam que o esporte deve ser
trabalhado de uma forma adaptada na escola. Isso significa que vocês, alunos,
podem mudar as regras do jogo, quando todos os participantes da atividade
estiverem de acordo; significa também que quando o esporte é apresentado na
escola, não precisa ser necessariamente competitivo; e mais que isso: nas aulas
de Educação Física não tem medalha! O que importa é aprender e se divertir! É
por esses motivos que Valter Bracht, no seu livro “Aprendizagem social e
Educação Física”, denomina essa prática de “esporte da escola”, já que o
objetivo é que o aluno vivencie as práticas esportivas visando o prazer e não a
competição. É por isso que o basquete da sua aula é sim um esporte, mas é um
esporte apropriado para ser trabalhado de acordo com objetivos educacionais.
O esporte pode se classificar em três tipos: Esporte-educação, esporte-participação e esporte-performance.
Rondinelli, Paula.
Colaboradora Brasil Escola – Texto adaptado.
O
esporte, se trabalhado de forma adequada, competente e responsável é uma
ferramenta de grande importância para a educação de crianças, jovens e adultos,
pois tem o poder de desenvolver valores morais e éticos, como competição e
cooperação, saber ganhar e saber perder, trabalho em equipe, tolerância,
disciplina, companheirismo, solidariedade, honestidade, paciência, além de
trazer inúmeros benefícios para a saúde do praticante.
Atividade
1º) De
acordo com os texto, de forma podemos conceituar o Esporte?
2º) Durante
um campeonato oficial, as regras dos esportes podem ser modificadas?
3º) Quem
são os responsáveis palas mudanças das regras oficiais dos esporte?
4º) Diga as
quatro características que determinam se uma determinada prática é considerada
esporte:
5º) De
acordo com texto existe uma discussão que afirma que o esporte deve ser
trabalhado de uma forma adaptada na escola, diga quais são os pontos que
permitem essa adaptação.
6º) O texto
relata que Valter Bracht denomina essa prática de esporte adaptado na escola de
“Esporte da escola”, para ele qual é o objetivo dessa prática?
7º) O
esporte pode ser classificado em três tipos, quais são eles?
8º) O
esporte se trabalhado de forma adequada, competente e responsável é uma
ferramenta de grande importância para a educação de crianças, jovens e adultos,
justifique essa informação a partir do texto.
9º) Na
atividade da semana passada, pedi que me explicasse, com suas palavras o que
era esporte. Depois de ter feito a leitura desse texto, a sua resposta da
atividade da semana passada se aproxima do conceito de esporte abordado nesse
texto? Por que?
Atividade
1º) Diante de tudo que passamos em 2020 e ainda
estamos enfrentando em 2021, você foi/está sendo afetado de alguma forma?
Explique.
2º) Como você se sente diante de tantos
acontecimentos? Explique.
3º) O que você tem feito para conseguir manter o
isolamento? Você está fazendo isolamento?
4º) O que você, eu e nós enquanto sociedade,
podemos fazer para que o vírus não se espalhe?
5º) Você é a favor do retorno das aulas
presenciais? Por que?
6º) Você acredita que nossa escola tenha suporte
necessário para a volta as aulas e que todos fiquem protegidos? Me diga o que é
necessário ter na escola para nossa proteção.
7º) Na sua opinião, os alunos e a comunidade
escolar conseguirão manter os cuidados básicos? Explique.
8º) E em relação a sua saúde? Como você está?
Está se cuidado?
9º) E a sua alimentação, como está? O que tem
feito parte da sua alimentação?
10º) Fazendo uma comparação, antes da pandemia,
durante a pandemia e nas férias (também em pandemia), como você avalia sua
frequência em atividades físicas? Em qual desses períodos você estava mais
ativo? Em qual deles você se sentiu melhor?
6º ano
18/11
Educação Física
Conteúdo – Esporte
Boa tarde,
galerinha!!
Começaremos
hoje a estudar o conteúdo “Esporte”.
E antes de
iniciarmos o conteúdo propriamente dito, se faz necessário sabermos o que vocês
sabem sobre este conteúdo.
Então,
preciso que respondam as perguntas a seguir, para poder saber o entendimento
que vocês têm em relação ao esporte.
Questões:
1º) Sem dar
exemplos de esportes, tente me explicar com suas palavras o que é o Esporte.
2º) O
esporte está presente em nossa vida? De que forma ele está presente?
3º) Você já
praticou algum esporte? Qual?
4º) Você já
praticou algum esporte com seus familiares? Qual?
5º) Na sua
opinião, qual o esporte mais praticado no mundo? E no Brasil?
6º) Qual o
esporte que você mais observa ser praticado na sua cidade?
7º) Na sua
opinião, a pratica esportiva pode trazer algum benefício para nossa vida?
6º ano 11/11
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas
6º ano 04/11
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades
físicas – Velocidade
Atividade proposta:
De acordo a vivência dos exercícios propostos na
semana passada, responda as seguintes perguntas:
1º) Explique a partir dos seus conhecimentos e do
que aprendeu, o que é velocidade.
2º) De que forma a capacidade física velocidade
está presente no nosso cotidiano? É comum utilizarmos a velocidade? Dê alguns
exemplos.
3º) Realizou a prática das atividades orientadas
na semana passada? Quantos dias conseguiu realizá-las?
4º) Conseguiu diminuir o tempo de execução dos
exercícios? Quais foram os registros dos tempos das atividades que realizou?
5º) Conte-me como foi a sua experiência com a
vivência dos exercícios propostos. Quais foram as sensações corporais sentidas,
e quais são os benefícios para sua vida?
6º ano 28/10
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades
físicas – Velocidade
Dando continuidade e finalizando as capacidades
físicas básicas, hoje, iremos estudar a capacidade “Velocidade”.
A “Velocidade” é a capacidade de execução de um
movimento ou cobertura de uma distância no menor tempo possível ou com a
capacidade de realizar um esforço de máxima frequência e amplitude de
movimentos durante um curto tempo ou reagir rapidamente a um sinal.
Podemos observar a velocidade em muitas
atividades esportivas e recreativas, assim como no nosso cotidiano. Nas
atividades esportivas, a velocidade aparece no futebol, no atletismo, no
basquete, no vôlei, na natação. Nas atividades recreativas, está nos jogos como
pega-pega, pique-bandeira. Em nosso cotidiano, aparecem em situações como
“atravessar a rua correndo”, “correr porque começou a chover”.
A velocidade está divida em três:
- Velocidade de reação – tempo requerido para ser
iniciada uma resposta a um estímulo específico.
- Velocidade de deslocamento ou velocidade do
movimento – capacidade máxima de um indivíduo deslocar-se de um ponto para o
outro, sendo importantíssima nos esportes coletivos e no atletismo (provas de
velocidade).
- Velocidade de movimento dos membros (superiores
ou inferiores) – a habilidade de mover os braços ou pernas tão rápido quanto
possível.
Agora vamos trabalhar a capacidade física “velocidade” na prática?
Corra para o whatApp que lá tem todas as orientações e vídeos.
Boa aula!
6º anoEducação FísicaConteúdo – Condicionamento físico – capacidades
físicas – Equilíbrio Atividade propostaDe acordo a vivência dos exercícios propostos na
semana passada, responda as seguintes perguntas: 1- Explique com suas palavras o que é a
capacidade física equilíbrio?2 – O equilíbrio é necessário para o nosso corpo?
Por quê?3 – Em quais situações do nosso cotidiano,
precisamos de equilíbrio?4 – Ao iniciar os exercícios de equilíbrio, como
estava o seu? Estava bom ou precisava melhorar? Explique.5 – Quais foram as sensações corporais que sentiu
ao executar os exercícios? Explique.6 – Conseguiu executar todos os exercícios com o
tempo de 30 segundos? Se a resposta for negativa, qual exercício não conseguiu
fazer no tempo solicitado?7 - Teve alguma dificuldade? Qual?
6º ano 14/10
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades
físicas – Equilíbrio
Olá, galerinha, boa tarde! Estudaremos hoje o Equilíbrio, finalizando assim, as capacidades físicas básicas.
O Equilíbrio é a capacidade de sustentar o corpo
em uma posição na qual a ação da gravidade exerce grande influência, ela é
desenvolvida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir
e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade.
É
uma das capacidades físicas mais importantes e precisamos dele em diferentes
situações: ficar em pé, andar, andar de bicicleta, de patins, de skate, etc. É
a capacidade de manter o corpo estável em uma posição estática ou em movimento.
Os
principais órgãos responsáveis pelo equilíbrio são o labirinto do ouvido
interno e o cerebelo, que tem influência no equilíbrio por ser responsável pela
coordenação de todos os movimentos. A posição da cabeça nas atividades é
importante para a manutenção ou perda do equilíbrio. Observe uma bailarina
quando faz giros, ela está sempre olhando para um ponto fixo e só gira a cabeça
após o corpo girar, sem tirar o olho do ponto.
Há
alguns tipos de equilíbrio.
O
equilíbrio dinâmico é aquele que o indivíduo mantém equilibrando-se durante um
movimento. Por exemplo, quando andamos de bicicleta, quando andamos em um muro,
quando corremos.
O
equilíbrio estático é a capacidade de equilibrar-se em uma posição estática,
sem movimento. Esse equilíbrio está presente ao ficarmos de pé por exemplo.
O equilíbrio de recuperação é a capacidade de recuperar o equilíbrio em uma posição específica, após sofrer um desequilíbrio. Por exemplo, quando um ginasta sai da barra fixa, ou cavalo, após um salto, e tem que cair de pé, sem mover os dois pés para frente ou para trás.
6º ano
07/10
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades
físicas – Força
Atividade
De acordo a vivência dos exercícios propostos na semana passada, responda as seguintes perguntas:
1º) Explique o que é a capacidade física força.
2º) De que forma a capacidade física força está
presente no nosso cotidiano? É comum utilizarmos a força? Dê alguns exemplos.
3º) Realizou a prática das atividades orientadas
na semana passada? Quantos dias conseguiu realizá-las?
4º) Conte-me como foi a sua experiência com a
vivência dos exercícios propostos. Quais foram as sensações corporais sentidas,
e quais são os benefícios para sua vida?
6º ano
30/09
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades
físicas – Força
Olá, galerinha!
Dando continuidade ao estudo sobre as capacidades
físicas básicas, hoje, iremos trabalhar a capacidade física - Força.
Vamos relembrar que capacidade física é essa?
Força é a capacidade de vencer determinada resistência por meio da contração
muscular, ou seja, permite deslocar um objeto, o corpo do parceiro ou próprio
corpo através da contração dos músculos. Podemos desenvolver a força com o
auxílio de objetos de pesos ou até mesmo com o peso do próprio corpo.
6º ano – 23/09
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades
físicas- Resistência
Atividade orientada
1º) A partir do que você entendeu, me explique o
que é resistência.
2º) De que forma você pode desenvolver a
resistência?
3º) Realizou a atividade prática proposta na
semana passada de resistência? Conte-me como foi sua experiência.
4º) Conseguiu aumentar o tempo de execução da
atividade proposta? Por dia, aumentou quanto tempo? E ao final dos dias de
prática, conseguiu realizar por quanto tempo?
6º ano 16/09
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades
físicas - Resistência
Dando continuidade as capacidades físicas, iremos estudar hoje a Resistência.
A “Resistência” é a capacidade de realizar
trabalho muscular com uma dada intensidade e durante um determinado período de
tempo. O principal fator limitante e que simultaneamente afeta o resultado é a
fadiga. Considera-se que um atleta tem uma boa resistência quando não se cansa
facilmente ou ainda quando consegue continuar a realizar um determinado
movimento em estado de fadiga. Dentro do complexo das capacidades motoras, a
resistência é a capacidade que deve ser desenvolvida em primeiro. Sem uma boa
resistência é difícil repetir suficientemente outros tipos de treino de modo a
desenvolver outros componentes da aptidão física.
Tipos de resistência:
Resistência anaeróbica – é a capacidade de
execução de determinada atividade com alta intensidade em um curto espaço de
tempo. O desenvolvimento da resistência anaeróbica em atletas de alto nível
possibilita o prolongamento dos esforços máximos mantendo a velocidade e o
ritmo do movimento, mesmo com crescente débito de oxigênio, da consequente
fadiga muscular e o aparecimento de uma solicitação mental progressiva.
Resistência aeróbica – esse tipo de resistência
permite manter o esforço de intensidade moderada durante longo tempo, com
equilíbrio entre o que se capta de oxigênio e o que se consome.
A maratona, as corridas de longa distância do
atletismo, como a prova de 10 mil metros, a marcha atlética, o triatlo, o
duatlo, a natação de longa distância são exemplos de atividades físicas que
requerem bons níveis de resistência aeróbica.
Entendido a capacidade física "resistência", vamos tentar desenvolvê-la na prática? Corre para o nosso grupo do WhatsApp que lá tem todas as orientações.
Aula dia 02/09
Educação Física
Dia - 15 de Julho de 2020
Dia - 17 de Junho de 2020
07 - Aula direcionada
Conteúdo: Dança – hip-hop
Série: 6º ano Turma: U
Boa tarde!!
Na semana
passada encaminhei um link para que vocês assistissem ao filme Let’s dance,
conseguiram identificar os dois estilos de dança abordados no filme?
Ainda baseado nele, no filme, hoje iremos
responder a algumas questões.
Qualquer
dúvida, é só falar.
Lembrando
que qualquer pergunta deverá ser feita no grupo, pois a sua dúvida poderá ser a
do seu colega.
Hoje vou
querer o retorno da atividade, então, até as 17H vocês deverão fazer a
atividade no caderno, com seu nome, turma, data e a disciplina, bater uma foto
postar aqui no grupo. Se por algum motivo, não tiver como fazer hoje até o
horário marcado, façam e enviem na nossa aula da próxima semana.
Atividade proposta:
- A partir
do filme assistido em sala “Let´s dance”, esta atividade tem como objetivo
analisá-lo e associá-lo ao conteúdo didático.
Questões:
1º) Qual é
o tema (enredo, assunto principal que o filme aborda) do filme?
2º) O que
os realizadores do filme tentaram nos contar?
3º) Eles
conseguiram passar a sua mensagem? Justifique.
4º) Quais
eram os tipos de dança tratados no filme?
5º) Dos
tipos de danças abordados no filme, qual deles se encaixava no estilo de danças
urbanas?
6º) Qual é
a principal característica do estilo de dança urbana apresentado no filme, e o
que a diferenciava do outro estilo de dança abordado?
7º) Foi
possível perceber o que os dançarinos sentiam ao praticar a dança? Justifique.
8º) Já
viram, em nossa cidade, o estilo de dança urbana apresentado no filme?
9º) Quais
são as possíveis aprendizagens que as danças urbanas podem nos proporcionar?
Dia - 03 de Junho de 2020
Conteúdo: Dança – hip-hop
Série: 6º ano Turma: U
Série: 6º ano Turma: U
Hoje,
iniciaremos nosso estudo sobre o movimento Hip-hop
Para que
fique mais fácil a compreensão sobre o estilo de dança que iremos trabalhar,
nossa tarefa hoje é:
Atividade proposta
- Assistir ao filme – Let´s Dance
Link do filme:
https://mega.nz/file/cptTBaBb#cDzfJS5X4Eg0ugnqNVSZ8FxQrydML3jnbbiBYGIKl1g
- Depois que assistirem ao filme, deverão identificar quais são os dois estilos de dança que são abordados nele..
05 - Aula direcionada
Dia - 27 de maio de 2020
- COPIEM AS PERGUNTAS NO CADERNO E RESPONDA ÀS QUESTÕES;
- IDENTIFIQUEM A ATIVIDADE COM O SEU NOME COMPLETO E SÉRIE;
- ENVIE A ATIVIDADE PARA O EMAIL DA ESCOLA OU POSTE A FOTO NO GRUPO.
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Dia - 20 de maio de 2020
- COPIEM AS PERGUNTAS NO CADERNO E RESPONDA ÀS QUESTÕES;
- IDENTIFIQUEM A ATIVIDADE COM O SEU NOME COMPLETO E SÉRIE E DATA;
- ENVIE A ATIVIDADE PARA O EMAIL DA ESCOLA OU POSTE A FOTO NO GRUPO.
Se cuidem!
Dia - 13 de maio de 2020
a) Na sua opinião, o aluno(a) precisa, necessariamente, saber jogar ou dançar? Justifique.
b) O que seria mais importante para o aluno(a) do que saber jogar ou dançar nas aulas de Educação Física?
2°) Segundo o texto, qual a conceituação que ele dá a Educação Física?
3°) As atividades realizadas nas aulas de Educação Física, elas visam através de oportunidades lúdicas, proporcionar o equilíbrio entre três aspectos, quais são eles?
4°) O que as aulas de Educação Física podem desenvolver nos alunos?
5°) De acordo com o texto, qual é o maior objetivo da Educação Física?
6°) Fale sobre o surgimento da Educação Física.
7°) Analisando a prática geral da Educação Física, podemos dizer que ela tem o poder de desenvolver alguns sentimentos, bem como ajudar aos alunos a aprenderem a lidar com eles. Quais sentimentos são esses? Dentre os que o texto destaca, escolha 4 e dê exemplos de situações que eles estiveram presentes em sua vida.
8°) O trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Física deve estar voltado para o que?
9°) Qual é o principal objetivo do trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Física?
ATENÇÃO:
- COPIEM AS PERGUNTAS NO CADERNO E RESPONDA ÀS QUESTÕES;
- IDENTIFIQUEM A ATIVIDADE COM O SEU NOME COMPLETO E SÉRIE;
- ENVIE A ATIVIDADE PARA O EMAIL DA ESCOLA OU POSTE A FOTO NO GRUPO.
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Dia - 06 de maio de 2020
Conteúdo: Educação Física
Série: 6° ano Turma: U
Nossa atividade de hoje, será baseada na atividade realizada por vocês na semana passada.
Com base no desenho que vocês fizeram em relação a pergunta "O que a Educação Física significa para vocês ou o que é Educação Física", vocês deverão:
Atividade proposta:
⇉ Escolher uma pessoa da sua casa que já vivenciou a atividade que vocês desenharam, em seguida deverão realizar as seguintes perguntas para ela:
- Quando brincou pela primeira vez com essa atividade?
- Qual foi o local que você teve o primeiro contato com essa brincadeira?
- Você gostava de vivenciá-la?
- Você ainda vivencia essa atividade? Se sim, onde você vivencia ela? Se não, por que deixou de vivenciá-la?
- O que você sentia quando praticava essa atividade?
- De que forma você praticava ela? Hoje em dia, essa atividade é realizada da mesma forma que antigamente?
- O que você aprendeu com essa atividade?
- Já viu a criança que está lhe entrevistando vivenciar essa atividade?
- Gostaria que ela tivesse a mesma experiência com essa atividade que você teve? justifique.
Dados do entrevistado
Nome:
Idade:
Grau de parentesco:
Obs: Caso, na sua casa não tenha ninguém que vivenciou a atividade que você desenhou, peça para que ela escolha uma atividade de educação física que marcou a vida dela e responda as perguntas acima.
↭↭↭↭-↭↭↭↭
Nos nossos últimos encontros, estávamos tentando dar um conceito a Educação Física a partir do conhecimento e da vivência de vocês. Várias ideias e conceitos surgiram, desde um jogar bola a uma atividade física que nos dar prazer e saúde.
⏩Nesse sentido, vocês deverão, a partir de um desenho nos dizer o que a Educação Física significa para você ou o que é a Educação Física. Em uma folha de caderno, folha de ofício, desenhem, pintem, façam dobraduras ou desenhos em 3d, usem a criatividade.
Obs: Como é uma atividade que não ficará no caderno, no retorno a sala, vocês deverão levá-la para explicar aos seus colegas o que fez e por que fez a arte escolhida.
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