domingo, 26 de abril de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA - ANA ALICE - 6 º ANO

Escola Municipal Professor Raimundo Guerra
Disciplina - Educação Física
Professora - Ana Alice Cavalcante

Olá, galerinha...


Com objetivo de estarmos mais próximos a vocês nesse período ao qual estamos passando de isolamento social, para resguardarmos e protegermos, a nós, a vocês e a toda a comunidade, do vírus (Covid-19), buscamos uma forma de interação para não deixá-los, de forma significativa, na ociosidade, para que possam buscar conhecimento, e para que vocês não esqueçam da gente, mesmo sabendo que vocês estão morrendo de saudades (risos). Nesse momento, estaremos organizando materiais, ou encaminhando pesquisas para que possam fazer assimilação ao conteúdo que já estava sendo abordado em sala. Esperamos o compromisso e a seriedade no fazer as atividades propostas.

Diferente das demais disciplinas, vocês não têm livro didático de Educação Física, então, nossas atividades serão realizadas com base no que já foi visto e discutido em sala, bem como, com pesquisas e novas orientações.

Todas as atividades encaminhadas deverão ser registradas no caderno e datada.
Para nosso acompanhamento, deverão fotografá-las e enviá-las ao e-mail -  raimundoguerrraescola@gmail.com, identificando no assunto: Disciplina/Nome/Série, ou ao grupo de whatsApp.
Ao retornarmos a sala de aula, estas serão debatidas, corrigidas e agregada uma nota.



34 - Aula direcionada 
Dia - 03 de Março de 2021


6º ano  03/03/21
Educação Física
Conteúdo – Esporte de precisão – Golfe

 

Em nossa aula de hoje, iremos conhecer de forma específica um esporte de precisão, o Golfe. 

O Golfe é uma modalidade esportiva individual ou em grupo, onde não há interação entre os adversários. A lógica desse esporte é centrada na comparação de desempenho dos jogadores, tendo como referência a eficiência em acertar os alvos, no caso do golfe, os buracos 

Golfe

O golfe é um desporto provavelmente britânico de origem escocesa e é inspirado num jogo. Consiste em arremessar, com ajuda de um taco, uma pequena bola ao longo de um percurso que termina num buraco, onde a bolinha deve cair.

Um pouco da história

A palavra golfe vem do inglês golf, que por sua vez provém do alemão kolbe, significando taco. Considerado um esporte de elite por muitas pessoas, sua real origem é bastante discutida, sendo que a mais considera é a sua criação pelos escoceses que já o praticavam por volta de 1400. Em 1457, o parlamento escocês, por ordem do rei Jaime II da Escócia, proibia a prática do golfe por considerá-lo um divertimento que afetava os interesses do país.

Alguns historiadores tentam atribuir aos ingleses a criação deste esporte. Outras origens são conhecidas, um antigo jogo romano chamado Paganica (o jogo dos camponeses), era praticado nos séculos XVII, XVIII e início do XIX, com uma bola de pele ou couro cheia de penas e com uma vara curva, lembrando bastante o golfe. 

O jogo

O golfe é jogado em campos de relva ou em parques apropriados, com um ou mais percursos delimitados. O objetivo do jogo consiste em sair de um local determinado, em campo aberto, e embocar a bola no menor número de tacadas possível, em buracos estrategicamente colocados em distâncias variadas. O jogo normalmente é disputado em percurso de 18 buracos, e, numa competição, quem totalizar o menor número de tacadas ao término dos 18 buracos é o vencedor. Para dificultar a tarefa, o trajeto até o buraco pode incluir pequenos lagos, poços de areia, árvores e locais com relva mais alta.

O golfe pode ser jogado individualmente ou em grupos de dois a quatro jogadores, e tem como particularidade a ausência de um "adversário" propriamente dito, o único adversário do golfista é o próprio campo, uma vez que não há nada que ele possa fazer no sentido de dificultar o desempenho de outros jogadores. O resultado depende de seu esforço individual e sorte, e cada golfista luta para baixar a sua pontuação total no campo.

O número de tacadas de cada jogador é acumulado e vence quem completar os 18 buracos com um menor número de tacadas. Os jogadores caminham ao ar livre pelo menos quatro quilômetros por jogo. Uma partida costuma durar em média quatro horas.

Quando a bola durante o jogo cair em locais adversos para a jogada, por exemplo, dentro de um lago perto do campo, o jogador poderá tirá-la e colocá-la o mais próximo do local onde a bola caiu. Por isso, receberá a penalidade de uma tacada extra. Caso o obstáculo seja uma banca de areia, não há nenhuma penalidade, o jogador tem de jogar dentro desse obstáculo.

 

Materiais

Taco, bola, luva e tee (pino que apoia a bola para a tacada inicial).

A bola normalmente é branca e a camada exterior que a cobre tem uma serie de "covinhas", cerca de 500, para lhe aumentar o efeito de aerodinâmica.

Especificações técnicas da bola - o diâmetro da bola não pode ser inferior a 42,67 mm, nem a sua massa ser superior a 45,93 gramas.

 

Campo do jogo

Cada buraco inclui uma área de terreno inicial (tee) e uma área final (green), na qual se encontra o buraco propriamente dito. Há ainda o corredor do campo de golfe entre o Tee e o Green (Fairway).

Entre as duas áreas existem diversos tipos padronizados de terreno e obstáculos, e cada buraco possui uma configuração única.

 

1-      Área inicial campo de golfe

2-      Perigo de água

3-      Grama alta, árvore e arbustos dificultando a execução da tacada

4-      Fora dos limites

5-      Bancadas de areia

6-      Perigo de água

7-      Raia principal de cada buraco, onde a grama tem um corte que possibilita boas tacadas.

8-      Área nobre do campo, onde ficam os buracos, a grama é mais rala para que a bola deslize bem.

9-      Bandeira

10-   Buraco para entrada da bola

 

Hole in one é a jogada na qual o golfista acerta a bola no buraco com apenas uma tacada.

 

Par do buraco

Conforme a distância, há buracos de par três (até 228 m), par quatro (até 430 m) ou par cinco (mais de 430 m). Para as mulheres, as distâncias são um pouco menores.

 

Par do campo

A somatória total do par de todos os buracos é chamada de par do campo. Se um campo tem par 71, quer dizer que um jogador regular deve, ao término dos 18 buracos, totalizar o mais próximo possível de 71 tacadas. Quando o par é 71 e o jogador termina os 18 buracos em 70 tacadas, é comum dizer que fez "um abaixo do par"; se terminou com 69, "dois abaixo do par", e assim por diante. No mesmo par 71, se marcar 72, diz "um acima do par"; 73, "dois acima do par", e assim sucessivamente.

 

Atividade proposta

1- De acordo com o texto, vimos q o golfe é um esporte de precisão, e trabalhado de forma individual ou em grupo, onde não há interação com os adversários. Diante dessa situação, qual a lógica desse esporte?

2- Em que consiste o jogo de golfe, ou seja, com o que, e como ele é jogado?

3- Qual a origem do golfe?

4- Onde é realizado o jogo de golfe e qual o objetivo do jogo?

5- Normalmente, o jogo é disputado em um percurso com quantos buracos?

6- O que é preciso para vencer uma partida de golfe? 

7- Quais são os materiais utilizados no jogo de golfe?

8- Como se chama o terreno inicial da partida e a área final?

9- O que significa Hole in one?

10- A distância entre os buracos em um jogo de golfe é o mesmo para homens e mulheres?


Vídeo - Golfe

https://www.youtube.com/watch?v=TPOU_dU5nbw&feature=youtu.be



33 - Aula direcionada 
Dia - 24 de Fevereiro de 2021



6º ano  24/02/21
Educação Física
Conteúdo – Esporte de precisão

 

Os esportes de precisão são conhecidos como esportes SEM interação (interferência) entre adversários, ou seja, os participantes não podem interferir na ação de seus adversários durante um jogo ou prova.

Nos esportes de precisão, busca-se com um arremesso ou o lançamento de um objeto, procurar acertar um alvo específico estático ou em movimento levando em consideração o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa (maior ou menor do que o adversário) ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo (mais perto ou mais longe do que o adversário conseguiu deixar).

 

Atividade

1º) De acordo com o texto acima, os esportes de precisão, são conhecidos como esportes sem interação e sem interferência entre os adversários. Numa competição de esportes de precisão, o que os participantes não podem fazer em relação aos seus adversários?

2º) O que se busca nos esportes de precisão com o arremesso ou lançamento de um objeto?

3º) Diante do exposto, no seu bairro ou cidade, qual esporte você identificaria como esporte de precisão? Explique como ele é jogado.

4º) Nesse período de pandemia e isolamento social, você consegue praticar algum esporte de precisão? Se sim, qual? Se não, por quê?

4º) Pesquise na internet um esporte de precisão, fale a sua história e explique como ele é jogado.




32 - Aula direcionada 
Dia - 17 de Fevereiro de 2021

6º ano  17/02/21
Educação Física
Conteúdo – Esporte de precisão

Olá, galerinha, boa tarde!

Os esportes, podem ser classificar em esportes de precisão, de marca, de invasão, técnico-combinatórios, de rede/parede, de campo e taco e de combate. Iniciaremos nosso estudo, respondendo a uma perguntinha e realizando uma pesquisa sobre os esportes de precisão, pois será nosso foco de estudo.

 

Atividade

1º) Já ouviu falar em Esporte de Precisão? Se sim, o que? Se não, o que vocês imaginam que possam ser esportes de precisão?

2º) Pesquise na internet o que são esportes de precisão e diga alguns exemplos deles.




31 - Aula direcionada 
Dia - 10 de Fevereiro de 2021

6º ano  10/02

Educação Física

Conteúdo – Esporte

Esporte

Se alguém perguntasse a você “o que é esporte?”, o que você responderia?

O termo esporte se refere a qualquer tipo de prática que esteja vinculada a Federações e Confederações, cujo papel é o de regulamentar as regras dessa prática. Isso significa que as regras de um esporte são fixas e nunca podem ser modificadas durante um campeonato. Aliás, esse é outro objetivo das federações: organizar campeonatos, cujos campeões sempre têm em vista o prêmio, que pode ser dinheiro, medalhas ou troféus, por exemplo. Dessa explicação podemos extrair quatro características que são fundamentais para dizer se determinada prática é um esporte: 1) ter regras fixas; 2) a subordinação dessa prática a algum órgão oficial; 3) é uma atividade competitiva; 4) o atleta está sempre em busca de um tipo de recompensa maior do que o prazer de praticar o esporte: ele é um profissional que ganha a vida (ou pretende ganhar, no caso de atleta amadores) por meio do esporte, seja com patrocínio ou com os prêmios dados nas competições.

“Fica fácil entender, então, porque a fórmula 1 ou o xadrez são considerados tipos de esporte...”

A partir dessa ideia sobre o que é esporte, você deve estar se perguntando: “o basquete que eu jogo na escola, então, não é esporte?”. Essa é uma pergunta interessante, até porque, a prática esportiva dentro da escola não é novidade.

O esporte é um dos muitos conteúdos que o professor deve trabalhar nas aulas de Educação Física, como mostram os PCN’s de Educação Física. Porém, existe uma discussão entre os especialistas dessa área, que afirmam que o esporte deve ser trabalhado de uma forma adaptada na escola. Isso significa que vocês, alunos, podem mudar as regras do jogo, quando todos os participantes da atividade estiverem de acordo; significa também que quando o esporte é apresentado na escola, não precisa ser necessariamente competitivo; e mais que isso: nas aulas de Educação Física não tem medalha! O que importa é aprender e se divertir! É por esses motivos que Valter Bracht, no seu livro “Aprendizagem social e Educação Física”, denomina essa prática de “esporte da escola”, já que o objetivo é que o aluno vivencie as práticas esportivas visando o prazer e não a competição. É por isso que o basquete da sua aula é sim um esporte, mas é um esporte apropriado para ser trabalhado de acordo com objetivos educacionais.

 O esporte pode se classificar em três tipos: Esporte-educação, esporte-participação e esporte-performance.

 


Rondinelli, Paula.
Colaboradora Brasil Escola – Texto adaptado.

O esporte, se trabalhado de forma adequada, competente e responsável é uma ferramenta de grande importância para a educação de crianças, jovens e adultos, pois tem o poder de desenvolver valores morais e éticos, como competição e cooperação, saber ganhar e saber perder, trabalho em equipe, tolerância, disciplina, companheirismo, solidariedade, honestidade, paciência, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde do praticante.

Atividade

1º) De acordo com os texto, de forma podemos conceituar o Esporte?

2º) Durante um campeonato oficial, as regras dos esportes podem ser modificadas?

3º) Quem são os responsáveis palas mudanças das regras oficiais dos esporte?

4º) Diga as quatro características que determinam se uma determinada prática é considerada esporte:

5º) De acordo com texto existe uma discussão que afirma que o esporte deve ser trabalhado de uma forma adaptada na escola, diga quais são os pontos que permitem essa adaptação.

6º) O texto relata que Valter Bracht denomina essa prática de esporte adaptado na escola de “Esporte da escola”, para ele qual é o objetivo dessa prática?

7º) O esporte pode ser classificado em três tipos, quais são eles?

8º) O esporte se trabalhado de forma adequada, competente e responsável é uma ferramenta de grande importância para a educação de crianças, jovens e adultos, justifique essa informação a partir do texto.

9º) Na atividade da semana passada, pedi que me explicasse, com suas palavras o que era esporte. Depois de ter feito a leitura desse texto, a sua resposta da atividade da semana passada se aproxima do conceito de esporte abordado nesse texto? Por que?




30 - Aula direcionada 
Dia - 03 de Fevereiro de 2021

6º ano - 03/02/21
Educação Física
Retomada de aulas (ano letivo 2020)

Boa tarde, galerinha!!
Como passaram as férias? Espero que tenham curtido e se cuidado também!!!
Vamos retornar nossas orientações. Sei que não é como gostaríamos e nem é fácil, mas essa é nossa única opção no momento, e que possamos aproveitar o que cada professor está se esforçando para fazer, dentro dos limites e possibilidades de cada um.

Para essa semana, elaborei um questionário com questões pessoais, bem leve. Só para tentarmos refletir um pouco...

Atividade

1º) Diante de tudo que passamos em 2020 e ainda estamos enfrentando em 2021, você foi/está sendo afetado de alguma forma? Explique.

2º) Como você se sente diante de tantos acontecimentos? Explique.

3º) O que você tem feito para conseguir manter o isolamento? Você está fazendo isolamento?

4º) O que você, eu e nós enquanto sociedade, podemos fazer para que o vírus não se espalhe?

5º) Você é a favor do retorno das aulas presenciais? Por que?

6º) Você acredita que nossa escola tenha suporte necessário para a volta as aulas e que todos fiquem protegidos? Me diga o que é necessário ter na escola para nossa proteção.

7º) Na sua opinião, os alunos e a comunidade escolar conseguirão manter os cuidados básicos? Explique.

8º) E em relação a sua saúde? Como você está? Está se cuidado?

9º) E a sua alimentação, como está? O que tem feito parte da sua alimentação?

10º) Fazendo uma comparação, antes da pandemia, durante a pandemia e nas férias (também em pandemia), como você avalia sua frequência em atividades físicas? Em qual desses períodos você estava mais ativo? Em qual deles você se sentiu melhor?






29 - Aula direcionada 
Dia - 18 de Novembro de 2020

6º ano  18/11
Educação Física
Conteúdo – Esporte

Boa tarde, galerinha!!
Começaremos hoje a estudar o conteúdo “Esporte”.
E antes de iniciarmos o conteúdo propriamente dito, se faz necessário sabermos o que vocês sabem sobre este conteúdo.
Então, preciso que respondam as perguntas a seguir, para poder saber o entendimento que vocês têm em relação ao esporte.
 
Questões:
1º) Sem dar exemplos de esportes, tente me explicar com suas palavras o que é o Esporte.
2º) O esporte está presente em nossa vida? De que forma ele está presente?
3º) Você já praticou algum esporte? Qual?
4º) Você já praticou algum esporte com seus familiares? Qual?
5º) Na sua opinião, qual o esporte mais praticado no mundo? E no Brasil?
6º) Qual o esporte que você mais observa ser praticado na sua cidade?
7º) Na sua opinião, a pratica esportiva pode trazer algum benefício para nossa vida?




28 - Aula direcionada 
Dia - 11 de Novembro de 2020

6º ano  11/11
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas


Boa tarde, galerinha!
Para nossa aula de hoje, teremos uma atividade de revisão sobre as capacidades físicas básicas, conteúdo ao qual estudamos nas últimas aulas.

A atividade de revisão será feita através do google form. 
Não deixem de identificar o seu nome, a sua escola e a sua série, essas informações são essenciais para correção.

Link para a atividade de revisão 👇



!Atenção! 💣

A partir dessa semana, passaremos a orientar duas tarefas por semana (podendo ser atividade de revisão, pesquisa, projeto, produção de texto, ou outra metodologia decidida pelo professor), essa decisão foi tomada ontem em reunião junto com a direção da escola. Decisão tomada para que pudéssemos garantir a carga horária necessária para conclusão do ano letivo 2020. 


Aula extra

Atividade proposta

Das capacidades físicas estudadas força, flexibilidade, agilidade, velocidade, resistência e equilíbrio”, elabore um texto com o mínimo de 15 linhas falando a sua opinião sobre as capacidades físicas, qual a importância delas para a nossa vida, para além disso, escolha uma das capacidades físicas, a que mais lhe chamou a atenção e que você gostou, fale especificamente sobre ela, e de que forma ela está presente na sua vida e na sua rotina diária.


27 - Aula direcionada 
Dia - 04 de Novembro de 2020

6º ano  04/11
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas – Velocidade

 

Atividade proposta:

De acordo a vivência dos exercícios propostos na semana passada, responda as seguintes perguntas:
 
1º) Explique a partir dos seus conhecimentos e do que aprendeu, o que é velocidade.
2º) De que forma a capacidade física velocidade está presente no nosso cotidiano? É comum utilizarmos a velocidade? Dê alguns exemplos.
3º) Realizou a prática das atividades orientadas na semana passada? Quantos dias conseguiu realizá-las?
4º) Conseguiu diminuir o tempo de execução dos exercícios? Quais foram os registros dos tempos das atividades que realizou?
5º) Conte-me como foi a sua experiência com a vivência dos exercícios propostos. Quais foram as sensações corporais sentidas, e quais são os benefícios para sua vida?




26 - Aula direcionada 
Dia - 28 de Outubro de 2020


6º ano  28/10
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas – Velocidade

 

Dando continuidade e finalizando as capacidades físicas básicas, hoje, iremos estudar a capacidade “Velocidade”.

A “Velocidade” é a capacidade de execução de um movimento ou cobertura de uma distância no menor tempo possível ou com a capacidade de realizar um esforço de máxima frequência e amplitude de movimentos durante um curto tempo ou reagir rapidamente a um sinal.

Podemos observar a velocidade em muitas atividades esportivas e recreativas, assim como no nosso cotidiano. Nas atividades esportivas, a velocidade aparece no futebol, no atletismo, no basquete, no vôlei, na natação. Nas atividades recreativas, está nos jogos como pega-pega, pique-bandeira. Em nosso cotidiano, aparecem em situações como “atravessar a rua correndo”, “correr porque começou a chover”.

A velocidade está divida em três:

- Velocidade de reação – tempo requerido para ser iniciada uma resposta a um estímulo específico.

- Velocidade de deslocamento ou velocidade do movimento – capacidade máxima de um indivíduo deslocar-se de um ponto para o outro, sendo importantíssima nos esportes coletivos e no atletismo (provas de velocidade).

- Velocidade de movimento dos membros (superiores ou inferiores) – a habilidade de mover os braços ou pernas tão rápido quanto possível.

 Agora vamos trabalhar a capacidade física “velocidade” na prática?

Corra para o whatApp que lá tem todas as orientações e vídeos.

Boa aula!



25 - Aula direcionada 
Dia - 21 de Outubro de 2020


6º ano
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas – Equilíbrio
 
Atividade proposta
De acordo a vivência dos exercícios propostos na semana passada, responda as seguintes perguntas:
 
1- Explique com suas palavras o que é a capacidade física equilíbrio?
2 – O equilíbrio é necessário para o nosso corpo? Por quê?
3 – Em quais situações do nosso cotidiano, precisamos de equilíbrio?
4 – Ao iniciar os exercícios de equilíbrio, como estava o seu? Estava bom ou precisava melhorar? Explique.
5 – Quais foram as sensações corporais que sentiu ao executar os exercícios? Explique.
6 – Conseguiu executar todos os exercícios com o tempo de 30 segundos? Se a resposta for negativa, qual exercício não conseguiu fazer no tempo solicitado?
7 - Teve alguma dificuldade? Qual?



24 - Aula direcionada 
Dia - 14 de Outubro de 2020

6º ano  14/10
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas – Equilíbrio

Olá, galerinha, boa tarde! Estudaremos hoje o Equilíbrio, finalizando assim, as capacidades físicas básicas.

O Equilíbrio é a capacidade de sustentar o corpo em uma posição na qual a ação da gravidade exerce grande influência, ela é desenvolvida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade.

É uma das capacidades físicas mais importantes e precisamos dele em diferentes situações: ficar em pé, andar, andar de bicicleta, de patins, de skate, etc. É a capacidade de manter o corpo estável em uma posição estática ou em movimento.

Os principais órgãos responsáveis pelo equilíbrio são o labirinto do ouvido interno e o cerebelo, que tem influência no equilíbrio por ser responsável pela coordenação de todos os movimentos. A posição da cabeça nas atividades é importante para a manutenção ou perda do equilíbrio. Observe uma bailarina quando faz giros, ela está sempre olhando para um ponto fixo e só gira a cabeça após o corpo girar, sem tirar o olho do ponto.

Há alguns tipos de equilíbrio.

O equilíbrio dinâmico é aquele que o indivíduo mantém equilibrando-se durante um movimento. Por exemplo, quando andamos de bicicleta, quando andamos em um muro, quando corremos.

O equilíbrio estático é a capacidade de equilibrar-se em uma posição estática, sem movimento. Esse equilíbrio está presente ao ficarmos de pé por exemplo.

O equilíbrio de recuperação é a capacidade de recuperar o equilíbrio em uma posição específica, após sofrer um desequilíbrio. Por exemplo, quando um ginasta sai da barra fixa, ou cavalo, após um salto, e tem que cair de pé, sem mover os dois pés para frente ou para trás.


Vamos vivenciar essa capacidade física? Como será que anda o seu equilíbrio? Já prestou atenção no seu equilíbrio ou na falta dele? (Questionamentos apenas para refletirem, não precisa responder) 
Corra para o WhatsApp que as orientações para aula prática estão lá.


23 - Aula direcionada 
Dia - 07 de Outubro de 2020

6º ano  07/10
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas – Força

Para nossa aula de hoje, iremos responder a uma atividade referente a aula passada. 

Atividade

De acordo a vivência dos exercícios propostos na semana passada, responda as seguintes perguntas:

1º) Explique o que é a capacidade física força.

2º) De que forma a capacidade física força está presente no nosso cotidiano? É comum utilizarmos a força? Dê alguns exemplos.

3º) Realizou a prática das atividades orientadas na semana passada? Quantos dias conseguiu realizá-las?

4º) Conte-me como foi a sua experiência com a vivência dos exercícios propostos. Quais foram as sensações corporais sentidas, e quais são os benefícios para sua vida?



22 - Aula direcionada 
Dia - 30 de Setembro de 2020

6º ano  30/09
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas – Força
 

Olá, galerinha!

Dando continuidade ao estudo sobre as capacidades físicas básicas, hoje, iremos trabalhar a capacidade física - Força.

Vamos relembrar que capacidade física é essa? Força é a capacidade de vencer determinada resistência por meio da contração muscular, ou seja, permite deslocar um objeto, o corpo do parceiro ou próprio corpo através da contração dos músculos. Podemos desenvolver a força com o auxílio de objetos de pesos ou até mesmo com o peso do próprio corpo.


Entendido a capacidade física "Força", vamos tentar desenvolvê-la na prática? Corre para o nosso grupo do WhatsApp que lá tem todas as orientações.


21 - Aula direcionada 
Dia - 23 de Setembro de 2020

6º ano – 23/09
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas- Resistência


Nossa atividade para hoje, é referente a nossa aula da semana passada, e sobre a sua vivência na prática dos exercícios orientados sobre resistência.

Atividade orientada

1º) A partir do que você entendeu, me explique o que é resistência.
2º) De que forma você pode desenvolver a resistência?
3º) Realizou a atividade prática proposta na semana passada de resistência? Conte-me como foi sua experiência.
4º) Conseguiu aumentar o tempo de execução da atividade proposta? Por dia, aumentou quanto tempo? E ao final dos dias de prática, conseguiu realizar por quanto tempo?



20 - Aula direcionada 
Dia - 16 de Setembro de 2020

6º ano  16/09
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas - Resistência

Dando continuidade as capacidades físicas, iremos estudar hoje a Resistência.

A “Resistência” é a capacidade de realizar trabalho muscular com uma dada intensidade e durante um determinado período de tempo. O principal fator limitante e que simultaneamente afeta o resultado é a fadiga. Considera-se que um atleta tem uma boa resistência quando não se cansa facilmente ou ainda quando consegue continuar a realizar um determinado movimento em estado de fadiga. Dentro do complexo das capacidades motoras, a resistência é a capacidade que deve ser desenvolvida em primeiro. Sem uma boa resistência é difícil repetir suficientemente outros tipos de treino de modo a desenvolver outros componentes da aptidão física.

Tipos de resistência:

Resistência anaeróbica – é a capacidade de execução de determinada atividade com alta intensidade em um curto espaço de tempo. O desenvolvimento da resistência anaeróbica em atletas de alto nível possibilita o prolongamento dos esforços máximos mantendo a velocidade e o ritmo do movimento, mesmo com crescente débito de oxigênio, da consequente fadiga muscular e o aparecimento de uma solicitação mental progressiva.

Resistência aeróbica – esse tipo de resistência permite manter o esforço de intensidade moderada durante longo tempo, com equilíbrio entre o que se capta de oxigênio e o que se consome.

A maratona, as corridas de longa distância do atletismo, como a prova de 10 mil metros, a marcha atlética, o triatlo, o duatlo, a natação de longa distância são exemplos de atividades físicas que requerem bons níveis de resistência aeróbica.

Entendido a capacidade física "resistência", vamos tentar desenvolvê-la na prática? Corre para o nosso grupo do WhatsApp que lá tem todas as orientações.



19 - Aula direcionada 
Dia - 09 de Setembro de 2020

Aula dia 09/09
Educação Física
Conteúdo – Condicionamento físico – capacidades físicas - Agilidade

Atividade

1º) De acordo com a vivência dos exercícios propostos na semana passada, responda as seguintes perguntas:
a)      Com suas palavras, de forma você me explica o que é agilidade?
b)     Qual a melhor forma para treinarmos a agilidade?
c)      Na sua opinião, quais são os benefícios que a agilidade pode trazer para nossa vida?
2º) Pedi que realizassem a sequência de exercícios propostos no vídeo postado em nossa última aula, durante toda a semana. Conseguiram realizá-los durante toda a semana? Quantos dias?
3º) Contem-me como se sentiram com a prática diária dos exercícios.


18 - Aula direcionada 
Dia - 02 de Setembro de 2020


6º ano
Aula dia 02/09
Educação Física
Conteúdo – Ginástica de condicionamento físico / capacidades físicas - Agilidade

Para hoje, nós iremos estudar a capacidade física agilidade.

Vamos lembrar o que é a Agilidade? Agilidade é a capacidade de mudar de direção rapidamente, ou seja, permite que o corpo mude de direção no menor tempo possível. A agilidade depende da velocidade, força e flexibilidade para um melhor resultado.


Os vídeos serão postados no grupo, assim como todas as orientações.


17 - Aula direcionada 
Dia - 26 de Agosto de 2020

Aula dia 26/08
Educação Física
Conteúdo – Ginástica de condicionamento físico – Capacidades físicas - Flexibilidade

Boa tarde, galerinha!!!
Para hoje, temos uma atividade referente a nossa aula da semana passada.

Atividade
1º) De acordo com a nossas últimas aulas respondam:
a)      Com suas palavras, de forma você me explica o que é flexibilidade?
b)     Qual a melhor forma para treinarmos a flexibilidade?
c)      Na sua opinião, quais são os benefícios que a flexibilidade pode trazer para nossa vida?
2º) Pedi que realizassem a sequência de exercícios propostos no vídeo postado em nossa última aula, durante toda a semana. Conseguiram realizá-los durante toda a semana? Quantos dias?
3º) Contem-me como se sentiram com a prática diária dos exercícios.





16 - Aula direcionada 
Dia - 19 de Agosto de 2020



Educação Física
Conteúdo – Ginástica de condicionamento físico / Capacidades físicas - Flexibilidade

Semana passada estudamos os conceitos e a classificação das capacidades físicas.
Ainda lembram o que é e quais são as capacidades físicas? 
Pois vamos relembrar, as capacidades físicas são qualidade físicas motoras presentes no nosso corpo que podem ser treinadas e aperfeiçoadas, são elas: força, flexibilidade, agilidade, velocidade, resistência e equilíbrio.

Escolhi para trabalharmos hoje, a capacidade física FLEXIBILIDADE.
A flexibilidade é a capacidade de realizar movimentos articulares na maior amplitude possível.
E de que forma podemos treinar e aprimorar a flexibilidade? A melhor forma de se desenvolver, treinar e aperfeiçoar a flexibilidade é com o alongamento. 
O alongamento promove o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem seu comprimento. Quanto mais alongado o músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade.


Postarei no grupo um vídeo com o desenvolvimento do alongamento com objetivo de desenvolver a flexibilidade.



15 - Aula direcionada 
Dia - 12 de Agosto de 2020
Educação Física
Conteúdo – Ginástica de condicionamento físico

Nas últimas aulas, optei por trabalharmos com algumas imagens que representavam as capacidades físicas básicas, fiz isso para que vocês se familiarizassem com elas para posteriormente conseguirem entender de forma mais fácil o que são essas capacidades físicas e de que forma elas são exigidas em nosso corpo.
Vamos lá...
Mas o que são capacidades?
As capacidades físicas são definidas como qualidades físicas motoras que podem ser treinadas e aperfeiçoadas no corpo humano, classificadas em: força, flexibilidade, agilidade, velocidade, resistência e equilíbrio.

- Força: capacidade de vencer determinada resistência por meio da contração muscular, ou seja, permite deslocar um objeto, o corpo do parceiro ou próprio corpo através da contração dos músculos.
- Flexibilidade: é a capacidade de realizar movimentos articulares na maior amplitude possível.
- Agilidade: é a capacidade de mudar de direção rapidamente, ou seja, permite que o corpo mude de direção no menor tempo possível. A agilidade depende da velocidade, força e flexibilidade para um melhor resultado.
- Velocidade: é a capacidade de realizar ações vigorosas em um curto intervalo de tempo, ou seja, permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal.
- Resistência: é a capacidade de manter o esforço físico durante um longo intervalo de tempo, ou seja, permite efetuar um esforço durante um tempo considerável, suportando a fadiga dele resultante e recuperando com alguma rapidez.
- Equilíbrio: é a capacidade de sustentar o corpo em uma posição na qual a ação da gravidade exerce grande influência, ela é desenvolvida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade.

Atividade proposta


Pesquisem imagens que representam cada uma das capacidades físicas básicas, essas imagens podem ser coladas no caderno, se não tiverem revistas ou livros para fazerem essa pesquisa e colagem, pesquisem na internet e enviem, identificando cada capacidade física. Para que não enviem muitas fotos, podem fazer montagem, ou seja, todas as imagens das capacidades físicas em uma só imagem.


14 - Aula direcionada 
Dia - 05 de Agosto de 2020

Aula dia 05/08
Educação Física
Conteúdo – Ginástica de condicionamento físico

Ainda baseado nas imagens que vimos em nossa última aula, vamos tentar identificar algumas capacidades físicas básicas. Vale salientar que as capacidades físicas são definidas como qualidades físicas motoras que podem ser treinadas e aperfeiçoadas no corpo humano, classificadas em: força, flexibilidade, agilidade, velocidade, resistência e equilíbrio.
                                                                     



Responda:
1- Tente me dizer qual das imagens representa as capacidades físicas básicas: força, flexibilidade, agilidade, velocidade, resistência e equilíbrio.




13 - Aula direcionada 
Dia - 22 de Julho de 2020


Aula dia 22/07
Educação Física
Conteúdo – Ginástica de condicionamento físico

Hoje iniciaremos o conteúdo de ginástica de condicionamento físico. Para isso precisamos conhecer primeiro as capacidades físicas.

Já ouviu falar em capacidades físicas?  

Vamos observar as imagens abaixo:



A partir das imagens acima, vamos conversar respondendo as questões:
1 – Consegue me dizer a qual esporte ou exercício físico as imagens acima se referem? Se sim, quais são eles?
2 – O que você acha que esses esportes e exercícios físicos estão exigindo de cada atleta? Tente explicar.
3 – Na prática de algum esporte, ou exercício físico ou até mesmo no seu dia a dia, consegue perceber se o que foi exigido de cada atleta nas imagens, já chegou a ser exigido de você? O quê?




12 - Aula direcionada 
Dia - 15 de Julho de 2020


Disciplina: Educação Física
Professora: Ana Alice
Conteúdo- Danças Urbanas - movimento hip-hop/Grafite

Ainda falando sobre o grafite como um dos quatro elementos do hip-hop, assistam ao vídeo e, em seguida realizem a atividade proposta.


Atividade proposta:
Além dos grafites apresentados no vídeo, pesquisem outros tipos de grafites, se inspirem e reproduzam ou criem seu próprio grafite. O seu grafite pode ser feito de forma adaptada no seu caderno, em folha de ofício, em alguma roupa sua, ou em alguma parede de sua casa, entre outros. Usem a criatividade.




11 - Aula direcionada 
Dia - 08 de Julho de 2020


Disciplina: Educação Física
Professora: Ana Alice
Conteúdo- Danças Urbanas - movimento hip-hop/Grafite

Aula passada vocês fizeram uma pesquisa sobre os quatro pilares que compõem o movimento hip-hop.
Desses quatro pilares, selecionei um deles para aprofundarmos nosso conhecimento, o Grafite.

Leia o texto, em seguida, responda as questões propostas.

Hip-hop - Grafite
Grafite
Uma das artes que está presente de forma significativa nas Danças Urbanas, é o Grafite.
Vamos conhecer um pouco sobre ele:
Grafite
O grafite surgiu na década de 1970, em Nova Iorque, quando alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade. Essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.
O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.
Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.
Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;
• Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
• Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo.
• Tag: é a assinatura de grafiteiro.
• Toy: é o grafiteiro iniciante.
• Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.
Texto por: Eliene Percília.

Atividade proposta:
1°- Já tinha ouvido falar sobre o Grafite? Se sim, o que?
2°- Mesmo que ainda não conhecesse, já tinha visto alguma arte de Grafite e agora conseguiu relacionar a essa arte?
3°- Já viu alguma arte de Grafite na nossa cidade?
4°- De acordo com o texto, o que é Grafite?
5°- Onde essa arte, geralmente, é produzida?
6°- O grafite está diretamente relacionada ao movimento Hip Hop, para esse movimento, qual o significado do grafite?




10 - Aula direcionada 
Dia - 01 de Julho de 2020


Disciplina: Educação Física
Professora: Ana Alice
Conteúdo- Danças Urbanas - movimento hip-hop

Aula passada fizemos uma pesquisa sobre as danças urbanas, hoje iremos estudar o movimento hip-hop que faz parte da categoria das danças urbanas.

O movimento hip-hop

Trata-se de um movimento cultural complexo, composto de múltiplas vertentes, como a dança a música e a arte. Manifestação cultural precedente dos guetos estadunidenses, o hip-hop tem ganhado as ruas de diversas cidades do mundo, agregando um forte significado a sociedade contemporânea (VALDERRAMAS; HUNGER, 2009), em especial entre os jovens. Há portanto, uma aproximação com a vida cotidiana da juventude, associando temas relacionados a seus problemas e projetos de vida.
O hip-hop possui basicamente quatro pilares: 1. O Dj; 2. O Mc; 3. O break e 4. O Grafite.

Atividade proposta:

Pesquise e explique os 4 pilares (Dj, Mc, Break e Grafite) que compõe o movimento hip-hop.



09 - Aula direcionada 
Dia - 23 de Junho de 2020



Disciplina: Educação Física
Professora: Ana Alice
Conteúdo- Danças Urbanas

Para que o nosso conhecimento sobre as danças urbanas se desenvolva de forma mais significativa, e que vocês tenham uma facilidade maior de identificação sobre danças urbanas, realizaremos uma pesquisa sobre esse estilo de dança.

Atividade proposta:
Pesquisa
- História das danças urbanas (nela deverá conter)
 * Onde e quando surgiu;
 * A cultura que mais aborda esse estilo;
 * O contexto ao qual essa dança se desenvolveu;
 * Local que geralmente essas danças são realizadas;
 * Estilos ou movimentos de dança que elas abordam:
 * Características dessa dança.


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08 - Aula direcionada 
Dia - 17 de Junho de 2020


Conteúdo: Danças urbanas – hip-hop
Série: 6º ano Turma: U


Assistimos ao filme Let´s dance, e conseguimos identificar dois estilos de danças, o Balé e as Danças Urbanas, no caso o Hip hop. O objetivo do filme seria para que vocês conhecessem um pouco sobre as danças urbanas, estilo difícil de ser encontrado na nossa região. O filme abordou o movimento Hip-hop, mas antes de adentrarmos no movimento Hip-hop propriamente dito, buscaremos entender um pouco mais sobre o que vocês conhecem por danças urbanas.

Atividade proposta:

1º) Já tinham ouvido falar sobre danças urbanas? O quê?
2º) Já assistiu a alguma apresentação de danças urbanas?
3º) Já vivenciou alguma dança urbana?
4º) O que você achou sobre a dança urbana apresentada no filme? Explique.


07 - Aula direcionada 
Dia - 10 de Junho de 2020

Conteúdo: Dança – hip-hop
Série: 6º ano Turma: U


Boa tarde!!

Na semana passada encaminhei um link para que vocês assistissem ao filme Let’s dance, conseguiram identificar os dois estilos de dança abordados no filme?

 Ainda baseado nele, no filme, hoje iremos responder a algumas questões.

Qualquer dúvida, é só falar.

Lembrando que qualquer pergunta deverá ser feita no grupo, pois a sua dúvida poderá ser a do seu colega.

Hoje vou querer o retorno da atividade, então, até as 17H vocês deverão fazer a atividade no caderno, com seu nome, turma, data e a disciplina, bater uma foto postar aqui no grupo. Se por algum motivo, não tiver como fazer hoje até o horário marcado, façam e enviem na nossa aula da próxima semana.



Atividade proposta:
- A partir do filme assistido em sala “Let´s dance”, esta atividade tem como objetivo analisá-lo e associá-lo ao conteúdo didático.

Questões:
1º) Qual é o tema (enredo, assunto principal que o filme aborda) do filme?
2º) O que os realizadores do filme tentaram nos contar?
3º) Eles conseguiram passar a sua mensagem? Justifique.
4º) Quais eram os tipos de dança tratados no filme?
5º) Dos tipos de danças abordados no filme, qual deles se encaixava no estilo de danças urbanas?
6º) Qual é a principal característica do estilo de dança urbana apresentado no filme, e o que a diferenciava do outro estilo de dança abordado?
7º) Foi possível perceber o que os dançarinos sentiam ao praticar a dança? Justifique.
8º) Já viram, em nossa cidade, o estilo de dança urbana apresentado no filme?
9º) Quais são as possíveis aprendizagens que as danças urbanas podem nos proporcionar?



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06 - Aula direcionada 
Dia - 03 de Junho de 2020


Conteúdo: Dança – hip-hop
Série: 6º ano Turma: U


Hoje, iniciaremos nosso estudo sobre o movimento Hip-hop
Para que fique mais fácil a compreensão sobre o estilo de dança que iremos trabalhar, nossa tarefa hoje é:

Atividade proposta

- Assistir ao filme – Let´s Dance

Link do filme:

https://mega.nz/file/cptTBaBb#cDzfJS5X4Eg0ugnqNVSZ8FxQrydML3jnbbiBYGIKl1g

OBS. Quem tiver netflix, o filme está disponível lá.

- Depois que assistirem ao filme, deverão identificar quais são os dois estilos de dança que são abordados nele..

Divirtam-se!
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05 - Aula direcionada 
Dia - 27 de maio de 2020
Conteúdo: Dança
Série: 6º ano Turma: U


 A dança é uma manifestação corporal, cujo objetivo é explorar a expressão e a comunicação por meio de gestos na presença de ritmos, de sons e da música. É uma das formas mais antigas de expressão corporal. Nasceu e se desenvolveu na idade média, onde o ser humano teve a necessidade de se comunicar e se expressar.
 Em todas as épocas e espaços geográficos, a dança desempenhou para os povos uma representação de suas manifestações, de seus “estados de espíritos”, de emoções, de expressão e comunicação de suas características culturais. Por meio de gestos e movimentos, a dança traduz as mais íntimas emoções, acompanhada ou não da música e do canto ou de ritmos peculiares.
 Nanni (1995) aponta que o ser humano utilizou a dança como linguagem corporal, simbolizando alegrias, tristezas, vida e morte, para celebrar o amor, a guerra, a paz, ou seja, ela representou diversos aspectos da vida humana.
 As mulheres e os homens primitivos muito demonstraram essa forma de expressão. Foi possível conhecer seus vários costumes, representações místicas, lúdicas e religiosas através de registros nas paredes de cavernas, como rituais de guerra ou quando clamavam por chuva à natureza, através do canto e da dança.
Atividade proposta:
- Escolha uma música que você gosta, que lhe chama a atenção ou que representa algo para sua vida;
- Escute a música e escreva sobre o que essa música fala;
- Consegue me dizer qual é o estilo da música que você escolheu? (exemplo: funk, forró, sertanejo, gospel, hip-hop, pagode, samba)
- Acompanhe a música dançando;
- Me diga qual foi a sensação que sentiu ao dançar, conseguiu expressar algum sentimento quando estava dançando? (exemplo: alegria, tristeza, preguiça, cansaço, liberdade, amor, prazer)

ATENÇÃO:
  • COPIEM AS PERGUNTAS NO CADERNO E RESPONDA ÀS QUESTÕES;
  • IDENTIFIQUEM A ATIVIDADE COM O SEU NOME COMPLETO E SÉRIE;
  • ENVIE A ATIVIDADE PARA O EMAIL DA ESCOLA OU POSTE A FOTO NO GRUPO.

BONS ESTUDOS!

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04 - Aula direcionada 
Dia - 20 de maio de 2020


Conteúdo: Dança
Série: 6º ano Turma: U


A partir de agora, iremos trabalhar o conteúdo Dança, e antes de adentrarmos no mundo da dança, é necessário saber o que vocês compreendem dela.


Atividade proposta:
Respondam as perguntas a seguir:

1- O quê você entende por dança?
2- A dança está presente em nossa vida, em nossa sociedade? De que forma?
3- Você já dançou? O que?
4- O que sentiu ao dançar?
5- Como a dança é vista em nossa sociedade? Ela é bem aceita pela população? Explique.
6- É comum homens e mulheres dançarem?
7- Como a nossa sociedade enxerga o homem que dança? Explique.
8- Qual tipo de dança você mais gosta? Por que ela chama sua atenção?


ATENÇÃO:
  • COPIEM AS PERGUNTAS NO CADERNO E RESPONDA ÀS QUESTÕES;
  • IDENTIFIQUEM A ATIVIDADE COM O SEU NOME COMPLETO E SÉRIE E DATA;
  • ENVIE A ATIVIDADE PARA O EMAIL DA ESCOLA OU POSTE A FOTO NO GRUPO.
BONS ESTUDOS!
Se cuidem!

                               
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03 - Aula direcionada 
Dia - 13 de maio de 2020

Conteúdo: Educação Física
Série: 6º ano Turma: U

Atividade proposta:
Faça a leitura do texto, em seguida responda a atividade


Atividade

1°) O texto inicia com alguns questionamentos, dentre eles: "Educação Física é saber jogar? É saber dançar?"

a) Na sua opinião, o aluno(a) precisa, necessariamente, saber jogar ou dançar? Justifique.
b) O que seria mais importante para o aluno(a) do que saber jogar ou dançar nas aulas de Educação Física?

2°) Segundo o texto, qual a conceituação que ele dá a Educação Física?

3°) As atividades realizadas nas aulas de Educação Física, elas visam através de oportunidades lúdicas, proporcionar o equilíbrio entre três aspectos, quais são eles?

4°) O que as aulas de Educação Física podem desenvolver nos alunos?

5°) De acordo com o texto, qual é o maior objetivo da Educação Física?

6°) Fale sobre o surgimento da Educação Física.

7°) Analisando a prática geral da Educação Física, podemos dizer que ela tem o poder de desenvolver alguns sentimentos, bem como ajudar aos alunos a aprenderem a lidar com eles. Quais sentimentos são esses? Dentre os que o texto destaca, escolha 4 e dê exemplos de situações que eles estiveram presentes em sua vida.

8°) O trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Física deve estar voltado para o que?


9°) Qual é o principal objetivo do trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Física?


ATENÇÃO:
  • COPIEM AS PERGUNTAS NO CADERNO E RESPONDA ÀS QUESTÕES;
  • IDENTIFIQUEM A ATIVIDADE COM O SEU NOME COMPLETO E SÉRIE;
  • ENVIE A ATIVIDADE PARA O EMAIL DA ESCOLA OU POSTE A FOTO NO GRUPO.
BONS ESTUDOS!

                               
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02 - Aula direcionada 
Dia - 06 de maio de 2020


Conteúdo: Educação Física
Série: 6° ano Turma: U

Nossa atividade de hoje, será baseada na atividade realizada por vocês na semana passada.
Com base no desenho que vocês fizeram em relação a pergunta "O que a Educação Física significa para vocês ou o que é Educação Física", vocês deverão:

Atividade proposta:
 Escolher uma pessoa da sua casa que já vivenciou a atividade que vocês desenharam, em seguida deverão realizar as seguintes perguntas para ela:

- Quando brincou pela primeira vez com essa atividade?
- Qual foi o local que você teve o primeiro contato com essa brincadeira?
- Você gostava de vivenciá-la?
- Você ainda vivencia essa atividade? Se sim, onde você vivencia ela? Se não, por que deixou de vivenciá-la?
- O que você sentia quando praticava essa atividade?
- De que forma você praticava ela? Hoje em dia, essa atividade é realizada da mesma forma que antigamente?
- O que você aprendeu com essa atividade?
- Já viu a criança que está lhe entrevistando vivenciar essa atividade?
- Gostaria que ela tivesse a mesma experiência com essa atividade que você teve? justifique.

Dados do entrevistado
Nome:
Idade:
Grau de parentesco:

Obs: Caso, na sua casa não tenha ninguém que vivenciou a atividade que você desenhou, peça para que ela escolha uma atividade de educação física que marcou a vida dela e responda as perguntas acima.



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01 - Aula direcionada 
Dia - 29 de abril de 2020

6° ano
Conteúdo - O que é Educação Física?

Conceituar a Educação Física, vai além de um "jogar bola", assim como vimos em sala. 

A atividade física e o exercício físico estão presentes de forma significativa em nossas vidas, o movimentar-se é essencial, e estes sendo realizados de forma planejada nos permiti realizar atividades das mais simples as mais complexas, respeitando sempre as individualidades, e suas consequências nos proporcionam além do lazer e do prazer, uma melhor qualidade de vida e bem estar social e emocional.

Esportes, jogos, brincadeiras, danças e lutas são conteúdos da Educação Física que estão presentes na escola, permitindo que vocês possam vivenciá-los e conhecê-los, e que compreendam a importância e os benefícios da prática destes no dia a dia.

Atividade proposta:
Nos nossos últimos encontros, estávamos tentando dar um conceito a Educação Física a partir do conhecimento e da vivência de vocês. Várias ideias e conceitos surgiram, desde um jogar bola a uma atividade física que nos dar prazer e saúde.
⏩Nesse sentido, vocês deverão, a partir de um desenho nos dizer o que a Educação Física significa para você ou o que é a Educação Física. Em uma folha de caderno, folha de ofício, desenhem, pintem, façam dobraduras ou desenhos em 3d, usem a criatividade.

Obs: Como é uma atividade que não ficará no caderno, no retorno a sala, vocês deverão levá-la para explicar aos seus colegas o que fez e por que fez a arte escolhida.





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