domingo, 26 de abril de 2020

CIÊNCIAS - ANDREA - 9º ANO

********************************************************

AULA 41 - ONDAS SONORAS - PÁGS: 174 A 177 - 10/03/2021


1-      QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DAS ONDAS SONORAS? FALE SOBRE CADA CARACTERÍSTICA

2-      QUAL O ESPECTRO DA ONDA SONORA? FALE SOBRE O INFRASOM, SOM AUDÍVEL E ULTRASSOM

3-      FALE SOBRE CADA UMA DAS QUALIDADES FISIOLÓGICAS DO SOM ABAIXO:

A)     ALTURA

B)      TIMBRE

C)      INTENSIDADE SONORA

4-      QUAL A DIFERENÇA DE SOM GRAVE E SOM AGUDO?


*********************************************************

AULA 40 - CARACTERÍSTICAS DE UMA ONDA - PÁGS: 170 À 172 - 03/03/2021


ATIVIDADE

1-      O QUE É UMA ONDA?

2-      O QUE SÃO ONDAS MECÂNICAS? CITE UM EXEMPLO DE ONDA MECÂNICA

3-      EXPLQUE O QUE É:

A)     CRISTA

B)      VALE

C)      AMPLITUDE

D)     COMPRIMENTO DE ONDA

E)      PERÍODO

F)      PULSO

G)     FREQUÊNCIA

H)     HERTZ

*******************************************************

AULA 39 - ÁCIDO, BASE, SAL E ÓXIDO - PÁGS: 154 À157 - 24/02/2021


ATIVDADE

1-      DIGA COMO É, OU SEJA, QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE:

A)     ÁCIDO

B)      BASE:

C)      ÓXIDO:

D)     SAL:

2-      O QUE É PH E PARA QUE ELE SERVE?

3-      O QUE SÃO INDICADORES ÁCIDO-BASE? PARA QUE SERVEM?

4-      QUAL A DIFERENÇA DE OXIÁCIDOS E HIDRÁCIDOS?

5-      DÊ O NOME DOS SEGUINTES ELEMENTOS:

A)  HF                                                                     B) HBr

C)      NaOH                                                              D) MgOH2

    E)  CaO                                                                  F) CO2

G)     HCl                                                                  H) NaI


*********************************************************
AULA 38 - LEIS DAS REAÇÕES QUÍMICAS - PÁG 154 A 157 - 17/02/2021


ATIVIDADE

1-      O QUE É COMBUSTÃO?

2-      EXPLIQUE O QUE DIZ A LEI DA CONSERVAÇÃO DAS MASSAS

3-      EXPLIQUE O QUE DIZ A LEI DAS PROPORÇÕES CONSTANTES.


********************************************************
AULA 37 - BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS - PÁG 150 A 153 (10/02/2020)


ATIVIDADE

1-      O QUE DIZ A LEI DE LAVOISIER?

2-      PORQUE DEVEMOS FAZER O BALANCEAMENTO DAS EQUAÇÕES QUÍMICAS?

3-      DEPOIS DE APRENDER NO LIVRO E NO VÍDEO QUE VC ASSISTIU, FAÇA O BALANCEAMENTO DAS EQUAÇÕES QUÍMICAS ABAIXO:

A)     Na +  Cl →  NaCl2

B)      Al +  Cl2 →  AlCl

C)      H2O→  O+  H2O

D)     K + Cl2   →  KCl

E)      H2 + Cl2   →  HCl

********************************************************
AULA 36 - TIPOS DE REAÇÕES QUÍMICAS - (03/02/2020)

ATIVIDADE

1-      QUAL A DIFERENÇA DE TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA E TRANSFORMAÇÃO FÍSICA?

2-      QUAIS OS TIPOS DE REAÇÕES QUÍMICAS QUE VOCÊ VIU NOS VÍDEOS DE AULAS?

3-      EXPLIQUE E DÊ UM EXEMPLO DE:

A)     REAÇÃO DE SÍNTESE OU ADIÇÃO

B)      REAÇÃO DE DECOMPOSIÇÃO OU ANÁLISE

C)      DESLOCAMENTO OU SIMPLES TROCA

D)     DUPLA TROCA

*******************************************************
AULA 35 - EXTRA- (16/12/2020)

PROJETO DE PESQUISA

Foi desenvolvido um projeto de pesquisa sobre vacinas com a finalidade de responder a atividade a seguir:

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS SOBRE VACINAS

Para responder as questões abaixo você pode:

 Pesquisar na internet

 Assistir aos noticiários

 Utilizar revistas ou jornais

- Sabemos que existem vacinas contra diversas doenças, como uma forma de proteger e cuidar do nosso corpo. Dessa forma, depois de fazer sua pesquisa, responda as questões abaixo:

 1- Faça um texto com pelo menos 10 linhas sobre como foi descoberta a primeira vacina.

2- Como as vacinas são fabricadas?

3- Todas as doenças são curadas cm vacinas? Por que?

4- Explique como as vacinas agem em nosso corpo?


*******************************************
AULA 34 - (16/12/2020)

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS - 9º ANO - TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

BASEADA NAS PÁGINAS 147 A 159 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, ELABORE E RESPONDA 10 PERGUNTAS.


****************************

AULA 33 - (08/12/2020)

PROJETO DE PESQUISA

Foi desenvolvido um projeto de pesquisa sobre outras pandemias ou epidemias mundiais com a finalidade de responder a atividade a seguir: 

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS SOBRE PANDEMIAS/EPIDEMIAS 
MUNDIAIS 
Para responder as questões abaixo você pode: 
✓ Pesquisar na internet 
✓ Assistir aos noticiários 
✓ Utilizar revistas ou jornais 

Sabemos que existiram outras pandemias ou epidemias no mundo antes do corona vírus como por exemplo: 
 Peste negra 
 Epidemia de varíola 
 Epidemia da Nova Inglaterra 
 Grande peste de Marselha 
 1ª e 2ª pandemia de cólera
  Febre amarela 
 Gripe Espanhola 
 AIDS 
 COVID-19 

Pesquise sobre essas pandemias e responda: 

1- Onde ocorreu a Pandemia/epidemia (descritas acima)? 
2- Em que ano aconteceu cada uma dessas pandemias/epidemias? 3- Quais os números de pessoas mortas por cada uma dessas doenças? 
4- De acordo com o número de mortes, qual a MAIOR e a MENOR pandemia? 
5- Se juntarmos todas as pandemias quantas pessoas morreram ao todo?

*******************************************

AULA 32 -  (08/12/2020)

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – 9º ANO - TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS 

BASEADA NA PÁGINA 147 A 159 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NO VÍDEO DO SITE ABAIXO:

1-      APÓS ASSISTIR A VÍDEO AULA E LER O CAPÍTULO 8 EM SEU LIVRO DE CIÊNCIAS, FAÇA A ATIVIDADE DAS PÁGINAS 166 E 167, DO NÚMERO 1 AO 10 DO SEU LIVRO DE CIÊNCIAS. SÓ PRECISA COLOCAR AS RESPOSTAS.

*****************************************************

AULA 31 -  (02/12/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA – LIGAÇÕES QUÍMICAS

BASEADA NA PÁGINA 130 A 143 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NO VÍDEO DO SITE ABAIXO, RESPONDA A ATIVIDADE:


1-      APÓS ASSISTIR A VÍDEO AULA E LER O CAPÍTULO 7 EM SEU LIVRO DE CIÊNCIAS, FAÇA A ATIVIDADE DAS PÁGINAS 144 ATÉ A 145, DO NÚMERO 1 AO 16 DO SEU LIVRO DE CIÊNCIAS. SÓ PRECISA COLOCAR AS RESPOSTAS.

 ******************************************************

AULA 30 - DIRECIONADA (25/11/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: TABELA PERIÓDICA


https://www.youtube.com/watch?v=yv5168bi1X4

BASEADO NA VÍDEO AULA ACIMA E NO LIVRO DE CIÊNCIAS, RESPONDAM:

1-      PORQUE INVENTARAM A TABELA PERIÓDICA E COMO ELA ESTÁ ORGANIZADA?

2-      EXPLIQUE O QUE SÃO PERÍODOS QUANTOS EXISTEM NA TABELA PERIÓDICA?

3-      QUANTAS FAMÍLIAS EXISTEM E PARA QUE ELAS SERVEM?

4-      QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DOS METAIS?

5-      DIGA QUAIS SÃO AS GARACTERÍSTICAS DOS AMETAIS

6-      QUAIS AS CARACTERÍTICAS DOS GASES NOBRES

7- QUAIS OS NOMES QUE COMPREENDEM OS ELEMENTOS REPRESENTATIVOS?


******************************************************

AULA 29 - DIRECIONADA (18/11/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: ÁTOMOS E ELEMENTOS QUÍMICOS


BASEADA NA PÁGINA 106 A 125 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NO VÍDEO DO SITE ACIMA, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:

1-      APÓS ASSISTIR A VÍDEO AULA E LER O CAPÍTULO 6 EM SEU LIVRO DE CIÊNCIAS, FAÇA A ATIVIDADE DAS PÁGINAS 127 ATÉ A 128, DO NÚMERO 1 AO 21 DO SEU LIVRO DE CIÊNCIAS. SÓ PRECISA COLOCAR AS RESPOSTAS.

*******************************************************

AULA 28 - DIRECIONADA (11/11/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: REVISÃO DE BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE


1-      APÓS ASSISTIR A VÍDEO AULA E LER O CAPÍTULO 5 EM SEU LIVRO DE CIÊNCIAS, FAÇA A ATIVIDADE DAS PÁGINAS 99 E 100 DO NÚMERO 1 AO 8 DO SEU LIVRO DE CIÊNCIAS.

*******************************************************

AULA 27 - DIRECIONADA (04/11/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: SUSTENTABILIDADE


BASEADA NA PÁGINA 84 A 92 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NO VÍDEO DO SITE ACIMA, RESPONDA A ATIVIDADEABAIXO:

1-      O QUE SIGNIFICA O TERMO SUSTENTABILIDADE?

2-      QUAIS AS INICIATIVAS INDIVIDUAIS PARA SE TER SUSTENTABILIDADE?

3-      O VÍDEO FALA DE 11 INICIATIVAS INDIVIDUAIS. ESCOLHA 3 DELAS E EXPLIQUE MELHOR O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA SE ADEQUAR A ESTAS MEDIDAS.

4-      QUAIS AS INICATIVAS COLETIVAS A SEREM FEITAS? EXPLIQUE MELHOR CADA UMA DELAS.

*******************************************************

AULA 26 - DIRECIONADA (28/10/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: BIODIVERSIDADE E PRESERVAÇÃO



BASEADO NAS PÁGINAS 84 ATE A 92 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E DO VÍDEO ACIMA, RESPONDA A ATIVIDADE ABAIXO:

1-      O QUE SIGNIFICA O TERMO BIODIVERSIDADE?

2-      QUAIS AS PRINCIPAIS AMEAÇAS À BIODIVERSIDADE?

3-      O QUE SÃO AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E PORQUE FORAM CRIADAS?

4-      QUAIS OS TIPOS DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO?

5-      O QUE FAZ UMA UNIDADE DE PROTEÇÃO INTEGRAL?

6-      QUAIS AS DIFERENÇAS DA RESERVA BIOLÓGICA, PARQUE NACIONAL E MONUMENTO NATURAL?

7-      QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA UNIDADE DE USO SUSTENTÁVEL?

8-      QUAL A DIFERENÇA ENTRE APA, FLORESTAS NACIONAIS E RESERVAS EXTRATIVISTAS?

*******************************************************

AULA 25 - DIRECIONADA (21/10/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: EVOLUÇÃO



https://www.youtube.com/watch?v=4WO-A_GaA1o

1-      APÓS LER O CAPÍTULO 4, DA PÁGINA 64 A 79, FAÇA A ATIVIDADE DA PÁGINA 80 E 81 DO NÚMERO 1 AO 13.

*******************************************************

AULA 24 - DIRECIONADA (14/10/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: EVOLUÇÃO HUMANA



BASEADA NA PÁGINA 77 A 79 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NO VÍDEO DO SITE ACIMA, RESPONDA:

1-      QUAIS AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE NÓS E OS PRIMATAS (CHIMPANZÉS E GORILAS)?

2-      QUAIS OS FÓSSEIS HUMANOS ENCONTRADOS? ESCREVA O NOME.

3-      QUAIS OS FÓSSÉIS DO GRUPO HOMO ESTUDADOS E O QUE CADA UM DELES FAZIA DE INTERESSANTE?

4-      O QUE ESTUDA A PALEOANTROPOLOGIA?

5-      FAÇA UM RESUMO DE NO MÍNIMO 5 LINHAS.

*******************************************************

AULA 23 - DIRECIONADA (07/10/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: HIPÓTESES SOBRE A ORIGEM DA VIDA 


RESPONDA A ATIVIDADE BASEADA NA PÁGINA 74 E 75 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NO VÍDEO ACIMA:

1-      O QUE SÃO E COMO SURGIRAM AS SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS?

2-      EXPLIQUE A PANSPERMIA CÓSMICA

3-      COMO ERA A ATMOSFERA PRIMITIVA PROPOSTA POR MILLER?

4-      COMO SE FORMOU O PRIMEIRO AGLOMERADO DE CÉLULAS E COMO ELE SE CHAMAVA?

5-      O QUE DIZ A HIPÓTESE HETEROTRÓFICA SOBRE A ORGEM DOS SERES VIVOS?

6-      EXPLIQUE A TEORIA AUTOTRÓFICA.

*******************************************************

AULA 22 - DIRECIONADA (30/09/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: ABIOGÊNESE E BIOGÊNESE


RESPONDA A ATIVIDADE BASEADA NA PÁGINA 72 E 73 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NO VÍDEO DO SITE ACIMA:

1-      EXPLIQUE COMO SURGIU O PRIMEIRO SER VIVO NO PLANETA

2-      O QUE É A TEORIA DA ABIOGÊNESE?

3-      EXPLIQUE COMO FOI O EXPERIMENTO DO CIENTISTA REDI QUE CONSEGUIU DERRUBAR A TEORIA DA ABIOGÊNESE.

4-      COMO FOI O EXPERIMENTO DE LOUIS PASTEUR TENTANDO DERRUBAR A TEORIA DA ABIOGÊNESE?

5-      O QUE É A BIOGÊNESE?


*******************************************************

AULA 21 - DIRECIONADA (23/09/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: ESPECIAÇÃO



 LEIA O LIVRO DE CIÊNCIAS DA PÁGINA 66, ASSISTA O VÍDEO ACIMA E RESPONDA EM SEU CADERNO:


1-      O QUE É ESPECIAÇÃO?
2-      QUAIS OS 4 PROCESSOS QUE PODEM LEVAR A FORMAÇÃO DE NOVAS ESPÉCIES?
3-      EXPLIQUE O QUE VOCÊ ENTENDEU POR BARREIRA GEOGRÁFICA E CITE EXEMPLOS DE ALGUMAS BARREIRAS CITADAS NO LIVRO.
4-      O QUE É ISOLAMENTO GEOGRÁFICO?
5-      O QUE É SUBESPÉCIE. CITE UM EXEMPLO
6-      O QUE SIGNIFICA O ISOLAMENTO REPRODUTIVO?

******************************************************

AULA 20 - DIRECIONADA (16/09/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: REPRODUÇÃO SEXUADA E ASSEXUADA




 LEIA O LIVRO DE CIÊNCIAS DA PÁGINA 66, ASSISTA O VÍDEO ACIMA E RESPONDA EM SEU CADERNO:


1-      O QUE É REPRODUÇÃO E QUAL A IMPORTÂNCA DELA?
2-      EXPLIQUE COMO ACONTECE A REPRODUÇÃO ASSEXUADA.
3-      EXPLIQUE COMO ACONTECE A REPRODUÇÃO SEXUADA
4-      QUAIS AS VANTAGENS DA REPRODUÇÃO SEXUADA E DA ASSEXUADA?
5-      DIGA QUAIS AS DESVANTAGENS DA REPRODÇÃO ASSEXUADA E DA SEXUADA?
6-      QUAL A IMPORTÂNCIA DA REPRODUÇÃO SEXUADA PARA A VARIABILIADE GENÉTICA?
7-      QUAL A RELAÇÃO DAS MUTAÇÕES COM A REPRODUÇÃO SEXUADA?

******************************************************

AULA 19 - DIRECIONADA (09/09/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA: MUTAÇÕES


 LEIA O LIVRO DE CIÊNCIAS DA PÁGINA 65, ASSISTA O VÍDEO ACIMA E RESPONDA EM SEU CADERNO:


1-      O QUE DIZ A TEORIA SINTÉTICA DA EVOLUÇÃO?
2-      O QUE SÃO MUTAÇÕES?
3-      QUAIS OS TIPOS DE MUTAÇÕES?
4-      O QUE É MUTAÇÃO GÊNICA? CITE UM EXEMPLO DESSA MUTAÇÃO.
5-      O QUE É MUTAÇÃO CROMOSSÔMICA? CITE UM EXEMPLO DESSA MUTAÇÃO.
6-      COMO É A MUTAÇÃO SILENCIOSA?
7-      QUAIS AS ORIGENS DAS MUTAÇÕES ESPONTÂNEAS? EXPLIQUE
8-      COMO ACONTECEM AS MUTAÇÕES INDUZIDAS? EXPLIQUE
9-      QUAIS OS FATORES QUE PODEM CAUSAR AS MUTAÇÕES INDUZIDAS?
10-   QUAIS AS CONSEQUENCIAS QUE AS MUTAÇÕES PODEM TRAZER?


AULA 18 - DIRECIONADA (02/09/2020)

ATIVIDADE: O DESAFIO DE DARWIN

ATIVIDADE BASEADA NO LINK DO VÍDEO ABAIXO:


1-      FAÇAM UM RESUMO SOBRE O FILME QUE VOCÊ ASSISTIU COM PELO MENOS 10 LINHAS.  LEMBRE DE COLOCAR AS PARTES MAIS LEGAIS, O QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE DARWIN QUE AINDA NÃO SABIA E QUAL FOI A IMPORTÂNCIA DE DARWIM PARA OS NOSSOS DIAS DE HOJE.

******************************************************

AULA 17 - DIRECIONADA (26/08/2020)

ATIVIDADE: TEORIA SINTÉTICA DA EVOLUÇÃO

BASEADA NAS PÁGINAS 64 A 66 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NO LINK DO VÍDEO ABAIXO:





ATIVIDADE:


LEIA O LIVRO DE CIÊNCIAS DAS PAGINAS 64 À 66 E ASSISTAM O VÍDEO DO SITE ACIMA:

1-      QUAIS ERAM OS PROBLEMAS COM A TEORIA DE DARWIN?
2-      PORQUE DARWIN NÃO CONSEGUIA EXPLICAR COMO SURGIAM INDIVÍDUOS COM NOVAS CARACTERÍSTICAS?
3-      O QUE POSSIBILITOU A CRIAÇÃO DA TEORIA SINTÉTICA DA EVOLUÇÃO?
4-      QUAL O PRIMEIRO FATOR QUE GERA A VARIABILIDADE GENÉTICA? EXPLIQUE O QUE ISSO QUER DIZER.
5-      COMO AS CARACTERÍSTICAS FAVORÁVEIS ERAM PASSADAS PARA OS DESCENDENTES?

******************************************************

AULA 16 - DIRECIONADA (19/08/2020)

ATIVIDADE: REVISÃO DAS TEORIAS EVOLUCIONISTAS

BASEADA NAS PÁGINAS 47 A 61 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NO VÍDEO DO LINK ABAIXO:



FAÇAM A ATIVIDADE DO NÚMERO 1 AO NÚMERO 9 DAS PÁGINAS 62 E 63. SÓ PRECISAM COLOCAR AS RESPOSTAS.

******************************************************

AULA 15 - DIRECIONADA (12/08/2020)

ATIVIDADE: SELEÇÃO NATURAL E ADAPTAÇÃO

BASEADA NAS PÁGINAS 57 A 61 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NO VÍDEO ABAIXO:




1-      O QUE É SELEÇÃO ARTIFICIAL?

2-      O QUE SIGNIFICA SELEÇÃO NATURAL?

3-      O QUE SÃO ADAPTAÇÕES? CITE UM EXEMPLO

4-      CITE EXEMPLOS DE ADAPTAÇÕES QUE PROPORCIONARAM A SELEÇÃO NATURAL EM ALGUMAS ESPECIES.

5-      QUE PROBLEMAS FORAM ENCONTRADOS NA TEORIA DE DARWIN?

6 CITE PELO MENOS 2 EXEMPLOS ESTUDADOS QUE PROVAM QUE A SELEÇÃO NATURAL EXISTE?

6-      O QUE É BIODIVERSIDADE?
7-      O QUE VOCÊ ACHOU MAIS INTERESSANTE NO VÍDEO ASSISTIDO? POR QUÊ?

**************************************************************************

AULA 14 - DIRECIONADA (28/07/2020)

ATIVIDADE: EVOLUÇÃO: IDEIAS DE DARWIN

BASEADA NAS PÁGINAS 53 A 61 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NO VÍDEO ABAIXO:



1-      O QUE DARWIN QUERIA DIZER COM SUAS IDEIAS?

2-      QUAIS FORAM AS TEORIAS DA SELEÇÃO NATURAL PROPOSTAS POR DARWIN?

3-      QUANDO SE DIZ OS MAIS ADAPTADOS, ESTAMOS QUERENDO DIZER OS MAIS FORTES?

4-      O QUE É A SELEÇÃO NATURAL?

5-      O QUE É MUTAÇÃO?

6-      O QUE DIZ O NEODARWINISMO?

******************************************************

AULA 13 - DIRECIONADA (22/07/2020)

ATIVIDADE: EVOLUÇÃO: IDEIAS DE LAMARCK

BASEADA NAS PÁGINAS 50 A 52 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NO VÍDEO ABAIXO:



1-      O QUE LAMARCK QUERIA DIZER COM SUAS IDEIAS?

2-      EXPLIQUE A LEI DO USO E DESUSO

3-      O QUE DIZ A LEI DOS CARACTERES HEREDITÁRIOS OU TAMBÉM CONHECIDA COMO LEI DA HERANÇA DAS CARACTERÍSTICAS ADQUIRIDAS?

4-      HOJE SABEMOS QUE ESSALEI DE LAMARCK ESTA APENAS PARCIALMETE CORRETA, EXPLIQUE PORQUE

5-      CITE ALGUNS FUROS (ERRO) DOS PENSAMENTOS DE LAMARCK

6-      POR QUE O ATUAL CONHECIMENTO ATUAL NA GENÉTICA INVALIDA A LEI DA HERANÇA DE CARACTERÍSTICAS ADQUIRIDAS?


7-      A LEI DO USO E DESUSO PODE ALTERAR O DNA DE UM SER VIVO? EXPLIQUE

******************************************************

AULA 12 - DIRECIONADA (15/07/2020)

ATIVIDADE: EVOLUÇÃO: FIXISMO E TRANSFORMISMO 

BASEADA NAS PAGINAS 47 A 49 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NOS SITES ABAIXO


SE FICOU COM DÚVIDAS ASSISTA ESSE OUTRO VÍDEO: 



1-      O QUE É BIODIVERSIDADE?

2-      O QUE É EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES?

3-      O QUE É O FIXISMO?

4-      O QUE DIZ A IDEIA TRANSFORMISTA?

5-      QUAL DAS DUAS TEORIAS VOCÊ ACREDITA MAIS, NO FIXISMO OU NO TRANSFORMISMO? POR QUE? 

******************************************************

AULA 11 - DIRECIONADA (08/07/2020)

ATIVIDADE: REVISÃO DE GENÉTICA

BASEADA NAS PAGINAS 31 A 44 DO LIVRO DE CIÊNCIAS 

COPIE E RESPONDA A ATIVIDADE DA PÁGINA 45 DO NÚMERO 1 AO 11

******************************************************

AULA 10 - DIRECIONADA (01/07/2020)

ATIVIDADE: CLONAGEM REPRODUTIVA

BASEADA NA PÁGINA 42 E 43 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NO VÍDEO ABAIXO:




ATENÇÃO: AQUI ABAIXO TEM UM LINK DE UM DOCUMENTÁRIO PARA QUEM QUISER ASSISTIR. NÃO É OBRIGATÓRIO, MAS QUEM TIVER INTERESSE, É BEM LEGAL!   

  https://www.youtube.com/watch?v=HkQhp1I4glw


1-      Cite exemplos de clones que temos em nosso dia a dia.

2-      Explique como aconteceu a clonagem da ovelha Dolly.

3-      Como a clonagem pode ser usada futuramente para curar doenças?

4-      Explique o que são células tronco.

5-      Você gostaria de clonar algum ser vivo? Qual e por quê?

6-      Os clones envelhecem mais rápido? Explique.

****************************************************

AULA 09 - DIRECIONADA (24/06/2020)

ATIVIDADE: BIOTECNOLOGIA

BASEADA NA PÁGINA 39,40 E 41 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NO VÍDEO ABAIXO:





1-      O QUE VOCÊ ENTENDEU POR BIOTECNOLOGIA?

2-      O QUE FAZ A ENGENHARIA GENÉTICA?

3-      COMO UMA BACTÉRIA PODE AJUDAR UM SER HUMANO QUE NÃO CONSEGUE PRODUZIR INSULINA?

4-      QUAL A DIFERENÇA DE UM ORGANISMO GENETICAMENTE MODIFICADO PARA ORGANISMOS TRANSGÊNICOS?

5-      CITE EXEMPLOS DE TRANSGÊNICOS EM NOSSO DIA A DIA.

6-      PESQUISE EM SEU LIVRO ALGUNS MALES QUE OS TRANSGÊNICOS PODEM TRAZER

******************************************************************************

AULA 08 - DIRECIONADA (17/06/2020)

BASEADA NA PÁGINA 52 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NO VÍDEO ABAIXO:


1-      O QUE SÃO DOENÇAS GENÉTICAS?
2-      QUAIS SÃO E O QUE É CADA TIPO DE DOENÇA GENÉTICA?
3-      O QUE CAUSA A SÍNDROME DE DOWN?
4-      O QUE É A ANEMIA FALCIFORME?QUAL DIFICULDADE A MUDANÇA NO FORMATO DA HEMÁCIA PODE TRAZER?
5-      O QUE É DIABETES? O QUE ACONTECE COM A PRODUÇÃO DE INSULINA E COM O AÇUCAR NO SANGUE DE UM DIABÉTICO?
6-      O QUE SIGNIFICA O TERMO CÂNCER?
7-      COMO É A DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENE?
8-      O QUE É A FIBROSE CÍSTICA?
9-      COMO ACONTECE A SÍNDROME DE PATAU? QUE ALTERAÇÕES FÍSICAS E FISIOLÓGICAS PODEM EXISTIR NESSA SÍNDROME?
10-   COMO ACONTECE A SINDROME DE TURNER? QUAIS OS SEUS SINTOMAS?
11-   EXPLIQUE O QUE É O ALBINISMO


******************************************************

AULA 07 - DIRECIONADA (10/06/2020)

 BASEADA NA PÁGINA 36 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NOS VÍDEOS ABAIXO:









1-      O VÍDEO FALA QUE SOMOS A SOMA DE DOIS FATORES QUE SÃO A HEREDITARIEDADE E O AMBIENTE. EXPLIQUE, COM SUAS PALAVRAS, O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE ISSO. CITE ALGUNS EXEMPLOS PARA EXPLICAR MELHOR O SEU PENSAMENTO. (ESCREVA UM TEXTO COM PEO MENOS 10 LINHAS). SE SENTIR NECESSIDADE, OU SE TIVER DÚVIDAS, BUSQUE OUTROS SITES NA INTERNET.


*****************************************************

AULA 06 - DIRECIONADA (03/06/2020)

 BASEADA NA PÁGINA 35 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NO VÍDEO ABAIXO:



****************************************

AULA 05 - DIRECIONADA (27/05/2020)


 BASEADA NAS PÁGINA 34 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E NO VÍDEO ABAIXO:


1-O que é a dominância completa?

2-O  que é a dominância incompleta?

3-A maravilha (Mirabilis jalapa) é uma planta que apresenta flores vermelhas, brancas e rosas. O fenótipo rosa é determinado quando a planta é heterozigota e caracteriza-se por ser uma coloração intermediária. A maravilha é, portanto, um exemplo clássico de:

    a) Alelos letais.

        b) Dominância completa.

        c) Dominância incompleta.

        d) Epistasia.

        e) Codominância.
 *****************************************

AULA 04 - DIRECIONADA (20/05/2020)

Conteúdo: MUTAÇÕES GENÉTICAS 

REFERENTE À VÍDEO AULA ABAIXO E A LEITURA DO LIVRO DA PÁGINA 32 E 33 - RESPONDA A ATIVIDADE ABAIXO:




1-    O QUE É MUTAÇÃO?

2-    A MUTAÇÃO SEMPRE É RUIM?PORQUE?

3-    QUAIS OS FATORES QUE PODEM CAUSAR MUTAÇÕES?

4-    O QUE É PROGÉRIA?

5-    COMO ACONTECE A DOENÇA DE ALZHEIMER?

6-    O QUE É ADRENOLEUCODISTROFIA?

7-    ASSISTAM UM DOS FILMES SUGERIDOS E FAÇA UM RESUMO DE NO MÍNIMO 7 LINHAS.


****************************************

AULA 03 - DIRECIONADA (13/05/2020)

ATIVIDADE PROPOSTA

Conteúdo: GENÉTICA

Leia o texto, veja o vídeo abaixo e consulte o seu livro didático para responder as seguintes questões. 


Os seres vivos são formados por células. Nessa perspectiva, a célula é considerada a menor unidade morfofisiológica dos seres vivos, ou seja, a menor unidade da vida. As bactérias, por exemplo, são constituídas de uma única célula, sendo classificadas como unicelulares. Já os seres vivos que possuem várias células, como por exemplo, as plantas e os animais, são chamados de pluricelulares. Além disso, podemos classificar os seres vivos em: procariontes – que possuem células mais simples, sem núcleo definido e com o material genético disperso no citoplasma; e eucariontes – com células mais complexas, que possuem núcleo definido envolvendo o material genético. O material genético dos seres humanos é o DNA (ácido desoxirribonucleico) - que contêm as informações genéticas hereditárias, isto é, aquelas que são passadas entre as gerações e que estão relacionadas à manifestação das características. Em termos de estrutura, cada molécula linear de DNA está associada a proteínas, formando um cromossomo. Quando a célula não está em processo de divisão celular, os cromossomos ficam emaranhados no núcleo celular, não sendo possível observá-los individualmente ao microscópio. Porém, quando a célula entra em processo de divisão celular, os cromossomos dobram-se sobre si mesmos, tornando-os mais compactos, possibilitando a observação e distinção em microscópio óptico.

Cada espécie possui um número fixo de cromossomos; e a espécie humana (Homo sapiens) possui 23 pares, totalizando 46 cromossomos. As células denominadas somáticas, isto é, aquelas responsáveis pela constituição/formação dos tecidos/órgãos são classificadas como diploides (2n), pois possuem dois conjuntos completos de cromossomos (ex: ser humano = 46 cromossomos); enquanto as células reprodutivas, chamadas de gametas (espermatozoide e “óvulo”), são consideradas haploides (n), em virtude de serem constituídas pela metade do número de cromossomos do “lote” total (ex: ser humano = 23 cromossomos), ou seja, um único conjunto completo.

1. Na espécie humana há células diploides (2n) e haploides (n), que se diferenciam entre si, principalmente, pela quantidade de conjuntos de cromossomos que possuem.

a) Qual é quantidade de cromossomos das células haploides e diploides humanas? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Quais são as células haploides humanas? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Quais são as células diploides humanas? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) Qual desses dois tipos de células, haploide ou diploide, tem participação direta no processo de fecundação? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. O zigoto é uma célula haploide ou diploide? Explique. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Considerando que em cada célula diploide do seu corpo há 46 cromossomos, quantos desses cromossomos são herança do seu pai? Explique ________________________________________________________________________________________________________________________________________________

********************************************************

AULA 02 - DIRECIONADA (06/05/2020)

Conteúdo: Genética (Princípios Básicos)


Assistam ao vídeo e em seguida respondam a atividade. Podem consultar o capítulo 1 do livro de Ciências de vocês. Lembrem de copiar as questões e responder no caderno! Abraços e bons estudos!

ATIVIDADE


1-O que são alelos?

2- O que é hereditariedade?

3- O que são genes?

4- Qual a diferença de genótipos e fenótipos?

5- O que é homozigoto e heterozigoto?

6- Qual a diferença de gene dominante e gene recessivo?

********************************************

AULA 01 - DIRECIONADA (29/04/2020)

ASSISTAM AOS VÍDEOS ABAIXO E RESPONDA A ATIVIDADE A SEGUIR:



ATIVIDADE

Copiem a atividade no caderno para que eu possa dar o visto quando voltarmos as aulas presenciais! Bons estudos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário