segunda-feira, 22 de junho de 2020

Atividade direcionada 8º ano 23_06_2020

ESCOLA MUNICIPAL PROF.: RAIMUNDO GUERRA
LÍNGUA PORTUGUESA
PROF.: TEREZA CRISTINA

Assistam ao vídeo abaixo, em seguida realizem a atividade proposta.



NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO, APENAS AS QUESTÕES.

Verbos no modo subjuntivo
Leia:
Como se forma o arco-íris?

O arco-íris nasce de um encontro entre a luz do sol e as gotas de chuva, e é por isso que ele só aparece se tiver chuva caindo e sol brilhando ao mesmo tempo.
A luz do sol, que é branca, é feita de todas as cores. Mas, para que as cores _________ separadas, é preciso que a luz encontre uma gota de água. As nuvens de chuva são feitas de muitas gotas de água, por isso quanto mais estiver chovendo, ou mais perto de você, maior poderá ser o arco-íris. Mostre à criança como o arco-íris vai desaparecer não por magia, mas apenas porque a chuva vai parar – ou porque outra nuvem vai esconder o sol.

Disponível em: <http://www.ebc.com.br/>. (Fragmento).

Questão 1 – Identifique o trecho em que o verbo grifado está no modo subjuntivo:
(     ) “O arco-íris nasce de um encontro entre a luz do sol [...]”
(     ) “[...] ele só aparece se tiver chuva caindo [...]”
(     ) “Mostre à criança como o arco-íris vai desaparecer [...]”

Questão 2 – No trecho identificado acima, o verbo está no modo subjuntivo para exprimir:
(     ) uma certeza.
(     ) uma condição.
(     ) uma orientação.

Questão 3 – Na parte “Mas, para que as cores _________ separadas [...]”, o espaço indicado deve ser preenchido com o verbo “ser” no modo subjuntivo. Aponte-o:
(     ) “são”.
(     ) “eram”.
(     ) “sejam”.

Questão 4 – Sublinhe o verbo no modo subjuntivo neste segmento do texto:

“[...] é preciso que a luz encontre uma gota de água.”

Questão 5 – Na passagem “[...] por isso quanto mais estiver chovendo [...]”, o verbo no modo subjuntivo está no tempo:
(     ) presente.
(     ) pretérito imperfeito.
(     ) futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário