ESCOLA MUNICIPAL PROF.: RAIMUNDO GUERRA
LÍNGUA PORTUGUESA
PROF.: TEREZA CRISTINA
Assistam ao vídeo abaixo, em seguida realizem a atividade proposta.
Assistam ao vídeo abaixo, em seguida realizem a atividade proposta.
NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO, APENAS AS QUESTÕES.
Verbos
no modo subjuntivo
Leia:
Como
se forma o arco-íris?
O arco-íris nasce de um encontro entre a luz do sol e
as gotas de chuva, e é por isso que ele só aparece se tiver chuva caindo e sol
brilhando ao mesmo tempo.
A luz do sol, que é branca, é feita de todas as cores.
Mas, para que as cores _________ separadas, é preciso que a luz encontre uma
gota de água. As nuvens de chuva são feitas de muitas gotas de água, por isso
quanto mais estiver chovendo, ou mais perto de você, maior poderá ser o
arco-íris. Mostre à criança como o arco-íris vai desaparecer não por magia, mas
apenas porque a chuva vai parar – ou porque outra nuvem vai esconder o sol.
Disponível em: <http://www.ebc.com.br/>. (Fragmento).
Questão 1 – Identifique o
trecho em que o verbo grifado está no modo subjuntivo:
( ) “O arco-íris nasce
de um encontro entre a luz do sol [...]”
( ) “[...] ele só aparece se tiver
chuva caindo [...]”
( ) “Mostre à criança
como o arco-íris vai desaparecer [...]”
Questão 2 – No trecho
identificado acima, o verbo está no modo subjuntivo para exprimir:
( ) uma certeza.
( ) uma condição.
( ) uma orientação.
Questão 3 – Na parte “Mas,
para que as cores _________ separadas [...]”, o espaço indicado deve ser
preenchido com o verbo “ser” no modo subjuntivo. Aponte-o:
( ) “são”.
( ) “eram”.
( ) “sejam”.
Questão 4 – Sublinhe o verbo
no modo subjuntivo neste segmento do texto:
“[...] é preciso que a luz encontre uma
gota de água.”
Questão 5 – Na passagem “[...]
por isso quanto mais estiver chovendo [...]”, o verbo no modo subjuntivo está
no tempo:
( ) presente.
( ) pretérito imperfeito.
( ) futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário