ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR RAIMUNDO GUERRA
CAICÓ/RN
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROF.: TEREZA CRISTINA
ATENÇÃO: NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO, SOMENTE AS QUESTÕES.
Leia com atenção o texto. Depois,
responda às questões interpretativas propostas:
Ruth
Rocha conta Tom Sawyer
Uma das mais divertidas e emocionantes histórias de
amizade de todos os tempos, “As aventuras de Tom Sawyer” — escrita pelo
norte-americano Mark Twain em 1876 e agora recontada pela Ruth Rocha — desde as
primeiras linhas joga o leitor para dentro do turbilhão de peripécias vividas
por Tom Sawyer, um menino (mais ou menos) de família, e Huckleberry Finn, filho
do bêbado da cidade e adorado por todos os moleques, já que dorme na rua, não
toma banho e fala palavrão, ou seja, faz “tudo o que faz a vida valer a pena”.
Juntos, os dois dão um trabalho danado: uma hora, vão
acampar numa ilha no meio do rio Mississippi (sem avisar nenhum adulto); em
outra, entram numa caverna e ficam dias desaparecidos (tudo bem que dessa vez
Huck não estava com Tom, e sim uma menina de cabelos dourados por quem o menino
estava perdendo a cabeça); de repente estão no cemitério fazendo não sei o que
com um gato morto quando de repente... testemunham um assassinato! Sem falar no
tesouro que eles tentam (e será que conseguem?) encontrar…
Quem lê Tom Sawyer descobre de perto o que era a
infância nos Estados Unidos do fim do século XIX, e vê que ela é muito parecida
com a infância de todos nós, em qualquer época e lugar. Este é um livro de
meninos (e meninas), contada por gente que adora criança.
Disponível em: <http://www.ruthrocha.com.br/>.
Questão 1 – Na passagem “Uma
das mais divertidas e emocionantes histórias de amizade de todos os tempos, ‘As
aventuras de Tom Sawyer’ [...]”, o autor do texto:
( ) cita um trecho do livro “As
aventuras de Tom Sawyer”.
( ) expõe uma opinião sobre o
livro “As aventuras de Tom Sawyer”.
( ) levanta uma hipótese sobre
o livro “As aventuras de Tom Sawyer”.
Questão 2 – No segmento “[...]
desde as primeiras linhas joga o leitor para dentro do turbilhão de peripécias
vividas por Tom Sawyer [...]”, o termo destacado significa:
( ) aventuras.
( ) maluquices.
( ) inquietações.
Questão 3 – Releia este
fragmento do texto:
“[...] Huckleberry Finn, filho do bêbado da cidade e adorado por todos os
moleques, já que dorme na rua, não toma banho e fala palavrão [...]”
Nesse fragmento, a expressão sublinhada introduz:
( ) o motivo de Huckleberry
Finn ser “adorado por todos os moleques”.
( ) a finalidade de Huckleberry
Finn ser “adorado por todos os moleques”.
( ) a consequência de Huckleberry
Finn ser “adorado por todos os moleques”.
Questão 4 – Em “Juntos, os
dois dão um trabalho danado [...]”, a quem o texto se refere?
______________________________________________________________________________
Questão 5 – Em “[...] de repente estão no cemitério fazendo
não sei o que com um gato morto quando de repente... testemunham um
assassinato!”, as reticências assinalam:
( ) um clima de suspense.
( ) uma citação incompleta.
( ) a continuidade de
elementos.
Questão 6 – Na parte “Este é
um livro de meninos (e meninas) [...]”, o autor do texto:
( ) faz um convite aos meninos
e meninas.
( ) dá uma ordem aos meninos e
meninas.
( ) exprime um desejo aos
meninos e meninas.
Questão 7 – Pode-se concluir
que o texto lido é:
( ) um conto escrito por Ruth
Rocha.
( ) uma notícia sobre a
escritora Ruth Rocha.
( ) uma reportagem sobre Ruth Rocha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário