segunda-feira, 15 de junho de 2020

Atividade direcionada 6º ano _ 16_06_2020

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR RAIMUNDO GUERRA
CAICÓ/RN
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROF.: TEREZA CRISTINA

ATENÇÃO: NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO, SOMENTE AS QUESTÕES.

Leia com atenção o texto. Depois, responda às questões interpretativas propostas:

Ruth Rocha conta Tom Sawyer

Uma das mais divertidas e emocionantes histórias de amizade de todos os tempos, “As aventuras de Tom Sawyer” — escrita pelo norte-americano Mark Twain em 1876 e agora recontada pela Ruth Rocha — desde as primeiras linhas joga o leitor para dentro do turbilhão de peripécias vividas por Tom Sawyer, um menino (mais ou menos) de família, e Huckleberry Finn, filho do bêbado da cidade e adorado por todos os moleques, já que dorme na rua, não toma banho e fala palavrão, ou seja, faz “tudo o que faz a vida valer a pena”.
Juntos, os dois dão um trabalho danado: uma hora, vão acampar numa ilha no meio do rio Mississippi (sem avisar nenhum adulto); em outra, entram numa caverna e ficam dias desaparecidos (tudo bem que dessa vez Huck não estava com Tom, e sim uma menina de cabelos dourados por quem o menino estava perdendo a cabeça); de repente estão no cemitério fazendo não sei o que com um gato morto quando de repente... testemunham um assassinato! Sem falar no tesouro que eles tentam (e será que conseguem?) encontrar…
Quem lê Tom Sawyer descobre de perto o que era a infância nos Estados Unidos do fim do século XIX, e vê que ela é muito parecida com a infância de todos nós, em qualquer época e lugar. Este é um livro de meninos (e meninas), contada por gente que adora criança.

Disponível em: <http://www.ruthrocha.com.br/>.

Questão 1 – Na passagem “Uma das mais divertidas e emocionantes histórias de amizade de todos os tempos, ‘As aventuras de Tom Sawyer’ [...]”, o autor do texto:
(     ) cita um trecho do livro “As aventuras de Tom Sawyer”.
(     ) expõe uma opinião sobre o livro “As aventuras de Tom Sawyer”.
(     ) levanta uma hipótese sobre o livro “As aventuras de Tom Sawyer”.

Questão 2 – No segmento “[...] desde as primeiras linhas joga o leitor para dentro do turbilhão de peripécias vividas por Tom Sawyer [...]”, o termo destacado significa:
(     ) aventuras.
(     ) maluquices.
(     ) inquietações.

Questão 3 – Releia este fragmento do texto:

“[...] Huckleberry Finn, filho do bêbado da cidade e adorado por todos os moleques, já que dorme na rua, não toma banho e fala palavrão [...]”

Nesse fragmento, a expressão sublinhada introduz:
(     ) o motivo de Huckleberry Finn ser “adorado por todos os moleques”.
(     ) a finalidade de Huckleberry Finn ser “adorado por todos os moleques”.
(     ) a consequência de Huckleberry Finn ser “adorado por todos os moleques”.

Questão 4 – Em “Juntos, os dois dão um trabalho danado [...]”, a quem o texto se refere?
______________________________________________________________________________

Questão 5 – Em “[...] de repente estão no cemitério fazendo não sei o que com um gato morto quando de repente... testemunham um assassinato!”, as reticências assinalam:
(     ) um clima de suspense.
(     ) uma citação incompleta.
(     ) a continuidade de elementos.

Questão 6 – Na parte “Este é um livro de meninos (e meninas) [...]”, o autor do texto:
(     ) faz um convite aos meninos e meninas.
(     ) dá uma ordem aos meninos e meninas.
(     ) exprime um desejo aos meninos e meninas.

Questão 7 – Pode-se concluir que o texto lido é:
(     ) um conto escrito por Ruth Rocha.
(     ) uma notícia sobre a escritora Ruth Rocha.
(     ) uma reportagem sobre Ruth Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário