Escola Municipal Prof.: Raimundo Guerra
Aula direcionada - 09 de junho de 2020
Língua Portuguesa
Prof.: Tereza Cristina
LEITURA E ANÁLISE TEXTUAL
ATENÇÃO: NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO ABAIXO, SOMENTE AS PERGUNTAS E AS RESPOSTAS DA ATIVIDADE.
Leia o texto abaixo com atenção.
Minha vida mudou
E
desde esse dia começou a vida da casa de Madalena a girar em torno de mim. Eu
era o centro de tudo, dos cuidados de meu pai, dos zelos excessivos de
Felismina. Um passo que eu dava por fora de casa era notado, um chuvisco que
levava era um acontecimento. Felismina me espionava por toda parte. Via os
meninos da minha condição soltos pelos quintais, trepados pelas mangueiras,
brincando pela rua. Soltos e vivos. E eu proibido de botar os pés fora, de
juntar-me à grande vida de todos os outros. Via o sol, via o Capibaribe, que
corria por trás de casa, como perigos a evitar. Uma vez, não sei de que jeito,
eu me meti com os outros meninos. Andei umas duas horas à toa, e fomos para
debaixo da ponte grande. Quando voltei para casa, foi como se tivesse fugido
pelas terras distantes. Felismina estava aflita. Havia gente a minha procura. A
casa toda em rebuliço por minha causa. Não quiseram nem contar a meu pai.
(REGO,
José Lins do. Pureza. Rio de Janeiro,
José Olympio, 1961, p. 5)
1.Levante hipóteses sobre o que pode ter acontecido para que a vida do menino
mudasse a partir de um certo dia. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
O menino gostava do excesso de proteção? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Mencione dois termos empregados no texto que indicam o
exagero da vigilância em torno do menino.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.
O narrador caracteriza os
outros meninos como "soltos e vivos". Como ele se sente?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.
O que nos mostra que o
menino cometeu "falta grave" saindo de casa?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.
Qual é o tipo de narrador desse texto? Narrador - observador ou narrador-personagem?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário