ESCOLA MUNICIPAL PRO.: RAIMUNDO GUERRA
LÍNGUA PORTUGUESA
PROF.: TEREZA CRISTINA
NÃO É PRECISO COPIAR O TEXTO.
Leia:
A
canoa e o apego
Nasrudin estava na margem de um rio e queria passar
para o outro lado. A correnteza era muito forte e seria impossível atravessá-lo
a nado.
Foi quando Nasrudin viu uma pequena canoa presa na
vegetação ribeirinha. Rapidamente colocou o bote n’água e pôs-se a remar para o
outro lado. Com a ajuda da canoa, ele rapidamente atingiu a outra margem. Assim
que botou os pés em terra firme, pegou a canoa, colocou-a nas costas e partiu
em direção à floresta.
Algumas pessoas, que haviam observado toda a cena, ficaram
espantadas com aquela atitude inesperada de Nasrudin. Elas foram e lhe
perguntaram: “Por que você colocou a canoa nas costas? De que ela lhe servirá
agora que você já atravessou o rio?”
Nasrudin então, já um vermelho, suado e cansado do
esforço em carregar a embarcação nas costas, lhes respondeu: “Esta canoa me
ajudou muito a atravessar o rio. Eu não posso abandoná-la. Espero que agora ela
me ajude também a atravessar a floresta.”
Assim somos nós. Ficamos apegados ao passado e o
transformamos em um pesado fardo em nossas vidas.
Autor desconhecido. Disponível em: <https://metaforas.com.br/>.
Questão 1 – Por que a história “A canoa e o apego” acontece?
( ) Porque Nasrudin queria
passar de uma margem do rio a outra.
( ) Porque a correnteza, que
estava muito forte, dificultava a travessia a nado.
( ) Porque Nasrudin encontrou
uma pequena canoa presa em uma vegetação ribeirinha.
Questão 2 – Na passagem “Rapidamente
colocou o bote n’água e pôs-se a remar para o outro lado.”, o termo “e” indica:
( ) fatos que somam.
( ) fatos que se opõem.
( ) fatos que se alternam.
Questão 3 – Sublinhe, a
seguir, o vocábulo que exprime uma circunstância de modo:
“Com a ajuda da canoa, ele rapidamente atingiu
a outra margem.”
Questão 4 – Grife os verbos no
período abaixo:
“Assim que botou os pés em terra firme, pegou a canoa, colocou-a nas
costas e partiu em direção à floresta.”
Questão 5 – Os verbos grifados
anteriormente exprimem:
( ) ações contínuas.
( ) ações concluídas.
( ) ações esporádicas.
Questão 6 – Em “Algumas
pessoas, que haviam observado toda a cena, ficaram espantadas com aquela
atitude inesperada de Nasrudin.”, o texto se refere à atitude inesperada de:
( ) Nasrudin alcançar a outra
margem com rapidez.
( ) Nasrudin usar a canoa que
encontrou à beira do rio.
( ) Nasrudin pôr a canoa nas
costas e ir para a floresta.
Questão 7 – No segmento “Esta
canoa me ajudou muito a atravessar o rio.”, o vocábulo destacado foi empregado
para:
( ) explicar.
( ) intensificar.
( ) complementar.
Questão 8 – Na oração “Eu não
posso abandoná-la.”, o pronome “la” retoma:
( ) “Esta canoa”.
( ) “a floresta”.
( ) nenhuma das alternativas
anteriores.
Questão 9 – As aspas indicam
na história:
( ) as falas dos personagens.
( ) pensamentos do narrador.
( ) os trechos mais
importantes.
Questão 10 – No fragmento “Assim somos nós. Ficamos apegados ao
passado e o transformamos em um pesado fardo em nossas vidas.”, o autor:
( ) conta uma história.
( ) faz um questionamento.
( ) transmite um ensinamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário