sexta-feira, 5 de março de 2021

Atividade direcionada_09_03_Ensino de Artes

ESCOLA MUNICIPAL PROF. RAIMUNDO GUERRA

DISCIPLINA: ARTES PROF. TEREZA CRISTINA


 FOTOGRAFIA


A palavra fotografia vem do grego e significa "desenhos de luz". Foram assim chamadas porque para se conseguir as imagens utiliza-se luz e alguns materiais específicos como um rolo de filme para fotos e papel fotográfico, que se torna mais escuro com a luz. As fotografias não servem apenas para fazer retratos pessoais, também encontramos em jornais e revistas para informar, em livros como ilustração, e muitas são artes. Embora as fotografias pareçam semelhantes à realidade, nunca são iguais a ela. Por isso, permitem que a pessoa que faz fotografia possa se expressar de várias maneiras, utilizando diferentes recursos. O primeiro recurso de que se dispõe é a escolha do que vai ser fotografado, ou seja, o enquadramento. Mediante o enquadramento, a pessoa que tira a fotografia presta atenção a uma parte do que está vendo, e essa imagem é o que sua câmera registrará. Também é possível intervir no tamanho das coisas fotografadas. Para isso, pode-se usar a escala de planos, que consiste em fazer com que o objeto ou as pessoas que vamos fotografar ocupe toda a imagem ou só parte dela.

EXERCÍCIO

1) Qual a origem e o que significa a palavra fotografia?

2) Cite 3 utilidades da fotografia.

3) Para que serve o enquadramento na fotografia?

4) Como podemos intervir no tamanho do objeto fotografado?

5) Sabemos que a fotografia como arte pode transmitir emoções diferentes de pessoa para pessoa e com contextos diferentes. Observe a fotografia abaixo e responda o que se pede:


“Há cem anos atrás uma pandemia generalizada assolou o globo até às suas partes mais recônditas. Não era uma época fácil, sobretudo no continente europeu onde a primeira grande guerra já contabilizava o seu quarto ano. O clima de guerra, de fome, de doença, de frio e de falta de condições generalizada mostrou ser um ambiente propício ao alastramento da gripe pneumónica, mais conhecida por gripe espanhola.  Os seus danos foram de tal ordem que o surto matou mais gente do que os quatro anos de guerra. O grau de contágio era tão avassalador que os últimos estudos apontam que uma em cada três pessoas foi infetada. Seguindo a demografia da época isso contabilizaria cerca de 500 milhões de pessoas. Deste total entre 50 a 100 milhões viriam a falecer. Percentualmente cerca de 5% da população mundial pereceu.”, refere Joana Freitas.

1) A fotografia acima foi tirada durante a GRIPE ESPANHOLA há cem anos atrás. Observando a figura quais sensações e emoções ela transmite?

2) O que mais te chamou a atenção nesta fotografia?



Nenhum comentário:

Postar um comentário