ESCOLA MUNICIPAL PROF. RAIMUNDO GUERRA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA - PROF. TEREZA CRISTINA
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Leia o texto abaixo para
responder às questões de 1 a 5.
Bullying nas escolas
O bullying é um fenômeno
que não faz distinção de camadas sociais e está presente em escolas públicas e
particulares do mundo inteiro. Tem características semelhantes em qualquer
país, mas no Brasil tem uma particularidade: só aqui a maioria dos casos ─ 21%
─ ocorre dentro da sala de aula, e não no pátio da escola. É o que mostra a
pesquisa O Bullying Escolar no Brasil, organizada pela Plan Internacional, uma
ONG voltada para os direitos da infância. O estudo é o primeiro a abranger
escolas de todas as regiões do País: foram ouvidos 5.168 alunos, entre 5ª e 8ª
série, professores, gestores de instituições de ensino e familiares de
estudantes. Responsável pela aplicação e análise dos dados da pesquisa, Cléo
Fante, consultora educacional e pioneira em estudos brasileiros sobre o
bullying, ressalta que tanto o aluno-vítima quanto o agressor tendem a baixar
seu rendimento escolar. O primeiro porque passa a maior parte do tempo
angustiado, o segundo porque se distrai mais.
(Fragmento
de https://www.cartacapital.com.br/educacao/carta-fundamental-arquivo/bullying-nas-escolas)
Questão 1
Apesar de a palavra “bullyng” ser uma palavra estrangeira, no
contexto em que aparece, na primeira linha do texto, pode ser classificada
como:
a) uma palavra substantivada.
b) um advérbio de modo.
c) uma locução adjetiva.
d) um verbo no gerúndio.
e) uma palavra adjetivada.
Questão 2
As palavras “públicas” e “particulares” (linha 2) são
classificados como:
a) substantivos.
b) adjetivos.
c) locuções adjetivas.
d) locuções adverbiais.
e) verbos.
Questão 3
O número 21 que
acompanha a porcentagem (linha 4) é considerado de acordo com a morfologia:
a) numeral ordinal.
b) numeral fracionário.
c) numeral cardinal.
d) numeral multiplicativo.
e) numeral explicativo.
Questão 4
Analise as afirmativas a
seguir de acordo com esse trecho do texto:
“É o que mostra a pesquisa O Bullying Escolar no Brasil, organizada pela
Plan Internacional, uma ONG voltada para os direitos da infância.”
I – As palavras em negrito
são verbos com o tempo no presente.
II – A palavra “uma” é
artigo indefinido, pois a intenção não é indicar quantidade.
III – A palavra “direitos” é
um adjetivo que caracteriza infância.
De acordo com as afirmações acima, a única que traz o que não é
correto é:
a) I, II e III.
b) I e II.
c) II.
d) I e III.
e) III.
Questão 5
Qual é a classe gramatical da palavra destacada e qual é o sentido
que ela desempenha para o texto?
“O primeiro porque passa a maior parte do
tempo angustiado, o segundo porque
se distrai mais.”
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Questão 6
Diga qual das ideias indicadas no quadro os aumentativos e
diminutivos em destaque nas frases abaixo expressam.
Carinho, afeto Intensidade Ideia desfavorável,
desvalorização, depreciação Ideia favorável,
valorização |
a)O menino estava doidinho
para namorar aquela garota.
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b)Oi, maninho, estou
aqui pata ajudar!
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c)O rapaz reclama de tudo, é um resmungão.
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d) Vamos sair de viagem amanhã cedinho.
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e) O time de futebol jogou um bolão.
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