terça-feira, 24 de novembro de 2020

Atividade direcionada _ Língua Portuguesa_24_11

 ESCOLA MUNCIPAL PROF. RAIMUNDO GUERRA

CAICÓ/RN

LÍNGUA PORTUGUESA - PROF. TEREZA CRISTINA


I – Texto e análise

 

Gente bonita de verdade

           Bruno é aluno da Escola Estadual Salvador Moya. Lá conheceu a Silvia, professora há 16 anos e também consultora de vendas. A Rosana é amiga da Silvia, adora se cuidar e não deixa de cuidar dos outros. Sempre que pode, compra um produto do Programa Crer Para Ver: camisetas, canetas, cartões e embalagens para presente que ajudam a financiar projetos como o Eco-Moya, da escola da Silvia e do Bruno. Que hoje recicla todo tipo de material, está mais limpa, com os canteiros bem-cuidados e os alunos mais conscientes. Como o Bruno, que hoje faz artesanato com materiais reciclados e se preocupa com o futuro do planeta. Essa é uma história de gente que gosta da beleza e gosta da verdade. Gente bonita de verdade.

(Revista Cláudia. Edição nº 495. São Paulo: Abril, dezembro/2002, adaptado.)

 

01. Pela leitura do texto, pode-se afirmar que:

a) Programa Crer para Ver está construindo escolas públicas nas periferias as cidades brasileiras.

b) financiando um projeto de reciclagem de papel na Escola Salvador Moya.

c) desenvolvendo pesquisas que transformam a realidade das pessoas.

d) financiando todo tipo de projeto de reciclagem de lixo.


02. A legenda “Gente bonita de verdade” remete a pessoas que estão preocupadas em cuidar:

a) somente da aparência física.

b) da aparência física e também do bem-estar dos outros e do meio ambiente.

c) somente do meio ambiente.

d) da aparência dos alunos das escolas públicas brasileiras.

T

03. Leia:

“Essa é uma história de gente que gosta da beleza e gosta da verdade.”

O trecho acima, retirado do texto, refere-se

a) à história do encontro entre Silvia, Bruno e Rosana.

b) à reciclagem de materiais realizada na escola Salvador Moya.

c) às ações praticadas por Silvia e Bruno.

d) a todos os fatos mencionados no texto.

 

04. Leia o período:

“Lá conheceu a Silvia, professora há 16 anos e também consultora de vendas.”

É possível substituir o termo sublinhado, mantendo o mesmo sentido, por:

a) de 16 anos.

b) faz 16 anos.

c) com 16 anos.

d) a 16 anos.

 

5. Pesquise outras empresas que também possuem projetos voltados à preservação do meio ambiente.

 6. Para você qual a importância de se cuidar?

7. Pesquise: Qual a empresa responsável pelo projeto "Crer para ver"?

ATIVIDADE EXTRA

Escreva um pequeno texto sobre a importância de consumirmos sem agredir a natureza, ou seja, de que modo podemos fazer isso?



Nenhum comentário:

Postar um comentário